Um Ateu Garante : Deus Existe

Um Ateu Garante : Deus Existe Antony Flew

Resenhas - Um Ateu Garante : Deus Existe

Regy 05/02/2024

Deus existe, eu existo.
Acho engraçado as pessoas ficarem brigando para provar a não existência de Deus. O simples fato da gente pensar sobre Ele existir ou não, já prova sua existência, afinal, como existiriam seres como nós, se não houvesse um Criador?
O autor desse livro é um filósofo, e como todo bom filósofo, ele questiona tudo. Sou assim por natureza. Sempre pergunto o porquê de tudo. E quanto à existência de Deus, também já fiz essa pergunta. A resposta foi muito lógica dentro da minha cabeça: se Ele não existisse, como tudo existiria?
Durante todo o tempo em que ouvi o livro, eu fiquei pensando sobre a nossa mente e todas as dúvidas que ela traz. Foi legal ver o desenvolvimento das muitas teorias e ideias, mas o melhor de todos, a cereja do bolo, foi o apêndice B sobre a ressurreição de Jesus.
Eu ouvi o livro mas prefiro a leitura, então em algum momento vou ler para que possa absorver melhor o conteúdo. Mas mesmo ouvindo, foi muito bom.

Adriano Schiessl 04/03/2023

Perdido consigo mesmo!
Sabemos ao certo que o filósofo realmente se tornou um deísta, aparentemente defendendo o deus aristotélico. Para ele, deus realmente existe. Além disso, no entanto, não sabemos exatamente por que ele mudou de ideia, e infelizmente, ele mesmo não parece sabê-lo.

Andréa Almendros 28/12/2021

Complexo, mas interessante
É interessante como um cientista e filósofo que não acreditava em Deus utiliza toda sua pesquisa e conhecimento, junto com vários outros estudos e relatos, sendo franco em assumir sua nova posição.
Não é uma leitura simples, mas interessante, principalmente para quem tem alguma dúvida.

Gutenberg Carlos 21/03/2020

Filosófico
Através do debate filosófico, o autor narra o que fez reconsiderar seu ateísmo.

Contém discursos rebuscados o que deixa a compreensão um pouco mais complicada, sendo necessário reler algumas partes.

Mas, gostei do livro. E as contribuições são excelentes.

Lucio 12/02/2010

vo ler d novo
foi o primeiro livro sobre teísmo analítico q li... (estava aprendendo conceitos como, empirismo, epistemologia...)

por isso, sei q não absorvi nem 40% do livro. Mas foi o suficiente para q eu conhece o "submundo" dos debates... e tal (teísmo analítico, inclusive, é um termo q aprendi com ele).

O final, os apêndices, são muito interessantes...

mas o N.T. Wright, acho q tropeçou na explicação da deidade de Jesus.

Estou estudando (intrigado) as epistemologias de Hume e de Kant. Me lembro q nesse livro, Flew se reporta a Swinburne e a um tal (o 'tal' alude à minha ignorância, não à alguma característica pejorativa do kra) de David Conway para refutar o Hume e dpois passa para a cosmologia. Qro ler d novo, já q agora poderei absorver bem mais!...
Miguel 30/11/2010minha estante
ônus da prova ^^

Deleite-se

Lucio 11/12/2010minha estante
Muito boa a resenha indicada pelo miguel. Eis meu comentário:
Eu ainda me lembro que o livro trata especificamente do argumento teleológico. E as informações 'jornalístias' de autoria e tudo mais também fiquei sabendo (e dali ad hominen aqui ein! Um ateu se converte, "o que faremos ?"- questiona a comunidade atéica- dali falácia ad hoc...). Acredito que Flew se convenceu pelo processo de 'melhor explicação possível', é claro, atravéz do argumento teleológico (que o livro apenas apresenta de forma introdutória). Agora, se Dawkins acabou com o argumento, por que ele não o debateu com Dinesh D'Souza (a verdade é que ele corre de D'Souza e do Craig mais que 'o capeta foge da cruz').
Por fim, meu interesse no livro é de caráter epistemológico, já que Flew era uma autoridade em Hume, e considerou, se não me engano, que as refutações de Swinburne e Conway foram boas.

Servo 22/10/2009

Antony Flew, um dos mais conceituados filósofos da contemporaneidade, autor de trinta obras filosóficas e defensor do ateísmo durante cinqüenta anos diz nesse livro que passou a crer em Deus. Flew , segundo especialistas do assunto era um dos filosofos ateistas mais significativos que já existiu.O livro é interessante , mas não é chocante como se esperava. Não se vê as notas de rodapé com as citações usadas, o que para um ex ateu é péssimo. Flew não se propõe a destruir os argumentos que antes defendia, mas apenas da uma pincelada no que o fez repensar Deus. O livro tem colaboração de 2 cristaos , Roy Abraham Varghese , que escreveu um capitulo do livro com uma crítica ao chamado “novo ateísmo”, e um outro capitulo escrito pelo aclamado bispo N.T. Wright , que abordou Questionamentos sobre a existência de Cristo e sua ressurreição , que segundo o próprio Flew foi a melhor defendida por um cristão até hoje. O livro é gostoso de se ler porque tem todo um caráter testemunhal , ou seja, mostra como aconteceu a mudança de vida desse ex.ateu. O uso de argumentos científicos é abundante para a prova de que há uma inteligência superior. A Cosmologia e a Física são duas áreas bastante abordadas nesse ponto, pois expõem a origem do Universo e remontam aos mais variados argumentos da existência de um ser criativo superior, considerado divino. Richard Dawkins, atualmente conhecido pelo best-seller Deus, um delírio, é duramente criticado pelo uso parcial dos argumentos da Biologia. O problema filosófico da definição do nada (nihil), abordado por Niestchze, também encontra contestação ao longo dos últimos capítulos o qual leva em consideração também a teleologia.
@Agulha3al 02/06/2010minha estante
Esse livro é uma fraude... Antony Flew nunca deixou de ser ateu. Por esse mesmo motivo uma grande parte de intelectuais estar se precavendo para que suas idéias não sejam deturpadas na velhice.

Lucio 01/09/2010minha estante
c tah de zuera neh agulha?
primeiro que seria inviavel uma publicação dessas sem um protesto público do autor. (e aqui, eu poderia deixar o Ônus da prova com vc, para provar que ele disse que não virou um deísta).
Mas é tão verdade, que o próprio Richard Dawkins (para sua infelicidade, pois ganhou uma 'chinelada' daquelas do próprio Flew, em uma resenha deste) comenta a conversão do Flew no seu 'deus, um delírio'.
Além disso, ouvi falar que há até video do Flew comentanto sua 'mudança'.

Marcelo 18/11/2012minha estante
As pessoas que contestam a mudança da visão de mundo de Flew devem não ter lido o livro. Você dizer que o livro é uma fraude é um disparate! É ridículo! É a mesma coisa você ler a biografia de Einstein e dizer que ele é ateu. Leia o final do livro, e verá a declaração do próprio Flew sobre a sua mudança.