Esperando Por Você

Esperando Por Você Susane Colasanti

Resenhas - Esperando por Você

adrievianna 12/07/2023

Meia boca
Como falei desde o início nas minhas atualizações diárias: é um livro muito meia boca.
Não consegui criar simpatia e empatia por nenhum personagem, e olha que uma das premissas da autora parece ser essa de sermos empáticos com a personagem principal pelos traumas e ansiedades dela, mas sinceramente? só consegui revirar o olho de tão chatinha que a Marisa é.
O livro é de fácil leitura mas ao mesmo tempo não pega, é tudo muito mal desenvolvido, previsível e não tem nada que de fato chame atenção.
É um livro bem adolescente mesmo, que trata sobre assuntos de adolescentes mas que não me pegou de jeito nenhum. Talvez seja a escrita da autora que não me ganhou, talvez seja a história em si que é o tempo todo previsível.
Talvez eu teria gostado mais se eu tivesse lido na minha adolescência. Ou talvez não.

Moonlight Books 10/03/2013

Ao ler ler este livro, eu tive a sensação de estar lendo o diário de uma adolescente. A maneira como a história é apresentada é muito semelhante ao que coloca-se em um diário. São os acontecimentos de um dia, as tristezas, expectativas, frustrações, e tudo que muitas vezes não é muito fácil ser dito em voz alta, mas escrito fica mais fácil. Tudo sem ser precisamente ligado, mas seguindo o fluxo de uma vida.

O livro é narrado em primeira pessoa por Marisa, uma adolescente que acabou de voltar de uma viagem de férias e está cheia de expectativas em relação ao novo ano letivo que terá início. Ela chega e logo corre para visitar a melhor amiga, as duas querem mudar a vida, dar uma agitada em tudo ao seu redor, em especial na vida social e na vida amorosa. É até engraçado a maneira como elas falam, reclamando que estão cansadas do marasmo e da mesmice, parece até que são duas mulheres maduras que não realizaram nada até hoje, não duas adolescentes que estão começando a vida agora.

A partir daí vamos acompanhar Marisa em seu dia a dia, neste novo ano. Ela que no ano anterior, por sofrer de um distúrbio emocional, isolou-se de todos, busca este ano fazer muitos amigos, quer ser bem vista e ter um namorado legal, se possível o popular Derek. Também busca reatar uma antiga amizade com Nash, um garoto que cresceu com ela, mas em um determinado dia afastou-se. E é nessa busca por um namorado e por reatar esta amizade, que a vida de Marisa muda. Os dois garotos passam a significar muito para ela, mas fica claro que ela não os enxerga no papel correto que deveriam ocupar em sua vida. Derek é lindo, o namorado que todas queriam, mas é com Nash que Marisa é ela mesma, sem máscaras de ser popular, apenas Marisa, jovem e cheia de sonhos e insegurança.
"Derek está agindo de modo estranho. Estar com ele, no final das contas, é estimulante, mas também muito cansativo. Às vezes, tenho a sensação de que estou representando, tipo, como se agisse de um modo que acho que talvez ele queira que eu seja, ou de um modo como eu gostaria de ser."

E não é só a vida amorosa de Marisa que vamos conhecer, vamos dividir com a protagonista a conquista pelo primeiro emprego, as brigas com a irmã, a separação dos pais e o maior de todos os desafios, não se deixar dominar pela ansiedade, que é o principal sintoma do distúrbio emocional que sofre.

A história é bem leve, não é um livro com um enredo cheio de elementos que precisam ser amarrados e nos levem à um grande desfecho, como eu disse é como ler um diário, um dia aqui, outro acolá. Vamos conhecendo Marisa e vendo os acontecimentos que marcaram um ano de sua vida. O espaço de tempo é bem este, temos até o livro dividido em períodos de meses, conforme o ano escolar. Falando nisso, mesmo a história sendo ambientada nos Estados Unidos, desta vez a escola está bem próxima dos moldes brasileiros, com muitos elementos que nos soam familiares.

O ponto alto da narrativa é um webcast, com um locutor misterioso que sabe da vida de todo mundo da escola, e adora espalhar uns segredinhos na rede, mas só daquelas pessoas não muito legais. Todos os dias às 23:00 horas o programa vai ao ar, sendo uma válvula de escape para muitos jovens e um grande consolo para Marisa. O locutor Dick é um verdadeiro ídolo para todos. Para o pessoal que precisa de um apoio, ele dá um abraço virtual, usando palavras animadoras e mostrando que está bem próximos dos ouvintes. Sua identidade só lendo para descobrir.

"É verdade. The Cure é assim. Mas sempre melhora meu humor astral. A tristeza gosta de companhia."
O começo não me prendeu muito, até mesmo pela maneira como Marisa se vê, sei que por conta de seus problemas ela não tem muita auto-estima, mas as vezes ela se colocou tão para baixo, tão sem amor-próprio, que soava exagerado. Mas por outro lado sei que os sentimentos nesta fase da vida são elevados à proporções desmedidas e tudo é uma grande crise, mas me irritou muito. Acho que Marisa muitas vezes errou em não ser mais espontânea e também em ficar sendo espectadora da própria vida, pensando demais, supondo demais e só assistindo a vida passar. Marisa é cansativa em sua obsessão por Derek, ela queria que tudo fosse em seu favor, com bastante egocentrismo.

O livro todo é muito jovem, o ambiente criado por Susane Colasanti foi bem crível, percebe-se bem a familiaridade dela como cenário. As situações são bem reais e várias vezes revivi minha época de escola, foi bem nostálgico.
"... uma nostalgia agridoce dos tempos que nunca mais vamos viver novamente."

No desfecho do livro temos uma Marisa que aprendeu muita coisa durante este ano. Aprendeu algo que serve para todos, saber como se adaptar as diversidades, afinal as rédeas da vida não estão em nossas mãos. Coisas boas e ruins acontecem, e temos que saber viver as mudanças, se você já leu Quem mexeu no meu queijo, sabe bem como funciona. Nossa protagonista soube como tirar proveito das situações, ela superou dificuldades, lutou e passou a dar valor ao que tinha e a quem tinha ao seu lado. Por ser um enredo bem adolescente, não me prendeu muito, mas não tiro o mérito a autora em conseguir passar uma mensagem positiva em sua obra.

"Então, deste modo simples, deixo a vida que estava vivendo. E entro na vida que eu estava buscando."

Lelê 08/04/2013

Resenha:
Que fofo! Peguei este livro para ler em um momento tenso, aquele tipo de momento que eu necessitava de algo leve que me fizesse relaxar. "Esperando por Você" foi perfeito!

"Nós meio que tivemos uma briga na
primeira semana de aula. Mas só fiquei
chocada de saber que Julia não gosta de ler."
Pag. 39

Neste livro vamos conhecer Marisa, Nash e Derek.
Marisa é uma garota super gracinha, tem uma irmã mais nova, Sandra, que é totalmente deferente dela. Porém Marisa sofre de transtorno de ansiedade, o que causa depressão algumas vezes, e uma certa insegurança.
Nas é seu melhor amigo. Nerd, sem muitos atrativos físicos, mas sempre atencioso com Marisa.
Derek é o popular da escola, o top de linha, mas tem namorada.
E advinha por quem Marisa está apaixonada. Derek, é claro!

"Nem mesmo ler antes de dormir eu
consigo; e sempre gostei de fazer isso."
Pag. 97

Além de todas as dúvidas de relacionamentos dos três personagens, achei bem bacana tudo o que foi colocado sobre as famílias deles.
Os pais de Marisa se separam, e o jeito com que ela recebe esta notícia é bem comum aos adolescentes. O abandono da mãe de Nash e o relacionamento dele com o pai também é bastante interessante.
Também tem Sterling, que tem uma mãe ausente e um pai que digamos; desapareceu. A família dela é realmente bem estranha. Ela tem fixação em homens mais velhos e possíveis amores on line. Mas Sterling é ótima amiga, está sempre ao lado de Marisa e as duas tem uma liberdade super legal uma com a outra. Isso fica claro nos diálogos delas. Que por vezes é engraçado e outras vezes é mais intenso.

"Porque quando todos esperam que você
seja de determinada maneira é mesmo
muito difícil escapar desta imagem."
Pag. 19

É narrado em primeira pessoa, por Marisa, que consegue transmitir por meio desta narração todos os seus sentimentos e angústias de forma leve.

A diagramação é simples e as páginas são levemente amareladas. Já a fonte usada é bem grande e os parágrafos são bem espaçados. A leitura é realmente super rápida.

"Talvez não exista ninguém perfeito e qualquer
pessoa que encontra vá fazer que, no fim
das contas, você ache que exista alguém melhor."
Pag. 234

O foco do livro é o romance de Marisa. Mas como eu disse, todos os assuntos são bem abordados e de forma bem sutil.

Eu curti muito a leitura e recomendo!!

Núbia Esther 05/03/2013

Marisa irá começar o segundo ano de Ensino Médio, e após o desastre que foi o ano passado, ela decide promover mudanças em sua vida. E junto com a amiga Sterling, decide se reinventar. Deixar a garota que todos acham esquisita para trás, fazer novos amigos e conseguir um namorado. E ela até já tem um em mente: o carinha tudo de bom com pinta de surfista Derek. Só que ele já tem namorada. Por outro lado, há Nash, de quem Marisa antigamente era amiga e com quem passava muito tempo, só que ela não o considera um namorado ideal com seu cabelo despenteado, a camisa sempre amarrotada e a mania de ficar corrigindo as pessoas o tempo todo.

“É estranho como se pode viver tão perto de alguém, crescer com ele, sem de fato saber quem ele é. Talvez você o conhecesse, mas agora você e ele são como estranhos. É esquisito como o tempo é capaz de mudar algo que você achou que continuaria para sempre inalterado.”

Essa amizade, pode até ter acabado há muito tempo, mas os trabalhos das aulas de ciências têm feito um bem enorme para reatar essa amizade. E no caso de Nash, fortalecer velhos sentimentos. Mas, como é por Derek que ela está interessada, ela deixa bem claro para Nash que não podem ser nada mais do que amigos. Então, porque é que mesmo depois que começa a namorar Derek, ela se sente incomodada por perceber que Nash seguiu em frente? E porque é que em vez do namorado, é o seu amigo que é seu confidente e com o qual ela passa mais tempo?

A narrativa da autora em alguns momentos chega a ser cansativa. Ela demora tanto a desenvolver alguns aspectos de sua história que é impossível não ficar entediada com o marasmo que ronda a vida de Marisa. Confesso que cheguei a ficar desanimada com o livro, e falo isso pela quantidade de vezes que interrompi a leitura porque nada me prendia às páginas. Então, foi com bastante animação que encarei as reviravoltas que finalmente injetaram ânimo na história a partir da metade do livro. Os personagens ficaram vívidos e os problemas enfrentados por eles, mais palpáveis.

Com Marisa, ela finalmente acerta o tom ao tratar sobre o transtorno obsessivo na adolescência. Sabemos desde o início, que a garota enfrentou uma barra pesada no ano passado e que algumas vezes não consegue controlar seus pensamentos obsessivos, mas no início é impossível não achar que ela se aproveitava de sua condição para exagerar no papel de vítima, o que acaba não convencendo e ficando insuportável. Mas, quando a autora torna os problemas enfrentados pela garota mais aparentes, fica mais fácil entender toda a bagunça que ela tem que enfrentar quando os pais se separam e o relacionamento com Derek anda de mal a pior. Seus únicos alentos nesse período conturbado são a amizade de Nash e o podcast que vai ao ar quase todas as noites e é comandado por alguém, que se intitula Dirty Dirk, que parece entender todos os seus anseios e dúvidas. Com Nash, Marisa tem as conversas, os desabafos (ainda que o assunto relacionamentos seja tabu) e alguns dos melhores diálogos do livro e com os podcasts do misterioso Dirk ela tem sua terapia, a expiação de suas dúvidas e anseios. É realmente uma pena que ela não saiba quem ele é…

No fim, eu cortaria algumas partes e daria ênfase em outras, mas no geral foi legal acompanhar essa história. Um romance juvenil com uma pegada mais consciente, que fala de reciclagem, alimentação saudável e o direito dos alunos serem mais ativos e poderem opinar nos assuntos estudantis e, que de certa forma serve de alerta para os problemas que os jovens que sofrem com o transtorno obsessivo enfrentam. Apesar disso, é um romance de leitura fácil, sem a pretensão de uma maior profundidade e diálogos complexos, o que é bem coerente com a faixa etária dos personagens. Leitura recomendada para leitores mais jovens, os quais mais irão se identificar com as histórias das primeiras paixões adolescentes.

“Então, deste modo simples, deixo a vida que estava vivendo. E entro na vida que estava buscando.”

[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2013/03/05/esperando-por-voce-susane-colasanti/

laysadyoliveira 29/03/2013

Ao ver a capa o que mais me chamou a atenção foi "Dois meninos. Duas paixões. Uma garota indecisa."; quem nunca passou por um momento assim na vida? E foi com essa esperança de me identificar com o livro que comecei a ler.
A personagem principal é a Marisa, uma adolescente que acabou de sair de uma fase ruim da sua vida, a qual quer superar neste novo ano letivo que se inicia, o segundo ano do Ensino Médio. Ela junto com sua amiga, a Sterling, tem muitos planos para essa nova fase da vida e o maior deles é arranjar um namorado.
Nossa protagonista já tem um cara em vista, porém é aquele típico cara perfeitinho que está namorando com a garota popular da escola, porém quem disse que ela desiste fácil? De forma alguma, ela tenta de várias formas chamar a atenção dele, e a grande sorte dele é que eles tem aulas juntos, e isso faz aquele cara dos sonhos acabar se aproximando dela aos poucos. Junto disso uma amizade do passado resolve retornar à sua vida, se trata de Nash, um nerd todo desajeitado que foi o melhor amigo de Marisa na infância.
É uma história clichê, que provavelmente você já deve ter visto por ai, mas por ser super leve achei bem interessante a leitura.
Outro grande tema que é abordado no livro, que eu particularmente achei muito interessante ser colocado por lá, é o de se relacionar com uma pessoa virtualmente. Nos dias de hoje é cada vez mais comum se encontrar com alguém que você só conhece virtualmente, mas e quando se tem 16 anos, isso pode ser bem perigoso, foi isso que a autora quis transmitir de uma forma leve, entre amigas, e o desfecho não é como a gente espera, mas claro que não vou contar para vocês, então leia!
A autora resolveu escrever o livro como se a personagem que narrasse tudo que tivesse acontecendo, em primeira pessoa, e isso ajudou, na minha opinião, a história e seu desenvolvimento. Porém faltou abordar o tal distúrbio de ansiedade de Marisa de uma forma mais abrangente, contando um pouco mais sobre isso, como ela superou a fase, iria ser muito interessante para os leitores descobrirem mais sobre este assunto.
Durante todo o livro podemos perceber o quanto Marisa cresce e amadurece.

E para finalizar: Toda adolescente deveria ler este livro, é super indicado, parece que fala diretamente para você e para um momento que você já passou ou pode passar.

Nita 18/02/2013

''Dois meninos. Duas paixões. Uma garota indecisa''
''É tão complicada, essa história de namoro – diz ela – Nos primeiros meses, todos só mostram o que há de melhor em seu comportamento, então você nunca sabe que o outro realmente é. No inicio, talvez sinta que tem uma conexão total com ele e fica toda eufórica - está é a ciência da coisa. Mas passado esse período inicial, você normalmente se decepciona. É por isso que tantas pessoas – bem, a maioria das mulheres, na verdade – se surpreendam quando descobrem que encontraram a pessoa ideal naquela pessoa que elas não imaginavam, mas, então, os caras já as abandonaram.''

Antes de contar um pouco da história adianto que é um livro juvenil, porém nada infantil. Temos muitos conflitos adolescêntes, dramas enfrentados pela grande maioria dos jovens hoje em dia. Vão desde coisas fúteis como uma paquera, até dramas mais sérios como separação dos pais, depressão na adolescência.
Por isso indico para pessoas de qualquer idade, que vão se identificar em muitos momentos nessa história, em situações em que está vivendo, já viveu ou presenciou.

''Dois meninos. Duas paixões. Uma garota indecisa''

Marisa é uma garota muito fofa, vive com seus pais, que por mais diferentes que sejam sempre formaram um casal perfeito. Também vive com uma irmã mais nova Sandra, uma garotinha que muitas vezes é irritante de tão dada a discutir que é, adora um debate e estar sempre certa. O pai delas é um amor, adorei esse personagem, um pai nota mil, compreensível fala com as filhas, porém limites de uma maneira legal, é o pai amigo, do tipo que fala de garotos com elas. A mãe já é mais introvertida e por mais que ame as filhas não sabe bem como se envolver na vida delas.

Marisa e sua melhor amiga Sterling estão super empolgadas com o novo ano escolar, me identifiquei tanto com essa parte! As expectativas de que esse ano vai ser o máximo, você pode apagar a imagem que tem e ser outra pessoa (pelo menos tentar) mudar roupas, tentar fazer novos amigos...etc. Esse ano elas decidiram que vai ser o ano de arrumar um namorado e ter uma vida social irada no colégio.

Sterling é uma garota que vive só com a mãe ausente, que sempre deixa a vó com ela e vive viajando, seu pai é um ''desaparecido em combate'' a forma como encontrou para canalizar a frustração da ausência de uma família, foi cozinhando, ela adora inventar e ter sempre muitos amigos para compartilhar suas receitas.

Marisa está apaixonada por Derek, um colega de classe estilo surfista, todo gatinho, mas ele tem namorada! Já Nash seu amigo de infância e vizinho resolve retornar a amizade, Nash é do tipo: Totalmente nerd, mas muito legal, eles tem uma conexão, se dão super bem apesar de serem tão diferentes.
A vida dela finalmente está entrando nos eixos, Derek termina com a namorada e passa a paquera-la, Nash é seu grande melhor amigo para conversar, estudar, ver filmes...fazer tudo que ela ama.

Mas a vida de um adolescênte muda de perfeita para terrível do dia para noite. Seus pais enfrentam uma crise no casamento, sua melhor amiga corre riscos com caras mais velhos em namoros virtuais, Nash arranjou uma namorada e Derek está uma decepção que só! Para completar o angu ela está tendo recaídas da depressão que sofreu no ano passado.

''Eis aqui um exemplo de como fico ansiosa sobre uma coisa totalmente nada a ver, o que acaba estragando tudo. Por que é que tenho de ficar toda histérica pelo fato de Nash estar saindo com Rachel? É da conta de alguém se eles estão saindo juntos?''

Tem mais um personagem fundamental nessa trama, um Dj anonimo de uma rádio clandestina, o cara conhecido como ''Dirk'' faz programas quase todas as noites e está virando a febre da galera, ele sabe coisas secretas da escola, faz reclamações dos professores, defende os alunos e fala tudo aquilo que as garotas adoram. Marisa sente conectada com ele, pois tudo que ele fala parece ser dito especificamente para ela.

Eu vi um filme que tinha uma história parecida, chama-se Radio Rebel, passa na Disney Channel onde uma das alunas fez em seu quarto uma rádio clandestina, e falava tudo que os outros alunos queriam ouvir, com uma identidade falsa também, eu gostei.

Nessa história temos muitas coisas sempre acontecendo, o livro não tem momentos tediosos. É muito animado e trata dos dramas adolescêntes de uma forma boa, inspiradora. A galera jovem deve ver se quiser umas dicas, concelhos sem ser os da mãe.

A questão da depressão eu achei muito importante, esse é um problema invisível da sociedade, sabemos que existe mas nunca vemos até que aconteça com aguem em casa. As pessoas que sofrem disso muitas vezes sem nem saber o que tem por falta de informação. Confunde preguiça e uma tristeza atoa com a verdadeira doença.

Foi um livro fácil de ler, páginas amareladas, letras de bom tamanho, a diagramação é ótima, o fluxo de informações sempre na hora certa. A capa é muito fofa, se prestar atenção vai entender o livro todo por ela.

Super recomendado!

Páginas: 336

Beijos
Nita

Aione 22/02/2013

"Esperando Por Você" é o típico livro adolescente, que abordará temáticas próprias dessa fase de maneira leve e divertida, tornando a leitura rápida e fluida.
O livro é narrado em primeira pessoa por Marisa, uma garota que acaba de começar o ensino médio e que pretende fazer dos seus próximos anos os melhores possíveis, a começar por encontrar um namorado. O fato de sofrer de um distúrbio de ansiedade apenas contribui para que suas emoções sejam sentidas de forma intensificada e por transformá-la em alguém ainda mais confusa e com propensão a se sentir deprimida.
Não sei se fiz a leitura em um momento errado, mas o fato é que ela não funcionou muito bem para mim, ainda que ela tenha sido rápida. Acontece é que eu não consegui me conectar com a personagem e não acredito que tenha sido pela idade dela ser distante da minha. Fiquei com a impressão de que seus problemas foram transmitidos de maneira estereotipada, como se a autora tivesse pensado em situações típicas dessa idade e tivesse as colocado na história, mas de uma maneira que não me soou verdadeira. Foi como se a autora tivesse escrito sobre os problemas imaginando que garotas de 16 anos passassem por eles, mas sem realmente senti-los.
Ainda, acredito que, por um tempo, o foco da história tenha ficado demais na obsessão de Marisa em querer namorar, sendo que as outras situações que acontecem ao seu redor teriam sido mais interessantes de serem exploradas. Contudo, fica o lembrete: o livro é narrado em primeira pessoa e, por isso, deve apresentar a visão da protagonista. Se ela está obcecada por uma ideia, consequentemente será esse o fato mais exposto na trama.
Por mais que esses pontos tenham me desagradado e acabado por me distanciar da leitura, gostei demais do relacionamento desenvolvido entre Marisa e Dirty Dirk. O DJ, cuja identidade verdadeira é desconhecida por todos, dá voz aos adolescentes em seu programa noturno de rádio de forma a criar uma ligação entre todos eles. Dirk fala sobre os problemas que todos compartilham e mostra, de maneira amigável, que eles não estão sozinhos. Marisa, como os outros, acaba se apegando ao DJ sem conhecê-lo e eu gostei desse relacionamento. Todos nós, em momentos de desamparo, buscamos por algum tipo de conforto, muitas vezes em algo inexplicável ou que, de alguma forma, esteja distante de nós. É reconfortante quando vemos que algo – ou alguém - distante nos compreende. Para nós, leitores, essa relação pode ocorrer por meio de uma leitura, que não nos aproxima apenas dos personagens, mas do autor que os criou. Com Marisa, essa conexão ocorre com Dirk.
Mesmo que a leitura não tenha me agradado como um todo, também não chegou a me desagradar por completo. Foi uma leitura leve, relaxante e, em alguns momentos, divertida. Uma boa opção para quem procura uma distração sem grandes expectativas.

Bruna 23/02/2013

Mais que um romance adolescente
Este livro é bem juvenil, com uma história de amor adolescente onde temos uma ideia de tudo que poderá acontecer só pela sinopse. Mas, ao contrário do que eu pensei no início, o livro não é tão previsível quanto parece.
Marisa é uma garota super ansiosa, que adora fotografar e está à procura do namorado perfeito, ou simplemente do namorado. Nessa busca também está sua amiga Sterling, que é uma cozinheira de mão cheia e sua confidente. Mas além da amiga e dos candidatos a namorado Derek e Nash, também tem elementos que vão além do romance... como a tia Katie que mais parece uma adolescente, a irmã mais nova que é uma sabichona em quase todos os assuntos e um conflito entre os pais de Marisa.
Desta forma e com todos estes elementos a história ficou bem mais interessante, abordando outros temas que também estão presentes na vida de muitos adolescentes (e porque não de adultos também?).
Foi o primeiro livro desta autora que li, me surpreendeu bastante e adorei a leitura. Foi simples, leve e me sentia vendo cada cena do livro. Apesar de não estar mais na adolescência há um bom tempo eu super recomendo a todos. Para relembrar a adolescência, para lembrar sempre do que é importante na vida... em todos os aspectos.

Caroline 18/03/2013

Esperando por você - Amores e Superação.
Marisa é uma adolescente que sonha e deseja encontrar o namorado ideal. Quem nunca desejou ser notada pelo carinha popular? Se tornar uma e não ser tachada de estranha? Esse é o seu dilema. O livro é narrado por ela, ao iniciar o segundo ano do ensino médio você espera que aconteça mudanças, coisas legais, mas se mantêm na mesmice.
E para completar sua irmã mais nova parece ser mais velha, se interessa por temas polêmicos e debates.
Ela passou por momentos difíceis, distúrbio de ansiedade e pensamentos negativos. Trecho:

[...] Ter distúrbio de ansiedade significa nunca se adaptar perfeitamente a ninguém. Não que isso seja coisa ruim. Mas quando tudo o que você quer é funcionar como um ser humano normal, não se adaptar só torna os seus problemas mil vezes maiores. [...]

As coisas começam a entrar no eixo com a amizade restabelecida com Nash. O “nerd” legal com suas manias como, colecionar sinos, legado passado pelo seu avô. Para Marisa ele é somente um bom amigo e colega de classe.
É evidente a ansiedade e vontade da personagem de encontrar o menino que lhe entenda. Quem nunca pensou ou sonhou com aquela pessoa que vá lhe compreender, está ao seu lado nos momentos difíceis? E esse garoto seria Derick, o popular e simpático.

Sterling é sua melhor amiga, extrovertida, alto astral que ama cozinhar e inventar novos cardápios. Só tem um problema, Sterling não se sente atraída por meninos da sua faixa etária, prefere os mais velhos.

A vida de Marisa melhora quando Julia colega de turma lhe indica um webcast. Ela se identifica, o programa torna-se sua válvula de escape para as situações do dia a dia. E isso se intensifica após a separação dos pais e briga com os amigos. Bem que no meu ensino médio poderia ter tido um programa assim.

O livro é divido por meses, o começo foi entediante, se arrastando, depois foi melhorando e li de uma vez. É uma história para se ler nas horas vagas, consegui rir com as presepadas, pensamentos e paranóia adolescente da Marisa.

Em sua essencial busca demonstrar os medos, receios, sonhos, o se arriscar no amor. E principalmente, superação. Superação aos problemas familiares, psicológicos e amorosos. Como dizem, não adianta tentar colocar a carroça na frente dos bois.

Não posso deixar de falar sobre a autora, quando olhei a foto dela no final do livro me surpreendi, aparência jovial. Não é um livro que lerei de novo, não me causou aquela vontade louca de ler e não parar mais.
Isso sou eu, não quer dizer que vocês não possam se identificar e gostar.

Trechos que destaquei no caderno de resenhas:

[...] Quando alguém parte seu coração, não há o que fazer para mudar seu sentimento por essa pessoa. Só lhe resta continuar sentindo isso até que a coisa desapareça. Mas pode ser que isso jamais aconteça.

[...] ... você é como um farol, sempre em busca de algo distante no horizonte, porém,esta coisa que procura está, na verdade, perto de você, e sempre esteve. É por isso que você precisa olhar dentro de si mesmo em busca das respostas, em vez de procurá-las no exterior. [...]

Gíh Santos 17/03/2013

Resenha do Blog Livros Lovers (http://livroslovers.blogspot.com.br/)
Minhas expectativas em relação ao livro giravam somente no fato de eu esperar uma leitura leve e divertida, bem jovial. O livro é legal, mas não dá maneira que eu pensei.
Marina é a típica adolescente que sonha em ser ao menos um pouco popular, deixar de ser a estranha já é um trunfo. E claro seu grande objetivo é arrumar um namorado. Como companheira de planos esta sua melhor amiga Sterling, uma garota fixada em homens mais velhos (yes, me identifiquei com ela. Haha). Marina esta prestes a começar o segundo ano do ensino médio, e ela sente que este será o ano.
Nash é o amigo de infância, aquele carinha fofo, mas totalmente introvertido, tímido à beça. Marina adora sua companhia, mas depois de um episódio constrangedor a amizade esfria.
Derek é o garoto popular que todas desejam (eu não), e claro que Marina tem uma quedinha por ele. Mas o que ela sequer imaginava era que ela realmente pudesse ter uma chance com ele.
Tudo o que ela quer é curtir seu namoro com Derek, mas sua vida vira de cabeça para baixo com a separação dos pais. São inúmeros acontecimentos que a deixam infeliz. E seus problemas parecem não ter solução. A única coisa que parece manter a sanidade de Marina é o programa noturno de um DJ anônimo, muito inteligente por sinal.

CONTINUE LENDO>>>http://livroslovers.blogspot.com.br/2013/03/resenha-esperando-por-voce.html

Mônica 16/03/2013

Não poderia dizer até uns minutos atrás que sou uma fã de Susane Colasanti. Tinha certo receio de começar a ler Esperando por Você, pois o outro livro dela Bem mais Perto, eu larguei no meio por achar meio chato, se assim posso dizer. Não tenho opinião formada por ele ainda, mas agora depois de terminar Esperando por Você darei uma chance e vou terminar.
Marisa e totalmente eu! Nunca pensei que existiria uma personagem tão parecida comigo, vocês não tem noção! O que eu dizer de Marisa vai revelar muito sobre mim, eu também sofro de ansiedade e depressão, sei o quanto e horrível e o quanto e importante ter a família e amigos por perto! Quando ela fala da terapia, lembro muito da minha psicóloga conversando comigo. Admirei muito ela pela força de vontade de dar a volta por cima, mesmo sabendo que ela nunca estará livre das crises. Por que neh “uma vez ansiosa, sempre ansiosa” (inventei isso rsrsr). Ah e além de tudo ela ainda e super fã do John Mayer!!
[...] Eu não era bipolar nem estava louca, nem planejava explodir a escola, ou coisa do gênero. Eu estava, tipo, deprimida. Muitos que sofrem de ansiedade, às vezes, têm isso. No meu caso, acho que a obsessão com pensamentos negativos e a preocupação com as coisas,tipo, alguma bobagem que eu fiz, ou com o que as pessoas pensam de mim, naturalmente, me deixavam deprimida,como se minha mente estivesse sofrendo as consequências de todo aquele estresse.[...] Pg - 25
Nash e o cara nerd, que me lembra muito um amigo meu do ensino médio. Um fofo que está sempre lá para ouvir os desabafos de Marisa. Adorava quando eles ficavam juntos, as conversas, os filmes e ele não ligavam se eram os famosos filmes de mulherzinha! O legal também era a sua coleção de sinos do mundo todo! O cara era tão inteligente que até um robô que reflete em cores o seu sentimento!
Assim, não consigo entender por que eu tinha ficado tão deprimida antes. [...] Acho que você pode decidir como irá se sentir e, então, fazer com que se sinta dessa forma, se for uma pessoa determinada. É provável que eu simplesmente não tenha me esforçado o suficiente para ser feliz. Mas isso não quer dizer que não possa me esforçar mais agora. Pg - 95
Já Derek e o cara gato, alto, simpático e popular, enfim todas querem namorar. Ele e legal e carinhoso com Marisa todo o tempo que ficam juntos, mas como minha mãe diz a caras para namorar e outros que são só curtição, então ele e a segunda opção. Manter um relacionamento sério com ele tem que ter paciência e não ser nenhum pouco ciumenta, e muita mulher em cima dele e uma ex insuportável!
Acho bem difícil formar uma opinião sobre um livro que eu não esperava nada e no fim acabei-me me identificando de mas! A leitura flui, graças as muitas conversas. Gosto de livros que tenham “interatividade” entre personagens, os que têm mas “pensamentos” deixam–me entediada, são poucos que salvam!
Esperando por Você é um dos melhores livros que já li, entrou para a lista de favoritos, indico a todos! Susane Colasante entrou para a lista dos autores que quero ler todos os livros! Minha empolgação e tanta que a resenha ficou grande e está cheia de pontos de exclamação!!!!
P.S.: Desculpem por qualquer erro de português e pontuação!

Raíssa 15/03/2013

Resenha completa em: http://trouxesteachave.wordpress.com/2013/03/15/esperando-por-voce/
Inicialmente tive problemas com Marisa. Na verdade, não foi exatamente com ela, mas com o tom utilizado pela Susane na primeira metade do livro. Nas primeiras 100 páginas, pelo menos, me pareceu que estava lendo o diário de uma adolescente e isso se tornou um pouco cansativo para mim além de vergonhoso, afinal, os acontecimentos diários de uma garota com 15 anos e frequentando o ensino médio não tem tantos acontecimentos assim todos os dias, né? Além disso, acho que Colasanti forçou um pouco e fez com que Marisa soasse muito infantil nessa primeira parte do livro. Em anos talvez a diferença entre uma garota de 13 para uma de 15 ou 16 não seja tão grande, mas para quem ainda está por volta dessa faixa etária as diferenças são gritantes e, por vezes, achei que a protagonista poderia passar facilmente como mais jovem, sempre insegura e preocupada com o que os outros irão pensar – mas isso talvez esteja relacionado ao distúrbio de ansiedade que ela tem.

Mas passada essa fase inicial, na qual eu acredito ter sido assim estruturada propositadamente, gostei bastante do livro. A partir de certo ponto da história vemos como a protagonista e também os personagens secundários amadurecem e começamos a ter uma trama familiar bastante interessante e bem feita e, obviamente, um romance muito gostoso.

Apesar de meus problemas iniciais com Marisa, sua versão final e amadurecida me agradou bastante e acho que esse foi o proposito da autora, mostrando que essa fase totalmente confusa, de um jeito ou de outro, acaba passando. Sterling a melhor amiga de Marisa não me chamou muito a atenção, acho que em meio a tantos acontecimentos familiares e amorosos ela acabou relegada a segundo plano. Derek é o namorado dos sonhos de Marisa e muito imaturo. Gostei como a autora nos mostrou ele, de maneira a desconstruir gradualmente a idealização criada em torno dele. E, finalmente, Nash. Gostei muito do personagem e de suas particularidades, entretanto achei que, ao final da história, ele foi um pouco descaracterizado para servir melhor ao seu papel e, principalmente num livro cujo enredo é totalmente voltado para aceitação das diferenças e tudo o mais, não achei legal.

Mari 14/03/2013

"Nada pode garantir que um relacionamento irá durar para sempre, mas me sinto bem em estar aqui, no "agora", deixando que o futuro tome conta de si mesmo."
"Esperando por Você" é o primeiro livro que decidi ler entre os primeiros que recebi de parceria da NC e o primeiro livro de Susane Colasanti que leio. Nele conheci Marisa, uma adolescente que sofreu de depressão no último ano e não tem muitos amigos, mas se tivesse, estaria no grupo dos estranhos. Ela vive com seus pais e sua irmã mais nova, que tem uma mentalidade muito a frente de sua idade. Sua melhor amiga, Sterling, é uma garota solitária, que vive sozinha pois sua mãe está sempre viajando.

Marisa e Sterling acabam de entrar no segundo ano do Ensino Médio e fazem um pacto: as duas teriam seus primeiros namorados. O problema é que Marisa está apaixonada por Derek, o cara mais popular do colégio e que nunca repararia nela. Mas o destino muda e é justamente o que acontece, ao mesmo tempo que Nash, um antigo amigo de infância está se reaproximando. As coisas só pioram quando Marisa e Derek começam a namorar, Sterling se afasta dela, Nash demonstra estar apaixonado, seus pais se separam e Derek a decepciona. Quando Marisa se vê sozinha, em meio a vários problemas que julga não ter solução ela contará com a ajuda de um garoto que possui um programa de rádio e que mantém sua identidade em anonimato, mas parece dar conselhos diretamente para ela.

A personagem principal consegue ser adorável e um segundo depois é ingênua e te irrita. Ao ler o livro tive a sensação de estar lendo um diário, não só pela narrativa em primeira pessoa, mas pela forma como a personagem narra cada acontecimento dar realmente a impressão disso. Algumas coisas se tornam repetitivas na visão de Marisa e até os diálogos também, mas isso não atrapalha 100%, mesmo que em alguns momentos eu senti que a leitura ficou um pouco arrastada, mas acabei entendendo isso como o objetivo da autora e no final das contas você acaba adorando a história.

Gostei de Derek, mesmo ele se mostrando um cafajeste e não gostei de Nash, mesmo com sua mudança de estilo. Acho que gostei mesmo do Derek antes de Marisa namorar ele e depois nem tanto (risos), mas não consegui gostar de Nash em nenhum minuto. Sério, mesmo ele - mesmo que bem bem bem pouquinho - tendo se mostrado romântico no final das contas, o jeito nerd e sabe tudo dele não foi esquecido e não queria que Marisa acabasse gostando dele (não estou dizendo que ela acaba, mas desde o primeiro instante achei que acabaria).

No meio de todos os personagens e problemas tem o misterioso Dirky, um garoto que possui uma rádio e que sabe de tudo que acontece no colégio, além de dar conselhos para todos. Marisa sente como se ele a conhecesse e a entendesse, já que tudo que ele fala parece ser voltado a ela e todos a sua volta de sentem assim. Admito que com todos os clichês que gostamos - ou não - no livro eu não acertei a identidade de Dirk. Parecia previsível demais e preferi acreditar em outra hipótese (risos).

Continue lendo em: http://magia--literaria.blogspot.com.br/2013/03/esperando-por-voce-susane-colasanti.html

Barbara 14/03/2013

Esperando por você - Susane Colasanti
Esperando por você é aquele romance YA, que vocês já estão acostumados, com um triângulo amoroso, o qual você fica em dúvida com quem a mocinha deve ficar. A história se passa numa cidadezinha e gira em torno dos problemas da protagonista, Marisa. Marisa, é uma menina confusa, sofria de depressão e de distúbio de ansiedade, tem uma melhor amiga, chamada Sterling, que é praticamente abandonada pelos pais e desconta esse abandono,cozinhando. Nesse novo ano do Ensino Médio, Marisa recomeça sua grande amizade com Nash, um nerd, tímido mas meigo e sente uma grande paixonite por Derek, o popular da escola, ela define seus estilo como "surfista da Califórnia". Durante a história, ela sente ciúmes de Nash, mas não entende bem o porque, afinal ela estava namorando Derek. Brigas infinitas com sua irmã, Sandra. A separação de deus pais, Derek agindo estranho com ela, tudo isso mexeu com seu psicológico, mas Marisa, não se deixou esmoirecer, ela viu um "refúgio" num misterioso DJ (?), acho que tá mais pra radialista anônimo que parecia entendê-la totalmente.

As personagens me conquistaram, cada um de um jeito. Marisa várias vezes me deixou irritada, por não tomar uma atitude com Derek, afinal ele estava agindo estranho e dando total moral pra ex, e por suas atitudes totalmente infantis em relação à separação dos pais. Sandra, me irritou profundamente todas as vezes que aparecia na história. Sterling apesar de ser muito amiga de Marisa, algumas vezes ela consegui me tirar do sério por ser bobinha e acreditar em tudo. Derek, passou de "fofinho" pra "idiota" em menos de 5 segundos, odeio esses caras que acham que podem ter uma namorada fixa e ter outras ao mesmo tempo e tem Nash, carinhoso e tímido, no começo, achei ele muito sem sal, mas com o decorrer da história ele foi ganhando meu coração aos pouquinhos, sempre dizem que a gente acaba se apaixonando por um personagem, não é? Aconteceu isso comigo e com Nash ( kkkkkk, viajei bonito!).

Susane Colasanti me surpreendeu, no sentido literal da palavra. Durante a leitura, só ficava pensando " Como é que eu nunca li um livro dessa autora antes?" Esse é meu único arrependimento, afinal, não dava nada pelo livro, por causa da capa, não me chamou tanta atenção, mas quando você chega no final, que é muito fofinho e me fez chorar, você vê que a capa do livro faz todo sentido com o livro. A leitura, é leve e divertida, um livro ótimo pra relaxar, totalmente recomendado. Ele é do estilo dos livros da autora "Stephanie Perkins". A diagramação é ótima, adoro a diagramação da Novo Conceito, com páginas amareladas e fonte de ótima visão.

Acho que sou muito suspeita pra falar desse livro, afinal esse genêro é o meu favorito, e como disse mais acima, meu único arrependimento foi não ter lido nada da autora antes. Super recomendado, dei 4 estrelinhas e ele está no meu "ranking" de favoritos do ano.

Helana O'hara 10/03/2013

Esperando por você, surpreendente!
Sabe quando você lê um livro sem grandes expectativas? Esperando uma leitura óbvia, sem grandes novidades? Tudo isso porque o primeiro livro que leu do autor em questão não foi tão bom assim?
Pois é, foi o que aconteceu com “Esperando Por Você”. Comecei a ler sem esperar grande coisa e foi quando…. Me surpreendi. Esperando por você é um bom livro.
Susane Colasanti não acertou em “Bem Mais Perto (resenha aqui)”, só me resta acreditar que ela deixou toda sua criatividade para o próximo livro.
Em Esperando por Você, conhecemos Marisa, uma adolescente de 16 anos que sofre de ansiedade e até teve problemas de depressão por causa disso.
Mas no próximo ano letivo ela e sua melhor amiga Sterling fazem uma promessa onde “este ano será o nosso ano”, onde elas vão fazer as coisas acontecerem. Porém as coisas não saem como Marisa planejava…
Ela acaba fazendo amizade com um menino nerd que ela não sente muito orgulho, seu relacionamento com Sterling fica meio morno, seus pais se divorciam… No meio desse turbilhão ela começa a namorar Derek o cara que sempre gostou, mas… No final das contas não era o que parece.

Várias coisas acontecem na vida da protagonista na trama, ela briga com a mãe, com a melhor amiga, com o namorado, se afasta de Nash o amigo nerd e só Dirk um carinha de um postcast que salva sua vida… Mas será que ela não conhece ele?
É um misteriozinho bem divertido que será revelado apenas no final do livro, mas posso adiantar que o leitor já começa a desconfiar dele na metade do livro… Achei bem criativo isso!!

A autora soube dar vida a cada personagem do livro. Marisa, Nash, Sandra (irmã da protagonista) e Sterling foram muito bem escritos e cada um deles apesar da história com Marisa tem sua particularidade. Por exemplo, Sterling gosta de cozinha e isso fica bem evidente no livro quando autora mostra os dotes culinários dela. Ou Nash que é super nerd e não saí do seu quarto.

As falas também não fico para trás. Em Bem Mais Perto, me deparei com algo um pouco pobre, já em Esperando por Você, os diálogos foram mais criativos e bem desenvolvidos.

”Qual é a desses reality shows estúpidos que estão tomando conta da TV? Demo, agora, para fazer celebração de pessoas estúpidas que ficam sentadas o dia inteiro sem fazer nada, enquanto programas incríveis como Freaks and Geeks são retirados da programação? O que está acontecendo?”
Pág 81/82

Obviamente o livro tem seu final feliz, a gente espera isso.
Para um livro adolescente que tinha tudo para ser ruim, foi minha surpresa até o momento. Susane Colasanti ganhou pontinhos extras, fiquei feliz por ler um livro que valeu a pena.
Se você assim como eu, não gostou de Bem Mais Perto, aconselho ler Esperando Por Você, você pode surpreender-se.