Mitologia - Vol. 1

Mitologia - Vol. 1 Alexandre Solnik...

Resenhas - Mitologia - Vol. 1

Bianca 09/03/2021

Esse livro é um dos melhores achados da minha vida, não tenho dúvidas! Nesse volume é abordado desde a origem da mitologia greco-romana, o mito cosmogônico, através dos Caos e das Divindades Primordiais, até os Deuses e Semideuses habitantes do Olimpo - no caso, seguindo a árvore genealógica. A coletânea nos apresenta, mesmo que forma sucinta, a história da criação do mundo em uma época em que o pensamento filosófico ainda não tinha se desenvolvido. Contudo, por meio dos grandes escritos de Homero e Hesíodo que sobreviveram ao tempo, foi possível salvaguardar a memória mítica.

O livro é dividido em capítulos, nos quais cada um trata-se de um Deus. No início de cada capítulo há um resumo geral da divindade, que busca introduzir e assimilar as variações culturais da mesma - já que o mito possui diversas versões. Posteriormente, é apresentada algumas breves histórias, na qual envolve o Deus em questão. Embora o livro seja antigo, a diagramação é muito bonita, contém várias fotografias de obras de artes - algumas famosas - que foram muito bem selecionadas.

E claro, eu amei! Sempre me interessei pela temática, e apesar de ter um bom conhecimento sobre o assunto, aprendi muito mais do que já sabia. Mas também fiquei louca com toda árvore genealógica incestuosa me bugando completamente.