Segunda Fundação

Segunda Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Segunda Fundação

belaffig 25/05/2024

"Precisava controlar os tempos..."
Se no segundo livro o Plano Seldon parece deixar de ser importante para contar um parênteses de uma grande história, aqui ele volta com todas as forças; colocando como tema central uma pergunta que espreitava desde o início da trilogia. Mesmo tendo captado meu interesse no começo, tornou-se meu menos favorito dos três; possui um final justo com o proposto, mas passa a ser muito mirabolante. Os plot twists atrás de plot twists foram me perdendo. Tudo é um plano com terceiras intenções e todos planejam, planejam e planejam até me perderem: para que eles estavam planejando mesmo?
É um livro de herdeiros e fantasmas: nomes que eram grandes, agora perdidos no tempo; um plano longínquo terminando de se concretizar. Arcádia faz uma boa protagonista, mas até ela vai cansando ao longo das páginas. Mas acho que não posso ficar brava por ter esperanças: desde o começo fica claro que o homem nunca esteve em controle de seus atos, afinal.

Rusbis 18/05/2024

Final maravilhoso para essa trilogia fenômenal. A trama se concretizou de forma agradável e nos deixa com esperança para o sucesso do plano Seldon, mesmo sem não nos mostrar definitivamente como o acontecerá.
Arcádia rouba a cena durante todo o livro, assim como sua avó Basta o fez no anterior juntamente com o Mulo.
Uma jornada incrível e inesquecível com certeza.

Anny Targino 27/04/2024

Achei o melhor Livro da Trilogia
Achei uma leitura muita mais fluida e instigante, com uma linha temporal mais contínua e personagens mais trabalhados. Gostei bastante do desfecho do livro e da explicação dada para todas as dúvidas. A segunda fundação é maravilhosamente incrível e consegue se antecipar a tudo e todos. Amei

San 27/04/2024

É exatamente isso que podemos chamar de Ficção-Científica
"Segunda Fundação", terceiro volume da renomada trilogia "Fundação" de Isaac Asimov, encerra a saga com maestria, consolidando seu lugar entre as minhas trilogias favoritas. Ao lado de outras obras que marcaram minha experiência de leitura, como "Fronteiras do Universo" de Philip Pullman, "O Império das Formigas" e "O Ciclo dos Deuses" de Bernard Werber, e "Deuses de Dois Mundos" de PJ Pereira, esta série se destaca como uma das mais memoráveis e impactantes que tive o prazer de ler.

A narrativa de Asimov, com seu ritmo cadenciado e diálogos envolventes, transporta o leitor para uma jornada repleta de intrigas e reviravoltas. Os diálogos são o ponto central da trama, fornecendo não apenas ação, mas também insights essenciais para compreender os complexos jogos de poder e as nuances dos personagens.

O que torna "Segunda Fundação" tão especial é sua inteligência e eloquência. Asimov desafia o leitor com uma trama sofisticada, que exige atenção e reflexão. A forma como ele apresenta conceitos científicos e filosóficos de maneira acessível é verdadeiramente cativante, elevando a ficção científica a novos patamares.

Assim, "Segunda Fundação" continua a ser uma das minhas obras favoritas, destacando-se pelo seu brilhantismo e pela maneira como me envolveu do início ao fim. Esta trilogia permanece como um marco na literatura de ficção científica, garantindo seu lugar entre as grandes obras do gênero.

Sara 21/04/2024

Não imaginei esse final
Como último livro da trilogia principal, acho que talvez o que mais gostei. Não sei, se a escrita está mais fluída, porque eu já me acostumei com o autor, ou porquê esse livro tem mais acontecimentos e tramas. Eu sinceramente chutei todos os planetas, sempre fiquei suspendido com as reviravoltas. Por fim, onde está a segunda fundação?

valentina 17/04/2024

Leitura super rápida, acho que esse livro melhorou em alguns aspectos que me incomodaram nos outros (saltos temporais muito frequentes, mudanças de personagens que às vezes dificultavam um pouco acompanhar a história). mas ainda teve uma questão que ficou bem cansativa bem rápido, que é como esse livro quer que todos os personagens sempre estejam um passo à frente do outro, sempre tentando te surpreender, e sempre explicando como eles estavam controlando tudo das sombras com diálogos muito pouco naturais, que às vezes chegam até perto do cômico. Logo no início o leitor já começa a sempre esperar que alguma reviravolta aconteça, e isso faz perder muito o impacto dos acontecimentos.

Por outro lado, esse livro com certeza é menos cansativo que os outros 2, o núcleo de personagens é menor e continua o mesmo por boa parte da história, que é bem interessante e boa de acompanhar. As coisas que reclamei também são mais fortes no início do livro, e depois de um tempo diminuiu um pouquinho. No fim, acho que a história e personagens bons se sobressaem ao lado negativo.

vazecho 23/03/2024

Resenha - Segunda Fundação
A conclusão da trilogia original de fundação é perfeita. Com uma escrita muito diferente dos outros livros, seguindo uma narrativa única do começo ao fim, muito mais semelhante aos livros que seguiram a trilogia original, Segunda Fundação vende muito bem os personagens e responde as perguntas do leitor de maneira muito satisfatória, ao mesmo tempo que criando novas perguntas e deixando o horizonte livre para continuações.

Ludmila 18/03/2024

Quase que não foi... ainda bem que minha teimosia em acabar o livro me mostrou um ótimo final, respondendo a pergunta que permeou todos os livros. Mas o caminho foi árduo...

Rafael 17/03/2024

Da primeira trilogia da fundação, esse foi o livro que eu mais gostei, parece que aqui as coisa acontecem mais rápido, o andamento do livro é mais dinâmico do que nos dois anteriores. Fiquei satisfeito com o final também. Agora é esperar pela sequência da saga.

Ra-fa-el 15/02/2024

Final com Chave de Ouro
A trilogia trás um sentimento característico de que ao reler você descobriria coisas novas. E esse sentimento volta de maneira mais forte no terceiro capítulo, por trazer conexões fortes com o primeiro e segundo volume que, apesar de sempre estarem lá, me passaram despercebidas.

Um livro que enriquece o universo da fundação e expande os seus horizontes para o todo. Recomendo e pretendo ler novamente.

Maria Terra 06/02/2024

Nenhuma mente é mais inteligente que a do Asimov
A trilogia da Fundação ganhou o histórico Prêmio Hugo de melhor série de Ficção Científica e Fantasia de todos os tempos.
Esses livros inspiraram mentes geniais, como Carl Sagan, George Lucas e Elon Musk.
Mas por que será?

Dentre todas as obras que li do escritor, a trilogia da Fundação me deixou boquiaberta em todas as 800 páginas dessa trama; Isaac Asimov criou do 0 o Plano Seldon, que ele chama em suas entrevistas de ''ficção social''. Esse Plano Seldon possibilita que o futuro seja previsto quase que perfeitamente por meio de matemática. Mas além dela, por meio de padrões sociais que podem mudar o funcionamento desse plano (ficção social).

O primeiro livro me impactou direto. Senti que ali se iniciaria um romance absurdo, que preserva até hoje o nome de ''melhor ficção da história''. Entretanto, ele foca em muita política e não sou a maior fã de todas dessa área (foi mal, Isaac) e por isso acabei dando 4 estrelas;
O segundo livro é o meu favorito; cheio de reviravoltas, política, romance, viagem no espaço e guerras. Fiquei tão focada nesse livro, que por um momento me senti parte da Fundação, e pra esse livro dei 5 estrelas e favoritado;
O terceiro livro me desapontou... Muito tempo enrolando e maturando uma história que só fica boa no final do livro. Infelizmente, pra esse livro deu 3,5 com muito pesar no coração.

Isaac Asimov fala em suas entrevistas que uma boa ficção é aquela que consegue seguir trajetos impensáveis, sem mudar as leis físicas da natureza humana, e nesse livro ele fez isso como o Bom Doutor que ele era, e bato palmas pra sua genialidade.
É impossível não torcer para Fundação e se sentir parte de uma história surreal, viajar para Trantor, conhecer o centro comercial de Kalgan e se estressar com os vilãos. Me senti nascida e criada nessa galáxia.
Ao conjunto da obra eu favorito e guardo no meu coração como a melhor obra de ficção que eu pude ler!

site: https://www.instagram.com/mergulhanolivro/

Vinicius.Escorce 28/01/2024

Isaac Asimov soube dar ?mil? reviravoltas em sua historia, nos mostrando que seria impossível o leitor adivinhar os planos da segunda fundação. Um bom livro para quem gosta de ficção científica.

calebsrodrigues 28/01/2024

Perfeito
A trama desse 3° livro da saga Fundação é incrível. Asimov pode ser considerado como o Hari Seldon da ficção científica: pensou em tudo e sempre dá um jeito de surpreender o leitor. Não é somente bom, é muito mas MUITO bom!

Cafe_Fili 12/01/2024

Trilogia necessária
Vale muito a pena investir o tempo em ler essa trilogia, os livros tem uma dinâmica muito boa para a descrição de um período grande de tempo e com protagonistas diferentes. A maneira com que os eventos são ligados é muito interessante.