A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

maria15723 06/05/2020

Por que ler A aprendiz?
O segundo livro da série Mago Negro, nos mostra uma Sonea pronta para começar seus estudos e enfrentar os desafios de conviver com pessoas tão diferentes dela.
Isso se demonstra na figura de Regin, um aprendiz preconceituoso e elitista que demonstra a clara diferença entre a favela e as casas nobres. E como essas pessoas são tratadas nessa sociedade.
Já Dannly, agora embaixador, viaja para outros países e assim temos um visão abrangente de outras culturas que a escritora criou. O núcleo da história de Dannly apresenta outras questões mas se a disser serão spoiler, por isso deixa a sugestão para ler e descobrir.
E por Akkarin o lorde supremo, que tem seus segredos e que trazem reviravoltas para a história e a vida de Sonea. A grande questão da história está envolvida nessa figura misteriosa que deve ser respondida no proximo e último volume.
Apenas posso dizer que o universo que a autora criou é bem construído e complexo, cheio de detalhes impressionantes a exemplo dos animais e lugares e pessoas. E a história consegue te prender e faz você sentir um variado leque de emoções. Assim sugiro que leia esse livro e eu vou para o terceiro e último. E não de esqueça de quando der a devida oportunidade a ele me conte.

Andrezza 07/08/2020

Esse segundo volume é sim bem melhor que o primeiro livro, temos personagens novos, uma trama bem mais interessante, sem duvidas. Porem as coisas ainda se arrastam bastante para chegar no climax do livro. O autor enrola demais em algumas partes e deixa a leitura as vezes cansativa.
Kahh 08/08/2020minha estante
Então o que achou do final do Regin?

Andrezza 08/08/2020minha estante
Ah eu curtir muito, apesar que eu preferia deixar ele preso dentro daquelas passagens secretas pra sempre. Ele se achava demais por vim de uma linhagem superior que a de Sonea, e ela Mostrou pra ele que linhagem não significa nada. Achei perfeito a humilhação dele na frente de todo mundo.
Ele ainda vai irritar muito ela no 3° livro?

Kahh 08/08/2020minha estante
Kkkk é muito boa essa reviravolta neh, no 3 o foco é totalmente outro, não precisa se preocupar com ele.

Andrezza 08/08/2020minha estante
Vou dá um tempinho pra lê ele pq minha prima pegou pra ler. Enquanto isso comecei outro.

Eduardo.Santos 21/10/2021

A Aprendiz | Enredo
No segundo volume da Trilogia do Mago Negro, Sonea inicia a sua educação formal no Clã dos Magos. O desafio da personagem principal não é mais controlar e aceitar a sua magia, mas ganhar a aceitação e o respeito dos seus colegas e professores. Isso é especialmente difícil para ela, já que Sonea é a única aprendiz que nasceu nas favelas.

Além do drama do dia a dia da personagem principal, as dúvidas sobre o Lorde Supremo, já abertas no primeiro livro, continuam sem respostas. Todos que sabem sobre seu segredo, Sonea, Lorlen e Rothen, ficam com ainda mais medo sobre a capacidade de Akkarin com magia negra.

Dannyl também ganha uma grande participação como protagonista em A Aprendiz – apesar que, às vezes, eu só queria voltar para a parte de Sonea. Ele foi promovido a embaixador com um propósito bem claro: seguir os passos do Lorde Supremo e entender se o que ele buscava em suas viagens era realmente a magia proibida.

Licazzali 14/11/2021

Uma paixão chamada ?A Trilogia do Mago Negro? Livro 2
Nesse livro temos nossa Sonea percebendo o quanto é grande seu poder e suas habilidade mágicas, onde isso causa bastante dificuldade para que ela administre sozinha.
Ela também descobre o perigo que um mago selvagem, sem nenhum
treinamento, pode causar portanto, aceita a ajuda do clã.
Tornando-se a primeira aprendiz de Mago vindo das favelas algo inédito na história. Dentro da universidade dos magos, temos todo o desenvolvimento da protagonista sofrendo abuso dos colegas, tendo que lidar com todo o tipo de boatos maldosos tornando sua vivência na universidade muito desagradável. Esse livro é um pouco cadenciado, porém o acontecimento em que Sonea descobre sobre o Lorde Supremo, o líder
de todos os magos do clã e o mistério sobre o uso de magia negra vão alimentar o desejo sobre a leitura. Por fim o livro tem um contexto bem montado e bem pensado de forma como havia dito bem cadenciada.
????

Dani 17/02/2020

Quando a história começa a tomar forma
Sonea foi para o clã e se tornou uma aprendiz, mas os outros estudantes não conseguem aceitar que uma favelada se tornou parte do que era para ser a elite da sociedade e começam a pregar peças para que ela desista de ser uma maga. Sonea faz o possível para aguentar todos essas pegadinhas para se tornar uma curadora e ajudar as pessoas da favela mas tudo pode se perder por ela saber um segredo do Lorde Supremo do clã.

Ique 21/12/2012

Resenha - A Aprendiz - Blog EPL
A Aprendiz é o segundo livro da Trilogia do Mago Negro que narra a trajetória da ex-favelada Sonea, agora maga, ao entrar na universidade do Clã para aprender e fortalecer seus poderes. Porém, assuntos como o bullying e a homossexualidade também são tratados nessa obra de Trudi Canavan.

“Ela lutou contra seu poder, mas para sobreviver teve que se tornar um deles”

Atenção: Se você ainda não leu O Clã dos Magos esteja ciente de que essa resenha pode conter revelações sobre o primeiro livro da trilogia.

Tudo começou na purificação anual que o Clã fazia durante o inverno para eliminar as gangues da cidade de Irmandin. Sonea, uma favelada revoltada com com a purificação que estava acontecendo e com as atitudes do Clã decide atirar uma pedra contra o escudo protetor dos magos, como muitos outros jovens faziam, porém para a surpresa de todos que estavam ali a pedra da garota atravessou esse escudo e atingiu um mago, Lorde Fergun, deixando-o inconsciente.
Desde então a jovem começa a correr e se esconder dos magos que queriam capturá-la, pois seria arriscado deixar uma garota sem controle de seus poderes solta na cidade. Mesmo com a ajuda de seu amigo Cery e dos ladrões, Sonea não consegue se esconder por tanto tempo e é capturada.
Agora no Clã, vendo que os magos podem não ser tão maus como imaginava, não lhe resta outra alternativa a não ser se tornar uma maga, mas nem tudo vai ser tão fácil. Ela é a única garota que veio das favelas que vai cursar a universidade, o que gera muito preconceito entre os outros aprendizes e famílias. Lorde Rothen vira seu guardião e ela gosta muito dele já que ele a treina e lhe passa confiança por não ter nenhum preconceito.
Como previsto, Sonea não se da bem com seus colegas, ela até tenta uma aproximação, mas logo todos começam a caçoá-la, principalmente Regin que atordoa sua vida e exagera em suas provocações. Durante todo o tempo a jovem tenta evitar contato com o garoto que quando a encontra a humilha, provoca e espalha boatos falsos que atrapalham cada vez mais a vida de Sonea. Só que tudo isso não é nada em vista do que acontece posteriormente.
O Lorde Supremo, Akkarin, descobre que a pequena maga sabe que ele pratica magia negra para sustentar seu poder, prática expressamente proibida. Isso aconteceu ainda no primeiro livro, quando Sonea e Cery visitaram o Clã e se depararam com a cena. Apenas Lorde Lorlen (O Adiministrador), Sonea e Rothen sabem desse fato, mas sempre mantiveram isso em segredo esperando a hora certa para revelar a verdade para os demais magos. Sem perder tempo Akkarin passa a chantageá-los tomando a guarda da aprendiz para ele e proibindo o contato entre os três.
Enquanto isso, Lorde Dannyl, agora segundo embaixador do Clã em Elyne, tenta descobrir coisas do passado do Lorde Supremo e ao mesmo tempo exercer o seu trabalho de embaixador viajando pelos países aliados e descobrindo muitas coisas úteis juntamente com seu amigo Tayend. Porém eles também acabam descobrindo mais sobre si mesmos.
Agora resta a Sonea tentar fazer com que Regin e os demais magos parem de persegui-la e juntar forças para um dia poder derrotar o Lorde Supremo, contando assim toda a verdade que existe por trás de todo o poder que ele tem e salvando vidas das pessoas que Akkarin retira, isso com a ajuda de Dannyl, Rothen e Lorlen.
A Aprendiz contém em sua narrativa muito mais do que um simples livro de ficção e fantasia, mas trata também de assuntos vivenciados por muitas pessoas atualmente como o bullying e a homossexualidade, deixando assim a história mais real. Todos os acontecimentos são narrados em terceira pessoa e a autora divide seus capítulos contando um pouco a vida de Sonea, Lorlen, Dannyl e Rothen, deixando assim o livro mais dinâmico e encorajando o leitor a ler muitas páginas de uma só vez. Trudi Canavan também descreve muito bem as coisas e soube criar muito bem seus personagens de modo que podemos entender bem cada um e torcer, ou não por eles.
Esse é um livro de fantasia que vale a pena ser lido, ao final da obra, ficamos com dúvida e curiosidade em relação ao destino dos personagens e do que está por vir no último livro - O Lorde Supremo.

Avaliação
Capa: 5 | Diagramação: 5 | Narração: 4 | Enredo: 5 | Custo/Benefício: 5 | Nota geral: 5

A Autora - Trudi Canavan
Trudi Canavan publicou sua primeira história em 1999 e recebeu um Aurealis Award na categoria de melhor conto fantástico. Sua série de estreia, A Trilogia do Mago Negro, a tornou sucesso internacional, e todos os três volumes da trilogia Age of Five foram best-sellers do Sunday Times. Trudi Canavan vive com seu companheiro em Melbourne, Austrália, e passa o tempo tricotando, pintando e escrevendo romances campeões de vendas.

Publicada no blog: http://www.entrepaginasdelivros.com/2012/12/a-aprendiz-trudi-canavan-resenha.html
Pandora 25/12/2012minha estante
Caraca!!! Então do Dannyl é mesmo gay?!?!? Eu desconfiei, ah, quero evoluir na narrativa para ver onde a Trudi vai!!! Concordo com você a Trilogia do Mago Negro não é só mais uma na multidão. A Trudi coloca do dedo na ferida, no primeiro fala de exclusão social, processo de favelização e derivado, no segundo chega batendo forte no preconceito social (um problema em cidade como o Rio de Janeiro e Recife) e ainda trata de hipossexualidade!!! Putz!!! Arrasou!! E você também na resenha, já vi algumas pessoas falando em homossexualismo ao falar do livro "A Aprendiz" e você não, usou o termo correto!

Diogo Malvezzi 05/05/2013minha estante
Pandora, no segundo volume Dannyl deixa claro a sua preferência sexual.
No capitulo 29 ele da sinais quando a irmã "Mayrie" de Tayend diz para ele as intenções.

"? Sendo irmã de Tayend, eu o protejo muito. ? Ela virou o rosto para ele, com uma expressão séria e decidida. ? Se você o tem como um amigo, seja cuidadoso. Eu acho que ele está apaixonado por você, Dannyl...Cap:29"

E para afirmar a sua preferência no capitulo 33 Dannyl e Tayend tem uma conversa dentro da Caverna da Punição Final, na qual Dannyl faz declarações que nem Rothen sabia.

Novamente a escritora me surpreendeu rs até aqui, eu acreditava que Dannyl não escondia nada.

Bebel 14/10/2021

Melhor que o anterior
Sonea agora tem uma responsabilidade da qual ela não esperava um ano antes. Agora ela tem que aprender a controlar seus poderes o suficiente para se tornar uma Maga. Apesar de muitos problemas que surgem no caminho (assassinatos, bullying, romance entre outros), ela cada dia fica mais forte, chamando atenção de quem ela menos esperava e desejava. O ritmo da história melhora bastante comparado ao livro anterior, há uma expansão do mundo que conhecemos com novos personagens e novas informações que vão ou não contribuir para o final da trilogia. Apesar de enrolar menos, há muitas pontas soltas e muitos capítulos que, ao meu ver, não são extremamente necessários e há outras partes que precisavam de mais explanação e a autora escolheu não elaborar.

Juliana 25/09/2021

Mais ou menos
O foco dessa trilogia é o bullying, a discriminação. Quanto a mulheres, favelados, gays... A parte da fantasia fica em segundo plano, a discrição da sociedade é caricata. Não consegui curtir a história.... Vou ler o terceiro do para saber como vai terminar. Mas não tenho grandes expectativas.

Paula1630 07/09/2020

O livro é repetitivo em alguns pontos, parece que os acontecimentos são sempre muito parecidos. Os personagens muitas vezes são ingênuos demais. Ao meu ver o Lorde Supremo é o único ponto realmente interessante.

Thays 15/06/2021

Um livro cheiro de intrigas!!
Esse livro tem muita questão política do Clã envolvida na narrativa, isso, com certeza, dá-se pela alta presença do Lorde Supremo nas descrições no decorrer da história. Consegui perceber uma evolução enorme da Sonea enquanto aprendiz, a forma que ela se destacava em determinadas áreas me enchia de orgulho!!
O fato do Regin ser 24/7 insuportável e mimado, me fez tirar meia estrela do livro, porém, entendo que isso trouxe uma evolução para batalhas a Sonea.
As narrações do Dannyl me deixaram extremamente feliz (ele é um dos meus personagens favoritos) e a evolução do personagem também foi INCRÍVEL!!
A Trudi tem uma facilidade incrível de desenvolvimento dos personagens, assim como habilidades INCRÍVEIS de narração. Sempre vou recomendar essa triologia para quem quer ler uma fantasia mais adulta!!

Elane.Magre 22/08/2020

Nesse segundo livro foi bom, mais muito parado tomara que o último com mas ação.

George. 07/07/2020

Livro bom mas com pág e diálogos desnecessários
Achei o livro interessante, com boas tramas é uma escrita fluida, o que levaria a crer que daria uma boa continuacao, exceto se não fossem os fatos do bullying sofrido pela Sonea se tornarem repetitivos, pensamentos repetitivos e histórias e diálogos desnecessários.
O livro contém 500 pág, mas poderia muito bem ser resumido a 250 páginas. Assim seria um livro objetivo, serviria de ponte para o livro 3 e não seria tão enfadonho.

Luiz 16/03/2020

Claramente a uma melhora em comparação ao primeiro livro, os personagens secundários e o universo são mais bem explorados, mas o desenvolvimento da personagem principal ainda está evoluindo lentamente

Mel 19/06/2020

Foi o mais interessante da trilogia para mim, e queria ter visto mais dos estudos dela.