O mundo fora de prumo

O mundo fora de prumo José Garcez Ghirardi

Resenhas - O mundo fora de prumo

Stefanie 13/05/2018

E, sobretudo, isto: sê fiel a ti mesmo. (Hamlet, I, 3.)
Neste livro você encontrará análises pontuais de um estudioso apaixonado por Shakespeare, José Ghirardi nos revela sua compreensão das seguintes peças do Bardo: Muito Barulho por Nada; Sonhos de Uma Noite de Verão; A Megera Domada; Romeu e Julieta; Otelo; Macbeth; Hamlet e O Rei Lear. Cada capítulo é dedicado à uma peça específica, onde o autor inicia com uma resenha sobre a obra e deixa sua inscrição como estudioso e mestre da Literatura Inglesa, a leitura é de fácil compreensão, aconchegante para quem já conhece as peças e um caminho introdutório para quem quer começar a ler Shakespeare. Em cada análise Ghirardi nos apresenta diversas conexões do contexto político da época em que a peça foi escrita, e faz uma ponte para o nosso contexto sócio histórico atual, embasando-se em teoria política, só que regado com a profundidade filosófica dos principais personagens. Traz recortes de cenas mais marcantes das obras citadas acima e nos revela caminhos para compreensão de como é possível ainda estar vivo e ser consumido, obras escritas por séculos atrás, mas que ainda contém fios que compõem nossa vida cotidiana.

GHIRARDI, José Garcez. O Mundo Fora de Prumo: transformação social e teoria política em Shakespeare. São Paulo: Almedina, 2011.

Emme, o Fernando 26/11/2017

Dê-me uma boa razão para não fazê-lo !
Nesse livro, o professor Ghirardi parte da tese central de que a falência do arcabouço simbólico medieval gera uma profunda crise de sentido no mundo renascentista de Shakespeare.

Ao analisar peças como Muito Barulho por Nada, Sonhos de uma Noite de Verão, A Megera Domada, Romeu e Julieta, Macbeth, Otelo, Hamlet e Rei Lear, ele mostra como os contemporâneos de Shakespeare encontravam-se em uma dificuldade muito grande de dar sentido à própria vida e conciliar os desejos individuais aos compromissos da tradição secular.

Ele mostra como Shakespeare soube compreender as aflições de seu tempo e como nós, hodiernos, passamos por um momento similar, com aflições e dificuldades semelhantes.

É um estudo realmente muito bom para de facto começar a entender a obra de Shakespeare e, de quebra, compreender melhor a obra de Maquiavel e o momento por que passamos hoje em nossa pós modernidade.