God Of War

God Of War Matthew Stover...

Resenhas - God Of War

Gustavo Simas 10/01/2013

A história épica em palavras
God of War é um marco na história dos videogames, uma franquia de sucesso que cada ano atrai mais jogadores e conquista mais fãs, uma obra prima da indústria de jogos eletrônicos. Agora há o livro que retira e apresenta uma das partes mais importantes da série: a história. O nome e a capa atraem jogadores leitores que apreciam um bom conto. Vi que o livro pode ser adequado tanto para aqueles que já conhecem o jogo, quanto para os que nunca jogaram, apesar de que fica mais fácil para quem já é jogador. Há várias citações sobre a mitologia grega, há o ponto de vista sobre Kratos e sobre o Olimpo, uma lenda épica disponibilizada para aqueles que não tiveram a oportunidade de ter a experiência do jogo. Enfim, o livro é bom... Mas há defeitos.

Prós: lenda épica, dois pontos de vista, conto de determinação e dedicação, diversas citações sobre a mitologia grega.

Contras: instabilidade no tempo (o começo lento e o final rápido demais, como se os autores quisessem acabar logo com a história), alguns acontecimentos forçados para se assemelhar com o jogo, repetição de palavras e frases em alguns momentos, alguns erros de ortografia e tradução, falta de drama e emoção na narração, final súbito.

P.S.: A experiência do jogo é única e muito melhor do que a do livro (sem querer desprezar), além de descobrir e entender a lenda de Kratos, é possível vivenciar o ambiente, os inimigos, os fatos, controlar o espartano. Caso seja possível jogue God of War antes ou após ler o livro.
Mesmo se você nunca tenha ouvido falar de God of War, leia sem medo, pois você entenderá a história. Se vai gostar ou não... Depende da opinião de cada.
Jessica Viana 12/04/2013minha estante
Falou tudo!

Jessica Viana 12/04/2013minha estante
Falou tudo!

Fabiano Maximo 01/06/2013minha estante
concordo com a sua opinião acho que eles deveriam melhorar esses tópicos antes de lançar o segundo volume!
mas estou ansioso para ler

Alexandre 13/10/2013minha estante
A tradução está sofrível! Parece que tem algumas frases que foram traduzidas no Google.

Jacinto 29/10/2020

Nostalgia
Confesso que eu estava jogando o jogo no momento em que eu li o livro, tinha batido uma saudade, gow, além de ser rico em conteúdo, história grega e afins, você viver no corpo de kratos foi uma boa sensação, lembrar as fases, os bosses, tudo. Recomendo apenas pra quem não tem chance alguma de jogar, se puder, jogue, vai ser mais interessante que ler.
Ravel 29/10/2020minha estante
Zeus, your son has return, I bring the destruction of Olympus

Ravel 29/10/2020minha estante
Areess, destroy my enemies, and my life is yours

Ricardo.Mello 29/04/2020

Pura ação e entretenimento!
O livro cumpriu bem a função que atribuí a ele, me entreteve entre uma leitura realmente substancial e outra. Ação do início ao fim e mudanças de cenário constantes mantêm a narração a milhas da monotonia, e a história consegue prender.

Agora vamos para os pontos negativos: 1- Essa edição é bem ruim. A tradução é fraca e as revisões de tradução e ortográfica falharam quase miseravelmente; 2- Os autores falham grandão nas descrições de cenários, cenas de lutas e objetos. O leitor percebe claramente haver na cabeça do autor uma ideia sofisticada de cenário/cena/objeto que passa longe de ser transmitida com alguma exatidão.

Leiam sim, com a cabeça bem leve, para se divertir, sem esperar muita coisa além da mais pura ação e diversão!
Tenhaumaboaleitura 29/04/2020minha estante
Comecei mais não terminei

Tenhaumaboaleitura 29/04/2020minha estante
Ainda pretendo

Angelo 17/02/2019

Esse livro, que é a adaptação oficial da história do game, é fantástico.
Netto 22/04/2019minha estante
Pelo contrário, o game que é a adaptação do livro, já que este surgiu primeiro que o jogo.

Angelo 22/10/2019minha estante
Valeu mano

Lore 17/09/2021

Surpresas
Eu achava que esse livro seria H-O-R-R-Í-V-E-L, mas fiquei tão viciada que li num tapa e ainda chorei igual uma idiota?. Foi muito legal ler GOW e ainda penso em ler mais livros nessa temática...
vick 17/09/2021minha estante
Entao recomendo Assassins creed e a mao esquerda de deus

Lore 17/09/2021minha estante
Obrigada, Vick!

Roger 04/01/2013

Não atinge a expectativa
Esta é a minha análise do livro como obra independente da série de jogos.

É um livro curto e bem rápido, bom para acompanhar os minutos de tédio dentro do ônibus ou do metrô. A tradução para o português deixa a desejar, pois a tradutora esqueceu de adaptar algumas estruturas da língua inglesa, o que atrapalha a fluidez do texto.

O enredo poderia ser resumido em duas páginas, pois a história não é nada mais que uma sequência interminável de cenas de ação com ocasionais pausas para mudanças de cenário. O livro se concentra tanto na descrição das cenas de ação que acaba deixando muito pouco espaço para a criatividade e a reflexão. Isso gera um contraste irônico, pois apesar da história ser dinâmica, com ações muito rápidas e encadeadas, a leitura pode se tornar incrivelmente monótona. O protagonista é ainda mais previsível que os heróis de filmes de ação da década de 80, sendo impossível ao leitor identificar-se com ele.

Conclusão: como obra independente, o livro God of War não se sustenta.
Marcos Túlio 15/01/2013minha estante
Concordo com sua resenha,achei muito a desejar o livro.

Mfarits 04/02/2021

Complicado
Eu acho essa história fantástica.
Mas eu achei uma PENA o jeito como se deu a narrativa.
O foco excessivo em narrar combates ficou meio sem sentido para mim.
Eu entendo a importância de tanta cenas de confronto e narração de lutas, mas não vou mentir ao dizer que esse número tão elevado dessas cenas tirou minha concentração e fez com que eu me sentisse bastante perdido.
Lá para o capítulo vinte e três, a experiência foi outra:
O trama me prendeu e a narrativa conseguiu minha atenção, mas eu ainda assim tive que me esforçar pra não perder o fio da meada.
Para fãs, fica bastante fácil visualizar as cenas, mas eu confesso que se não tivesse consumido os jogos previamente, eu não entenderia muita coisas.
Eu acho um livro bastante interessante para fãs que jogaram há muito tempo, ou para jogadores que não conseguiram acompanhar a história no jogo por qualquer que seja o motivo, a diferença de idioma, por exemplo.
Não nego que eu senti muita vontade de abandonar esse livro, mas eu gosto BASTANTE da história.
O meu problema maior foi o formato da escrita, perdi o foco muitas vezes justamente por tantas lutas que eu nem sequer acompanhar conseguia.
Mas diálogos entre os deuses e os fatos que ocorrem são impecáveis, pena que você possa não conseguir valorizar tudo isso se apenas ler o livro.
Enfim, recomendo para quem já jogou ou viu algo previamente sobre.
Mfarits 04/02/2021minha estante
A trama* rs

Fenrir 19/12/2020

Pra quem já jogou lembrar a história
É um livro muito bem escrito , diálogos coesos e interessantes , não precisa ter jogado o Game pra entender. Se você não curti ficar jogando , mas prefere uma leitura , recomendo .
Márcio 02/01/2022minha estante
É bom..pra quem jogou vai reparar que mostra o lado da história que n é mostrado no jogo que faz com a história seja mais explicada ainda...é bom

Alecio Miari 19/04/2013

Sangue, sangue, sangue...
Nada demais, igual ao jogo. Batalhas inelutáveis, lutas sangrentas, vingança, vingança, vingança...
O enredo não tem muita complexidade, na verdade é justamente o inverso: bate nesse aqui, mata aquele ali, esquarteja acolá e corre para um novo bando para detonar todo mundo. Morte atrás de morte é o ritmo do livro.
Legal para quem não conhece a história, legal para quem quer relembrar o jogo. Mas em se tratando de aventuras envolvendo os deuses gregos sou muito mais a série do Percy Jackson.
Cassie 31/05/2013minha estante
nisso concordo, meu primo tem o jogo e concordo de novo pq PJO é mto melhor

Adre 06/12/2023

É...
Eu acabei lendo toda a história por causa do jogo, e de verdade. O jogo é muito melhor que o livro. É uma leitura com todo respeito. Chata. Joguem o jogo é melhor

4/10
Marfins 14/12/2023minha estante
mermao pq ce foi ler issokkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Luciano Luíz 29/09/2014

GOD OF WAR apresentou ao mundo dos games mais um personagem que se se tornou tão clássico quanto Mario, Sonic, Ryu, Kyo e tantos outros... Kratos...
É a luta de um mortal que fez um pacto com o Deus da Guerra e dessa forma adquiriu poder a habilidade comparável aos Deuses do Olimpo. Assim ele quer tentar esquecer as lembranças da morte da esposa e do filho... O espartano Kratos é feroz no uso de qualquer arma e luta com facilidade contra qualquer monstro.
O jogo é fabuloso, e esse livro é baseado no primeiro game. Na verdade, na contracapa diz que esse é o texto original que deu vida ao game.
Sinceramente, eu não sei...
O que eu sei é que nem o poder de Kratos mais todo o Panteão não teve chances de ter um livro decente.
A narrativa é pobre e repetitiva. Não existem mudanças radicais em medida que o enredo vai avançando... Até porque as batalhas deixam em segundo plano algo que poderia ser chamativo e super interessante aos leitores e leitoras. O livro se arrasta sendo igual em quase tudo. São batalhas sem fim. E isso até que não seria problema, caso a narrativa fosse de qualidade superior.
Porém, peca em tudo. Parece até uma redação do ensino primário e esse livro compete facilmente em termos de ruindade com os livros brasileiros, A BATALHA DO APOCALISE e A INVASORA.
Tentei ler duas vezes. Na segunda consegui chegar quase na metade da obra. Porém, não encontrei forças para acompanhar Kratos. E acredito que nem ele tem condições de ler esse livro. É ruim em tudo.
Uma pena.
Vá jogar o game, GOD OF WAR 1 e 2 (PS 2), GOD OF WAR 3 e ASCENSSION (PS 3) e a versão do PSP que você vai realmente encontrar algo que vai valer cada minuto do seu tempo. Aqui não há nada...
E pensar que até existe o segundo livro...

Nota: 3 (a personalidade de Kratos é só o que me impede de dar nota mais baixa...)

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804?ref=hl
Felipe.Silva 06/06/2017minha estante
Eu concordo completamente com você, em pensar que comprei os dois livros e mal cheguei a medade do primeiro, não gostei do livro infelizmente.

Tiago sem H - @brigadaparalela 09/08/2014

Kratos é um guerreiro espartano que devido a um acordo feito com Ares, o Deus da Guerra, recebe dele as armas necessárias para se tornar o guerreiro perfeito. Porém, ao ser enganado pelo deus, Kratos assassina sua própria família. A partir desse momento, ele renega o deus e durante dez anos é atormentado por pesadelos desse assassinato. O guerreiro procura Athena que promete fazer com que ele se esqueça desses tormentos, desde que ele cumpra uma missão: matar Ares. Para tal missão, o fantasma de Esparta precisa encontra uma lendária caixa que é a chave para a morte do Deus da Guerra.

Lá em meados de 2008 no meu saudoso Playstation 2 eu descobri a série de Kratos. Um gênero de jogabilidade que eu nunca havia experimentado, somado a mitologia grega, resultou em horas e horas desvendando cada parte do game. Quando fiquei sabendo que ele havia sido baseado em um livro, adquiri o mesmo e a decepção foi imensa.

God of War (o livro) apresenta um enredo semelhante do jogo, durante a leitura fui lembrando das fases, com poucas modificações. Porém, a leitura é muito enfadosa. Com pouquíssimos diálogos, a história toda é tecida em torno de praticamente um personagem (Kratos), por meio de textos corridos que cansam o leitor, mesmo sendo um livro rápido de ser lido.

O início da história é extremamente lento - o protagonista é deixado em mais de um capítulo com a mesma ameaça. Já o final do livro é muito corrido, sendo que o grande desafio de Kratos é resolvido quase que em meio capítulo.

Os combates, que faziam todo o diferencial no jogo, aqui deixam muito a desejar. Por se preocupar em ter um alto grau de descrição das batalhas, os adjetivos são repetidos muitas e muitas vezes, o que causa grande confusão por parte do leitor. A construção de personagem no enredo do livro também é muito fraca, quem jogou o game, terá que fazer uma ponte entre as duas mídias para poder ter um pouco de carisma com o protagonista.

Quem jogou o game, consegue entender muito melhor certas cenas e se familiarizar com elas, principalmente as cenas finais que no livro são totalmente confusas e frustantes. Normalmente, estamos acostumados a dizer que o livro é melhor que o filme, nesse caso, o game é incomparavelmente melhor do que o livro.

site: http://brigadaparalela.blogspot.com.br/2014/08/bora-ler-07-god-of-war-matthew-stover-e.html
Paulo Araújo 17/09/2014minha estante
Perfeita a sua resenha.
Parabéns!

Hallan 11/02/2013

Esperava muito mais.
Por que comprei o livro? Eu adorava a saga god of war nos jogos,eu conseguia entrar em um mundo fantástico, ele era capaz de me entreter por várias horas, um dos meus jogos prediletos. Com esse pensamento sobre o jogo, quando vi que tinham lançado o livro, fiquei "louco", não pensei em vir aqui no Skoob para olhar as avaliações dos leitores, fui logo comprando. Comecei a lê-lo com uma expectativa grande, porquê adoro livros. Ao se desenvolver foi perdendo-se todo o brilho, ficou chato, cansativo, fui engatinhando o livro inteiro, uma imensa decepção.

Talvez, este livro me ensinou alguma coisa. Nunca espere muito de nada, porquê sua mente pode fantasiar "coisas" que não existam, fora do comum e se decepcionar com aquilo, mesmo que ela seja genial, perfeita.

Raikov 12/05/2024

Entrega o que promete, apenas
O meu sonho de infância se tornou realidade. Finalmente eu pude ter em mãos um livro que explicasse nos mínimos detalhes a história de um dos meus jogos prediletos.

Apesar de possuir um material forte em mãos o livro é bem medíocre. A começar que o ponto alto do jogo nunca foi a história, o gênero de Hack and slash funciona de maneira simples avance matando inimigos e colecionando poderes.

O romance até tenta dar personalidade para os personagens, explicando muito bem sobre as motivações dos deuses por toda jornada do herói. As maquinações que Atena teve que fazer para ajudar Kratos a matar o Deus da Guerra.

80% do enredo é Kratos matando monstros e desviando de armadilhas. Sendo que cerca de só 30% são lutas realmente interessantes.

A maior parte do livro poderia ter sido cortada, por que os autores não conseguiram fazer lutas contra os inimigos base serem necessariamente interessantes. E tem muita, muita luta, de um modo que se torna maçante. Se ele tivesse inovado mais ou reduzido o número de páginas talvez a leitura fosse menos cansativa.

Pelo menos as batalhas contra os chefes são bem descritas. Dá para se colocar na pele do personagem lutando contra Ares, Medusa e a Hidra.

Um amigo deu a ideia de que livro pudesse ter sido feito por encomenda, e não descarto a ideia. É um livro medíocre, que conta a história do jogo de maneira simples, sem se ater tão profundamente em seus personagens. Nota de 5/10, funciona melhor como jogo do que como romance.

Henrique 16/06/2013

Uma ótima leitura
Para quem gostou do jogo, este é um livro ótimo! Devorei-o em um final de semana. Quando se começa a ler o dito cujo, não quer mais parar.