As Aventuras de Pi

As Aventuras de Pi Yann Martel

Resenhas - As Aventuras de Pi

Katrina 28/03/2020

Não é para qualquer um!
É um livro difícil, pois tem poucos diálogos. Pi fica naufragado por 227 dias apenas com um tigre-de-bengala como companhia, então grande parte do livro é descrição e pensamentos. É um pouco cansativo, mas vale muito a pena. A forma como Pi conta sua história, seus pensamentos e sua perseverança em meio a uma situação desesperadora é fascinante. Mostra o instinto de sobrevivência na sua forma mais crua.

Isaías 22/07/2013

Uma história de fé, coragem e superação...
A Vida de Pi é uma história de fé, coragem e superação, muito bem escrita por sinal. O livro narra a história de Piscine Molitor Patel (Pi) um garoto humilde de 16 anos, filho de um dono de um renomado zoológico na Índia. O pai de Piscine decide mudar-se para o Canadá e levar a maior parte dos animais selvagens consigo e reabrir um novo zoológico por lá. Porém ao embarcarem em um navio cargueiro para o Canadá, eis que um tragédia acontece, uma forte tempestade causa um naufrágio e toda a tripulação do navio morrem no coração do oceano inclusive toda a família Patel. Somente Pi consegue se salvar em um bote salva-vidas juntamente com quatro animais: uma zebra, um orangotango, uma hiena e o pior de todos um tigre-de-bengala, uma fera com mais de 200kg! A partir daí começa uma luta pela sobrevivência. A hiena insaciável come a zebra e posteriormente o orangotango, depois o tigre faminto devora a hiena, sobrando somente Pi e o tigre no bote. Pi então passa a observar os pontos fracos de Richard Parker (o tigre) e usar seus conhecimentos adquiridos no zoológico para domar a fera em alto mar. O que se cria nesse ambiente inóspito é um mutualismo de ambas as partes, por um lado o tigre percebe que precisa manter o garoto vivo para garantir a própria sobrevivência pois Pi é quem fornece a ele alimento (peixes, tartarugas e outros frutos do mar) e água potável (tirada da chuva) e por outro lado Pi vê em Richard um motivo pelo qual lutar, pois ele sabe que se desistir de viver o tigre também morrerá pois não terá quem alimentá-lo. O livro mostra que o tigre serviu de motivação para que Pi não desistisse de viver, pois se acaso o tigre não tivesse se salvado no bote Pi concerteza desistiria de lutar pela vida e teria sucumbido à morte. Porém o sofrimento por qual ele passa é chocante, muita fome, sede, frio, vulnerabilidade diante das forças da natureza e ainda se vê obrigado a abrir mão de seus hábitos de vida mais complexos para sobreviver, sendo ele vegetariano acaba sendo obrigado a comer até mesmo carne humana para matar a fome insaciável. Mas a fé que Pi tem é algo extraordinário, ele tem uma adoração imensa por Deus e acredita que conseguirá superar tudo e chegar em terra firme e salvar a si e a Richard Parker, e em nenhum momento ele fala qualquer blasfêmia ou injúria contra Deus diante da situação em que se encontra, ele acredita que tudo é um caminho criado por Ele e que tudo tem uma explicação divina. O final foi muito bem elaborado por Yann Martel, a narrativa é ótima e flui com perfeição.

Quanto à acusação de plagio referente à obra do brasileiro Moacyr Sgliar (Max e os Felinos) acho a acusação totalmente sem sentido. Na verdade Yann Martel usou a mesma idéia central (um náufrago e um felino em alto mar lutando pela sobrevivência) mas tirando isso o restante da história é totalmente diferente uma da outra, primeiro que a obra de Moacyr é voltado para o lado político já a obra de Martel não tem nada de político mas sim religioso, e pra ser sincero, mesmo sendo brasileiro, preferi mil vezes o livro de Martel, a narrativa e a história foram bem melhor elaboradas. Enfim é uma excelente leitura a se fazer, super recomendo...

Nick 25/08/2021

Eu adorei, ainda mais legal que o filme.
Gosto da ideia de não saber se o acontece é fato, delírio ou uma metáfora pra reflexão final.

Sue 17/03/2021

Você também prefere as histórias com bichos?
Não é baseado em fatos reais, que pena! Nem por isso não vai te dar exemplos reais de tolerância religiosa, de amor a natureza, de coragem, de força, de resiliencia, inteligência e sabedoria. Vai te transportar de verdade para cenários lindos, vai compreender de verdade sentimentos antagônicos e legitimos. As vezes vão ser tão difícil de acreditar quanto é difícil acreditar no amor, mas qualquer apaixonado vai dizer que existe.

Giulia Benício 12/03/2023

Eu vi o filme "as aventuras de pi " quando eu tinha uns 10/11 anos e eu o achei simplesmente incrível. Quando comecei a ler, lá em 2021 vi esse livro na prateleira de um supermercado e logo quis ler, não sabia que tinha o livro tambem. No entanto, só agora em 2023 que fui lê-lo e posso lhe dizer que foi uma experiência estonteante. A história é realmente fascinante, cada detalhe. Foi bom acompanhar a sobrevivência do Pi, sua persistência e seu otimismo (na maioria das vezes, é claro) mesmo em condições deploráveis. Esses dias fiquei sabendo que o autor (Yann Martel) plagiou essa história de um livro brasileiro, não sei se é verdade, me decepcionei um pouco, mas agora quero lê a história "original brasileira". Saber que o Pi
"realmente existiu" foi realmente surpreendente. Enfim, leiam esse livro e se possível assistam o filme, é maravilhoso! :)

Thamyres 21/02/2023

Acredite no extraordinário
Assisti à adaptação cinematográfica quando era criança, em 2012, quando estava sendo exibida nos cinemas, e foi algo que me marcou. Anos depois, lembrando dessa obra, com um toque de nostalgia, enfim li esse livro incrível. É uma fantástica história de aventura, coragem, superação e fé. Fé talvez seja a principal palavra para esse livro, tendo em vista as crenças do nosso protagonista, que são seus alicerces e seu porto seguro; são a sua principal fonte de força e perseverança enquanto enfrenta sua sofrida via crucis no meio do Oceano Pacífico.

Pi é um personagem cativante, um jovem inteligente, devoto e corajoso. Sem falar de Richard Parker, um personagem que rouba a cena, mesmo sendo um tigre-de-bengala, um majestoso tigre-de-bengala, diga-se de passagem.

O livro traz muitas reflexões e o final nos faz pensar bastante. Acredito que a ambiguidade da história seja um paralelo que o autor quis fazer com a crença no divino. Existem "A pura factualidade seca, sem fermento" e "A melhor história". "É exatamente o que acontece com Deus..."
Regis 21/02/2023minha estante
Amo o filme e adorei sua resenha. ???

Thamyres 21/02/2023minha estante
Obrigada, Regis. Adoro o filme também. ?

Bruno 14/01/2013

Esperava mais...
Li o livro pouco antes de ver o filme no cinema, após ouvir bons comentários deste último....

Infelizmente não era tudo o que eu esperava.

A narrativa chega a empolgar em alguns momentos mas começa a ficar massante após algumas folhas.

O final é bom e pensei que ele fosse salvar a adaptação cinematográfica... triste ilusão (esta parte foi retratada em forma de narrativa e não dramatizada/encenada - penso que por razões de classificação etária - já que iria ficar muito pesado para a criançada).

Concluo que de maneira geral o livro proporciona boas reflexões... mas não está na minha lista de preferidos.
Rafa P. 08/08/2013minha estante
Bruno eu não li este livro, mas assisti ao filme. Fiquei surpresa com a história e impressionada com o final. Filme muito bem dirigido e com passagens belíssimas.
Por fim, acho que nem vou ler o livro, pois ouvi várias pessoas dizendo que o livro é bom , mas não empolga. O que vc achou do filme? Bjs

Bruno 08/08/2013minha estante
Oi Rafa. O filme é cheio de efeitos e na versão 3D impressiona mais ainda. Só acho que pecou por um tópico: o final.... Ao ler o livro pensei que na telona o final seria encenado, com os "bichos" da história "virando" gente (mãe do Pi, cozinheiro, mortes, etc), ocorre que esta parcela do enredo ficou resumida a uma narrativa contada do Pi aos japoneses. Um beijo.

Rafa P. 09/08/2013minha estante
HAHAHAHA .. Bruno, se o final fosse desta forma que descreveste seria épico !!

Jessé 06/02/2014minha estante
Valew pelo spoiler!

Bruno 06/02/2014minha estante
Não vi spoiler nesta resenha (sequer citei nomes ou qual seria o final, apenas fiz alusão a este último em termos genéricos e valorativos). Mas de todo modo: de nada!

otxjunior 27/02/2013

As Aventuras de Pi, Yann Martel
Tomei uma antipatia do autor desse livro quando fiquei sabendo das acusações de plágio contra ele. Ouvi o depoimento da vítima (o escritor brasileiro, Moacyr Scliar) e fiquei chocado com a declaração ofensiva de que Yann Martel havia lido a premissa do livro, mas com receio de que uma boa história pudesse ser estragada pela falta de talento do escritor brasileiro, decidiu escrever a sua. Portanto, além de plagiador é de uma cara-de-pau surpreendente.
Vencedor do Booker Prize e adaptado com muito sucesso para o cinema, As Aventuras de Pi é principalmente sobre um sobrevivente de um naufrágio que divide o bote salva-vidas com um tigre-de-bengala adulto, por 227 dias em algum lugar do Pacífico. Desde o início, o tom de fábula é sugerido, como por exemplo na justificativa da compleição física do tio do protagonista ou na passagem em que três líderes de diferentes religiões discutem em um restaurante. Portanto quando vemos Pi em alto-mar na companhia de personagens inusitados em um cenário fantástico e passando por provações inimagináveis não estranhamos certas peculiaridades, as quais não entrarei em detalhes para não revelar muito. Vale destacar também o quão visual é a narrativa, o que explica o ótimo filme que o livro originou.
Com um eficiente final que dá outra perceptiva e novos significados ao que seria uma mera história de sobrevivência náutica, As Aventuras de Pi se mostra um excelente entretenimento, um profundo estudo psicológico, um manifesto em defesa da arte, um estudo sobre fé e religião. Lamento apenas a falta de maturidade artística (por sinal, incompatível com a proposta do livro) do autor (plagiador).

Mai_peereira 30/08/2020

Pi Patel
Um livro bem comovente, teve momentos que só de imaginar o trajeto foi angustiante. Porém é um livro bem demorado em relação a leitura.

dudinka 31/12/2021

amava o filme e amo o livro ainda mais
já vi o filme várias vezes e é um dos meus favoritos, mas o livro supera MUITO.
sim tem umas partes no filmes que eles acrescentaram, mas nem compara com quantas coisas eles tiveram que tirar.
o livro é muito mais profundo e divertido, você se sente bem mais incluído na história e se apega mais ainda ao Pi e ao resto das personagens.
o livro quase te deixa louco de agonia em algumas partes , e o final me fez chorar tudo de novo que chorei no filme.
virou favorito da vida!!!!
recomendo ler mesmo que já tenha visto o filme