Rangel 04/05/2014
O Caminho para a Iluminação
O livro "A Doutrina de Buda", compilado dos ensinamentos de Siddharta Gautama por Steiner, que desta vez teve Shoyu Hanayama em 1974 revisou o texto junto com Shojun Bando, Kodo Matsunami, Shinko Sayeki, Kwansei Tamura e Doyu Tokumaga. O ensino da doutrina de Buda é controlar a mente, e sua essência é a compaixão e a benevolência para o ser humano superar o sofrimento e alcançar plena felicidade. Segundo Bunda, a compaixão é estimulada de acordo com as necessidades dos homens e desperta a Iluminação, de acordo com a fé. Entretanto, as ilusões e desejos são entraves para o ser humano alcançar a iluminação, o estado de Buda, uma vez que as paixões são a causa do sofrimento. Em estado de Buda, a misericórdia e a amabilidade são estimuladas por causa da compaixão, que é o amor incondicional a todos os seres humanos e seres viventes na Terra. Muitas vezes, Buda que alcançou a plenitude, volta à Terra para ajudar a humanidade evoluir. Buda ensina que todos os homens e mulheres devem cultivar a virtude, assim existe e sempre existirá, o que é Eterno. E alcançar a Iluminação é compreender a Verdade, que depois a propaga (Dharma = ensino). Buda possui cinco virtudes: 1) conduta superior; 2) ponto de vista superior; 3) perfeita sabedoria; 4) habilidade superior de prática; 5) poder divulgar a prática dos ensinamentos. Além das 8 virtudes que capacitam Buda, que são: 1) trazer benefícios ao mundo pelo ensinamento; 2) discernir corretamente o bem do mal, o certo do errado; 3) ensinar o caminho e levar os homens à Iluminação; 4) guiar os homens ao caminho certo de evitar o orgulho e a ostentação; 5) fazer o que prometeu; 6) dizer o que propôs; 7) cumprir os votos do coração compassivo; 8) conceder graças e felicidades à humanidade. A causa do sofrimento humano se encontra nos desejos do corpo físico e nas ilusões das paixões mundanas, o que arraiga o ser humano à morte sem entendimento da vida. Se o ser humano remover o desejo da paixão, o sofrimento desaparecerá. A isso, chama-se verdade da extinção do sofrimento, que passa por 8 Nobres caminhos: 1) percepção correta (compreender causa e efeito, superar as aparências); 2) pensamento correto (não nutrir desejos, ganância e irritações); 3) fala correta (evitar palavras inúteis, abusivas e falsas); 4) comportamento correto (não destruir a vida, não roubar e não adulterar); 5) meio de vida correto (não se envergonhar); 6) esforço correto (dar o melhor de si com diligências e nobres ações); 7) atenção correta (manter a mente pura e atenta); 8) concentração correta (manter a mente correta e tranquila, procurar compreender a essência). O caminho do meio transcende a extrema indulgência para com os desejos do corpo e a extrema renúncia da vida, pois conduz à Iluminação e sabedoria de vida, logo, a paz da mente. O contrário da iluminação é a ignorância. Assim, o sábio iluminado aprende encarar as circunstâncias da vida, com uma mente imparcial, pois não exalta com o sucesso e nem se deprime com o fracasso. A natureza búdica supera o conceito "ego-pessoa" e dos erros das ilusões do raciocínio e da prática, que são a ignorância e o desejo, que são delusões. No mundo, há 5 males: 1) crueldade; 2) demarcação de direitos; 3) delimitação do comportamento entre homens e mulheres; 4) exagerar auto-importância em relação aos outros; 5) negligência dos deveres. Os votos de um Buda Amida para superação dos erros que provocam os males são: 1)não se considerar realizado após a Iluminação; 2) não se considerar luz salvadora do mundo; 3) não considerar que a vida física perdurará para sempre; 4) não se considerar com nome louvado; 5) considerar que os homens e mulheres alcancem a fé sincera para renascer ao repetir "Buda" dez vezes ao dia; 6) que todos homens e mulheres alcancem a Iluminação e pratiquem as boas virtudes; 7) que todos plantem com sinceridade a semente da virtude; 8) de que todos alcancem o estado de Buda a fim de alcançar a Iluminação e prática da compaixão; 9) que influenciem os outros a purificar suas mentes; 10) que todos tenham ideias corretas a respeito da vida e da morte, a perfeita sabedoria. "O Buda da Infinita Luz e Infinita Vida vive para sempre e irradia sua Verdade". Para alcançar a iluminação, deve-se buscar a verdade, com perguntas como: como se compõe o universo? O universo é eterno? Há limites para o universo? De que maneira agrega a sociedade humana? Qual a organização ideal para a sociedade humana? Nesta busca, há 3 caminhos de prática que devem ser compreendidos e seguidos que buscam a Iluminação: 1º) As disciplinas de comportamento prático: controlar corpo e mente, controlar os cinco sentidos; 2º) a concentração da mente: significa afastar a cobiça e maus desejos, manter a mente pura e tranquila; 3º) sabedoria: capacidade de compreender perfeitamente e pacientemente as 4 verdades - 1) conhece o fato do sofrimento e sua natureza; 2) conhecer a fonte do sofrimento; 3) conhecer o que constitui o término do sofrimento; 4) conhecer o Nobre Caminho que leva ao fim do sofrimento. O caminho da Iluminação é longo, pois tudo começa na mente, a fonte, onde deve-se libertar de coisas mundanas, de ilusões e sofrimentos que obstruem o verdadeiro caminho e a felicidade. Deve-se manter a mente pura, conservar a prática dos meios pacientemente, para se chegar à concentração mental, que a obtendo, alcançará a sabedoria, e esta conduzirá à Iluminação. Os três caminhos são: conservar os preceitos, praticar a concentração mental e agir sempre sabiamente, a fim de que com o tempo, para superar as delusões mentais, assim, não se discute com homens mundanos mas medita para alcançar a Iluminação. Realizados os Caminhos, alcança-se os 8 Nobres Caminhos. Os 4 pontos de vista a serem considerados são: 1º) procurar afastar todo apego ao corpo; 2º) os sentidos são a fonte do sofrimento; 3º) mente é um estado constante de fluência; 4º) considerar tudo no mundo como consequência de causas e condições, nada é imutável. As 5 faculdades do poder são: 1º)a fé em acreditar; 2º) a vontade em esforçar; 3º)faculdade da boa e segura memória; 4º) habilidade da concentração mental; 5º) habilidade em manter clara a sabedoria. Os 4 procedimentos corretos são: 1) evitar o início do mal; 2) eliminar todo o mal; 3) induzir que se faça boas ações; 4) estimular o desenvolvimento das boas ações. As 6 práticas perfeitas para alcançar a Iluminação são: 1) prática da caridade; 2) prática de observar os preceitos; 3) prática da tolerância; 4) prática do esforço; 5) prática da concentração mental; 6) prática da sabedoria. A verdadeira caridade afasta o egoísmo, nasce espontaneamente no coração puro e compassivo, que age sem desejo de retribuição. Assim, os 4 estados mentais da busca da iluminação se manifestam: 1) compaixão que afasta a cobiça, 2) ternura que afasta a ira, 3) alegria que remove o sofrimento, 4) equanimidade que remove discriminação e inimizade. As três jóias do budismo são o Buda (Iluminação), Dharma (Ensinamento = Doutrina) e Samgha (Fraternidade). Das espécies de organização, há 3 formas: 1) pelo poder, riqueza e autoridade dos grandes líderes; 2) pela conveniência dos membros, como as famílias por exemplo, de concordarem o modo de viver; 3) pelo ensinamento e harmonia como guia de vida. O budismo se organiza pela terceira forma como modelo. Na fraternidade da organização, deve haver sinceridade no falar, bondade no agir, simpatia no pensar, compartilhar equitativamente a propriedade em comum, seguir os mesmos preceitos todos terem corretos pontos de vista. Assim, a Fraternidade cumpre seus desígnios de: 1) os membros se reunirem frequentemente para debater os ensinamentos; 2) respeitar-se uns aos outros; 3) honrar o ensinamento e respeitar as regras; 4) tratar-se uns aos outros com cortesia; 5) cultivar a mente da sinceridade e reverência; 6) purificar as mentes em lugar tranquilo, recato e dando prioridade ao próximo; 7) amar todas as pessoas cordialmente e com doçura, principalmente os doentes. A segunda agremiação de normas deve preceituar: 1) manter a mente pura e não perguntar muitas coisas íntimas; 2) manter-se íntegro e afastar a cobiça; 3) ser paciente para não discutir; 4) guardar o silêncio e não tagarelar; 5) submeter-se aos regulamentos e não ser arrogante; 6) manter a mente sempre constante e não seguir doutrinas diferentes; 7) ser moderado no viver diário. Seguindo tais regras, a Fraternidade perdurará e prosperará.