Rainha Vitória

Lytton Strachey

Resenhas - Rainha Vitória

Luiz Pereira Júnior 16/04/2024

Um estilo, uma época...
Sempre digo que um dos gêneros mais difíceis de comentar, analisar, resenhar ou simplesmente “escrever sobre” é a biografia, pois qualquer relato de vida será classificado como tal.

Assim, ao lado de biografias que beiram o sobre-humano (a monumental biografia de Dostoievski em cinco volumes), existem aquelas que pouco passam de relatos de fãs (a de Mercedes Sosa) e de outras que não sobrevivem ao momento (dê seu exemplo, leitor). Isso sem falar de certas autobiografias, que não passam de autoelogios (nem tão) disfarçados (assim)...

“Rainha Vitória”, de Lytton Stratchey, não pertence a nenhuma dessas categorias. Ao retratar a vida, o reinado e o contexto que cercava a rainha Vitória, o autor não cai no monumentalismo (o livro tem cerca de 370 páginas), não é um relato de fã (embora alguns elogios cheguem a um lirismo que pode irritar alguns leitores) e, com certeza, não será esquecida, pois Vitória é um exemplo de personagem (talvez seja melhor dizer “pessoa”) para o qual sempre haverá interesse (ao menos, para os historiadores e para os ingleses).

Vale a pena? Com certeza. Pule as partes que tratam de complexas intrigas de corte (se não for do seu interesse, é claro) e você terá um retrato de uma mulher tão importante que deu seu nome a toda uma época, a todo um estilo. E de quantas pessoas você pode dizer isso, não é verdade?

InfinitaTBR- Jana 17/02/2023

God Save the Queen? será?
Para entender melhor a tal ?Era Vitoriana?, nada melhor do que conhecer a história daquela que deu nome a um período histórico que ainda hoje mexe com a cabeça da gente.

RAINHA VITÓRIA, de Lytton Strachey é uma biografia enxuta, onde o leitor mergulha na vida da rainha e não tem tempo de ficar entediado.

A pesquisa de Strachey foi primorosa e não deixou a desejar: infância, juventude, casamento, viuvez, política... tudo está aqui.

No começo, os conchavos políticos e familiares me deixaram um pouco confusa, mas depois tudo fez sentido.

Para quem gosta de romances ambientados no século XIX (como Os Bridgertons, por exemplo), ou romances vitorianos, vale a pena a leitura da biografia da rainha. ??

Denny 14/09/2022

Gosto de biografias e a leitura desta coincidiu com a morte de Elizabeth II? a realeza britânica segue firme e a vida das rainhas cheia de pontos de contato, oscilações na popularidade e nas tomadas de decisão.

Marília 02/08/2022

É interessante ver como a vida inteira da rainha Vitória foi dedicada a governar a Inglaterra. Que postura admirável!

Vanderni 28/02/2022

Surpreendente.
Sempre tive reservas ao ler biografias. Em geral, achava-as maçantes e cansativas. Minha opinião mudou. Esta é a segunda biografia da rainha Vitória que leio em 2022 e ambas foram ricas, interessantes, fluidas e dignas de releituras futuras. Para quem não gosta de minuciosos detalhes esta é a mais indicada. Recomendo a leitura. Excelente!

Milla 23/02/2022

Biografia da Inglaterra
Esse livro definitivamente não e para quem quer realmente saber sobre a rainha, já que na maior parte do tempo fala sobre as políticas do governo e seus agentes, mostrando a opinião dela sobre tudo isso. Ao mesmo tempo que temos pequenos relances de sua vida particular. Resumindo ler esse livro e como estar em uma grande corda bamba, as vezes nos tombamos para um lado mais particular, e outras vezes para um lado mais político. Tudo isso intercalando com doses de deboche e muitas, repito MUITAS sitações em alemão e francês. No mais recomendo muito!!! (se tiver interesse em ler leia no Kindle ou com o tradutor perto:)

Carlos Nunes 10/10/2021

Biografia diferenciada
Biografia sucinta mas bem interessante dessa icônica monarca. O autor foca quase exclusivamente na vida pessoal da rainha, pouco mostrando da Inglaterra, do Império Britânico ou das mudanças sócioculturais e científicas do período, e mesmo assim evitando fofocas e temas polêmicos. Mas mesmo assim consegue passar muito bem o que foi a vida da rainha e revela bastantecsobre sua polêmica (e difícil) personalidade, além de ser muito bem escrita e uma delícia de ler. Recomendada para quem deseja ter um conhecimento geral da rainha, sem muito aprofundamento, mas mesmo assim bastante abrangente.

Bru 06/08/2021

Sempre estudamos acontecimentos da era vitoriana, mas nunca a própria Vitória. Termino o livro com a impressão de que a rainha era intensa, em opiniões e sentimentos, e muito influenciada por quem ela de fato admirava, como o marido e alguns ministros, mas isso foi o que o livro deu a entender, não dá para afirmar com certeza usando apenas uma fonte não tão completa, afinal o próprio autor escreve que ele escreveu o que ele iria querer saber sobre a rainha. Muito bom.

Sparr 26/01/2021

Acima de tudo, uma Mulher. Antes de ser Rainha.
Lytton não se foca muito em acontecimentos governamentais ou em eventos que se tornaram marcos públicos, ele se foca na pessoalidade da Rainha. Em seu nascimento, infância, relações e em como teve que muitas vezes se firmar com muito mais trabalho em sua posição, para lembrar quem ela era e tudo o que representava.

Uma parte que me surpreendeu, foi saber sobre o quanto ela estava apaixonada por Albert, mas que ele... Bom, aí vocês leiam e descubram. Hehehehe

Gosto da abordagem de ver a mulher que se ergueu por detrás da coroa, que tinha sentimentos, decisões pesadas e que contava com o apoio incondicional do marido e que se sentiu ferida ao perdê-lo. Uma mulher, antes de estadista, antes da representante da Inglaterra. Muitas vezes ingênua, muitas vezes irredutível, mas ainda assim boa. Que deixou uma marca sem igual na história. Que estava em uma posição onde qualquer passo era sempre o passo de uma nação.

Gostei dessa biografia, como uma introdução dos fatos e como uma maneira singular de conhecer mais da pessoa por detrás da coroa.

Kah 01/12/2020

Rainha Vitória
Se você procura uma biografia detalhada sobre a vida da rainha Vitoria e para aprender mais sobre o contexto da Era Vitoriana na Inglaterra, esse não é o melhor livro para isso. Ele trata muito superficialmente dessas questões por ser um livro curto. A leitura também foi cansativa em vários momentos. Li por conta de uma pesquisa para meu TCC e não ajudou muito.

Lys Coimbra 11/11/2020

Essa não é uma biografia definitiva
Embora esteja longe de ser uma biografia definitiva, é uma leitura agradável e acessível.
Senti muita falta da exposição dos contextos político, social, cultural e econômicos relacionados as fases da vida e reinado de Vitória e também de notas de rodapé mais explicativas, pois acredito que esses recursos tornam as biografias das grandes personalidades mais ricas e completas, mas, de maneira geral, é um livro que eu recomendaria.

Bea 06/08/2020

Introdutório e fácil de ser lido
O livro escrito de forma fluída (às vezes parece até um romance) por Lytton Strachey aborda a era vitoriana, de maneira breve, e também nos fornece informações sobre cultura, relações internacionais e política. Através da leitura podemos conhecer mais a Rainha Vitória, seus defeitos e suas qualidades. Preciso dizer que esperava um pouco mais dela, uma vez que a mesma se manteve no poder por quase 64 anos. Acredito que Vitória tenha sentido falta de uma presença masculina — já que perdeu seu pai antes mesmo de completar um ano de idade — e por isso tenha adquirido uma idolatria por diversos homens ao longo de sua vida. Admito que isso me incomodou bastante, esperava ver uma mulher mais decidida, poderosa e independente, de certa forma. De início ela já idolatra o lorde Melbourne e faz tudo o que ele pede. Em seguida, casa com o príncipe Albert e coloca-o num pedestal, ele jamais poderia ser algo além de perfeito, né? Enquanto isso, as palavras do povo são "no fim das contas, Albert ainda era um estrangeiro". Com a morte de seu marido, Vitória vive um luto quase eterno. Ela se apoia no primeiro-ministro Disraeli e depois no criado pessoal John Brown. Dá para perceber que ela desejava depender de alguém e não tomava qualquer decisão se esse alguém não opinasse. No entanto, quase no fim de sua vida Vitória toma as rédeas e parece ser mais "ela mesma", em sua pura personalidade e faz jus à fama que tem. Afinal, ainda era a rainha conhecida ao longo dos anos pela mistura estranha de bondade, ingenuidade, determinação, franqueza, orgulho e MUITA vitalidade.

"Ali estava ela, toda ela — a rainha da Inglaterra, completa e óbvia; o mundo podia aceitá-la ou rejeitá-la; ela não tinha mais nada a mostrar, ou a explicar, ou a modificar; e, com esta conduta ímpar, ela trilhava o seu caminho."

Ram 19/07/2020

Alteza mas humana
Biografia deliciosa de ler. Traz a história de uma das maiores rainhas que o mundo já teve, mostrando ao mesmo tempo, sua majestade e seu lado filha, esposa, mãe e mulher.

Juliane Prado 15/06/2020

O livro conta os principais acontecimentos durante o reinado da Rainha Vitória, sem entrar em detalhes. Este livro pode ser considerado uma "introdução" à era vitoriana. Apesar de ter uma escrita bem direta, sem muitos rodeios, recomendo a leitura deste livro.

Ro 27/04/2020

Delightful
Compreender literatura vai além de decodificar o conjunto de palavras que compõe os escritos, pois o texto literário fala sempre de um povo, uma sociedade, seus hábitos e cultura. Nesse sentido, entender a história por trás das obras produzidas em determinado período pode ser a chave para uma leitura mais eficiente e rica de sentidos.

Eu morria de curiosidade de entender melhor o período vitoriano que, para quem não sabe, foi cenário para escritores como: as irmãs Brontë, Oscar Wilde, Charles Dickens, dentre outros. Com esse intuito de aprender um pouco mais sobre esse momento histórico, pedi indicações de livros e Débora do @ me mandou essa preciosidade.

O que posso dizer sobre esse livro em si é que o Lytton Strachey fez um trabalho bastante acurado de pesquisa, fato que se revela nos detalhes que ele consegue apresentar ao leitor. Rainha Vitória não é, como faz alguns biógrafos, um livro centrado em fofocas palacianas, muito pelo contrário, Strachey se propõe a criar um quadro da vida da rainha de forma a percebermos nas suas linhas as qualidades e defeitos da soberana. O autor traça uma linha do tempo que começa antes mesmo do nascimento de Vitória e vai até a sua morte.

O meu livro ficou repleto de notas e pesquisas que fui fazendo ao logo da leitura, porque eu não conseguia ver mencionada uma guerra, disputa ou teoria econômica, sem que isso me despertasse o desejo de compreender um pouquinho melhor do que se tratava.

A leitura dessa biografia também me fez compreender melhor quais eram as obrigações dos reis e rainhas, o crescimento do sentimento imperialista nos ingleses e, talvez, vislumbrar razões para que eles ainda votem em manter a monarquia até os dias de hoje.

Se você também gosta de saber da história da vida dos outros (AKA gossip person), se se interessa por cultura e relações internacionais, recomendo muito essa leitura. Recomendo para você também que só quer conhecer essa figura tão importante que foi Alexandrina Vitória.