O Azarão

O Azarão Markus Zusak

Resenhas - O Azarão

Naah; 06/03/2021

Tão gostosinho e tão verdadeiro...
Cameron Wolfe é só um adolescente, descobrindo a si mesmo e entendendo que na vida, a sua luta é contra o mundo.
O primeiro livro da série dos Irmãos Wolfe é leve e profundo, ideal para quem precisa sair de uma ressaca literária.
Os fãs de As vantagens de ser invisível vão adorar essa leitura.

Dani 21/04/2021

Livro do início da carreira do escritor | Um tanto autobiográfico
Antes do sucesso de “A menina que roubava livros”, Markus Zusak começou sua carreira com uma trilogia, cujo primeiro livro é “O azarão”. Ainda não li os dois seguintes, mas já estão na minha lista. Diz-se que esse livro tem um quê de autobiográfico.

O romance conta a história do jovem de 15 anos chamado Cameron que tem três irmãos e leva uma vida sem muitos recursos. Ele e seu irmão vivem planejando ideias de roubos, que nunca dão certo. Até que um dia ele se interessa por uma menina e jura para si mesmo que, se um dia tivesse uma namorada, a trataria com todo o respeito. Cameron é um rapaz que busca respostas, ele faz dentro de si reflexões sobre a vida que muitos jovens não se questionariam nessa fase. Ele precisa de uma chance para mostrar que pode ser mais que um simples garoto do subúrbio.

“Garotos são como cães: estão sempre prontos para atacar, latir e pedir uma chance de mostrar seu valor.”

Rafael 11/05/2021

É interessante ler o primeiro livro do autor da menina que roubava livros. Gostei do livro, mas não achei memorável quanto o outro.

Maysena 11/01/2022

"...você não aprende nada, se não tiver paciência para ler.?
Eu só terminei esse livro por que ele é minúsculo, e engraçado. No mais, é bem confuso fiquei me perguntando qual o sentido do livro, não descobri, não sei aonde o Markus tava com a cabeça e nem eu quando comprei p ler, mas o que é um leitor sem uma experiência ruim de leitura não é mesmo. O azarão é aquele tipo de livro que vc só deve ler se estiver na sua frente, não recomendo ir atrás porque vai ficar perdido.

Emy 16/07/2022

Horrivi
Tem nada com nada esse livro, so li msm pq eh bem curtinho aff, nem vou tocar nos outros dois volumes

Mariany 14/01/2023

TA BEM! VAMOS LÁ
Não entendi muito bem a mensagem do livro. Porém sei que me identifiquei com parte dele e que foi muito tocante de certa forma.
Vou dar 3 estrelas a esse livro pois ele não me fez explodir por dentro com as diferentes sensações...mas me emocionou com as palavras de descoberta do protagonista. Esse livro não é ruim, nenhum livro é afinal, então não vou fala que não gostei pq também não é verdade.
É difícil explicar...

É Difícil explicar
É difícil
Difícil
É

Foi isso que aprendi nessa leitura...

Camilla.Alves 17/01/2023

Azar foi ter lido...
Dificilmente não gosto de um livro e este foi um que foi bem chatinho de ler, rendendo até uma piada tosca com o seu título.
Aqui temos a narrativa de Cam sobre sua vida de adolescente. O cotidiano de suas brigas com os irmãos, conflitos com os pais, paixonite platônica e o despertar para as relações acabam envolvendo toda a história.
Mas não passa muito disso e não há um elaborado desenvolvimento da trama.
Talvez seja para o público bem teen mesmo.

Corinne 23/03/2023

Não gostei muito do livro...talvez os meninos se encontrem nesse livro. Até o momento é o livro que menos gostei do autor.

Julia 04/04/2023

Não sei se sei explicar esse livro.
Ele é fluido. Como tudo de Markus Zusak que li.
Sobre um menino e sua família, lutando pra viver (?) uma criança/ adolescente se descobrindo e descobrindo que o mundo não é fácil nem gentil nem bom. Ele só é.
É um livro bom? Sim, é uma história envolvente, que você quer ler pra saber se Cameron vai continuar como um menino que recebe ordens do irmão e é arrastado pela vida ou se vai tomar decisões sozinho.

AKindSunflower_ 26/06/2023

A escrita do autor é bem fluída, mas q história não é nada cativante e os personagens são retratados de forma superficial, o que dificulta ainda mais criar qualquer conexão.

rapha 20/07/2023

Cameron Wolf é um adolescente comum de 15 anos, o mais novo de três irmãos: o mais velho Steve, perfeito em tudo. Sarah, que vive se pegando com o namorado no sofá da sala. E Rube, o selvagem, e que juntos sempre se metem em furadas pra envergonhar os pais.
O livro traz uma discussão curta porém acessível sobre maturidade, primeiros amores e as transformações internas e externas da adolescência.
Achei engraçadinho, o jeito sincero e direto de Cameron trouxe uma leitura fluida. Fazia tempo que não lia um protagonista mais jovem e o vocabulário típico e a dinâmica do relacionamento dele com os irmãos me renderam umas risadas. Li rapidinho.

amy.dunne 31/12/2023

Simples e desinteressante
A história é mais uma entre tantas, com nada que realmente se destaque e te cative durante a leitura da obra. A escrita é bem fluída, mas faltou elementos mais interessantes na obra.

Dani 12/01/2024

Uma família de azarões
Ainda pretendo terminar a trilogia. Lembrando que esse é o primeiro livro escrito pelo Markus e nunca começamos bem logo de inicio.
Conhecemos Cameron Wolfe que conta sua vida pacata com sua família e escreve sobre seus sonhos bizarros. Ele começa a mudar a sua perspectiva de vida quando conhece uma garota, mas mesmo assim não pensa nele mesmo. Ele pensa "eu orei pelo bem das outras pessoas, mas não orei por mim". Cameron é o azarão do inicio ao fim do livro. Mas, rumo para o próximo livro porque eu comprei os três livros e decidi começar com eles por serem curtos.

Elton120 05/06/2024

O Azarão
O livro apresenta a história de Careron Wolfe, um garoto de 15 anos, perdido na vida e que vive discutindo com sua família. É um bom livro.