Esperando Por Você

Esperando Por Você Susane Colasanti

Resenhas - Esperando por Você

@igormedeiroz 29/03/2013

Esperando por você é o primeiro livro que li da autora, desde já,Suzane Colasanti mostra-se jovem, como uma adolescente ao escrever o livro. Certa vez discutindo com amigos, entramos no assunto em que quando um autor entra no assunto jovem, o leitor passa a ficar mais preso na trama. Comprovado! Adaptado a uma linguagem fácil e bastante clichê, onde uma menina fica em dúvida entre o garanhão e o magricelo.

Sofredora de distúrbio ansioso e por estar deprimida por um tempo, Marisa se exclui dos demais alunos da escola e passa a ser a esquisita da turma. Mas ela quer inverter a situação, agora já está crescida, tem quinze anos, está disposta a mudar para ser mais feliz.

"É esquisito como o tempo é capas de mudar algo que você achou que continuaria para sempre inalterado" Pág. 17
Dentro das suas mudanças, ela juntamente com sua melhor amiga Sterling, combina que esse será o ano. Ambas iriam arranjar namorados. Nada mais bombástico do que um "surfista da Califórnia", um bom partido até, para a nossa protagonista; Derek é o nome desse menino, e Marisa só com um olhar do garanhão se desmancha de amor. Desavenças aconteceram com os amigos de Marisa, dentre eles Nash (o cérebro dele é como essas esponjas que sugam tudo e mantém as informações ali dentre para sempre, verdadeiro nerd) que morre de amor por ela, por causa do novo romance com Derek;

O livro trás as personalidades conflitantes de uma família. Mostrando que se pode ser feliz com que não quer e, que temos que aceitar as escolhas de todos. Trás também as confissões de amizade, amor, tristeza e mais amor. Narrado em primeira pessoa o livro não é cansativo, é engraçado e fofo. Um leitura rápida, gostosa e viciante. Nada a reclamar sobre diagramação, capa ou qualquer outra coisa, já que é um dos meus livros favoritos.

"Acho que você pode se sentir como irá se sentir e, então fazer com que se sinta dessa forma, se for uma pessoa determinada" Pág. 95

Psychobooks 29/03/2013

www.psychobooks.com.br

Meu primeiro contato com a Susane Colasanti foi quando li Bem mais Perto, que não me agradou. Ainda assim, resolvi dar mais uma chance para a autora e Esperando por Você foi um pouco melhor - ênfase no pouco -, mas não posso dizer que gostei da leitura e vou explicar para vocês meus motivos.

- Um pouco mais do mesmo
O enredo é aquele velho clichê dos livros para joven-adulto: escola, triângulo amoroso: de um lado protagonista excluída socialmente com uma melhor amiga linda e extrovertida; do outro um nerd tímido que é amigo da protagonista desde que eram crianças e o bonitão mais desejado da escola que tem uma namorada linda.

Mas aí você pode estar se perguntando, se você sabia que era clichê, por que pegou o livro para ler? E eu vou lhe responder, querido leitor. Porque a protagonista 'tem' distúrbio de ansiedade e isso me chamou atenção, pensei que a autora poderia desenvolver um enredo um pouco mais profundo, além dos velhos clichês. Mas eu estava redondamente enganada.

- Narrativa
O estilo de escrita da autora também não me agradou, vejam bem, sei que adolescentes falam muitas gírias, mas em excesso em um texto, deixa a leitura cansativa e passa a impressão de personagens um tanto quanto 'forçados'. A autora poderia ter usado outros elementos para caracterizar melhor seus personagens e não pesar a mão na linguagem.

Minha maior decepção foi a autora não ter explorado bem o tema 'distúrbio de ansiedade', que muitas vezes parecia mais um ataque de birra de uma adolescente mimada do que uma condição mais séria.

- Personagens nada memoráveis
"(...)Eu me odeio. Odeio ter de lidar com isso, odeio minha vida. E odeio não poder contar com alguém que esteja inteiramente a meu lado no momento em que preciso e exatamente do modo que preciso."

Marisa - a personagem principal -, teve um episódio de depressão no passado, que foi muito importante e isso é citado a todo momento, fiquei o tempo todo esperando por um 'flashback' ou uma boa explicação sobre o assunto - motivo e como foi superado - e isso nunca aconteceu, o que me deixou bastante frustrada, já que foi um evento marcante na vida de Marisa. Sem contar que, para mim, ela é bastante irritante, egoísta e mimada.

Os dois principais personagens masculinos são opostos, um é nerd tímido e o outro é o bonitão mais desejado da escola. Já li diversos livros jovem-adulto onde o(a) autor(a) conseguiu transformar aparentes clichês em personagens críveis e carismáticos, no caso de Derek e Nash, infelizmente, isso não aconteceu.

O misterioso dj de um programa popular da internet é um cara descolado, que sabe de todos os segredos da escola e prefere manter sua identidade anônima. Mas acho que a autora se esqueceu disso durante o desenvolvimento do enredo, porque não é nenhuma surpresa quando essa identidade é revelada.

- Pontos positivos
A relação da Marisa com seu pai foi belamente construída, cheia de carinho e momentos agradáveis.

Mesmo com todo o incômodo das gírias em excesso pelo meio do caminho, achei uma leitura rápida e tranquila. Daquelas em que você não precisa pensar em absolutamente nada, muito menos refletir sobre algum assunto. Assim que fechei o livro, já estava pronta para o próximo.

- Ler ou não ler?
Então, querido leitor, eu fui bem sincera nos meus comentários acima e essa é minha opinião. Para mim, o livro não foi legal, mas se você não liga para clichês, falta de surpresas, personagens insossos e quer algo apenas para passar seu tempo, vá em frente e leia, pode ser que goste. E para deixar você mais animado, informo que conversei com algumas pessoas que leram e gostaram bastante ;)

"Nada pode garantir que um relacionamento irá durar para sempre, mas me sinto bem estar qui, no "agora", deixando que o futuro tome conta de si mesmo."

Yara Andrade 28/03/2013

Esperando por você é o primeiro livro da Susane Colasanti que leio e apesar da sinopse ter me dado a impressão de que o livro seria mais do mesmo, fiquei ansiosa, mas ainda assim não criei grandes expectativas.

A premissa é bem simples, uma adolescente comum do ensino médio, Marisa, é apaixonada por Derek, o garoto popular. Marisa ainda tem um amigo fofo, o Nash, que poderia ser mais que um amigo. Na estória ainda tem um DJ anônimo e a melhor amiga de Marisa, a Sterling. A estória é bem clichê e no momento em que li a sinopse, já sabia como o livro terminaria e sem surpresa nenhuma, a estória terminou exatamente do jeito que pensei. O livro é muito previsível e não tem nenhum elemento surpresa que o diferencie de outros livros do gênero, é simplesmente mais do mesmo.

Ainda com a estória sendo bem fraquinha e previsível, a Susane Colasanti tem uma narrativa muito boa e envolvente. Os capítulos do livro são bem curtinhos e juntando isso com a deliciosa narrativa da Susane Colasanti, é um livro leve e rápido de ler.

Tive muitos problemas com a Marisa, a personagem principal, porque em certos momentos ela tinha atitudes e pensamentos bem maduros, mas em outros momentos tinha atitudes muito infantis. Mas o que mais me irritou na Marisa, sem dúvidas, foi a obsessão dela em arranjar um namorado, como se isso fosse mudar a vida dela. E não era qualquer namorado, tinha que ser o namorado perfeito, de preferência o Derek. Em relação à vida amorosa dela, ela era inocente ao extremo. Apesar disso tudo, Marisa é uma personagem bem construída, só é chata. E ao decorrer do livro, é muito interessante ver Marisa tentar não ser deixar dominar pela ansiedade, que é principal consequência do distúrbio emocional que ela tem.

Os outros personagens são bem construídos também e no final do livro, percebemos que todos os personagens aprenderam e amadureceram muito ao decorrer da estória. O livro também é cheio de referencias super legais de séries, livros e músicas. Uma coisa que gostei muito na edição, além dos capítulos pequenos, é a capa, que é muito significativa.

Apesar da estória fraquinha e da personagem principal ser chatinha, é um livro legal de se ler e não me arrependo de ter lido. Recomendo para quem está atrás de um livro leve, sem grandes expectativas.

Para mais resenhas: http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br

Rose 28/03/2013

Marisa é uma adolescente que não vê a hora de ter seu primeiro namorado. Na verdade, seu namorado perfeito tinha a cara e o jeito de "Derek", um garoto muito popular do colégio, mas que já tinha namorada...
Marisa tinha problemas de ansiedade, e depois de atravessar um ano particularmente ruim, estava tentando se reinventar neste novo começo de aulas. Ela queria ser mais feliz, fazer novas amizades, arranjar um namorado...
Mas as coisas demoram a mudar e ela já começa a se questionar quando sua vida valeria a pena. É quando ela volta a se aproximar de um antigo amigo de infância, que mora bem perto dela e do qual sem motivo aparente acabou se afastando: "Nash", o nerd do colégio. Sem falar que Derek, o menino que lhe tira o sono, parece finalmente está lhe dando bola!
E quando tudo parece estar se encaixando, Marisa tem que encarar a separação dos pais. Ela agora está dividida, não consegue entender seus sentimentos em relação aos pais e nem em relação à Derek e a Nash.
É o segundo livro que leio da autora (Bem Mais Perto) e ambos relatam bem o ambiente de um adolescente. Neste volume temos a oportunidade de ver que nem tudo que pensamos ser o ideal para a vida que sonhamos, seja realmente ideal para nossa vida real. Cada vida tem um show próprio, resta cada um de nós saber ouvi-la...

C. Aguiar 26/03/2013

Recebi esse livro de parceria da editora e confesso que achei que não ia chegar por causa dos problemas dos correios, mas graças a Deus deu tudo certinho.
Li esse livro em seis dias, eu deveria ter lido em menos tempo, mas devido algumas coisas dei uma atrasada e já deveria ter publicado a resenha para vocês, sinto muito por isso. Bom, chega de enrolação!

Já começo dizendo que a capa é e não é do meu agrado. Sinto como se estivesse faltando algo e a pessoa que está com a blusa colorida ficou meio estranha, então as vezes eu não gosto muito da capa..em contra partida gosto de como a outra pessoa está. Pois é eu sei, isso é confuso.
A personagem que vamos conhecer e é quem narra o livro é Marisa! Uma jovem adolescente com distúrbio de ansiedade e um pouco de depressão faz com que no ano anterior fosse a esquisitona do colégio, mas ela está decidida a mudar esse ano, ela quer mesmo aparecer. Não naquele sentido "patricinha metida a besta" da coisa toda.
Fiquei torcendo para que ela pudesse reverter o quadro e fosse mais aceita pelo colegas, afinal ter problemas não é fácil e ainda mais quando são emocionais e te fazem ficar um caco em qualquer momento se por acaso você não se ligar no que está acontecendo ao seu redor.
Ela tem uma família feliz. E o que eu mais gostei foi a realidade de tudo isso...temos uma irmã mais nova implicante (aquela fase horrível de pré adolescência em que a pessoa fica revoltada com tudo e todos), um pai legal ( a pessoa em que você pode se firmar, contar e tentar sobreviver com ela a cada dia do seu lado te apoiando) e uma mãe meio distante, que quer ter o seu espaço e ficar sozinha da família em algumas ocasiões.
Confesso que a mãe da personagem não me desceu a garganta desde o inicio do livro e eu estava certa, por assim dizer. Eu confesso que posso até dizer que ela é o pivô de todos os problemas familiares que o pessoal tem, só acho, porque ela não se impõe como mãe e ela deixa muito a desejar. Ou seja, de tudo que eu disse agora, acho que deu para perceber coisas bem reais, acho que muita coisa do que eu escrevi vocês podem achar alguém que se encaixe nessas atitudes.
A Marisa tem uma amiga chamada Sterling que vive se interessando por garotos mais velhos que ela e começa algo perigoso (ao meu ver) ao conversar com rapazes mais velhos pela internet. E se esse cara for um tarado ou algo assim? Pelo menos a Marisa teve as mesmas reações que eu e o que será que isso vai dar? (sem spoiler). Ah e só para constar eu queria deixar claro que fiquei apaixonada pela característica da personagem gostar de cozinhar (a amiga da Marisa).
Eu não ia dizer, mas como na sinopse diz..os pais de Marisa estão se separando, mas por que? O que existe entre eles que não pode ser consertado? Qual o problema do casal? Como a personagem vai reagir a tudo isso?
Para mim a Marisa acaba se iludindo que quer ficar com o Derek, só porque ele é bonito e popular. Isso não deveria contar muito cem relação a outras qualidades que o Nash tem (o melhor amigo dela que está no páreo para saber quem fica com ela).
Eu achei tudo muito previsível em alguns momentos, não sei se porque eu observo demais..só sei que eu já sabia todo o final do livro e quase tudo sobre muitas coisas que aconteceram, apesar de não saber o que tinha levado a isso ou como se desenvolveria, por isso os fatos não perderam o brilho para mim.
O livro é bem adolescente, descontraído e levinho para uma leitura naquela tarde chuvosa em que você quer relaxar.
Marisa acaba tendo que lidar com tantas coisas que quando as ruins acontecem são quase todas ao "mesmo tempo" e ela se vê quase desesperada, então como vocês acham que ela vai sair de tudo isso? Quais as respostas para as situações que vão aparecer no livro? Só lendo para descobrir..e ainda tem mais uma coisa, quem é o garoto misterioso em que todos no colégio estão falando? Será que a personagem vai descobrir quem é?
Eu particularmente matei essa charada assim que falaram dele, que ele era um cara misterioso e tudo mais, que fazia um programa ao vivo todas as noites e ninguém sabia quem era...acho que dá para descobrir esse pequeno mistério bem rapidinho, só ficar atento. Fica a minha dica.

Essa resenha pertence ao site literário: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br

Leandro | @obibliofilo_ 01/04/2013

"Esperando por Você" é o tipo de livro que ao ler sua sinopse, o leitor já sabe mais ou menos o que esperar da história no geral. Inicialmente, eu esperava uma história agradável e leve. E ainda bem que a Susane Colasanti não me decepcionou. Soube cumprir com a premissa do livro e ainda me deixou satisfeito ao concluir a leitura.

[SINOPSE] É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek ? o amor da sua vida ? a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?

Marisa aparenta ser uma garota comum, com problemas típicos da sua idade. Porém, isso é mera ilusão. Ela sofre com o distúrbio de ansiedade e já teve depressão. Com o apoio incondicional de sua família e de sua melhor amiga Sterling, ela supera seus medos e seus problemas a cada dia.

Inevitavelmente, estar apaixonada não é uma situação muito agradável. E mais complicado ainda, é gostar do garoto mais bonito e popular da escola: Derek. Marisa possui aquela paixão típica das adolescentes de sua idade e em alguns momentos sofre, por acreditar que ele não sente o mesmo por ela.

Nash, seu amigo de infância, está se reaproximando dela, mas de uma forma diferente. Aparentemente, os seus sentimentos por ela estão diferentes, mudaram...

Com uma narrativa objetiva, rápida e até agradável, o leitor vive os dramas e problemas da vida de Marisa. Uma história jovem e atual, que aborda vários assuntos como depressão, separação, relacionamento virtual entre outros.

"― Não acredito que pude ser tão estúpida! ― Não acho que é estúpido querer ficar com um cara que é gato. Não é isso que todas querem? ― É, mas depois você se dá conta de que este "kit completo" que todas buscam é uma coisa inalcançável. Não existe ninguém que tenha tudo o que você espera."
Pág.: 317

Segundo livro da autora Susane Colasanti que leio e como sempre ela não me decepcionou. Obviamente não é um livro fantástico, mas é um livro singelo que proporciona a qualquer leitor uma leitura divertida e até um pouco fofa. O grande segredo para que você possa curtir os livros da Colasanti é não criar altas expectativas e apenas esperar uma leitura leve e descompromissada.

A personagem Marisa não possui nenhuma característica que a torne singular ou única entre tantas protagonistas teens. Porém, ela é tão verossímil em alguns momentos, que se torna quase impossível não gostar dela. Eu sei que não é complicado e nem muito menos difícil construir uma personagem jovem, cheia de problemas, medos e inseguranças. Mas a Marisa consegue se sobressair entre muitas, porque ela não irrita tanto como as demais. Essa foi a impressão que eu tive dela.

Algumas personagens não foram tão bem aproveitadas como eu esperava. Felizmente, isso não atrapalhou minha leitura, até porque havia outros pontos mais interessantes na história que a autora achou mais interessante explorar ― e eu não discordo dela.

O que eu realmente senti falta foi de descrições em alguns momentos. A autora já provou que possui uma maneira maravilhosa de descrever locais e situações no livro "Bem Mais Perto". Porém, neste livro, eu senti falta disto em muitos momentos. É sempre bom descrever os locais em que determinadas personagens se encontram de forma interessante, pois só enriquece a história. Mas isto não aconteceu em alguns momentos.

O enredo não é original e como é claramente perceptível ― apenas ao ler a sinopse ― o livro tem muitos clichês. Entretanto, a forma como a autora os abordou na história não me incomodou em momento algum e a conclusão foi satisfatória. Gostei do rumo que algumas personagens tomaram e da maneira como cada assunto foi abordado na história.

Concluindo, é um bom livro. Em nenhum momento a autora perdeu o foco ou tentou alguma mudança que só tornaria a história ruim. Não. Ela soube manter o ritmo da história e os principais focos da mesma. Caso tenha curiosidade e acredita que gostará, leia. Porém, não necessariamente crie muitas expectativas, pois talvez as mesmas não sejam totalmente atendidas. Acredito que a leitura será bem mais proveitosa se você apenas esperar o que a sinopse expõe. Assim, as chances de curtir o livro no geral e se envolver são bem maiores.

Recomendo!

Glaucia 22/03/2013

Esperando por Você - Susane Colasanti
Marisa tem a vida perfeita: pais que se amam, sua melhor amiga Sterling. Mas esse ano, ela quer mudar. Quer apagar o papel da menina esquisita que foi no último ano, devido a sua crise de ansiedade. E claro, arrumar um namorado, de preferência, o popular Derek, a qual suspira secretamente.

Ela também, irá se reaproximar de Nash, um garoto nerd e que ela jamais pensaria em namorar, a qual ela sempre brincou desde pequena, mas que por algum motivo, perderam contato.

Após ouvir rumores de que Derek está solteiro, ela começa a perceber, o interesse dele por ela e comenta com a amiga, que a aconselha a ir fundo nesse romance.

Mas Marisa fica confusa em relação à alguns fatos que acontecem no decorrer desse namoro, e após uma briga com Sterling, fica sem chão.

Seu suporte, passa a ser um garoto misterioso, que fez uma espécie de "rádio online", e que todos os dias, conta fatos da escola que são omitidos pela direção, mas que também dá conselhos para os ouvintes que enviam e-mails contando seus problemas. Todos ficam intrigados com o tal garoto, querendo saber sua identidade, inclusive Marisa, mas será que ela já não sabe?

Susane Colasanti soube criar um livro recheado de romance, descobertas e conflitos enfrentados na adolescência, mas sobretudo tratados com muito bom humor.

Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©

A.Figueiredo 20/03/2013

Legal.
www.estantedadebora.com.br

O livro narra a história de Marisa, uma garota que entende estar pronta para seu primeiro relacionamento. Tem uma queda por Derek, garoto popular, que acaba convidando-a para sair. Os pais dela decidem se separar, ela tem uma briga com seu melhor amigo Nash. E um cara que sabe tudo que se passa dentro da escola que ela estuda, resolve fazer um programa todas as noites, ajudando os ouvintes com seus problemas, inclusive com os dela.

O que eu achei do livro? O livro é legal, mas eu esperava mais, eu criei expectativas com base em algumas resenhas que havia lido, então, acabei esperando mais do que devia.

Não que o livro não seja bom, ele é. Apesar de Marisa ser um pouco imatura, ela amadurece no decorrer da história, graças a Deus. Eu gostei do Nash, na verdade gostei muito do Nash, sim, o Nash é um melhor amigo e vizinho muito bacana. O Derek é um cara legal, lindo, mas às vezes "mete os pés pelas mãos".

Achei legal a ideia do DJ anônimo, os temas tratados por ele e as repostas dadas às dúvidas dos ouvintes são bem interessantes.

No entanto, achei o livro previsível, talvez eu precisasse de um toque do inesperado, mas isto não aconteceu. Enfim, eu gostei da leitura, mas podia ter sido mais. Li o livro rapidinho, a escrita da Susane é bem leve, então, quando menos se espera você já está terminando.

jacdeoliveira 20/03/2013

Marisa e Sterling são alunas do ensino médio e fizeram uma promessa, ambas teriam seus primeiros namorados. Para a história não sair dos clichês, Marisa se apaixona por Derek o menino mais popular da escola, aquele que todas desejam.
Enquanto isso acontece Nash um amigo de infância de Marisa volta a se aproximar dela e as coisas só parecem melhorar.
O impossível acontece, e Derek e Marisa começam a namorar. Devido a isso vários problemas surgem. Sterling se afasta da amiga e Nash diz que está apaixonado (mas não diz por quem). Aos poucos os problemas só pioram e os pais de Marisa se separam, causando uma confusão só em sua vida.
Sabe aquele momento que você sabe que só coisas ruins vão acontecer? Então, esse é o momento na vida de Marisa. Derek também apronta uma e ela se vê sozinha no meio de tantos problemas.
Ela não tem mais ninguém.
Aos poucos as coisas começam a melhorar mas o que será que ela irá fazer da vida agora? Sem melhor amiga, sem namorado e com sua família em guerra?

Quando esse livro chegou corri para lê-lo e da caixa que chegou ele foi o primeiro.
Ao iniciar a leitura já notei que minhas expectativas seriam quebradas e foram mesmo, mas até então não tinha problema.
Não sei o que está havendo, mas os dois últimos livros da autora já não me impressionaram como o primeiro que eu li.
Bom, a escrita é leve, e a história é bem rápida. Li o livro em apenas algumas horas e claro, houve momento que ri e que me irritei.
O clichê que tanto falamos com certeza está presente nesse livro. Não é algo ruim e nem algo bom, pelo menos ao meu ver, mas posso dizer que tanto mi mi mi me cansou. Marisa me irritou um pouco u.u e o Nash é um lindo s2
O livro recebeu minhas 3 estrelas e não vou parar de ler os livros da autora, é sempre bom para me distrair!

tiagoodesouza 20/03/2013

Esperando por você | @blogocapitulo
Susane Colasanti é a autora do livro Bem mais perto, já resenhado aqui no blog. Se você me acompanha há algum tempo, deve saber que eu não gostei muito do livro anterior da autora. Fiquei realmente impressionado com a capacidade da autora de criar uma história tão sem noção, com uma personagem bem insossa e com um ideal de vida um tanto assustador. Quando a Novo Conceito divulgou que ia lançar mais um livro dela, resolvi dar uma segunda chance para tirar a impressão ruim que eu tive com o primeiro livro. Afinal, já mudei de opinião sobre autores ao dar uma nova chance.

A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Marisa. A autora abusa de coloquialismo em seu texto. Ok, é um livro jovem para jovens, mas chega a ficar irritante ver tantos "tipo" e "tipo assim" em poucas páginas. Para mim, quando ocorre esporadicamente nos diálogos não chega a ser um problema, mas na narrativa demonstra pobreza. Se a autora fez isso com a intenção de aproximar a linguagem dos jovens, ela subestimou a inteligência de seus leitores. Subestimou, ainda, a capacidade das pessoas de acreditar no amor. A garota dá seu primeiro beijo e já sente que o cara é especial, único, que não existe mais ninguém além dos dois quando estão se beijando (página 145). Eu até relevaria essa imaturidade da personagem por conta de seu distúrbio de ansiedade...

Mas é aí que a autora peca e não aproveita a chance de desenvolver uma boa história. Há vários distúrbios de ansiedade, como transtorno obsessivo-compulsivo e fobia social. Quando um dos distúrbios, ou um conjunto deles, se agrava pode levar a pessoa a ter depressão. Não daria uma ótima história se ela focasse na garota se recuperando ou lutando para vencer seu distúrbio para se tornar uma pessoa melhor? Mas a autora preferiu o clichê: a garota que não é tão especial assim se apaixona por dois caras e tem de se decidir por um deles.

(...) Às vezes, quando estou estressada, volto aos meus velhos livros da Judy Blume, da época do ensino fundamental, ou a reprises de programas aos quais eu assistia quando estava no 6º ano. Eles me lembram de como eu era antes de minha vida ficar tão complicada. E me dão esperança de que, um dia, talvez eu consiga recuperar aquela tranquilidade.
Página 82.

As personalidades de Derek, um surfista boa pinta e popular, e Nash, um nerd quieto no seu canto, já nos fazem imaginar aonde a autora nos levará com essa história. Junte-se a isso o fato de Marisa não ver potencial amoroso em Nash. Afinal, que garota em sã consciência ia querer um cara nerd, que a respeita e é romântico?

Susane insere um pequeno mistério no livro. Há um programa online apresentado por um cara chamado Dirty Dirk, em que ele dá alguns conselhos para os adolescentes falando de forma bem próxima deles. Como se fosse um deles. Eu não sei o costume de ler muito me fez adivinhar quem era a pessoa logo de cara ou se a autora não fez questão de trabalhar melhor a coisa; logo na primeira, ou mais tardar segunda, aparição desse personagem misterioso dá para saber quem é.

Apesar de tudo isso, eu gostei do livro e se aparecer outro da Susane por aqui eu vou querer lê-lo. Se você leu Bem mais perto e não curtiu, dê uma nova chance à autora com Esperando por você.

- Ouça bem, cara - diz Dirk -, estamos todos afundando no mesmo barco. Estamos todos entediados, desesperados e à espera que algo aconteça. Esperando que a vida melhore. Esperando que as coisas mudem. Esperando que aquela pessoa em particular finalmente preste atenção em nós. Estamos todos à espera.
Página 47.

Caroline 18/03/2013

Esperando por você - Amores e Superação.
Marisa é uma adolescente que sonha e deseja encontrar o namorado ideal. Quem nunca desejou ser notada pelo carinha popular? Se tornar uma e não ser tachada de estranha? Esse é o seu dilema. O livro é narrado por ela, ao iniciar o segundo ano do ensino médio você espera que aconteça mudanças, coisas legais, mas se mantêm na mesmice.
E para completar sua irmã mais nova parece ser mais velha, se interessa por temas polêmicos e debates.
Ela passou por momentos difíceis, distúrbio de ansiedade e pensamentos negativos. Trecho:

[...] Ter distúrbio de ansiedade significa nunca se adaptar perfeitamente a ninguém. Não que isso seja coisa ruim. Mas quando tudo o que você quer é funcionar como um ser humano normal, não se adaptar só torna os seus problemas mil vezes maiores. [...]

As coisas começam a entrar no eixo com a amizade restabelecida com Nash. O “nerd” legal com suas manias como, colecionar sinos, legado passado pelo seu avô. Para Marisa ele é somente um bom amigo e colega de classe.
É evidente a ansiedade e vontade da personagem de encontrar o menino que lhe entenda. Quem nunca pensou ou sonhou com aquela pessoa que vá lhe compreender, está ao seu lado nos momentos difíceis? E esse garoto seria Derick, o popular e simpático.

Sterling é sua melhor amiga, extrovertida, alto astral que ama cozinhar e inventar novos cardápios. Só tem um problema, Sterling não se sente atraída por meninos da sua faixa etária, prefere os mais velhos.

A vida de Marisa melhora quando Julia colega de turma lhe indica um webcast. Ela se identifica, o programa torna-se sua válvula de escape para as situações do dia a dia. E isso se intensifica após a separação dos pais e briga com os amigos. Bem que no meu ensino médio poderia ter tido um programa assim.

O livro é divido por meses, o começo foi entediante, se arrastando, depois foi melhorando e li de uma vez. É uma história para se ler nas horas vagas, consegui rir com as presepadas, pensamentos e paranóia adolescente da Marisa.

Em sua essencial busca demonstrar os medos, receios, sonhos, o se arriscar no amor. E principalmente, superação. Superação aos problemas familiares, psicológicos e amorosos. Como dizem, não adianta tentar colocar a carroça na frente dos bois.

Não posso deixar de falar sobre a autora, quando olhei a foto dela no final do livro me surpreendi, aparência jovial. Não é um livro que lerei de novo, não me causou aquela vontade louca de ler e não parar mais.
Isso sou eu, não quer dizer que vocês não possam se identificar e gostar.

Trechos que destaquei no caderno de resenhas:

[...] Quando alguém parte seu coração, não há o que fazer para mudar seu sentimento por essa pessoa. Só lhe resta continuar sentindo isso até que a coisa desapareça. Mas pode ser que isso jamais aconteça.

[...] ... você é como um farol, sempre em busca de algo distante no horizonte, porém,esta coisa que procura está, na verdade, perto de você, e sempre esteve. É por isso que você precisa olhar dentro de si mesmo em busca das respostas, em vez de procurá-las no exterior. [...]

Gíh Santos 17/03/2013

Resenha do Blog Livros Lovers (http://livroslovers.blogspot.com.br/)
Minhas expectativas em relação ao livro giravam somente no fato de eu esperar uma leitura leve e divertida, bem jovial. O livro é legal, mas não dá maneira que eu pensei.
Marina é a típica adolescente que sonha em ser ao menos um pouco popular, deixar de ser a estranha já é um trunfo. E claro seu grande objetivo é arrumar um namorado. Como companheira de planos esta sua melhor amiga Sterling, uma garota fixada em homens mais velhos (yes, me identifiquei com ela. Haha). Marina esta prestes a começar o segundo ano do ensino médio, e ela sente que este será o ano.
Nash é o amigo de infância, aquele carinha fofo, mas totalmente introvertido, tímido à beça. Marina adora sua companhia, mas depois de um episódio constrangedor a amizade esfria.
Derek é o garoto popular que todas desejam (eu não), e claro que Marina tem uma quedinha por ele. Mas o que ela sequer imaginava era que ela realmente pudesse ter uma chance com ele.
Tudo o que ela quer é curtir seu namoro com Derek, mas sua vida vira de cabeça para baixo com a separação dos pais. São inúmeros acontecimentos que a deixam infeliz. E seus problemas parecem não ter solução. A única coisa que parece manter a sanidade de Marina é o programa noturno de um DJ anônimo, muito inteligente por sinal.

CONTINUE LENDO>>>http://livroslovers.blogspot.com.br/2013/03/resenha-esperando-por-voce.html

Mônica 16/03/2013

Não poderia dizer até uns minutos atrás que sou uma fã de Susane Colasanti. Tinha certo receio de começar a ler Esperando por Você, pois o outro livro dela Bem mais Perto, eu larguei no meio por achar meio chato, se assim posso dizer. Não tenho opinião formada por ele ainda, mas agora depois de terminar Esperando por Você darei uma chance e vou terminar.
Marisa e totalmente eu! Nunca pensei que existiria uma personagem tão parecida comigo, vocês não tem noção! O que eu dizer de Marisa vai revelar muito sobre mim, eu também sofro de ansiedade e depressão, sei o quanto e horrível e o quanto e importante ter a família e amigos por perto! Quando ela fala da terapia, lembro muito da minha psicóloga conversando comigo. Admirei muito ela pela força de vontade de dar a volta por cima, mesmo sabendo que ela nunca estará livre das crises. Por que neh “uma vez ansiosa, sempre ansiosa” (inventei isso rsrsr). Ah e além de tudo ela ainda e super fã do John Mayer!!
[...] Eu não era bipolar nem estava louca, nem planejava explodir a escola, ou coisa do gênero. Eu estava, tipo, deprimida. Muitos que sofrem de ansiedade, às vezes, têm isso. No meu caso, acho que a obsessão com pensamentos negativos e a preocupação com as coisas,tipo, alguma bobagem que eu fiz, ou com o que as pessoas pensam de mim, naturalmente, me deixavam deprimida,como se minha mente estivesse sofrendo as consequências de todo aquele estresse.[...] Pg - 25
Nash e o cara nerd, que me lembra muito um amigo meu do ensino médio. Um fofo que está sempre lá para ouvir os desabafos de Marisa. Adorava quando eles ficavam juntos, as conversas, os filmes e ele não ligavam se eram os famosos filmes de mulherzinha! O legal também era a sua coleção de sinos do mundo todo! O cara era tão inteligente que até um robô que reflete em cores o seu sentimento!
Assim, não consigo entender por que eu tinha ficado tão deprimida antes. [...] Acho que você pode decidir como irá se sentir e, então, fazer com que se sinta dessa forma, se for uma pessoa determinada. É provável que eu simplesmente não tenha me esforçado o suficiente para ser feliz. Mas isso não quer dizer que não possa me esforçar mais agora. Pg - 95
Já Derek e o cara gato, alto, simpático e popular, enfim todas querem namorar. Ele e legal e carinhoso com Marisa todo o tempo que ficam juntos, mas como minha mãe diz a caras para namorar e outros que são só curtição, então ele e a segunda opção. Manter um relacionamento sério com ele tem que ter paciência e não ser nenhum pouco ciumenta, e muita mulher em cima dele e uma ex insuportável!
Acho bem difícil formar uma opinião sobre um livro que eu não esperava nada e no fim acabei-me me identificando de mas! A leitura flui, graças as muitas conversas. Gosto de livros que tenham “interatividade” entre personagens, os que têm mas “pensamentos” deixam–me entediada, são poucos que salvam!
Esperando por Você é um dos melhores livros que já li, entrou para a lista de favoritos, indico a todos! Susane Colasante entrou para a lista dos autores que quero ler todos os livros! Minha empolgação e tanta que a resenha ficou grande e está cheia de pontos de exclamação!!!!
P.S.: Desculpem por qualquer erro de português e pontuação!

Raíssa 15/03/2013

Resenha completa em: http://trouxesteachave.wordpress.com/2013/03/15/esperando-por-voce/
Inicialmente tive problemas com Marisa. Na verdade, não foi exatamente com ela, mas com o tom utilizado pela Susane na primeira metade do livro. Nas primeiras 100 páginas, pelo menos, me pareceu que estava lendo o diário de uma adolescente e isso se tornou um pouco cansativo para mim além de vergonhoso, afinal, os acontecimentos diários de uma garota com 15 anos e frequentando o ensino médio não tem tantos acontecimentos assim todos os dias, né? Além disso, acho que Colasanti forçou um pouco e fez com que Marisa soasse muito infantil nessa primeira parte do livro. Em anos talvez a diferença entre uma garota de 13 para uma de 15 ou 16 não seja tão grande, mas para quem ainda está por volta dessa faixa etária as diferenças são gritantes e, por vezes, achei que a protagonista poderia passar facilmente como mais jovem, sempre insegura e preocupada com o que os outros irão pensar – mas isso talvez esteja relacionado ao distúrbio de ansiedade que ela tem.

Mas passada essa fase inicial, na qual eu acredito ter sido assim estruturada propositadamente, gostei bastante do livro. A partir de certo ponto da história vemos como a protagonista e também os personagens secundários amadurecem e começamos a ter uma trama familiar bastante interessante e bem feita e, obviamente, um romance muito gostoso.

Apesar de meus problemas iniciais com Marisa, sua versão final e amadurecida me agradou bastante e acho que esse foi o proposito da autora, mostrando que essa fase totalmente confusa, de um jeito ou de outro, acaba passando. Sterling a melhor amiga de Marisa não me chamou muito a atenção, acho que em meio a tantos acontecimentos familiares e amorosos ela acabou relegada a segundo plano. Derek é o namorado dos sonhos de Marisa e muito imaturo. Gostei como a autora nos mostrou ele, de maneira a desconstruir gradualmente a idealização criada em torno dele. E, finalmente, Nash. Gostei muito do personagem e de suas particularidades, entretanto achei que, ao final da história, ele foi um pouco descaracterizado para servir melhor ao seu papel e, principalmente num livro cujo enredo é totalmente voltado para aceitação das diferenças e tudo o mais, não achei legal.