Benjamim

Benjamim Chico Buarque

Resenhas - Benjamim

Danielle Bambace 04/05/2024

Escrita viva, narrativa pelo caminho
De todos os livros de Chico, foi o que menos me encantou. Sua linguagem é sempre convidativa, mas nesta narrativa a impressão é que as sensações, momentos e situações vão ficando soltas pelo caminho.

Leticia2273 28/04/2024

Chicoooooo
N queria que terminasse assim não, confesso que por muitas vezes me confundi em qual sentimento chico queria transparecer, me perdia em suas descrições. mas ele usava tão bem as palavras que eu nem me importava. benjamin é um personagem esquisito e eu, mesmo não querendo, me peguei com atitudes iguais a dele. as descrições de cena dão voltas e voltas e os sentimentos e observações dos personagens mais ainda kkkkkkkkkk ele viajou mt escrevendo isso e eu amei sei la, n tem nada muito inovador no livro mas eu amo ler histórias por mais simples que sejam, gosto de ver as formas da vida e suas diferentes visões e acho q benjamin descreveu bem a sua.

umquadromeiofeio 24/04/2024

Como é rico o vocabulário, a linguagem brasileira, como sou pobre, não me lembro da última vez de ter lido tantas palavras das quais são sabia o significado, Francisco Buarque e muita psicanálise. Amei (:

Nanda / Fêfê 14/08/2023

Legalzinho, mas muito doido.
Ele tem umas mensagens legais e bem pedradas, mas eu não entendi quase nada. Chico Buarque tava doidão quando escreveu Benjamim. Talvez na minha segunda leitura eu entenda mais.

Ignez.Quintella 25/03/2022

Chico, né amores?! Escrita linda sobre o feio, ou tornar romântico o trágico. Foi a minha impressão, só minha e de Benjamin. Tudo ali aconteceu ou foi só um delírio? Aconteceu e não foi delírio, foi o que ele desejava que acontecesse. Redenção, vingança e perdão. Se está na mente do protagonista, e só lá, não importa. É para ler e sentir, não questionar. E sentir, é questionar. Sim! Confuso? Não para Benjamin.
Amei!

Edu_H_ 02/02/2022

Decepcionante
Amei Leite Derramado e a narrativa metaliguistica de Budapeste. Infelizmente, Benjamim foi bem decepcionante. Certamente há passagens que chamam atenção, principalmente como a história vai saltando entre os três personagens de maneira fluida e quase casual. No geral, é uma leitura rápida, mas bem desinteressante, esquecível e que não instiga nem pela trama, com seus personagens superficiais, nem pela escrita, apesar da estrutura interessante.

Di Morais 27/11/2021

Benjamim
história de um ex-modelo fotográfico que, como uma câmara invisível, vê o mundo desfilar diante de seus olhos sob uma atmosfera opressiva.

Paula1882 05/11/2021

Acho que nunca vou me cansar de dizer o quanto gosto da escrita do Chico Buarque, mas não consegui achar esse livro tão perfeito porque foi mais confuso do que a minha cabeça é capaz de aguentar.

gab 08/10/2021

o que foi isso
To lendo pra escola, um livro muito forte, tem que ser lido com MUITA atenção pra não se perder na história, mas realmente é bom.

Sparr 06/12/2020

Chico faz tudo!
O livro é bem angustiante e denso, uma vez que não sabemos o que aconteceu. A história se passa em duas décadas (60 e 70). Benjamim em 70 vai lembrando de sua vida durante a década anterior. Vê-se nele um homem de meia idade frustrado. Teve ali um grande amor, Castana Beatriz, que é mandada para o exterior pelo pai, depois de fotografar com roupas sensuais, na época do conservadorismo que introduz a ditadura. Quando retorna, começa um relacionamento com um professor de história e ativista político, com quem tem uma filha. Castana dá essa filha para adoção. Ela e o namorado são assassinados, e Benjamim estava na frente da casa quando ocorre. Já na década de 70, ele vê Ariela Mazé e acredita, de pé junto, que é a filha que Castana deu. Ele passa a estória atrás dessa moça tentando se redimir pelo passado. Chegam a ter um lance de pele, mas logo o que fica nele é mais paternal. Engraçado que eles nunca marcam de se encontrar, mas sempre se encontram. Bem zona sul. Hehehehe - Todo mundo se conhece. É um livro em que não se pode confiar no que se lê, pois pode ser que as situações tenham acontecido ou sejam só um delírio do narrador. O final desse livro me fez cair pra trás. Realmente não esperava por isso, apesar de no início sermos levados tão perto.
Chico Buarque, né mores?!

jessica.guabiraba 08/07/2020

As vitrines
Benjamim é um rapaz que traz um passado cheio de mistérios, mistérios esses que te assombram todos os dias, mas ele tenta seguir uma vida normal, sendo modelo fotográfico. Até que um dia ele conhece Ariela Masé, sua vida vira de ponta cabeça, ela tem o semblante de seu passado, da parte ruim do seu passado, da parte que ele quer esquecer. Ariela é a cara de Castana Beatriz, que só sabemos que morreu. Benjamim é narsicista nato, tem momentos que não dá pra saber se tudo aquilo é real ou se só faz parte de sua imaginação egocêntrica, que faz tudo girar ao seu redor. A trama é composta por mistérios a cerca da morte de Castana Beatriz, ao seu envolvimento com Ariela e de quem realmente é Ariela. O final é surpreendente ?
O melhor de ler as obras de Chico em ordem cronológica, é perceber o melhoramento do autor, aqui ainda tem uma escrita lírica e de estilo próprio, mas, sem dúvida, é bem melhor que e mais bonito que Estorvo.

Hanna.Ramos 09/06/2020

É um livro muito bem escrito mas a história me deixou entediada na maior parte do tempo e não fiquei curiosa. As últimas 10 páginas me deixaram apreensiva e quando eu percebi tinha chegado ao fim.
Na primeira página já sabemos o final mas eu não esperava que o personagem chegaria até lá da forma como chegou.

Cris 18/05/2020

Inquietante.
Narrativa envolvente. Um livro que traz prazer a alma, e mostra que o objetivo muitas vezes está na trajetória, e não no final.

Marina.Bergman 10/04/2020

Bom passatempo
Leitura fácil e gostosa, te prende do início ao fim