Esperando Por Você

Esperando Por Você Susane Colasanti

Resenhas - Esperando por Você

Barbara 14/03/2013

Esperando por você - Susane Colasanti
Esperando por você é aquele romance YA, que vocês já estão acostumados, com um triângulo amoroso, o qual você fica em dúvida com quem a mocinha deve ficar. A história se passa numa cidadezinha e gira em torno dos problemas da protagonista, Marisa. Marisa, é uma menina confusa, sofria de depressão e de distúbio de ansiedade, tem uma melhor amiga, chamada Sterling, que é praticamente abandonada pelos pais e desconta esse abandono,cozinhando. Nesse novo ano do Ensino Médio, Marisa recomeça sua grande amizade com Nash, um nerd, tímido mas meigo e sente uma grande paixonite por Derek, o popular da escola, ela define seus estilo como "surfista da Califórnia". Durante a história, ela sente ciúmes de Nash, mas não entende bem o porque, afinal ela estava namorando Derek. Brigas infinitas com sua irmã, Sandra. A separação de deus pais, Derek agindo estranho com ela, tudo isso mexeu com seu psicológico, mas Marisa, não se deixou esmoirecer, ela viu um "refúgio" num misterioso DJ (?), acho que tá mais pra radialista anônimo que parecia entendê-la totalmente.

As personagens me conquistaram, cada um de um jeito. Marisa várias vezes me deixou irritada, por não tomar uma atitude com Derek, afinal ele estava agindo estranho e dando total moral pra ex, e por suas atitudes totalmente infantis em relação à separação dos pais. Sandra, me irritou profundamente todas as vezes que aparecia na história. Sterling apesar de ser muito amiga de Marisa, algumas vezes ela consegui me tirar do sério por ser bobinha e acreditar em tudo. Derek, passou de "fofinho" pra "idiota" em menos de 5 segundos, odeio esses caras que acham que podem ter uma namorada fixa e ter outras ao mesmo tempo e tem Nash, carinhoso e tímido, no começo, achei ele muito sem sal, mas com o decorrer da história ele foi ganhando meu coração aos pouquinhos, sempre dizem que a gente acaba se apaixonando por um personagem, não é? Aconteceu isso comigo e com Nash ( kkkkkk, viajei bonito!).

Susane Colasanti me surpreendeu, no sentido literal da palavra. Durante a leitura, só ficava pensando " Como é que eu nunca li um livro dessa autora antes?" Esse é meu único arrependimento, afinal, não dava nada pelo livro, por causa da capa, não me chamou tanta atenção, mas quando você chega no final, que é muito fofinho e me fez chorar, você vê que a capa do livro faz todo sentido com o livro. A leitura, é leve e divertida, um livro ótimo pra relaxar, totalmente recomendado. Ele é do estilo dos livros da autora "Stephanie Perkins". A diagramação é ótima, adoro a diagramação da Novo Conceito, com páginas amareladas e fonte de ótima visão.

Acho que sou muito suspeita pra falar desse livro, afinal esse genêro é o meu favorito, e como disse mais acima, meu único arrependimento foi não ter lido nada da autora antes. Super recomendado, dei 4 estrelinhas e ele está no meu "ranking" de favoritos do ano.

Mari 14/03/2013

"Nada pode garantir que um relacionamento irá durar para sempre, mas me sinto bem em estar aqui, no "agora", deixando que o futuro tome conta de si mesmo."
"Esperando por Você" é o primeiro livro que decidi ler entre os primeiros que recebi de parceria da NC e o primeiro livro de Susane Colasanti que leio. Nele conheci Marisa, uma adolescente que sofreu de depressão no último ano e não tem muitos amigos, mas se tivesse, estaria no grupo dos estranhos. Ela vive com seus pais e sua irmã mais nova, que tem uma mentalidade muito a frente de sua idade. Sua melhor amiga, Sterling, é uma garota solitária, que vive sozinha pois sua mãe está sempre viajando.

Marisa e Sterling acabam de entrar no segundo ano do Ensino Médio e fazem um pacto: as duas teriam seus primeiros namorados. O problema é que Marisa está apaixonada por Derek, o cara mais popular do colégio e que nunca repararia nela. Mas o destino muda e é justamente o que acontece, ao mesmo tempo que Nash, um antigo amigo de infância está se reaproximando. As coisas só pioram quando Marisa e Derek começam a namorar, Sterling se afasta dela, Nash demonstra estar apaixonado, seus pais se separam e Derek a decepciona. Quando Marisa se vê sozinha, em meio a vários problemas que julga não ter solução ela contará com a ajuda de um garoto que possui um programa de rádio e que mantém sua identidade em anonimato, mas parece dar conselhos diretamente para ela.

A personagem principal consegue ser adorável e um segundo depois é ingênua e te irrita. Ao ler o livro tive a sensação de estar lendo um diário, não só pela narrativa em primeira pessoa, mas pela forma como a personagem narra cada acontecimento dar realmente a impressão disso. Algumas coisas se tornam repetitivas na visão de Marisa e até os diálogos também, mas isso não atrapalha 100%, mesmo que em alguns momentos eu senti que a leitura ficou um pouco arrastada, mas acabei entendendo isso como o objetivo da autora e no final das contas você acaba adorando a história.

Gostei de Derek, mesmo ele se mostrando um cafajeste e não gostei de Nash, mesmo com sua mudança de estilo. Acho que gostei mesmo do Derek antes de Marisa namorar ele e depois nem tanto (risos), mas não consegui gostar de Nash em nenhum minuto. Sério, mesmo ele - mesmo que bem bem bem pouquinho - tendo se mostrado romântico no final das contas, o jeito nerd e sabe tudo dele não foi esquecido e não queria que Marisa acabasse gostando dele (não estou dizendo que ela acaba, mas desde o primeiro instante achei que acabaria).

No meio de todos os personagens e problemas tem o misterioso Dirky, um garoto que possui uma rádio e que sabe de tudo que acontece no colégio, além de dar conselhos para todos. Marisa sente como se ele a conhecesse e a entendesse, já que tudo que ele fala parece ser voltado a ela e todos a sua volta de sentem assim. Admito que com todos os clichês que gostamos - ou não - no livro eu não acertei a identidade de Dirk. Parecia previsível demais e preferi acreditar em outra hipótese (risos).

Continue lendo em: http://magia--literaria.blogspot.com.br/2013/03/esperando-por-voce-susane-colasanti.html

Raíssa 15/03/2013

Resenha completa em: http://trouxesteachave.wordpress.com/2013/03/15/esperando-por-voce/
Inicialmente tive problemas com Marisa. Na verdade, não foi exatamente com ela, mas com o tom utilizado pela Susane na primeira metade do livro. Nas primeiras 100 páginas, pelo menos, me pareceu que estava lendo o diário de uma adolescente e isso se tornou um pouco cansativo para mim além de vergonhoso, afinal, os acontecimentos diários de uma garota com 15 anos e frequentando o ensino médio não tem tantos acontecimentos assim todos os dias, né? Além disso, acho que Colasanti forçou um pouco e fez com que Marisa soasse muito infantil nessa primeira parte do livro. Em anos talvez a diferença entre uma garota de 13 para uma de 15 ou 16 não seja tão grande, mas para quem ainda está por volta dessa faixa etária as diferenças são gritantes e, por vezes, achei que a protagonista poderia passar facilmente como mais jovem, sempre insegura e preocupada com o que os outros irão pensar – mas isso talvez esteja relacionado ao distúrbio de ansiedade que ela tem.

Mas passada essa fase inicial, na qual eu acredito ter sido assim estruturada propositadamente, gostei bastante do livro. A partir de certo ponto da história vemos como a protagonista e também os personagens secundários amadurecem e começamos a ter uma trama familiar bastante interessante e bem feita e, obviamente, um romance muito gostoso.

Apesar de meus problemas iniciais com Marisa, sua versão final e amadurecida me agradou bastante e acho que esse foi o proposito da autora, mostrando que essa fase totalmente confusa, de um jeito ou de outro, acaba passando. Sterling a melhor amiga de Marisa não me chamou muito a atenção, acho que em meio a tantos acontecimentos familiares e amorosos ela acabou relegada a segundo plano. Derek é o namorado dos sonhos de Marisa e muito imaturo. Gostei como a autora nos mostrou ele, de maneira a desconstruir gradualmente a idealização criada em torno dele. E, finalmente, Nash. Gostei muito do personagem e de suas particularidades, entretanto achei que, ao final da história, ele foi um pouco descaracterizado para servir melhor ao seu papel e, principalmente num livro cujo enredo é totalmente voltado para aceitação das diferenças e tudo o mais, não achei legal.

Laís 02/04/2013

Clichê... Mas incrível. É possível? Sim, a Susane Colasanti conseguiu essa façanha, englobando em um único livro temas clichês, mas de forma diferenciada e gostosa de ler. Eu estava precisando realmente de um livro assim: despretensioso, leve e clichê para sair dessa maré de livros desagradáveis. Esperando por você, em minha opinião, cumpriu seu papel.

Marisa, a personagem principal se parece muito comigo em vários fatores, inclusive ansiedade. Tambem sobre com a ansiedade e garanto que o tema foi trabalhado no livro de forma que os leitores entendam como é a doença e seus principais sintomas. Além disso, Marisa curte um dos meus cantores favoritos: John Mayer, e foi incrível ao longo da historia ver as músicas dele e como ela se encaixava exatamente na história.

Os personagens secundários também são incríveis, e por que não, inesquecíveis? Sterling, a melhor amiga de Marisa, é uma fofa apaixonada por culinária. Sempre presente para ajudar a amiga. Derek foi importante no amadurecimento de Marisa. Nash, o melhor amigo que todo mundo sonhou em ter. Enfim, todos fofos... e memoráveis.

Sobre a edição da Novo Conceito, eu acho que a editora amadureceu muito quanto a qualidade da revisão, porque vou te contar, já peguei livros da editora de dar vergonha. Esse, no entanto, eu não encontrei erros graves. Mas, ainda temos que melhor né? A única coisa que vou ressaltar são as gírias, que a NC insiste em usar muito. Eu sei que no inglês temos isso, mas ao traduzir, não precisamos colocar tudo ao pé da letra né? Fica a dica.

Resumindo... RE-CO-MEN-DO muito esse livro. É muito muito fofo.

Gíh Santos 17/03/2013

Resenha do Blog Livros Lovers (http://livroslovers.blogspot.com.br/)
Minhas expectativas em relação ao livro giravam somente no fato de eu esperar uma leitura leve e divertida, bem jovial. O livro é legal, mas não dá maneira que eu pensei.
Marina é a típica adolescente que sonha em ser ao menos um pouco popular, deixar de ser a estranha já é um trunfo. E claro seu grande objetivo é arrumar um namorado. Como companheira de planos esta sua melhor amiga Sterling, uma garota fixada em homens mais velhos (yes, me identifiquei com ela. Haha). Marina esta prestes a começar o segundo ano do ensino médio, e ela sente que este será o ano.
Nash é o amigo de infância, aquele carinha fofo, mas totalmente introvertido, tímido à beça. Marina adora sua companhia, mas depois de um episódio constrangedor a amizade esfria.
Derek é o garoto popular que todas desejam (eu não), e claro que Marina tem uma quedinha por ele. Mas o que ela sequer imaginava era que ela realmente pudesse ter uma chance com ele.
Tudo o que ela quer é curtir seu namoro com Derek, mas sua vida vira de cabeça para baixo com a separação dos pais. São inúmeros acontecimentos que a deixam infeliz. E seus problemas parecem não ter solução. A única coisa que parece manter a sanidade de Marina é o programa noturno de um DJ anônimo, muito inteligente por sinal.

CONTINUE LENDO>>>http://livroslovers.blogspot.com.br/2013/03/resenha-esperando-por-voce.html

Caroline 18/03/2013

Esperando por você - Amores e Superação.
Marisa é uma adolescente que sonha e deseja encontrar o namorado ideal. Quem nunca desejou ser notada pelo carinha popular? Se tornar uma e não ser tachada de estranha? Esse é o seu dilema. O livro é narrado por ela, ao iniciar o segundo ano do ensino médio você espera que aconteça mudanças, coisas legais, mas se mantêm na mesmice.
E para completar sua irmã mais nova parece ser mais velha, se interessa por temas polêmicos e debates.
Ela passou por momentos difíceis, distúrbio de ansiedade e pensamentos negativos. Trecho:

[...] Ter distúrbio de ansiedade significa nunca se adaptar perfeitamente a ninguém. Não que isso seja coisa ruim. Mas quando tudo o que você quer é funcionar como um ser humano normal, não se adaptar só torna os seus problemas mil vezes maiores. [...]

As coisas começam a entrar no eixo com a amizade restabelecida com Nash. O “nerd” legal com suas manias como, colecionar sinos, legado passado pelo seu avô. Para Marisa ele é somente um bom amigo e colega de classe.
É evidente a ansiedade e vontade da personagem de encontrar o menino que lhe entenda. Quem nunca pensou ou sonhou com aquela pessoa que vá lhe compreender, está ao seu lado nos momentos difíceis? E esse garoto seria Derick, o popular e simpático.

Sterling é sua melhor amiga, extrovertida, alto astral que ama cozinhar e inventar novos cardápios. Só tem um problema, Sterling não se sente atraída por meninos da sua faixa etária, prefere os mais velhos.

A vida de Marisa melhora quando Julia colega de turma lhe indica um webcast. Ela se identifica, o programa torna-se sua válvula de escape para as situações do dia a dia. E isso se intensifica após a separação dos pais e briga com os amigos. Bem que no meu ensino médio poderia ter tido um programa assim.

O livro é divido por meses, o começo foi entediante, se arrastando, depois foi melhorando e li de uma vez. É uma história para se ler nas horas vagas, consegui rir com as presepadas, pensamentos e paranóia adolescente da Marisa.

Em sua essencial busca demonstrar os medos, receios, sonhos, o se arriscar no amor. E principalmente, superação. Superação aos problemas familiares, psicológicos e amorosos. Como dizem, não adianta tentar colocar a carroça na frente dos bois.

Não posso deixar de falar sobre a autora, quando olhei a foto dela no final do livro me surpreendi, aparência jovial. Não é um livro que lerei de novo, não me causou aquela vontade louca de ler e não parar mais.
Isso sou eu, não quer dizer que vocês não possam se identificar e gostar.

Trechos que destaquei no caderno de resenhas:

[...] Quando alguém parte seu coração, não há o que fazer para mudar seu sentimento por essa pessoa. Só lhe resta continuar sentindo isso até que a coisa desapareça. Mas pode ser que isso jamais aconteça.

[...] ... você é como um farol, sempre em busca de algo distante no horizonte, porém,esta coisa que procura está, na verdade, perto de você, e sempre esteve. É por isso que você precisa olhar dentro de si mesmo em busca das respostas, em vez de procurá-las no exterior. [...]

jacdeoliveira 20/03/2013

Marisa e Sterling são alunas do ensino médio e fizeram uma promessa, ambas teriam seus primeiros namorados. Para a história não sair dos clichês, Marisa se apaixona por Derek o menino mais popular da escola, aquele que todas desejam.
Enquanto isso acontece Nash um amigo de infância de Marisa volta a se aproximar dela e as coisas só parecem melhorar.
O impossível acontece, e Derek e Marisa começam a namorar. Devido a isso vários problemas surgem. Sterling se afasta da amiga e Nash diz que está apaixonado (mas não diz por quem). Aos poucos os problemas só pioram e os pais de Marisa se separam, causando uma confusão só em sua vida.
Sabe aquele momento que você sabe que só coisas ruins vão acontecer? Então, esse é o momento na vida de Marisa. Derek também apronta uma e ela se vê sozinha no meio de tantos problemas.
Ela não tem mais ninguém.
Aos poucos as coisas começam a melhorar mas o que será que ela irá fazer da vida agora? Sem melhor amiga, sem namorado e com sua família em guerra?

Quando esse livro chegou corri para lê-lo e da caixa que chegou ele foi o primeiro.
Ao iniciar a leitura já notei que minhas expectativas seriam quebradas e foram mesmo, mas até então não tinha problema.
Não sei o que está havendo, mas os dois últimos livros da autora já não me impressionaram como o primeiro que eu li.
Bom, a escrita é leve, e a história é bem rápida. Li o livro em apenas algumas horas e claro, houve momento que ri e que me irritei.
O clichê que tanto falamos com certeza está presente nesse livro. Não é algo ruim e nem algo bom, pelo menos ao meu ver, mas posso dizer que tanto mi mi mi me cansou. Marisa me irritou um pouco u.u e o Nash é um lindo s2
O livro recebeu minhas 3 estrelas e não vou parar de ler os livros da autora, é sempre bom para me distrair!

A.Figueiredo 20/03/2013

Legal.
www.estantedadebora.com.br

O livro narra a história de Marisa, uma garota que entende estar pronta para seu primeiro relacionamento. Tem uma queda por Derek, garoto popular, que acaba convidando-a para sair. Os pais dela decidem se separar, ela tem uma briga com seu melhor amigo Nash. E um cara que sabe tudo que se passa dentro da escola que ela estuda, resolve fazer um programa todas as noites, ajudando os ouvintes com seus problemas, inclusive com os dela.

O que eu achei do livro? O livro é legal, mas eu esperava mais, eu criei expectativas com base em algumas resenhas que havia lido, então, acabei esperando mais do que devia.

Não que o livro não seja bom, ele é. Apesar de Marisa ser um pouco imatura, ela amadurece no decorrer da história, graças a Deus. Eu gostei do Nash, na verdade gostei muito do Nash, sim, o Nash é um melhor amigo e vizinho muito bacana. O Derek é um cara legal, lindo, mas às vezes "mete os pés pelas mãos".

Achei legal a ideia do DJ anônimo, os temas tratados por ele e as repostas dadas às dúvidas dos ouvintes são bem interessantes.

No entanto, achei o livro previsível, talvez eu precisasse de um toque do inesperado, mas isto não aconteceu. Enfim, eu gostei da leitura, mas podia ter sido mais. Li o livro rapidinho, a escrita da Susane é bem leve, então, quando menos se espera você já está terminando.

Glaucia 22/03/2013

Esperando por Você - Susane Colasanti
Marisa tem a vida perfeita: pais que se amam, sua melhor amiga Sterling. Mas esse ano, ela quer mudar. Quer apagar o papel da menina esquisita que foi no último ano, devido a sua crise de ansiedade. E claro, arrumar um namorado, de preferência, o popular Derek, a qual suspira secretamente.

Ela também, irá se reaproximar de Nash, um garoto nerd e que ela jamais pensaria em namorar, a qual ela sempre brincou desde pequena, mas que por algum motivo, perderam contato.

Após ouvir rumores de que Derek está solteiro, ela começa a perceber, o interesse dele por ela e comenta com a amiga, que a aconselha a ir fundo nesse romance.

Mas Marisa fica confusa em relação à alguns fatos que acontecem no decorrer desse namoro, e após uma briga com Sterling, fica sem chão.

Seu suporte, passa a ser um garoto misterioso, que fez uma espécie de "rádio online", e que todos os dias, conta fatos da escola que são omitidos pela direção, mas que também dá conselhos para os ouvintes que enviam e-mails contando seus problemas. Todos ficam intrigados com o tal garoto, querendo saber sua identidade, inclusive Marisa, mas será que ela já não sabe?

Susane Colasanti soube criar um livro recheado de romance, descobertas e conflitos enfrentados na adolescência, mas sobretudo tratados com muito bom humor.

Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©

Rose 28/03/2013

Marisa é uma adolescente que não vê a hora de ter seu primeiro namorado. Na verdade, seu namorado perfeito tinha a cara e o jeito de "Derek", um garoto muito popular do colégio, mas que já tinha namorada...
Marisa tinha problemas de ansiedade, e depois de atravessar um ano particularmente ruim, estava tentando se reinventar neste novo começo de aulas. Ela queria ser mais feliz, fazer novas amizades, arranjar um namorado...
Mas as coisas demoram a mudar e ela já começa a se questionar quando sua vida valeria a pena. É quando ela volta a se aproximar de um antigo amigo de infância, que mora bem perto dela e do qual sem motivo aparente acabou se afastando: "Nash", o nerd do colégio. Sem falar que Derek, o menino que lhe tira o sono, parece finalmente está lhe dando bola!
E quando tudo parece estar se encaixando, Marisa tem que encarar a separação dos pais. Ela agora está dividida, não consegue entender seus sentimentos em relação aos pais e nem em relação à Derek e a Nash.
É o segundo livro que leio da autora (Bem Mais Perto) e ambos relatam bem o ambiente de um adolescente. Neste volume temos a oportunidade de ver que nem tudo que pensamos ser o ideal para a vida que sonhamos, seja realmente ideal para nossa vida real. Cada vida tem um show próprio, resta cada um de nós saber ouvi-la...

Psychobooks 29/03/2013

www.psychobooks.com.br

Meu primeiro contato com a Susane Colasanti foi quando li Bem mais Perto, que não me agradou. Ainda assim, resolvi dar mais uma chance para a autora e Esperando por Você foi um pouco melhor - ênfase no pouco -, mas não posso dizer que gostei da leitura e vou explicar para vocês meus motivos.

- Um pouco mais do mesmo
O enredo é aquele velho clichê dos livros para joven-adulto: escola, triângulo amoroso: de um lado protagonista excluída socialmente com uma melhor amiga linda e extrovertida; do outro um nerd tímido que é amigo da protagonista desde que eram crianças e o bonitão mais desejado da escola que tem uma namorada linda.

Mas aí você pode estar se perguntando, se você sabia que era clichê, por que pegou o livro para ler? E eu vou lhe responder, querido leitor. Porque a protagonista 'tem' distúrbio de ansiedade e isso me chamou atenção, pensei que a autora poderia desenvolver um enredo um pouco mais profundo, além dos velhos clichês. Mas eu estava redondamente enganada.

- Narrativa
O estilo de escrita da autora também não me agradou, vejam bem, sei que adolescentes falam muitas gírias, mas em excesso em um texto, deixa a leitura cansativa e passa a impressão de personagens um tanto quanto 'forçados'. A autora poderia ter usado outros elementos para caracterizar melhor seus personagens e não pesar a mão na linguagem.

Minha maior decepção foi a autora não ter explorado bem o tema 'distúrbio de ansiedade', que muitas vezes parecia mais um ataque de birra de uma adolescente mimada do que uma condição mais séria.

- Personagens nada memoráveis
"(...)Eu me odeio. Odeio ter de lidar com isso, odeio minha vida. E odeio não poder contar com alguém que esteja inteiramente a meu lado no momento em que preciso e exatamente do modo que preciso."

Marisa - a personagem principal -, teve um episódio de depressão no passado, que foi muito importante e isso é citado a todo momento, fiquei o tempo todo esperando por um 'flashback' ou uma boa explicação sobre o assunto - motivo e como foi superado - e isso nunca aconteceu, o que me deixou bastante frustrada, já que foi um evento marcante na vida de Marisa. Sem contar que, para mim, ela é bastante irritante, egoísta e mimada.

Os dois principais personagens masculinos são opostos, um é nerd tímido e o outro é o bonitão mais desejado da escola. Já li diversos livros jovem-adulto onde o(a) autor(a) conseguiu transformar aparentes clichês em personagens críveis e carismáticos, no caso de Derek e Nash, infelizmente, isso não aconteceu.

O misterioso dj de um programa popular da internet é um cara descolado, que sabe de todos os segredos da escola e prefere manter sua identidade anônima. Mas acho que a autora se esqueceu disso durante o desenvolvimento do enredo, porque não é nenhuma surpresa quando essa identidade é revelada.

- Pontos positivos
A relação da Marisa com seu pai foi belamente construída, cheia de carinho e momentos agradáveis.

Mesmo com todo o incômodo das gírias em excesso pelo meio do caminho, achei uma leitura rápida e tranquila. Daquelas em que você não precisa pensar em absolutamente nada, muito menos refletir sobre algum assunto. Assim que fechei o livro, já estava pronta para o próximo.

- Ler ou não ler?
Então, querido leitor, eu fui bem sincera nos meus comentários acima e essa é minha opinião. Para mim, o livro não foi legal, mas se você não liga para clichês, falta de surpresas, personagens insossos e quer algo apenas para passar seu tempo, vá em frente e leia, pode ser que goste. E para deixar você mais animado, informo que conversei com algumas pessoas que leram e gostaram bastante ;)

"Nada pode garantir que um relacionamento irá durar para sempre, mas me sinto bem estar qui, no "agora", deixando que o futuro tome conta de si mesmo."

laysadyoliveira 29/03/2013

Ao ver a capa o que mais me chamou a atenção foi "Dois meninos. Duas paixões. Uma garota indecisa."; quem nunca passou por um momento assim na vida? E foi com essa esperança de me identificar com o livro que comecei a ler.
A personagem principal é a Marisa, uma adolescente que acabou de sair de uma fase ruim da sua vida, a qual quer superar neste novo ano letivo que se inicia, o segundo ano do Ensino Médio. Ela junto com sua amiga, a Sterling, tem muitos planos para essa nova fase da vida e o maior deles é arranjar um namorado.
Nossa protagonista já tem um cara em vista, porém é aquele típico cara perfeitinho que está namorando com a garota popular da escola, porém quem disse que ela desiste fácil? De forma alguma, ela tenta de várias formas chamar a atenção dele, e a grande sorte dele é que eles tem aulas juntos, e isso faz aquele cara dos sonhos acabar se aproximando dela aos poucos. Junto disso uma amizade do passado resolve retornar à sua vida, se trata de Nash, um nerd todo desajeitado que foi o melhor amigo de Marisa na infância.
É uma história clichê, que provavelmente você já deve ter visto por ai, mas por ser super leve achei bem interessante a leitura.
Outro grande tema que é abordado no livro, que eu particularmente achei muito interessante ser colocado por lá, é o de se relacionar com uma pessoa virtualmente. Nos dias de hoje é cada vez mais comum se encontrar com alguém que você só conhece virtualmente, mas e quando se tem 16 anos, isso pode ser bem perigoso, foi isso que a autora quis transmitir de uma forma leve, entre amigas, e o desfecho não é como a gente espera, mas claro que não vou contar para vocês, então leia!
A autora resolveu escrever o livro como se a personagem que narrasse tudo que tivesse acontecendo, em primeira pessoa, e isso ajudou, na minha opinião, a história e seu desenvolvimento. Porém faltou abordar o tal distúrbio de ansiedade de Marisa de uma forma mais abrangente, contando um pouco mais sobre isso, como ela superou a fase, iria ser muito interessante para os leitores descobrirem mais sobre este assunto.
Durante todo o livro podemos perceber o quanto Marisa cresce e amadurece.

E para finalizar: Toda adolescente deveria ler este livro, é super indicado, parece que fala diretamente para você e para um momento que você já passou ou pode passar.

Maressa 29/03/2013

Esperando por você - Susane Colasanti
Marisa começa o segundo ano cheia de expectativas. A garota quer acabar com a imagem de esquisita que todos tem dela e principalmente: arrumar um namorado. Sua melhor amiga Sterling também tem as mesmas pretensões mas sempre se envolve com os caras errados nos bate-papos online.
Para Marisa o popular Derek é o cara perfeito. Quando ela finalmente tem a chance de namorar o rapaz percebe que ele é um completo idiota. As brigas constantes e a estranha relação que Derek ainda mantém com sua ex fazem Marisa tomar a difícil decisão de terminar.
Marisa passa por tempos difíceis, seu amigo Nash está distante, muito em função do "fora" que ela deu nele a algum tempo atrás. Sterling ainda está brava porque se sentiu colocada em segundo plano logo que Marisa engatou o namoro com Derek. E o pior de tudo: os casamento sólido entre os pais de Marisa desmorona.
Quando tudo leva Marisa ao fundo do poço, coisas boas começam a acontecer e ela descobre que tudo que sempre buscou estava bem ali.
"Esperando por você" é um clichê delicioso, mas que precisa se mastigado aos poucos. Isso porque Marisa demora bastante para descobrir o que estava óbvio desde o começo, e se o leitor não for paciente abandona o livro. MAS NÃO ABANDONEM! Esse é um dos poucos títulos que li até hoje que soube desenvolver a história no tempo certo. Não houve correria no final, cada um dos personagens teve seu devido desfecho e fiquei super satisfeita. Sobre os personagens, gostei bastante de Sterling e Nash. A melhor amiga de Marisa tem uma energia e tanto, é bastante divertida apesar de ser meio "cabeça-oca". Já Nash é inteligente, doce e companheiro.
O livro tem páginas amarelas e a fonte está num ótimo tamanho. A diagramação é bastante simples e a revisão foi impecável, não encontrei um erro sequer. "Esperando por você" está recomendadíssimo para quem adora um romance leve.

Blog PL 30/03/2013

Palácio de Livros - Resenha postada em http://palaciodelivros.blogspot.com.br/2013/03/resenha-esperando-por-voce-susane.html
Depois de superar a depressão – conseqüência do distúrbio de ansiedade – Marisa resolve fazer um “pacto” com sua melhor amiga, Sterling. Prometeram uma à outra, e principalmente para si mesmas, que o ano que se seguiria seria melhor que os demais. Isso incluiria arrumarem namorados, algo que acreditavam que já deveriam ter, como as demais meninas da mesma idade.
Marisa sempre sentia seu coração acelerar ao observar Derek, um menino perfeito aos seus olhos, e ideal para si. Porém, havia um grande problema: Derek já tinha uma namorada. E isso não o impedia de sorrir para nossa protagonista, deixando-a pasma e nervosa.
Enquanto isso, em sua casa, viera um convidado de sua mãe jantar e sua irmã Sandra havia discutido sobre problemas ambientais com ele, causando um clima extremamente tenso. Mas não fora isso que mais incomodara Marisa. Esta percebera que sua mãe estava cada vez mais distante, como se algo a incomodasse.
Nash, um amigo de infância que Marisa já havia perdido o contato, volta a se relacionar muito bem com nossa protagonista, tornando-se mais intimo que muitos outros amigos. Tudo estava perfeitamente bem, inclusive quando Marisa descobriu que Derek estava solteiro e a chamara para sair.
Porém Nash já havia admitido o amor que sentia por Marisa, ao tentar beijá-la e ser rejeitado pela mesma. Mas Nash não tinha nada a ver com ela, tinha? Afinal, Nash não era Derek, o menino perfeito. Além disso, havia um radialista anônimo de seu colégio que sempre a animava e dava conselhos muito importantes em um canal da internet. Marisa precisava conhecê-lo.
Por mais que tudo tivesse começado bem, Marisa teria o sorriso de seu rosto apagado mais rápido do que esperava. Seus pais não estavam mais se dando bem, sua relação com a irmã estava tensa, assim como Nash, que se distanciara. Mas o pior de tudo fora Derek, que não parecia preparado para abandonar sua ex-namorada... Ou seria coisa da cabeça de Marisa?

Esperava ansiosamente por esse livro. Parecia leve, divertido, exatamente o que eu procurava. Sua capa era bem chamativa, seu título simples, mas parecia guardar uma grande história de amor. No entanto, decepcionei-me um pouco com o enredo.
Primeiramente, os acontecimentos não eram próximos à realidade. A vida adolescente de Marisa era muito distante da nossa, suas dificuldades eram diferentes das quais um adolescente “comum” enfrenta. E tudo era abordado de forma abrupta; não havia uma linha temporal correta. Em um capitulo, Marisa narrava as discussões com a irmã, no seguinte, guardava um capitulo inteiro para contar sobre os ensaios de orquestra, nada que fosse realmente importante para história, ou que contribuísse para a construção da personagem.
A mudança de cenário repentinamente me incomodou muito. A narração informal também foi outro ponto: o excesso de “tipo” nas frases, e expressões populares como “Eu meio que...”. Mas creio que isso foi intencional. A autora, Susane Colasanti, provavelmente imaginou que isso contribuiria para o clima adolescente do livro.
Contudo, não posso reclamar da construção dos personagens. Marisa é uma personagem inocente, mas que me conquistou, assim como Nash e Sterling. Senti certa repulsa à mãe da protagonista, talvez por não ter aprovado o que tinha feito. Conforme o livro se seguia, consegui perdoá-la no mesmo momento que Marisa.
A autora tinha uma história simples, porém, poderia ter feito dela muito mais. Todos os mistérios estavam óbvios, não causaram surpresa alguma, e os pontos importantes do livro não tiveram ênfase e intensidade.
Gostei muito do dia-a-dia da protagonista. Acreditei que seria algo monótono e desinteressante, mas conseguiu prender minha atenção como nenhum outro livro fez. O radialista anônimo falava sobre assuntos engraçados e interessantes, como a relação entre homem e mulher. Ri inúmeras vezes nessas cenas e aguardei impacientemente outras semelhantes. Os detalhes estéticos do livro também contribuíram muito para essa gostosa experiência. A fonte da letra, a cor do papel e até mesmo o material da capa.
O desfecho deixou a desejar, mas percebi em seu final que o livro foi relaxante e um bom passa-tempo. Todos seus defeitos, na verdade, são simples e bobos e que isso não fez da história uma grande decepção. Houve lições bem bacanas, que realmente gostei de ter contato. O único problema foi seu desenvolvimento, a construção no geral; se não fosse por isso, esse livro teria com certeza me conquistado por completo.
Indico sim Esperando Por Você para quem procura uma leitura juvenil que abrange vários sentimentos e retoma o “vazio existencial” que todos nós passamos nessa idade. Vocês irão gostar da vida de Marisa tanto quanto eu gostei!

Primeiro Parágrafo: "A melhor coisa num acampamento de verão é o ultimo dia. É o dia em que você pode finalmente ir para casa e viver de novo como uma pessoa normal."

Melhor Quote: "[...] Isso é bem uma prova de que as pessoas são sempre capazes de surpreendê-lo, por melhor que seja o conceito que você tem delas."

Por Letícia Lançanova

Another Words 30/03/2013

Blog Another Words - http://anothersimplewords.blogspot.com.br
Só eu adoro quando as capas americanas são mantidas nas edições brasileiras? Convenhamos, elas quase sempre são mais bonitas. Essa capa, inclusive, foi um ponto que despertou a minha curiosidade em relação ao livro. Além disso, Susane Colasanti já era um nome conhecido para mim e não hesitei na hora de decidir se daria ou não uma chance para a autora.
Marisa é uma garota de apenas 15 anos que está começando o segundo ano do ensino médio. A perspectiva é de que o novo ano seja muito positivo e melhor do que o que passou. Tudo que Marisa quer é deixar de ser a esquisitona que sofre de distúrbio de ansiedade para finalmente se enturmar e passar a ser alguém considerada legal. Com a ajuda de Sterling, sua melhor amiga, parece que tudo dará certo.
Mas Sterling não é a única fonte de felicidade de Marisa. Derek, o ficante que está mais para o amor de sua vida, parece deixar as coisas mais fáceis e alegres a cada vez que se encontram. E temos Nash. O antigo amigo esquecido, que de uma hora para outra se torna muito mais próximo e volta a ser presente.... Provocando sentimentos confusos em Marisa.
E aí está nosso triângulo amoroso, ponto que costuma me irritar muito em qualquer livro. Imaginem a minha surpresa ao perceber que dessa vez não foi assim! Por quê? Porque temos um diferencial. O triângulo amoroso de Marisa, Nash e Derek não é o ponto mais debatido do livro. Ao invés de a garota passar as mais de trezentas páginas do livro tentando decidir qual cara é o mais perfeito, ela ocupa seu tempo enfrentando pequenos problemas com cada um deles. Sem indecisões, sem confusões, sem irritações.
Porém, mesmo que Marisa saiba quem quer, seu “amor” por Derek me pareceu forçado demais. Em um capítulo ela só pensava em Nash, e, de repente, ao virar uma página, eu me deparava com ela morrendo de amores por Derek. Outra coisa que me incomodou foi a irrelevância do distúrbio de ansiedade na história toda. Se fosse bem mais trabalhado, esse ponto conferiria mais um diferencial ao livro. Este, por sua vez, não se trata apenas de romance adolescente. Marisa, ao longo do enredo, se depara com problemas familiares e brigas entre amigos, o que enriquece a narrativa e a torna um pouco mais complexa.
Sobre os personagens, Marisa não tem personalidade marcante e não faz muita coisa para que eu possa considerá-la como uma boa personagem. Não consigo me conformar com a ideia da autora de criar uma protagonista com 15 anos de idade que seja tão, de certa forma, ingênua e desentendida. Derek é o Sr. Perfeito que não convence ninguém: desde o início o leitor percebe que seu único ponto forte é o lado externo mesmo. Nash é uma graça, apesar de um pouco estranho. Não cheguei a sentir nada especial por ele, mas deu para gostar. Sterling mesmo sendo revoltada demais me agradou de certa forma. Ela adora cozinhar e me deixava com fome a cada cena!
A escrita da autora, que era a minha grande aposta para com o livro, acabou decepcionando. Está informal demais para o meu gosto e me irritei bastante com as tantas vezes que li a expressão “Tipo...”. Os “mistérios” do enredo tinham solução previsível demais, tanto que nem sei se a intenção foi mesmo surpreender.
Apesar disso tudo, Esperando por você foi uma leitura leve e fluida, gostosa de se fazer e nada cansativa. Os capítulos são bem curtinhos e isso facilita o andamento geral. É claro que, se você ler a sinopse e a frase de capa, já dá para ter certeza da resolução do triângulo amoroso, mas isso não a torna menos fofa. O final foi agradável e resolveu os conflitos de uma boa maneira. No geral, a leitura foi meio decepcionante, mas não vou desistir da autora. Pretendo dar a ela uma nova chance logo, logo! (EM BREVE, SORTEIO DO LIVRO!)