O Livro da Selva

O Livro da Selva Rudyard Kipling

Resenhas - O Livro da Selva

Edimario 06/09/2017

Clássicos da Literatura em Quadrinhos, com O Livro da Selva, de Djian e Tieko, baseado na obra de Rudyard Kipling.
Salvo pelos lobos, Mogli é criado na floresta com os ensinamentos do urso Balu e da Pantera Baguera sobre a Leo da Selva e o respeito aos seus habitantes. Entretanto, as investidas de Shere Khan forçaram o jovem filhote de homem a tomar decisões que mudarão a sua vida para sempre.

Assim como os outros fascículos dessa coleção, temos uma obra super resumida em poucas paginas,o que acaba por eliminar partes inteiras da trama e até deixar a história fora do seu contexto original em alguns casos. Mesmo assim, no caso do Livro da Selva, temos uma adaptação com um roteiro que além de saber como se conta uma história, também desperta o interesse por essa obra, fascinante por si só. Djian sabe utilizar as caixas de texto para suprir o leitor de informações, tem diálogos bem construídos entre os personagens e tem o traço de Tieko como outra grande soma para a obra. Os animais são bem.detalhados e as sequências gráficas são dinâmicas e coerentes.

No final das contas eu até gosto do trabalho de edição dessas obras, com explicações sobre o livro original, o autor e seu momento histórico. Mas não tem como esconder o sentimento de "podia ser melhor". Entretanto, no caso deste número, dá para ter a satisfação de ver uma adaptação sóbria e que sabe seu papel em instigar pela busca ao material do qual se originou.

PS: Esta resenha integrou o dia #242 do #365hqs. Para conhecer mais do desafio, segue o link: https://www.instagram.com/explore/tags/365hqsed/

Cris 31/01/2017

Mais para "O Coração das Trevas" do que para Disneylândia
E mais uma vez a Disney, apesar de todo o esmero técnico de suas produções, se prova uma verdadeira fábrica de banalização e caretização (sic) dos grandes clássicos da Literatura Universal.
"O Livro da Selva" de Rudyard Kipling, apesar do tom de fábula com dezenas de animais falantes, está a centenas de quilômetros de distância dos bichos fofinhos e das canções imbecis da animação "Mogli, o Menino-Lobo" (1967) e de sua versão "live-action" metida a séria de 2016.
Ação vertiginosa, ambientação dark e truculentas e traumáticas lições de vida que te doem no fundo da alma colocam "O Livro da Selva" lado a lado não com "O Clube do Mickey", mas com o pré-modernismo sombrio de Joseph Conrad

Hanna 29/08/2016

Grandes aventuras
o livro da selva, do autor Rudyard Kipling, reuni varias historias do menino Mogli, envolvendo drama suspense e ação. Com o passar do tempo Mogli vai crescendo e vivendo grandes aventuras, as ilustrações te deixam ainda mais próxima da história.

Mari Palma | @a_maripalma 27/07/2016

Opinião | Perdida entre Vidas
É SOBRE O QUE MESMO?

O livro é composto por 7 contos, sendo 3 destes sobre Mogli e tendo suas histórias representadas no desenho da Disney. Os outros 4 contos são sobre outros animais e situações comuns na Índia no final do século XIX.

O QUE EU ACHEI...

É complicado falar sobre esse livro. Quis lê-lo porque nunca morri de amores pelo desenho da Disney e achei que o livro ajudaria.

Os 3 contos do Mogli ajudaram bastante, gostei deles. Mas os outros 4... Além de serem meio chatinhos por si só, meu lado bióloga se revirou com a forma como os animais e sua vida foram descritas. Chega ao ponto de uma das histórias girar em torno de um mangusto que quer ser domesticado porque o sonho de todo mangusto é ser um Mangusto Doméstico!! Aí já está forçando a barra né tio Kipling?

Dentre outras discrepâncias biológicas não consegui gostar dos últimos contos. Como conclusão, diria que apenas os contos do Mogli valem a pena. :/

site: https://perdidaentrevidas.blogspot.com.br
Jorge 01/06/2019minha estante
Compartilho da mesma opinião. É duro admitir que não gostamos de um clássico, mas nesse caso de O Livro da Selva não tem como defender. Pra mim, os elefantes dançarinos foram o ápice do absurdo.

Juliana 12/09/2014

Kipling e sua genialidade
Uma coletânea de contos de fadas indianos escrito por um britânico! Bem, o certo é que a maioria das história ocorrem na Índia, e não todas. Um livro encantador que ajuda a quebrar o esteriótipo de "fantasia européia". Pouco sei sobre Rudyard Kipling, mas adorei o fato dele ter criado um livro baseado em outro país/cultura.

Mestre 27/12/2011

Impressionante!
Quando li esse livro pela primeira vez (essa versão é ilustrada com fotos dos eventos/objetos) fui inserido num mundo de imaginação da qual não queria sair... Pena que não acho mais esse ilustrado. Mas se você tem filhos insira eles nesta mágica aventura de Kipling!