A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

manuzickuhr 09/04/2022

A aprendiz
Simplismente incrível, o livro é muito bem escrito e a história é desenvolvida de uma forma muito cativante.
Uma leitura leve, li em muito pouco tempo
Amei

Jaíne 14/01/2016

Ah, a mesmice!
O primeiro livro eu não resenhei, mas resolvi resenhar este, o segundo livro da trilogia do mago negro.
Achei o primeiro livro de uma chatice e uma mesmice incríveis e não tinha a menor intenção de continuar a leitura da trilogia. Mas, eis que surge meu irmão com os outros dois livros para me emprestar, e como tenho pena de deixar um livro abandonado na minha estante, praticamente implorando para ser lido por mim, resolvi dar outra chance a Trudi Canavan.
Quem leu o primeiro livro, já tem a noção que MUITAS páginas o esperam. Neste exemplar do segundo volume, são exatamente 544 páginas. E seguirá um terceiro volume que aparenta ser o mais grosso dos 3 livros e minha pergunta principal pra autora é:
Pra que tanta enrolação?
Neste exemplar, temos a mais nova maga da turma (maga, não é bruxa, não é Harry Potter gente! Embora pareça...) Sonea.
O livro gira em torno da vidinha de Sonea agora que é uma estudante de magia, todos os problemas que ela enfrenta e seus medos.
O enredo também dá um enfoque especial ao mago Dannyl, que aparece no primeiro volume como o amigo de Rothen e um dos magos que se empenharam para encontrar Sonea e levá-la ao clã.
Também há todo o enfoque em volta do Lorde Supremo e suas "práticas" não indicadas para os magos e não convencionais.
Mas o que mais vemos mesmo ao longo de toda a história é o tormento de Sonea, por ser a garota da favela numa Universidade de magos (todos de origem "melhor" que a dela).
Não é nenhuma história "oh que incrível!", principalmente, como citei no começo da resenha, pela mesmice de tudo. Todo o capítulo é a mesma coisa. Sonea sendo atormentada pelos outros aprendizes. Sonea com medo do Lorde Supremo. Sonea isso. Sonea aquilo. É muita enrolação.
As partes que mais entretinham de fato, eram as que narravam as aventuras de Dannyl, como novo embaixador do clã.
Enfim, acho que mais importante que o tamanho de uma história é a  qualidade dela. Você pode encontrar um enredo incrível em um conto de 10 páginas e encontrar uma porcaria repetitiva num livro de 600 páginas.
Com esse pensamento em mente, deixo a vocês escolherem se vale a pena ler ou não.
Eu não recomendaria.
Bom, até a próxima galera!

E para ler a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br
schuusantos 15/01/2017minha estante
Faço das suas, as minhas palavras. Que livro enrolado hein?! Todo capítulo exatamente a mesma coisa.. Além de Sônea ainda tem o Tayend com medo a cada 10 páginas..

Amanda3900 04/03/2022

Muito bom!
Cheio de mistério, o segundo livro dessa trilogia faz a gente se aproximar mais dos personagens e ainda nos deixa numa curiosidade absurda sobre quais os objetivos do potencial antagonista.
A leitura é rápida e dinâmica, e esse ambiente escolar é super divertido de se ler (me lembrou de quando li Harry Potter rs).

Matheus833 09/06/2022

Gostei mais que o primeiro
A leitura desse e mais fluida que a do primeiro livro. Vários temas são abordados que não fazem pensar na sociedade de hoje.

bardo 15/05/2022

E nesse segundo volume temos um ritmo mais equilibrado, ainda que definitivamente a autora não tenha pressa em contar sua história. Incomoda um pouco o fato dela meio que esquecer alguns personagens, mas sendo justo pode-se dizer que aqui ela se concentra em três núcleos restringindo sua história a uma esfera mais restrita. Algo bastante interessante é a ambiguidade, um personagem em específico confunde o leitor já que seu código de conduta é no mínimo flexível. Se no volume anterior a história parecia em algum nível ser uma metáfora da relação da Academia para com o ingresso de alunos de classe menos favorecidas, aqui essa impressão se acentua ainda mais. Assuntos como bullying, assédio e preconceito inclusive da parte de professores são escancarados aqui, a questão da guarda inclusive pode ser entendida como uma analogia do processo de orientação acadêmica. A autora também se propõe a tratar do preconceito frente a uma orientação sexual e se num primeiro momento as atitudes de certo personagem possam causar incômodo, em dado ponto percebemos a sensibilidade da autora em tratar o assunto. Na reta final temos ainda o gancho para o próximo volume e a solução para o conflito que permeia esse volume de transição, numa cena que com certeza trará satisfação ao leitor.

SalomaoSalles 01/09/2021

Nesse segundo livro da trilogia ainda possui a questão da enrolação como no primeiro, um pouco menos forte do que no anterior.
Tem uma questão interessante de pontuar, que é a introdução de um relacionamento homoafetivo em segundo plano do enredo. Onde a autora trata um pouco sobre o preconceito(lembrando que o livro foi escrito na década de 90).
Neste ponto da história, sonea já está aprendendo mais sobre seus poderes e desenvolvendo seu nível, o que torna o enredo mais movimentado e fluido. Se tem uma evolução da história, o que me agradou muito.

esther.crisrocha 18/01/2023

Continuação da serie
Nesse livro acompanhamos Sonea em sua jornada na universidade do clã dos magos, após ela ser aceita pelo clã. E logo de cara ela já tem que enfrentar grandes dificuldades com os outros aprendizes, la acaba tornado vítima de bullying para turma dela. Além de estar no meio de um grande problema no clã, na qual ela não pode revelar para ninguém.
Esse livro é um pouco mais chatinho de ler, já que não acontece muita coisa de interessante nela. Mas mesmo assim ele é bastante intrigante, pois a autora vai colocando pequenos mistérios para ser descobertos, e vamos aprofundando nisso com os personagens, a única coisa que atrapalha é a troca de personagem que está narrando.
Outro ponto interessante no livro é ver como a universidade funciona e acompanha a Sonea durante suas aulas, foi bastante legal ver. Tirando a parte que Sonea sofre na mão da turma dela só por ser da favela, teve momentos que fica torcendo para ela enfrentar esse pessoal. E outra coisa que me deixou com raiva, foi os professores não fazerem nada para conter o bullying, deixando acontecer como se fosse a coisa mais normal do mundo.
Amei que a autora soube trazer assuntos pesados e de difícil discussão de forma fácil de entender e discutir. O livro foi interessante ler, creio que foi um livro para ajudar a construir o cenário para o próximo livro.

João 08/12/2022

Superou as expectativas
Gostei muito desse livro, foi melhor que o primeiro cheio de mistérios kkkk e revelações que eu sinceramente não imaginava foi além do que estava pensando, em relação ao Lorde supremo eu pensei tudo o que não aconteceu menos isso kkkkk. Achei incrível a Sonea sempre lutando com vários aprendizes de uma vez e no fim ela consegue superar esse bulyng que ela estava sofrendo, e superou de uma maneira bem interessante, como eu disse foi ainda melhor que o primeiro livro e deixou bastante coisas para serem reveladas no próximo livro

Rafaela Dione 26/08/2016

O caminho pelo poder
O segundo livro da trilogia do Clã do Mago Negro nos mostra o caminho percorrido por Sonea, uma jovem aprendiz que se destaca dos demais alunos.
A narrativa é dinâmica e mostra uma Sonea atormentada pelos seus colegas de classe, que fazem de tudo para atrapalhar a garota.
A história prende do início ao fim , e dá até mesmo uma certa agonia quando ela não se defende ou quanto acontece justamento o contrario. Um misto de emoções, a leitura é mais do que recomendada!

Thay 22/02/2017

O inicio desse livro me deu muito trabalho. Já não aguentava mais ler um ato de bullying atrás do outro, resultado: abandonei o livro em meados de 2015. Só voltei agora em 2017 e finalmente a leitura fluiu, os casos de bullying continuaram acontecendo mas deixaram de ser o foco do livro e consegui apreciar a história, que por acaso é muito boa. O ultimo livro já está por aqui pedindo para ser lido haha. Espero que o final dessa aventura seja tão bom quanto esse segundo livro foi (depois da página 100 haha).

Cauane18 19/03/2023

Preciso saber o desfecho dessa história
Leitura fluida, empolgado para descobrir o desfecho da história. Novos personagens entraram na história e eles são incríveis, temas e assuntos atuais são tratados no cenário da história, aceitação e as diferentes culturas de cada lugar.

Kath 13/03/2017

A Transição
Sonea está pronta para fazer seu juramento como aprendiz dos magos, o dia da cerimônia guarda grande expectativa e, ainda que ela diga que não está nervosa, Rothen pode ver que está. Ela não gostou muito de precisar usar um vestido elaborado, mas seu mentor garantiu que era necessário para a cerimônia, o que ela não esperava era encontrar a hostilidade dos pais dos novos alunos e de alguns novos aprendizes. Apesar de fazer o possível para manter sua postura tranquila, por dentro, Sonea estava uma pilha de nervos sempre com medo de fazer algo errado.O fato de um dos aprendizes lhe lançar olhares de desprezo não ajudava muito.
Sua primeira semana de aula foi igualmente péssima. Regin, o aprendiz que lhe provocara na cerimônia, estava virando todos os outros aprendizes contra ela e tornando sua vida um inferno. Nenhum dos alunos queria falar com Sonea ou se tornar seu amigo, todos só queriam intimidá-la e mesmo que ela fizesse o possível para ignorá-los, a insistência deles em lhe pôr para baixo a afetava de alguma forma. Não se importava em ser ignorada, apenas queria ser deixada em paz. Como estava muito avançada em relação a eles, tinha tarefas especiais na sala, ainda assim seus professores também estavam desconfortáveis com sua presença.
As investidas de Regin tornam os dias de Sonea impossíveis e ela pede ajuda de Rothen para se mudar para a turma avançada na esperança de escapar do aprendiz cretino. Com muito estudo, ela consegue avançar e ter um pouco de paz uma vez que a turma avançada estava ocupada demais para agir de modo infantil com ela, a vida de Sonea entra em uma espécie de rara calma, que é abalada quando um boato se espalha de que ela e Rothen estão envolvidos de alguma forma forçando Sonea a se mudar para o alojamento dos aprendizes e, assim, a mercê de Regin. As coisas aliviam quando Dorren, filho de Rothen, aparece para uma curta visita e com ele Sonea descobre a magia do primeiro amor.
Enquanto isso, Dannyl está em uma jornada secreta para refazer os passos de Akkarin - o Lorde Supremo - quando ele ainda era um aprendiz, pouco antes de voltar ao clã. Nessa empreitada ele conhece Tayend, um bibliotecário de inteligência superior que é designado para ser seu assistente. Tayend é um "moço", que na gíria do livro é um equivalente a homossexual. Aceito na sua terra, Elyne, ainda que não bem visto e totalmente rejeitado em Kyralia, terra de Dannyl que inclusive já sofreu por causa de boatos como esse em sua época de aprendiz. Porém, ao contrário da maioria em sua terra, Dannyl é bem mais aberto no que diz respeito a sexualidade das pessoas, não julgando portanto seu companheiro por tal escolha.
Akkarin acaba descobrindo sobre as pesquisas de Dannyl instruídas por Lorlen, o administrador do Clã, sentindo-se traído, ele decide encurralar o melhor amigo e tomar a guarda de Sonea, o que gera o desespero de Rothen. A partir daquele dia a paz de Sonea foi para os ares, enquanto seus professores passaram a tratá-la com mais esmero, os aprendizes começaram a se juntar a Regin em seu ódio inflamados pela ideia da garota da favela ter sido eleita pelo mago supremo. Segredos se desenrolam, o caminho de Sonea se torna cada vez mais atado ao de Akkarin, a vida de todos à sua volta entra em perigo e tudo que ela consegue ter em mente é se tornar mais e mais forte para um dia derrotar Akkarin.
Eu demorei um pouco mais para terminar esse livro, além do tempo louco e de um monte de trabalho que apareceu para fazer, tal qual o primeiro livro da série, A Aprendiz segue um ritmo meio lento que tem horas que dá raiva. Todos na universidade estão cientes da intimidação que Sonea sofre, mas eles tratam o problema como comum, isso irrita, porque não é certo permitir esse tipo de intimidação. O mistério em torno de Akkarin vai se fechando, na minha opinião eu não acho que ele é o mago negro que a autora quer nos fazer acreditar que é, nesse livro ela dá pistas disso, há uma terceira pessoa por trás e se o livro fosse inteiramente narrado no ponto de vista de Sonea em primeira pessoa nós acreditaríamos piamente que Akkarin estava por trás de tudo, por essa razão também, creio eu, o ponto de vista dele nunca é apresentado, para deixar essa sensação de dúvida no fim. A dinâmica da narração é bem melhor que no primeiro livro, embora ainda haja algumas partes meio maçantes, principalmente no que diz respeito à personalidade das personagens, elas são mais do tipo passivas - excetuando Regin, claro - e isso irrita às vezes. Mas não precisamos esperar oito capítulos para gostar da história como aconteceu com o primeiro volume. A questão da homossexualidade é mostrada de maneira até sutil, dá pra fazer meio que um paralelo com a nossa própria realidade embora eu ache que essa questão atualmente anda um pouco "banalizada", mas é opinião minha.

Jade 27/06/2017

A história termina de forma fantástica e chocante
Com uma trama admirável, o segundo livro da trilogia prossegue com a história de Sonea e sua magia. Esse livro satisfaz quem leu o volume anterior e achou que faltava um pouco de trama e suspense... O vilão Fergun é substituído pelo preconceituoso e odiável Regin, um colega de turma de Sonea. A única coisa que me decepcionou foi o fato de Sonea se envolver com outro rapaz e nem sequer lembrar-se do Cery, que no final do livro anterior havia revelado-lhe seus sentimentos. A história termina de forma fantástica e chocante : uma batalha entre aprendizes maravilhosamente narrada e um acontecimento que abalou ainda mais a confiança de Sonea em Akkarin.

Felipe Paranhos 01/04/2020

Ok
Interessante pra aprofundar no universo criado, mas claramente é uma preparação para o livro 3.

Bru 16/09/2019

Surpreendente!
Fiquei com medo da história ficar em torno de uma intriguinha ?boba? de adolescentes para preencher a historia do livro mas não foi nasa disso.
A perspectiva do Lorde supremo sobre a situação e o aprendizado da Sonea e o final ?feliz? que me fez literalmente aplaudir o livro.
Incrível como a Sonea conseguiu amadurecer ainda mais.

O que eu mais amei até agora nessa leitura é que não é previsível mesmo quando parece que vai ser. E as coisas que devem ser ditas são simplesmente ditas, sem eu ficar pensando ?ah diga logo isso, para de enrolar?.
Eu sinto como se toda a trama não fosse nada clichê. Super diferente.
História super bem amarrada desde o começo.

Além de tudo isso, embora haja magia, os magos tem limitações mais humanas e a situação em que fez a Sonea ser a personagem principal fez com que o motivo dela ser mais forte que os outros não seja uma mera conveniência.

Ameeeei o Dorrien ter entrado na história. Quem não gosta de um pouco de romance? E mesmo assim, não é o foco do livro. Mas a Sonea se mostra madura até nisso.
Quero com certeza um final feliz nisso também.

A história também aborta intolerância, bullying, homossexualidade, questões sociais...
No mundo real e na fantasia sempre haverá pessoas más, incapazes de respeitar o próximo e as suas diferenças e particularidades.
Sobre homossexualismo, achei demais a abordarem de que não é algo que possa ser ?curado?, nem mesmo por magos e nem mesmo com força de vontade.
Tayend: ?tenho uma convicção própria sobre o que é natural e certo para mim que é tão forte quando a certeza dele sobre o que seja natural e certo?.

Estou curiosa sobre o próximo livro, para saber todo o fechamento das histórias que estão todas interessantíssimas. Até consegui ter um pouco de afeição pelo lorde supremo. Vamos ver se as coisas realmente são o que parecem.