Aquele Verão

Aquele Verão Sarah Dessen

Resenhas - Aquele Verão

Alice 01/06/2013

O primeiro verão de Sarah Dessen.
Quando li A Caminho do Verão em 2011 simplesmente me apaixonei pela escrita da Sarah. Eu praticamente devorei o livro, e quando cheguei na última página desejei que o livro não acabasse, porque aquele livro de 413 páginas havia mudado alguma coisa dentro de mim. Então decidi que leria todos os livros dela, só para ter essa sensação de mudança de novo. Até hoje não comprei O que Aconteceu com o Adeus, mas acabei ganhando esse livro no meu aniversário então logo passei ele para frente. Dói o coração dizer isso, mas esse não é o melhor livro da autora.

Ele é bem curtinho - só 200 páginas - e foi o primeiro que a Sarah publicou, por isso entendo por que ele não me cativou tanto quando A Caminho do Verão, afinal, ela estava apenas começando.

O livro contra a história de Haven, uma menina que vê tudo a sua volta dar errado: seus pais se divorciaram, ela não para de crescer (sendo que já tem mais de 1,80), a atenção de todos é voltada para o casamento de sua irmã, seu pai casou se casou de novo - o que acaba criando uma barreira entre eles, sua amiga já não é mais a mesma e por aí vai. No meio de toda essa confusão surge Sumner, um ex namorado de sua irmã que acaba se tornando a única pessoa que parece entendê-la.

O tema central são as mudanças pelas quais todo adolescente passa, mostrando como é possível superá-las. Um ótimo tema e que foi bem desenvolvido pela autora. O que me incomodou foi o fato de Haven bater sempre na mesma tecla: a questão da altura. Isso acaba tornando o início do livro um pouco arrastado e sem grandes acontecimentos. Mas, a medida que o casamento de Ashley vai se aproximando, o ritmo do livro melhora e o leitor acaba se envolvendo muito mais com a história.

Tirando isso, acho que o livro foi bem escrito, só podia ter sido um pouco mais trabalhado, daí ficaria perfeito.
Sarah é uma ótima escritora, só me desapontei um pouco porque esperava uma escrita tão impecável quanto em A Caminho do Verão. Não deveria ter pensado assim, já que esse foi o primeiro livro que ela escreveu e sua escrita evoluiu muito ao longo dos anos - "A prática leva a perfeição."

Enfim, é um livro que eu recomendo. Só peço que não sejam tão duros com a personagem (como eu fui), porque só no final do livro que é possível compreendê-la verdadeiramente.

Jeniffer 03/05/2013

Mais um livro de Sarah Dessen como cortesia da editora iD e não me decepcionei. Apesar de ser um livro contendo uma estória mais leve, mais 'pré-adolescente', eu ainda sim gostei muito da narrativa de Sarah e dos personagens.

Haven não consegue esquecer seu passado, mais precisamente o verão passado, onde seus pais ainda não eram divorciados e sua irmã estava namorando com Sumner Lee, o rapaz que parecia mudar tudo ao seu redor, fazendo simples coisas ficarem interessantes, mas principalmente, fazendo a irmã de Haven ser alguém legal com ela, já que elas sempre tiveram suas diferenças.

O problema é estar tão ligada ao passado que não consiga aceitar o presente e faz com que Haven além de ter que lidar com a rejeição de sua aparência física (ela é muito alta e magra para sua idade), também precisa lidar com as mudanças ao seu redor, mudanças em sua família, mudanças essas que ela não consegue absorver e se adaptar.

Aquele verão fala sobre momentos e pessoas que marcam nossas vidas, de uma forma boa ou má, fala de aparências que irão nos enganar por estarmos olhando só para nós mesmos e também fala sobre mudanças de pessoas que amamos afetando a nós. Ainda assim é um livro bem leve, ótimo para ler em dias calmos e quando não queremos uma leitura muito série e densa.

Sarah Dessen sabe como conduzir o leitor em sua narrativa, por mais leve que seja. Gostei muito da autora por isso e por, às vezes, me identificar com seus personagens também. Encontrei algumas semelhanças 'indiretas' na estória de Aquele verão com O que aconteceu com o adeus, mas nada que deixasse a leitura menos agradável. A edição da editora está impecável, novamente, não encontrei erros ortográficos, as páginas são amareladas e a capa é condizendo com a estória do livro (amo isso na iD).

Enfim, é uma leitura agradavelmente leve e recomendada ás fãs de Sarah(Me tornei uma) e para quem precisa se encontrar entre o passado e o presente.

Publicado originalmente em: http://mon-autre.blogspot.com.br/2013/04/resenha-aquele-verao.html

Naty 29/04/2013

www.meninadabahia.com.br

Senti falta do que todos éramos naquela época.
Um verão e um cara e, de repente, as coisas não era mais as mesmas.
Pág. 165

Adoro as histórias criadas pela Sarah Dessen. Elas são leves e inspiradoras. A leitura flui rapidamente e logo me vejo envolvida. Mas algo em Aquele Verão (Editora iD, 200 páginas, R$ 27,90) não me encantou... eu esperava MUITO mais da Sarah Dessen, muito mesmo.

A vida de Haven tá confusa. Seus pais se divorciaram, a nova mulher do pai está grávida e sua irmã vai se casar. Ela queria que as coisas fossem como antigamente. A irmã com um namorado legal, seus pais rindo juntos e ela ali, feliz.

Com o casamento próximo, sua irmã está meio lunática. Sua mãe também. Seu pai está alheio aos próprios problemas, então ela tá sozinha. E ela tá triste, muito triste. Então ela vê Sumner, o antigo namorado de sua irmã. O período em que sua irmã o namorou foi uma das melhores épocas de sua vida, quando viajavam em família e tudo era sorrisos.

Talvez, Sumner seja a solução para seus problemas.

Não há muito o que dizer da história. Haven é uma adolescente e está naquele período em que quer tudo ao seu modo e não enxerga como as coisas deveriam ser. Claro, é direito dela querer os pais juntos, mas ela surta e preocupa todo mundo.

Estou acostumada com histórias mais longas, da Sarah Dessen, e por isso um pouco mais profundas. O que não acontece nesse. E também falta romance. O filme Meu novo amor, foi baseado nesse livro e, diferentemente dele, tem romance. Provavelmente devido ao sucesso do filme, Dessen resolveu colocar um pouco de romances nos seus próximos livros. E aprofundou os sentimentos.

Fiquei decepcionada com os protagonistas. Pensei que eles fossem crescer durante a trama, mas... o final não foi bem o que eu esperava. A boa notícia é que esse é o livro de estreia da Dessen, ou seja, os outros são bem melhores!

@APassional 02/03/2013

Aquele Verão * Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
Haven é uma adolescente de 15 anos, perdida diante de tantas mudanças na vida: a separação dos pais, a nova esposa do pai, a nova atitude da mãe, os preparativos para o casamento da irmã 5 anos mais velha e seu recente crescimento de 10 centímetros que a deixou com quase 1,85m de altura. Isso tudo lhe causa uma sensação enorme de deslocamento.

"Eu era toda cotovelos ossudos e ângulos agudos, como uma peça de quebra-cabeça que só poderia ir no centro, esperando que as outras se encaixassem a ela, completando o todo."

Buscando um ponto de referência positivo na vida, Haven se apega à lembranças do verão no qual ela tinha 10 anos, sua família era feliz e a irmã Ashley namorava Sumner Lee, o cunhado mais descolado, legal e atencioso que ela já teve.

"Mamãe dizia que Sumner era o tipo de pessoa para quem as coisas simplesmente aconteciam, e ela estava certa (...) Ele levava uma vida encantada, sempre tropeçando em algo interessante, totalmente ao acaso."

Quando Haven reencontra Sumner cinco anos depois, criando momentos de alegria na sua rotina, acha que ele possui a chave para consertar as coisas que se quebraram ao longo dos anos. Será que suas expectativas não estão um pouco exageradas?

"Era apenas um momento, um instante perfeito, como se o tempo parasse e, voando, tudo ficasse para trás, em seu devido lugar."

Aquele Verão fala sobre uma garota que cresceu em altura, mas que ainda precisa amadurecer emocionalmente. Haven vive em função da irmã mais velha, e agora que a irmã vai se casar, é a sua vez de ser adolescente e construir as próprias lembranças.

Há pequenos detalhes que tornam o mundo de Haven mais interessante, como o estranho latido do cão do vizinho, o patrão chato que insiste que ela "empurre as meias" durante as vendas de tênis na loja em que trabalha, a jovem vizinha perturbada que caminha pelas ruas à noite com jeito "zumbi" ou a amiga que voltou meio "piriguete" do acampamento de verão.

A narração é em 1ª pessoa na voz de Haven, que sabe tudo o que acontece, porque seu banheiro possui um buraco de ventilação que dá pra cozinha, lugar onde rolam todas as conversas sérias, secretas ou importantes da casa.

Não é uma trama forte ou agitada, que possui um conflito específico, mas a narrativa é gostosa e me envolveu lentamente. Pude testemunhar o suave despertar de Haven, como se ela ajustasse o foco da visão, melhorando a percepção do mundo e seu ponto de vista sobre a realidade.

Até a metade do livro eu ficava me perguntando "Onde será que a autora está querendo chegar?". Agora posso dizer que ela chegou a algum lugar e que o final foi bonito, doce e me emocionou sim.

Gostaram? Comentem comigo!
Beijinhos quentes de final de verão... Elis Culceag.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 02/03/2013: