Marx, Engels, Lenin

Marx, Engels, Lenin Florestan Fernandes

Resenhas - Marx, Engels, Lenin

Romeu Felix 06/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Marx, Engels, Lenin a história em processo é um livro de Florestan Fernandes publicado em 2012 pela Editora Expressão Popular. A obra traz uma análise do pensamento e da trajetória política de três importantes teóricos do marxismo: Karl Marx, Friedrich Engels e Vladimir Lenin.

O livro está dividido em duas partes. Na primeira, Florestan Fernandes aborda a vida e a obra de Marx e Engels, apresentando uma análise crítica da teoria marxista, desde a concepção de materialismo histórico até a elaboração de temas como a luta de classes, a ideologia e a revolução socialista. O autor enfatiza a importância desses teóricos para a compreensão da sociedade capitalista e do processo histórico de transformação social.

Na segunda parte, o livro traz um estudo sobre a trajetória política de Lenin, líder da Revolução Russa de 1917 e fundador da União Soviética. Florestan Fernandes apresenta uma análise dos escritos e discursos de Lenin, destacando sua contribuição para o desenvolvimento do marxismo e sua defesa da ditadura do proletariado como forma de transição para o socialismo. O autor também discute a experiência da Revolução Russa e seus desdobramentos políticos, como a formação da União Soviética e a luta contra o imperialismo.

O livro é uma importante contribuição para o estudo do marxismo e da história política e social do século XX. Florestan Fernandes apresenta uma visão crítica e ao mesmo tempo respeitosa sobre o pensamento dos três teóricos, evidenciando sua relevância para a compreensão da dinâmica da sociedade capitalista e da luta de classes. Além disso, o autor destaca a importância da teoria marxista para a transformação social e para a luta dos trabalhadores por seus direitos e interesses.

Em suma, Marx, Engels, Lenin a história em processo é uma obra que se destaca pela profundidade e clareza na exposição do pensamento dos três teóricos e por sua contribuição para o debate sobre o marxismo e a história política e social do século XX.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

jhagmolina 29/03/2020

Uma maestria de livro.
Um livro muito bem estrutursdo wue dá inúmeras dicas de leituras destes 03 revolucionários e temas ligados ao materialismo dialético, à luta de classes e à situação do proletário na Inglaterra do século XIX.

Lista de Livros 23/03/2020

Lista de Livros: Marx, Engels, Lenin: a história em processo, de Florestan Fernandes
Parte I:

“A descrição histórica praticada por Marx era despojada, sincera, direta, em cima dos fatos, mas pegava-os através de seu caráter essencial no encadeamento que os ligava entre si em termos de relações de sucessão. A descrição histórica marxista combina, magistralmente, a consciência histórica concreta dos fatos (através de agentes privilegiados das várias classes e frações de classes), o seu desmascaramento por uma análise raramente explicitada e o curso histórico límpido, que o investigador pode introduzir porque considera ocorrências e processos históricos ex eventu. O que quer dizer que Marx explora três planos simultâneos de observação da realidade (e, por vezes, deixa-os evidentes na exposição). O que apresenta, como “produto final”, não é uma reconstrução histórica que reproduza “fielmente” a realidade no plano empírico. Por encarar o concreto como totalidade, a reconstrução histórica é um passo preliminar, uma técnica ou processo de trabalho, que o investigador não pode evitar. Os elementos essenciais do quadro histórico total são retirados daí (ou por esse meio) e submetidos a uma representação sinótica. Contudo, a exposição só é atingida depois de concluído outro levantamento mais importante: a determinação das várias séries ou cadeias de fatos essenciais, relacionados entre si por conexões causais conhecidas e comprovadas (relações de causa e efeito interdependentes e em ação recíproca). Esta etapa da observação (de análise e de interpretação) era a que recebia maior cuidado da parte de Marx.”
Mais em:

XXXXXXXXXXXXXXXX

Parte II:

“Na natureza operam fatores inconscientes e cegos. Na história da sociedade, ao revés, prevalece o fim consciente, refletido e desejado. Homens dotados de consciência, agindo com reflexão ou paixão e visando a fins determinados. No entanto, como na ciência da natureza, cabe ao investigador da história da sociedade submeter à observação as relações reais e descobrir as leis gerais do desenvolvimento da sociedade. Na aparência, a vida em sociedade é um caos, como se a indeterminação imperasse sobre as ações e as relações sociais dos indivíduos. Na realidade, o desenvolvimento da sociedade é regulado por leis gerais internas, o que quer dizer que a sociedade, como a natureza, está submetida à determinação. O acaso reina na superfície. Acima dos motivos pessoais e ideais, que aparentemente dirigem as ações dos homens e sua história, ficam as causas históricas, mais ou menos ocultas e mais ou menos inconscientes, que se transformam naqueles motivos no cérebro dos homens que agem. Por conseguinte, as “forças motrizes” da história refletem dois tipos de componentes dinâmicos. Os motivos pessoais e ideais, que parecem ser decisivos, apenas possuem uma importância secundária para o resultado final, qualquer que seja a importância deles para o estudo histórico. As causas materiais, que se ocultam por trás daqueles motivos, é que são verdadeiramente forças determinantes e permitem explicar, através das ações e das relações dos homens entre si, os acontecimentos e o curso dos processos históricos.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2020/01/marx-engels-lenin-historia-em-processo_8.html

Eduardo 17/02/2013

Não deu
O livro parece ser muito interessante e rico em informações, mas me parece que Florestan Fernandes usa de termos muito específicos aos alunos da área. Ainda como um estudante do Ensino Médio, não me senti apto e à vontade para o ler. Deixe-o em minha estande me aguardando, daqui a uns anos, quando tiver base suficiente, o devorarei.