A Maldição de Long Lankin

A Maldição de Long Lankin Lindsey Barraclough

Resenhas - A Maldição de Long Lankin

Sarah 12/02/2021

Digno de leitura!
A Maldição de Long Lankin é um livro de terror: sobre uma criatura maligna secular que gosta de caçar criancinhas. Principalmente crianças da família de Cora e Mimi.
Mimi é a irmã caçula de Cora, as meninas são enviadas pelo pai para a casa da tia avó delas, a tia Ida. Na cidadezinha da tia elas vão ver que a presença delas é motivo de cochichos e medo pelos locais. Tão logo elas fazem amizades com dois garotinhos gente boa, e, entre brincadeiras e bisbilhotice, vão descobrindo histórias e lendas sobre a família das meninas.
Existe também uma igreja abandonada (bem medieval) onde criancas são proibidas de visitar, e, é claro que criança obediente não rende história boa, os quatro vão lá. Porém, com a visita, esse tal de Long Lankin decide voltar a ativa depois de muito adormecido.
O ruim desse livro é que ele acaba.
Eu super recomendo essa leitura, principalmente a noite, com chuva caindo e uma caneca de chá ou café. A mim agradou muito, mas se vai agradar você só há um jeito de saber, não é?

danda 11/02/2021

No começo não entendia nada.Estava esperando muito dessa leitura,e não foi nada disso. Quando acabou,falei:é isso?

alice 18/11/2020

Um suspense bem construído com boas doses de terror e pura tensão.

A autora vai criando uma atmosfera assustadora e misteriosa conforme avançamos na história e aos poucos vamos descobrindo os segredos enterrados no pântano e na velha igreja.

As 100 páginas finais foram as mais assustadoras para mim, fiquei tensa com o desfecho e a criatura que aterrorizava as crianças me deu calafrios.

Uma boa história, com suspense bem construído, a escrita é fluída e não dá vontade de largar até o final (a não ser que vc ouça barulhos estranhos ou sinta um odor podre de terra e água do Pântano, nesse caso pode ser Long Lankin indo te visitar).

Lolly 25/03/2016

Já li mais de 7x
Melhor livro, nunca amei tanto

@plataformadolivro 04/03/2016

Não assusta muito
No começo gostei bastante do livro, mas depois da metade se tornou cansativo. Aquelas histórias antigas e pesquisas.

Literatura 29/01/2013

O folclore ganha vida
Sou um leitor fissurado em livros de horror. Sério, fico preso entre as páginas tenso, à meia-luz, sendo conduzido pelo clima denso que um bom livro deste gênero pode trazer. O verdadeiro escritor sabe viajar entre o real e o sobrenatural, dando o verdadeiro arrepio na pele muito antes do monstro aparecer.

E Lindsey Barraclough se revelou perita em criar essa atmosfera no seu livro de estreia. A maldição de Long Lankin (Bertrand, 443 páginas) leva o leitor para a década de 50, em uma cidadezinha no interior da Inglaterra esquecida por Deus e pelo restante do mundo. Lá conhecemos Cora e Mimi, duas irmãs que vão enviadas pelo pai boêmio para viverem com sua tia-avó, Ida.

Mas Ida esconde segredos. E as duas meninas, junto a Roger, um menino do vilarejo, trazem não só estas lembranças trancadas à tona, mas algo muito perigoso está de volta. Um ser que é mencionado apenas em cânticos folclóricos antigos. E enche todos de terror e medo.
Espíritos antigos, vozes e mistérios povoam a vida de Cora e Mimi. O ser misterioso deseja algo com Mimi e Cora tem de descobrir a verdade, antes de ser tarde demais...

Esta obra me dividiu nas mais variadas opiniões. Durante o decorrer da sua trama fui tomado pela presença demoníaca do vilarejo de Bryers Guerdon. Graças a excelente narrativa da autora, vi a tensão crescente se avolumar dentro de mim e se trancar em um grito mudo, dentro da minha garganta.
Senti-me muitas vezes em um clima parecido com A volta do parafuso, do mestre Henry James. Apesar de ser ambientada em pleno século 20, tem todo um ar antigo, estagnado, como se tudo se passasse em pleno século 19. Construía com frequência as personagens principais com longos saiões, banhadas sobre lamparinas e quando via um carro entrar na trama ou algum traço de modernidade, tratava de desconstruir minha imaginação teimosa.

A casa de Tia Ida é um espetáculo à parte. Mistura entre a casa de Usher de Edgar Allan Poe com a decaída mansão de Estella, vinda diretamente de Grandes Esperanças. Um local todo trancado, embolorado, cheio de sombras e retratos sombrios figurando entre as paredes. É lá que ouvimos a sombria canção de fala do sinistro Long Lankin pela primeira vez, através de uma voz espectral capaz de arrepiar os mais céticos. É nela que Ida, em minha opinião a melhor personagem da trama, desvenda a nós os mistérios de sua vida e daquele ambiente amaldiçoado.

Veja resenha completa no site:

Denise 08/09/2020

Excelente suspense
Não sou fã de terror. Adoro suspense, mas devido algumas resenhas, resolvi ler esse livro. E amei. Embora a história seja contada por crianças, e o terror seja meio velado, não deixa de surpreender e causar um certo medo. Talvez por envolver crianças em perigo, eu não consegui parar de ler. Só achei que o final foi meio rápido demais. Gostaria que a vida dos personagens dali pra frente tivesse sido explicada. Mas Recomendo muito.

Xandy Xandy 20/10/2018

Qual o terrível mistério envolvendo aquele vilarejo antigo?
Resenha completa no nosso blog Lendo Muito:

site: https://lendomuito.wordpress.com/2015/08/30/a-maldicao-de-long-lankin-lindsey-barraclough/

Edson 14/01/2017

A MALDIÇÃO DE LONG LANKIN
A MALDIÇÃO DE LONG LANKIN
Um Livro Extraordinário! Um Livro Espetacular!
Pra mim, a autora foi uma grata surpresa. Principalmente pelo fato deste ser o seu primeiro livro. Ela foi ótima na construção dos personagens. Na criação do clima de suspense e medo a cada página virada. A história é muito bem contata, sem enrolação, sem rodeios. Curta e direta. 448 páginas que você ler num piscar de olhos. Claro, não esquecendo sempre de manter uma luz acesa dentro de casa. Impossível não se apaixonar pela pequena CORA e sua irmazinha MIMI. Pelo PETE e seu irmão ROGER, às vezes mimado, às vezes determinado, e no final, um homem muito corajoso, além de amigo mais que fiel.
Confesso que bem perto do final, as lágrimas ameaçaram molhar algumas páginas do livro, porém, tive que me conter antes que esse desastre acontecesse.
Estou até agora inteiramente maravilhado com esse livro. Super recomendo, independente de qual seja o seu gosto literário. O susto, o medo, o suspense, a morte, o sangue estão todos lá? Estão sim. Mas todos em doses suportáveis e sem nada de exagero. Confesso até que esperava que ele fosse mais assustador do que realmente ele é, afinal, pra um leitor como eu que vive atolado no mundo cruel e sombrio do Mestre Stephen King, quanto mais terror, melhor! Mas a tônica do livro é mesmo a amizade que surge entre esses quatro personagens citados acima. O terror, o horror, o medo é apenas um pano de fundo que está ali sempre presente nos sonhos e pesadelos de cada um deles. Sensacional isso. Muito bom mesmo!
A MALDIÇÃO DE LONG LANKIN é um livro único! Um daqueles livros que você ler uma vez e não esquece jamais! Portanto, bem melhor que as minhas palavras, é você pegar esse livro abrir e ler. O resto, fica por conta da sua imaginação.

c a r o l 20/09/2018minha estante
undefined

Talita.Mantovani 31/07/2016

Aventura e misterio com pitadas de terror #MLT2016
Cora e Mimi estão vindo de Londres para a casa de sua tia-avó, Ida Eastfield, pois algo aconteceu com sua mãe, e o pai não se vê em condições de cuidar delas sozinho.
Tia Ida mora sozinha, em uma casa velha e isolada dos outros habitantes, em um pequeno vilarejo chamado Bryers Guerdon.
Ao chegarem lá, as meninas percebem que não são bem vindas. Tia Ida nem vai recepcioná-las. Pelo contrário, não as quer lá de jeito nenhum.
No casarão, portas e janelas estão sempre trancadas, o que deixa a casa muito quente e abafada naquela época do ano, porém tia Ida não deixa as meninas abrirem nada. As portas para os muitos cômodos, também estão sempre trancados com chave. Além disso a tia proíbe de elas explorarem a casa, de mexerem em várias coisas, de saírem quando a maré está baixa, de irem até a igreja no topo da colina, etc. A punição para a quebra das regras é dura.
Pelo menos Cora e Mimi fizeram amigos. Roger e seu irmão Pete, que vão ajudar Cora a descobrir porque, depois de irem à igreja, (mesmo com a proibição da tia), Mimi está em perigo.
Tia Ida sabe, mas ela guarda em segredo.
O segredo da tia, um fantasma, uma música macabra, uma bruxa, crianças desaparecidas, Long Lankin...Cora vai ter que ir a fundo em todos esses mistérios se quiser garantir a segurança de Mimi.

Para mim não foi um livro que causou medo. Acho que é um terror mais light, na verdade, uma aventura com algumas partes sombrias e muito mistério. No final ficou um pouco mais macabro, quando as crianças descobrem mais sobre Long Lankin. Essa parte também foi meio arrastada, pois a autora introduz cartas e documentos históricos para contar os fatos, e achei que isso não combinou com o livro.
Tive problema por o livro ser em primeira pessoa. Comecei me incomodando bastante, mas a leitura foi tão envolvente que depois de alguns capítulos já tinha aceitado completamente e esquecido o desconforto.
Senti um certo clima de nostalgia, pois me lembrou muito as histórias que eu lia quando era criança. Aquele mesmo clima de mistério e investigação, mas tudo com muita descontração e aventura. Os personagens são cativantes e a escrita da autora é excelente.
Mesmo com os contras mencionados acima, achei que vale as 5 estrelas. Leiam que vale a pena.

Max 23/06/2021

Livro Infanto-Juvenil
Não se enganem pela capa assustadora,o livro é apenas um terror para o publico Juvenil. Não assusta,fui enganado pela capa,pelo titulo e por toda aquela resenha obscura e macabra que andei lendo por ai,muito exagero de algumas pessoas que colocam a obra como "Assustadora". Aconselho a ler livros realmente assustadores como obras de Stephen King,Frank de Fellita,Peter Straub,Allan Poe,Lovercraft,Dean Koontz..... Quanto ao nosso livro e legal a historia,as crianças sao cativantes,mais é apenas um livro de fantasia e suspense juvenil,vai assustar crianças de 12 anos,mais nada alem disso.

Scopel 29/02/2016

Recomendo. Nota 4
Não achei tão assustador quanto disseram, mas têm alguns trechos tensos, ainda que curtos. A forma como a autora conta a história, com a narrativa em primeira pessoa alternando entre os três personagens principais é interessante e ressalta o veio de aventura do livro, mas prejudica a continuidade da tensão em alguns momentos, se queremos olhar apenas pelo lado do terror.

Minha critica é para a autora que não descreve muito bem as cenas, os lugares e a localização no tempo. Não se espante se por algumas vezes tiver que voltar a página pensando que perdeu algo por não estar entendendo nada.

É uma versão moderna da história clássica de monstro do pântano (bicho-papão, no caso) mas que se recusa a se modernizar, uma vez que se ambienta numa area rural isolada que poderia se passar em qualquer século. Da forma como a mitologia do monstro foi retratada, a época em que se passa, fim dos anos 50, passa a nao ter qualquer relevância na narrativa.

Mas pouco importa, o que vale é a viagem e nenhuma ponta solta ou defeito de narrativa vai nos tirar o prazer desta aventura.

Josh.Ennet 05/10/2015

Risos e Medo.
Entre traquinagens e Medo...
a curiosidade infantil desta história me levou direto a meus tempos de criança.
a história de amizade com pitadas de terror...ou vise versa.

Helaina 08/04/2015

Se acreditarmos que a história é realidade há sérios riscos de enfarte.
Terror é um dos meus gêneros favoritos, porque sei que será repleto de fantasia. Sim, porque se acreditarmos que a história é realidade há sérios riscos de enfarte no meio da leitura. Quando o cenário de suspense é com crianças então, melhor ainda. A inocência delas faz com que entremos profundamente na história sem muitos momentos de reflexão sobre a vida ou sensualidade como geralmente acontece nas histórias com adultos.

Qual a melhor forma de manter uma criança longe do perigo? Proibindo-a de se aproximar daquilo que é arriscado, certo? Quem já viu isso dar certo em qualquer que seja a história? Os adultos poderiam parar com isso! Seja franco com a criança de forma simples para que ela entenda. Proibir não funciona. Só aguça a curiosidade.

O livro é narrado pelos amigos, Cora e Roger, e pela tia-avó das meninas, Ida Eastfield, e essas são as divisões na história. Não há capítulos para separar as partes, apenas a intercalação entre a narração de cada personagem e datas no decorrer dos acontecimentos.

Eu gostei muito do livro. O terror gira em torno de uma canção folclórica que em alguns momentos cheguei a pensar que já tinha ouvido falar, mas depois de procurar na internet, descobri que havia confundindo com outra história. A impressão que temos é que a história realmente aconteceu. Como eu disse no princípio, esse toque de realidade é que costuma deixar as coisas mais assustadoras, mas não tive pesadelos enquanto lia, havia apenas um interesse insaciável de descobrir como tudo terminaria.

Essa é uma história que eu com certeza gostaria de ver nas telas do cinema. Teria ficado com muito medo por conta das situações em que as crianças enfrentam. A tensão do livro seria multiplicada com a trilha sonora e o escuro do cinema.

Não sou boa para dizer se é assustador ou não porque sempre curti filmes de terror desde pequena sendo minha mãe uma grande fã do gênero e companheira nas sessões pipoca. A Maldição de Long Lankin não deixou a desejar e cumpriu a promessa. Eu recomendo para quem gosta de um bom suspense onde o real se mistura ao sobrenatural.

site: http://hipercriativa.blogspot.com.br/2015/02/resenha-maldicao-de-long-lankin.html