O morro das ilusões

Resenhas - Morro de Ilusões

Carla.Parreira 01/10/2023

O morro das ilusões
Melhores trechos:
??A responsabilidade é nossa. Nós assumimos os compromissos morais que desejamos. Devemos evitar o fracasso e vencer os obstáculos. O arrependimento é um sentimento doloroso de desencanto. A verdadeira felicidade consiste em vencermos as lutas interiores. Quando nos propomos á realização de algo bom, sabemos que fatalmente teremos que lutar contra as nossas próprias fraquezas e com o ambiente que criamos, no qual nos habituamos a viver no passado e que nos torna agradável à permanência nas coisas imediatistas. Sempre que lutamos contra o tédio e seguimos o desejo de alimentar nosso espírito aprimorando-o, satisfazendo-lhe a sede de elevação, encontramos nossos vícios e fraquezas com mais freqüência, sofrendo-lhe as tentações. Vencê-los é trabalho nosso. Quando conseguimos, sentiremos despontar uma nova luz dentro de nós. Seremos mais fortes, passaremos a compreender mais a criação e as criaturas. Nos tornaremos mais felizes. Se formos vencidos, porém, o tédio será ainda mais forte e seremos cada vez mais fracos, infelizes, sem vontade nem força. Estaremos enfrentando a critica da nossa consciência. Seremos transformados em seres amargos e desiludidos, sem fé nem em si mesmos, pedaços de folhas atiradas pelo vento, ao sabor da vida?
A solidão é nossa melhor amiga. É nela que costumamos nos aprofundar na compreensão de nós mesmos, é através dela que restabelecemos o equilíbrio do nosso espírito para podermos agir sempre com serenidade?
Quando nos evadimos voluntariamente da realidade porque ela nos é penosa, criamos a necessidade constante de um mundo ilusório, palpitante, atordoante, que absorva todos os pensamentos, mas aos poucos esse viver nos esgota, o cansaço nos atormenta e nos tornamos trôpegos escravos: fugitivos de nós mesmos. Quando caímos por fim sem forças, verificamos que os velhos problemas ainda permanecem?
A Santa inquisição era, na minha opinião pessoal, a vergonha da igreja. Nada justificaria matar o semelhante a pretexto de defender a igreja de Deus. A ele como pai, poderoso e justo caberia certamente esta defesa, se disto a igreja precisasse?
Não nos interessa conhecer os erros do passado de ninguém, se existiram ou não. Apenas posso dizer-te que somente o perdão salva as criaturas e as conduz aos braços amorosos do Mestre Jesus. Perdoa ainda que te hajam magoado muito e sentirás a alma leve e o coração feliz. Ajuda e serás ajudado, porque sabes que quem com ferro fere com ferro será ferido. A justiça de Deus é perfeita e sempre se cumpre. Se desejas julgar, julga-te a ti mesmo e encontrarás certamente motivos para perdoar e assim galgar um lugar melhor no mundo onde vives?
O esquecimento não é absoluto. É apenas temporário e mesmo existe em razão quase que direta do próprio desejo de cada um. Sendo o homem um constante fugitivo de si mesmo, não gosta de ver-se tal qual é. Sua vaidade não lhe permite errar para aprender. Quando comete um deslize, mesmo insignificante, faz o que pode para esquecer. O pensamento é força criadora que age e materializa aquilo que se acredita. Ninguém gosta de lembrar-se de coisas desagradáveis. Logo elas se apagam da memória e com elas todas as outras. Até que a vida as traga de volta para nova aprendizagem?
O saber implica saber na responsabilidade que o ignorante não tem. Torna-se preciso beneficiar com ele teu próximo para que conheças sua excelência e, também, para que ele frutifique conforme a vontade de Deus?
As pessoas quando nos procuram para ouvir de nós um conselho, o fazem instintivamente com o desejo de encontrar em nós um apoio à sua própria forma de pensar, que justifique ainda mais aquilo que desejam realizar, contrario à prudência. Quando, porém, nosso conselho reforça ainda mais os reclamos de sua própria consciência, instintivamente, sentimos que estamos com a razão, vêem em nós um inimigo dos seus desejos e sem poder repartir conosco a responsabilidade dos seus atos irrefletidos, voltam-nos as costas. Porém, agindo assim, estaremos verdadeiramente ajudando-os a encontrar o caminho reto. A verdade nem sempre é agradável e o seu culto afasta de nós os que desejam a hipocrisia?
O milagre é apenas a extensão da nossa ignorância. Um acontecimento cuja causa ignoramos e não podemos explicar se nos afigura sobrenatural. Entretanto, o fato de ignorarmos não significa que as causas naturais não existam! O que há realmente, é evolução moral e espiritual daqueles que realizam grandes coisas que a maioria não pode fazer. Gosto mais de reconhecer na personalidade do Cristo, sua superioridade. Acredito mesmo que ele tenha se utilizado de forças naturais que desconhecemos, para seus testemunhos maravilhosos. Para mim, o mundo é regido por Deus, através de leis perfeitíssimas, cujas profundezas ainda não podemos alcançar completamente. O fato de Jesus não ter realizado milagres não o diminuo, pelo contrario, mostra-nos realmente sua verdadeira posição de Mestre da sabedoria. O milagre é um acontecimento problemático e esporádico. A realização consciente e objetiva do sábio é mais útil, segura e muito mais produtiva?
Para o indígena, que desconhece a pólvora, um simples tiro parecerá um milagre, entretanto, para o homem civilizado, é coisa explicável e banal. A ignorância atribui a milagres fatos cujas causas originárias desconhece?
Compreendemo-nos, eis tudo. Qualquer criatura se torna perfeita quando a olhamos com amor, e é esse o amor que apaga a multidão de pecados. Felizes daqueles que podem senti-lo no coração! Apesar das revoluções e das guerras, todos caminhamos para a fraternidade, a compreensão e o amor!??

Biblioteca da Pry 20/03/2021

Quando o mundo dos ciganos e da monarquia se encontram, as realidades chocam e fazem vários sentimentos virem à tona; amor, inveja, ciúmes, orgulho, e esse mix de sentimentos derrubam as máscaras.

Zíbia arrebata qualquer um com seus romances. Ela tem a capacidade de dar ao leitor todos as respostas para nossos questionamentos mais íntimos.

Num romance em parceira ao espírito de Lúcius, a autora nos conquista com a leveza, ensinamentos e, com os ensinamentos do Evangelho de Cristo.

Personagens reais com sofrimentos humanos que nós conhecemos bem e por isso não conseguimos se desvencilhar da leitura, seus livros são sempre uma boa opção.

Confesso que tenho um carinho muito grande pela autora, pois ainda criança, ao ler pela primeira vez uma obra sua, me mostrou o quanto devemos ser humildes de coração, por mais que o mundo tente nos provar o contrário, e hoje mais uma vez, lê-la me ampara novamente.

Jesus, eterno exemplo de bondade e amor, difícil de ser copiado, mas fácil de ser usado como exemplo, deve nos guiar em todos os caminhos, pois os sentimentos que levamos ao nosso ser, nos prendem ou nos libertam, ainda mais em tempos onde fé e religião são tratadas como espadas gerando tantos conflitos.

Que as lindas histórias contadas nesse livro e em todos os outros escritos por Zíbia, consigam nos dar momentos de lucidez, paz e