O Azarão

O Azarão Markus Zusak

Resenhas - O Azarão

@naluentrepaginas 14/11/2018

Trilogia: Irmãos Wolfe - Blog Entre Páginas
Essa não é propriamente uma resenha, mas após finalizar a leitura de O Azarão e assim concluir a trilogia da Família Wolfe (de trás para frente) preciso compartilhar o quanto essa leitura me comoveu. Não tem que ela tenha algo relativamente forte, temática pesada, nada assim, é só que eu sou uma pessoa que lê mais YA, NA, Romance de Época e Fantasia, e então, ao me deparar com algo tão real e humano, me sensibilizei.

A família Wolfe pertence à classe trabalhadora, composta por pai (encanador), mãe e os 4 filhos. Steve, a estrela da família que seu deu bem na vida, Sarah, a que vive se pegando com o namorado, e Rube e Camenron (Cam) os dois “atoas” da família, que não trabalham, não tem muitos amigos, são conhecidos e autodenominados como “fracassados”.

Como já comentei anteriormente em outras postagens, eu comecei a leitura dessa série de trás para frente. Comprei “A Garota Que Eu Quero” sem saber que era parte de uma trilogia, e ainda por cima o último dela. Depois ganhei “Bom de Briga”, o segundo da série, em um evento do Grupo Editorial Record e por fim consegui no Skoob “O Azarão”, o primeiro. Como os livros não seguem uma narrativa com continuação, acabei não ficando tão perdida na história, e consegui acompanhar bem.

A trilogia narra o dia-a -ia da família Wolfe pela visão do filho mais novo, o Cam. Mostra como ele vê o pai, calado, trabalhador, que não demonstra muito afeto mas não deixa faltar comida; a mãe, que dá conta da casa e todas as coisas que seus filhos aprontam... e olha, eles aprontam viu? Ter a visão de que são pobres, fracassados, e bastante tempo ocioso faz com que eles tenham ideias absurdas, planejam assaltos, roubam placas de trânsito, se envolvem em lutas ilegais... tudo para mudar um pouco que seja o caminho que a vida deles insiste em seguir.

No primeiro livro Cam tem 15 anos e no último 17, e acompanhamos também seu amadurecimento como pessoa, a forma como ele vê as coisas e como se vê, o que ele espera de si mesmo. É muito interessante acompanhar essa autoavaliação, principalmente porque muitos de nós já tivemos momentos como os dele, fizemos as mesmas reflexões, tivemos as mesmas dúvidas.

muito fácil se identificar com a família Wolfe, e acho que isso foi o que mais mexeu comigo, o quanto eles são reais, o quanto os dramas deles já foram os meus. Ver os pais fazendo o que podem para dar uma vida digna aos filhos, e ver os filhos buscando uma forma de crescer, de ser melhor, é muito humano sabem? Muito real. É uma leitura rápida, mas que nos faz pensar, e com certeza me marcou para o resto da vida!

OBS: Só não gostei que a capa do último livro não seguiu o padrão das anteriores, que acho que tem tudo a ver com a história. Transmitem a agitação, a força, a garra da família Wolfe. Os dois primeiros foram publicados pela editora Bertrand Brasil, e o terceiro pela Editora Intrínseca.

Mona 13/12/2017

Bem vindo ao mundo de Cameron Wolfe
" - Se você voltar a me chamar de perdedor, vou quebrar a sua cara. - Falei sério, e pude perceber pela expressão em seu rosto que ele sabia que eu estava falando sério. Ele até sorriu, como se soubesse de alguma coisa. - Eu sou um lutador - concluí. - Não um perdedor. Tem diferença."
Cameron é um menino de 15 anos, NORMAL, e é isso que faz ele ser interessante e belo. A proposta, nesse em todos os livros narrados por Cameron, é o valor que a família tem para a construção de uma pessoa, e é lindo. Amei. Amo os livros do Markus e o jeito que ele nos passa sempre uma mensagem que nos deixa pensativos.

por Chrystiene Queiroz 09/12/2017

sapekaindica "O azarão", do autor Markus Zusak
Sinopse: "Cameron Wolfe é um garoto de 15 anos perdido na vida e que vive às turras com a família. Steve é o seu irmão mais velho e bem-sucedido. Sarah é a segunda, e está sempre dando uns amassos com o namorado. Rube é o terceiro e o mais próximo de Cameron. Os dois, além de boxeadores amadores, vivem armando esquemas para roubar lojas. Contudo, os planos nunca saem do papel. Uma história sobre a vida e sobre as lições que dela podem ser tiradas.”;
🥊“Tento ser humano em minha escrita. Comecei a escrever porque era o caminho natural. Durante o ensino médio eu era muito introvertido. Sempre tinha histórias na cabeça. Então, comecei a escrevê-las.”, pode-se pensar, ao ler esta frase citada por Markus Zusak, que o livro é biográfico;
🥊Diferente dos livros “Eu sou o Mensageiro” e “A Menina que roubava Livros”,este não me deixou “reflexiva”. Mas eu recomendo exatamente por isso, para que quem já tenha lido esses outros livros, possa ver a incrível evolução na escrita do autor.

site: https://www.instagram.com/p/BcDoyhGlTmM/?taken-by=sapekaindica

Carolina 19/11/2017

O Azarão- Resenha
Odieeeeei esse livro.. Você não entende nada, é tudo muito solto, as informações, a história é mal escrita..

Sil 13/01/2017

Deu sono
Fiquei com sono lendo esse livro. Alivio foi o que senti quando terminei.

Bruna Moraes 13/12/2016

O Azarão #1
Cameron Wolfe é o caçula dessa família complicada, seus pais têm os piores empregos do mundo, seu irmão mais velho Steve está longe de ser algo além de um jogador de futebol americano, a irmã, Sarah, só pensa em agarrar o namorado no sofá e seu outro irmão, Ruben, ainda tem esperança de assaltar uma loja para conseguir dinheiro para família.
Por incrível que pareça é do Ruben que o Cam é mais próximo, juntos fazem planos e tentam executa-lo sem sucesso, apesar de serem considerados os perdedores da família, são eles que mais se preocupam com ela.
Um jovem inseguro e infeliz, completamente desvalorizado pela família, Cameron, após conhecer Rebecca Conlon, uma garota merecedora de orações, começa a refletir sobre sua vida e o quanto precisa amadurecer para não ser alguém como Ruben ou qualquer um daquela família.
O Azarão, o primeiro livro do autor Markus Zusak, parece ser um livro infantil pela capa, mas só parece mesmo, a história não tem nada de fantástico ou surpreendente, é algo normal, porém cheio de significados nas entre linhas que fazem total sentido para uma boa reflexão.
Os personagens são bem cativantes e divertidos, o componente principal, Cameron, precisa lidar com as críticas do pai e ainda com o desprezo dos irmãos, no entanto são essas palavras que fazem ele crescer e deixar de ser um adolescente típico. Descobrir uma paixão também influenciou em seu crescimento.
Com uma narrativa leve e reflexiva, o autor consegue conquistar os leitores para embarcar nesta jornada que é a vida do Cam.

Amanda.Andrade 13/11/2016

Primeiro livro da trilogia dos irmãos Wolfe. Narrado por Cameron, o caçula de quatro irmãos, o livro conta a história de uma família simples formada pelo pai que trabalha como encanador, a mãe que está sempre tentando colocar os filhos na linha, Steven o filho mais velho e bem sucedido, Sarah que passa metade do livro agarrada ao namorado, Rube e Cameron que vivem armando planos para assaltar, mas que nunca vão adiante.
Essa história e fez enxergar a vida através do drama de uma família simples, que tem tão pouco que suas refeições nunca variam, que vivem brigando, mas que se preocupam uns com os outros. Há também, passagens bem engraçadas com as trapalhadas e planos infalíveis de Cameron e Rube, bem como o primeiro contato amoroso de Cameron. O livro é curtinho e interessante, me deixou curiosa para ler os outros volumes dessa historia.

Esdras 20/09/2016

O Azarão
"Você já se sentiu um completo perdedor? Cameron Wolfe é um adolescente que vive na mesma casa com os pais e irmãos. O relacionamento entre eles é meio que conturbado. A afinidade maior é com o irmão Ruben. Apesar de os pais trabalharem, a situação financeira deles soa bem precária. Os filhos estudam numa escola de estrutura crítica e, em casa, pouco variam as refeições. E a mãe dificilmente deixa passar a oportunidade de dizer o quanto Cam e Rube são inúteis. Sem amigos ( um ex amigo,apenas) e com planos de roubos com Rube fracassados, Cameron vai levando a vida com reflexões a respeito da insuficiência de sua importância para consigo mesmo e para com os outros. Mais ainda para com uma garota sobre quem criou tantas expectativas. É fácil gostar do Cam e se sentir conectado a ele em meio a seus sonhos malucos nessa narrativa um tanto deprê, recheada de diversos sentimentos. Tá na cara o quanto ele é diferente dos outros garotos e o quanto ele se sente perdido! É uma história aparentemente simples, porém escrita de uma forma muito humana e sentimental, incapaz de passar despercebida. Amei!
Mel 15/12/2016minha estante
Amei a resenha... vou dar uma conferidinha pra ler depois ;)

Jóckisan 22/08/2016

Facilmente esquecível
É um livro legalzinho, mas facilmente esquecível.

Leiam a minha resenha completa no link abaixo:

site: http://mundo-geek1.blogspot.com/2016/08/resenha-o-azarao.html

Lis 22/05/2016

"Que garota que se respeita podia me suportar? Cabelo sempre bagunçado. Mãos e pés sujos. Sorriso torto. Que andava marcando, preocupado. Não. definitivamente, isso não era bom. Nada disso."

Minha primeira experiência com Markus Zusak não poderia deixar de ter sido outra senão "A menina que roubava livros" isso há muito tempo atrás, claro que me encantei com a narrativa, só que acabei abandonando o livro, como disse a narrativa é incrível, porém passava tanta emoção, tão forte e eu não estava no momento para este tipo de leitura e acabei desistindo.
Depois me deparei com "Eu sou o mensageiro", e me encantei, adorei o livro, e a partir daí fiquei muito curiosa em ler mais do autor, e agora tenho em mãos "O Azarão", e novamente cai nos encantos do autor.

O Azarão traz uma escrita bem mais básica se comparado com os demais livros do autor, porém não deixa de ser uma leitura envolvente. Aqui encontramos o cotidiano de Cameron, narrado em primeira pessoa e sem muita riqueza de detalhes. Acompanhamos sua convivência com a família, seus comportamentos e claro suas paixões.
O autor não descreve tanto os personagens, vamos descobrindo aos poucos a personalidade de cada um através das situações que Cameron vivencia.

A narrativa é leve e direta, com pouco menos de 200 páginas nos encantamos, angustiamos e ficamos cada vez mais curiosos com o cotidiano simples de Cameron.

Embora não é o primeiro livro do autor aqui no Brasil, este foi a primeiro publicado lá fora, aqui a editora responsável é a Bertrand Brasil e fez um ótimo trabalho quanto a diagramação. A capa é incrível e é um livro que chama a atenção na estante.

(Resenha publicada originalmente no blog em que eu escrevia "Batalha Literária")

PorEssasPáginas 27/01/2016

Por algum motivo sempre pensei nos três livros de Markus Zusak como um livro para cada irmão Wolfe. Apesar de Bom de Briga e A Garota que eu Quero seguirem essa lógica, O Azarão serve como introdução ao Cameron e no final você percebe que todos os três são sobre o ele.

O Azarão conta um momento da vida de Cameron no qual ele se apaixona pela primeira vez, começa a trabalhar com seu pai e bem basicamente começa a viver. A sair e se aventurar com Ruben, roubando placas de trânsito e brincando de “Um-Soco”, amando e odiando as refeições simples de sua mãe, apreciando a sabedoria e a distância do irmão mais velho Steve. Se pudermos resumir O Azarão – ele é um livro sobre pessoas. Suas falhas, seus desejos e o que as motivam.

Para quem foi “esperto” como eu e leu A Garota que eu Quero e Bom de Briga antes de O Azarão informo que não há muito de novo aqui. A escrita de Zusak é ótima e envolvente mas é mais uma história de jovens quasi-delinquentes tentando descobrir suas identidades, sobreviver ao mundo cão e encontrar uma garota. Principalmente para Cameron.
Comparando o Cameron dos três livros em Azarão temos o Cameron perdido e carente. Em Bom de Briga vemos Cameron mais decidido e revoltado e finalmente em A Garota que eu Quero vemos um Cameron um pouco mais śabio, calmo porém novamente sofrendo por amor. Parece que nosso amigo amadurece em outros setores, mas quando se trata de romance o garoto não aprende.

Uma boa introdução para quem nunca leu Zusak ou os irmãos Wolfe, porém – para quem já acompanha, fica um Zusak rápido e uma leitura gostosa, mas não espere novidades.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-o-azarao

Pri de La Forge 25/01/2016

Não diz a que veio
Ok que foi o primeiro (ou um dos) de seus primeiros livros, ok que é uma historia de adolescente para adolescentes, mas a profundidade e o drama que ele tenta empregar a questões tão banais e corriqueiras como as narradas carecem de algo que as torne interessantes. Falta carisma.

Cleber Vasconcelos 12/05/2015

Bom!
Impossível não se identificar, e rir muito, com os "planos mirabolantes" elaborados pelos irmãos.Não no sentido de roubar algo, mas de fazer coisas totalmente sem noção. Bom para relembrar os tempos de moleque. Também há o lado sério com o protagonista Cameron e sua baixa auto-estima. Uma história sobre a complicada adolescência e suas crises, onde o autor soube dosar na medida certa o drama e riso.