O Livro da Selva

O Livro da Selva Rudyard Kipling

Resenhas - O Livro da Selva

eu.karoliny 18/10/2021

Nostalgia
Peguei esse livro na biblioteca com baixas espectativas, demorei a começar pois estava adiantando a leitura. Mas eu descobri um livro de contos incríveis que me fizeram relembrar parte da minha infância.

Não gosto de comparar o livro ao filme pois os dois tem seus encantos e são nota dez, pretendo comprar uma edição mais elaborada pra mim e quem sabe reler, é uma leitura muito leve e gostosa.

Lara 03/08/2021

💛
Uma das capas mais lindas que a Principis lançou 💛.

O livro da selva conta com 14 contos bem diversificados, contados sob o ponto de vista de animais e suas relações com os homens.

O livro em questão deve ser lido sob a perspectiva da época em que foi escrito a fim de não se espantar com certas visões do autor que condiziam com sua formação pessoal, muito comum para o momento histórico em que viveu.

" O motivo que circula entre os animais é que o homem é o mais fraco e mais indefeso de todos os seres vivos, e atacá-lo não seria uma conduta correta."

"Há na selva algo tão pequeno que não pode ser morto? Não. É por isso que ensino a ele todas essas coisas, e é por isso que eu dou uma palmada nele, bem de leve, quando esquece."

"É melhor ele estar machucado da cabeça aos pés por mim, que o amo, do que pela ignorância."

"Eles não têm lei. Eles são párias. Eles não têm uma língua própria, roubam palavras que ouviram por aí, e ficam à espreita em cima dos galhos. O costume deles não é nosso. Eles não têm líderes. Não têm memória. Eles se gabam, falam muito e fingem que são um povo magnífico, prestes a fazer algo importante na selva, mas é cair uma noz que eles começam a rir e esquecem tudo isso."

Perdidão Livros 24/07/2021

Ótima surpresa
Um livro de contos, esperava conhecer mais sobre um personagem que marcou minha infância. Me surpreenderam os demais contos. Uma imersão na selva

Lucas Garcia 24/07/2021

Contos muito bons
Não posso negar que a melhor parte do livro são os contos do Mogli, também tem outros contos legais como o Toomai dos Elefantes e outros bem chatinhos como a foca branca.
As adaptações de Mogli pro cinema não fazem júz aos contos.
Fora algumas atitudes e ideias que hoje são horríveis como o colonialismo que não é explícito mas está nas entrelinhas, guerras, caça e maus tratos a animais, que me incomodaram bastante.

Milly 07/05/2021

O livro da selva
A história de Mogli é ótima e os contos também, é uma história diferente das que conhecemos, e sobre os contos teve partes que eu ri bastante e outras que me deixaram chateada pela exploração dos animais, entendo que a época contada na história é diferente da nossa, mesmo assim fico um pouco chateada pelo que os animais passam na vida real.

Juliana.Rissardi 02/02/2021

Até o momento, o pior livro que lindo ano.
Não sei dizer se foi a tradução, mas me pareceu que os contos não tinham uma coerência.... Preciso ler uma outra edição para opinar melhor.
Qui ler o livro para entender a mentalidade colonialista do Kipling... Mas não foram histórias legais.

z..... 02/02/2021

Edição Grandes Clássicos da Literatura em Quadrinhos
Adaptação em quadrinhos com ilustrações belíssimas, de encher os olhos, e com roteiro, em termos gerais, de bastante fidelidade à obra de Kipling. A edição tem também anexo valoroso em informações sobre o autor, inspirações para a história e contexto de publicação do Livro da Selva em 1894 e 1895.
Pena o número reduzido de páginas... Seria prazeroso ler mais aventuras de Mowgli nessa adaptação, centrada em apenas três contos.
Vale a conferida para quem curte as aventuras do menino-lobo.

Curiosidade à parte, a exemplo de outras adaptações, esta tem também um certo desprestígio à Kaa, a píton. Kipling exalta três animais na amizade de Mowgli e na capa falta Kaa, que em alguns contos tem até mais protagonismo que Bagheera e Baloo. Isso rende divagações e suposições interessantes sobre porquês... No Livro da Selva, na última aventura, Kipling dedicou poemas a cada um deles.

Leitura no contexto da pandemia em Macapá, fase de vacinação.

z..... 01/02/2021

2ª Edição da Martin Claret (2005)
Traz seleção de contos de Mowgli com ilustrações interessantes e informações sobre o autor de maneira sucinta.
A editora tem feito trabalho importante de disponibilizar clássicos universais em formato de bolso, mas tem obras que a edição deixa a desejar, sendo esta um exemplo.
Acredito que há equívoco quando coleção chamada "A obra-prima de cada autor" edita a obra parcialmente. Kipling publicou os contos em dois livros ("O livro da jângal" e "O segundo livro da jângal") que deveriam ter sido valorizados na versão integral nessa coleção.
A contracapa diz: "Nessa nova edição ilustrada, oferecemos ao leitor brasileiro uma seleção com todas as histórias de Mowgli", o que pressupõem, a priori, a versão integral dos livros da selva, não necessariamente só a parte sobre o menino (a informação não está clara sobre a identidade dos livros da jângal).
Em verdade, tem 3 de 7 contos do primeiro livro, 5 de 8 do segundo, mais um conto sobre Mowgli publicado por Kipling fora dos livros da selva.

"Os irmãos de Mowgli" - conta a origem da "Pequena Rã"; o aspecto mais interessante é que ilustra artimanhas da politicagem, com o tigre tentando conseguir adeptos no Conselho da Selva para que sua vontade assassina sobre o menino se realize; Bagheera e Ballo na oposição, assumindo o papel de tutores mediante preço pago a leis ancestrais.
"As caçadas de Kaa" - o ápice é a história do sequestro do menino pelos macacos, diferente do que foi adaptado nos filmes; destaque também para a aprendizagem de Mowgli sobre harmonia com todos os animais para o próprio bem ("Temos o mesmo sangue, eu e tu!").
"Tigre! Tigre!" - sobre a morte de Shere Kan e ida de Mowgli para uma aldeia...
Contos do "Livro da Jângal".

"O ankus do rei" e "Os cães vermelhos" - dois dos melhores contos de Mowgli, em histórias sobre desventura da ganância e uma batalha visceral na selva entre lobos e dholes (uma espécie de cão selvagem indiano, mais para raposa que lobo, mas com fama de terrível quando em grupo).
"Como apareceu o medo" - também tem quê de politicagem, com o Conselho da Selva discutindo as implicações sobre a morte de um humano por um tigre.
"O avanço da jângal" - e não é que a selva deu fim a uma aldeia...
"A embriaguez da primavera" - a última aventura nos livros da selva; tem lado poético na descrição de Baghueera e Mowgli sobre a chegada da Primavera e suas "novas falas!", mas fiquei com sensação de enobrecimento ao menino-lobo, já com 17 anos, entre os animais (que pedem sua volta para a selva) e entre os homens (com Mowgli destacando-se por habilidades incomuns, além de rasgação de seda da mãe).
Contos do segundo livro.

"O guarda-parques" - Mowgli envolvendo-se numa reserva com guardas florestais, já na fase adulta. Conto publicado por Kipling fora da coletânea dos livros da selva.

Leitura nos idos da pandemia em Macapá, fase da vacinação iniciada...

yvnvitx 15/10/2020

O Livro da Selva, de Rudyard Kypling
Me surpreendi positivamente com o livro, eu que sempre gostei muito da animação da Disney encontrei no livro uma alternativa mais madura de visita a uma história que eu reassisto há muitos anos.

A abordagem me lembrou muito o livro da Netflix, que trata a história do menino lobo de uma maneira mais sombria, visceral, bem diferente da que me foi apresentada ainda pequeno.

Apesar de ter adorado o livro, ele não diminui em nada o carinho que eu tenho pela animação antiga, acredito que são duas formas diferentes de consumir um produto semelhante.

Além da história de Mogli, o livro conta com outros contos sobre animais, a maioria deles é sobre a fauna indiana, menos um, que retrata a história de uma foca. Eu achei que seria um porre ler os contos, comecei a lê-los meio que por obrigação, mas me surpreendi positivamente de novo quando me peguei super imerso em histórias sobre mangustos guerreiros, focas exploradoras e domadores de elefante.

Quanto ao PRODUTO livro, a edição da Principis é muito boa, a capa é bonita e a diagramação é muito boa, ainda mais pelo preço de 10 reais que paguei.

Élida Mercês 11/10/2020

Um livro que leva o leitor a acompanhar a visão do mundo a partir da percepção dos animais selvagens, inclusive sobre os humanos. Dentre as sete novela que compõem a obra, destaque para "Os irmãos de Mogi", que conta a história do menino lobo.

triz 26/06/2020

Pra mim, só os contos do Mogli valeram a pena. Alguns dos outros são até divertidinhos, mas eu teria gostado muito mais se fosse uma coletânea do Mogli.

Marilack 17/04/2020

Um livro de contos
Não sei se entra na categoria de fábulas (não sei mesmo, quem leu e sabe, me diz aí).

Gostei de todas as estórias, mas a última... Nossa!!!
Me encantou com todo o seu ensinamento.

Vale a pena ler e reler.
É uma ótima e divertida leitura para crianças.

Rodrigo 14/02/2020

Infância
Que leitura nostálgica!
A cada página lida refiz cada momento dessa narrativa fantástica.
Totalmente encantado!

Jorge 31/05/2019

Irregular
O grosso da história acho que todos conhecem: Narrativas de um mundo estranho, bastante selvagem, povoado por bichos que são capazes de falar, planejar, articular, ruínas de civilizações desaparecidas e um menino criado por lobos. Vale lembrar que apenas os três primeiros contos contam a história de Mowgli.

Honestamente. Não! Não atendeu às minhas espectativas. Não consegui compreender o que fez desse livro tão famoso.

Dos sete contos (Minha edição contém apenas os contos contidos no Primeiro Livro da Selva) gostei apenas de dois deles: "Os irmãos de Mowgli", o primeiro de três contos que traz a narrativa mais importante do livro. E "Rikki-Tikki-Tavi", um conto que narra o embate brutal de um mangusto com uma serpente.

A edição que eu comprei é a da editora Ática e não me arrependi nem um pouco. É uma edição muito bonita, não encontrei erros de ortografia em nenhum momento, e como suplementação de leitura traz uma breve biografia do escritor, que particularmente, achei mais interessante que o livro em si.

Pode ser que o Segundo Livro da Selva tenha contos melhores. Mas pra mim já deu. Não vou arriscar.

Elisa.Lorena 16/05/2018

O livro da selva - L&PM
É maravilhoso, ainda assim,fiquei um pouco frustrada, pois queria que a estória do Mogli continuasse. Tem outros contos, todos muito bons, mas nenhuma tão cativante como o menino lobo. Vale a leitura!

Quando forem comprar, prestem atenção para comprar "Os Livros da Selva". Isso, no plural, porque são os DOIS livros de contos dele juntos.