Jesus Kid

Jesus Kid Lourenço Mutarelli

Resenhas - Jesus Kid

Adriano 06/01/2024

Seguindo em meu objetivo de consumir tudo o que for possível de Lourenço Mutarelli em quadrinhos e literatura, termino a leitura de seu terceiro romance percebendo um padrão particular meu: até o momento, nunca levei mais do que 3 dias para terminar a leitura de seus livros, tamanha a empolgação que sua escrita me proporciona. "Jesus Kid" , tal qual "O Cheiro do Ralo" e "O Natimorto", é um livro diferente de tudo que já li, mas que tem o estilo inigualável do autor, mesclando momentos cômicos, trágicos, nojentos, absurdos, em um enredo fascinante, mas difícil de descrever.

douglaseralldo 20/09/2023

10 Considerações sobre Jesu Kid, de Lourenço Mutarelli ou a balada de um pistoleiro dentro da balada de um pistoleiro dentro da balada de um pistoleiro dentro da balada...
1 - Publicado originalmente em 2004 pela devir e relançado em 2021 pela Companhia das Letras, na cronologia mutarelliana Jesus Kid é sua terceira publicação na literatura e como não deixa de ser em suas narrativas para lá de únicas, esse é um livro bem absurdo - aliás temos referências internas ao absurdo - cujo enredo é uma tessitura tresloucada no estilo matrioska que encontramos em suas obras, com histórias dentro das histórias dentro das histórias...

2 - O livro é desses que começa quando termina ou termina quando começa ainda que termina no meio quando tudo começa. Na obra temos um escritor, Eugênio, que sob o pseudônimo de Paul Gentleman escreve westerns populares cujo personagem é Jesus Kid. Numa fase não muito boa, como se tentado pelo diabo, o autor recebe a proposta de escrever o roteiro de um filme, porém, em troca das trinta moedas, digo dos Trinta Mil Reais terá de passar três meses trancafiado em um hotel... tal hotel arquitetura de inferno em que o "real" e o "imaginário" não possuem fronteira, onde criador e criatura habitam mesmo e distintos universos...

3 - Sendo a terceira publicação literária de Mutarelli o livro traz consigo elementos que vão acompanha-lo na jornada da escrita. O 🤬 #$%!& , as relações homoeróticas têm seu espaço, assim como as nuances de loucura ou das ilusões com o detalhe um tanto instigante de que Eugênio muitas vezes não é percebido pelos outros habitantes do hotel; As questões metaliterárias e nuances autobiográficas, que no futuro serão retomadas em O grifo de Abdera (2015) estão, obviamente muito presentes no livro;

Resenha completa no blog>>>

site: https://www.listasliterarias.com/2023/09/10-consideracoes-sobre-jesu-kid-de.html

Giovana 08/09/2023

RESENHA - JESUS KID
Como grande fã do Lourenço Mutarelli, devo dizer que, apesar de admirá-lo, não senti tanta vibração com Jesus Kid. Uma obra definitivamente pesada, cheia de asco propositadamente posicionado me evocou sensações desagradáveis... Talvez realmente esse seja a proposta do livro. Entretanto, não foi a melhor experiência que tive com o autor.

Rodrigo1185 07/09/2023

Muito bom, me rendeu boas risadas, ação! Mostra toda a criatividade do Mutarelli. O caos, o absurdo as situações presentes na história faz com que a leitura seja rápida e fluida. Um bom passatempo.

1997foilegal 20/04/2023

Jesus, nem tão kid assim
Esse livro me fez rir e vomitar ao mesmo tempo. É uma mistura de humor negro, violência e sexo sujo que só poderia sair da cabeça de um louco. O estilo é seco e direto, sem frescuras ou rodeios. Parece que o autor está cagando e andando para o que os leitores vão pensar. Ele só quer despejar sua bile e sua angústia nas páginas. Eu gostei disso. Me identifiquei com esse cara. Ele é como eu, só que mais ferrado. Jesus Kid é um livro para quem não tem medo de encarar a m$$#$ da vida. É um soco no estômago e um tapa na cara. É uma obra-prima da literatura marginal. Eu recomendo.

@buenos_livros 13/06/2022

Jesus Kid - Lourenço Mutarelli ??
?- Uma vez eu escrevi, num de meus livros, que tudo o que precisamos é de um atlas, de um dicionário e da Bíblia.
- E por que você diz isso?
- Porque o que buscamos está num deles.
- E o que buscamos?
- Um lugar, uma palavra ou um Deus.?
. 46/2022
. Jesus Kid (2004)
. Lourenço Mutarelli ??
. Romance | 168p. | Livro
. @companhiadasletras
. Recheado de humor e ótimos diálogos, o livro narra a história de um escritor em crise que se apega a ?Jesus Kid?, seu mais famoso personagem, a ponto de incorporar sua personalidade. Em um narrativa que cresce e em certo ponto confunde realidade e loucura em um labirinto surreal. Não é o tipo de leitura que agradará a todos, mas que prende e até o ritmo da leitura é acelerado para que se possa acompanhar o desenrolar dos fatos de uma aventura surreal.
. ??????,5??

AlexAff 25/01/2022

Sempre achei Mutarelli muito overrated. Idéias são boas, mas não se desenvolve e não leva a nada (talvez como a própria vida). Os 1001 self-inserts também cansam bastante. Bom dele, pra mim, é só "O Natimorto", "O Cheiro do Ralo", A Arte de Produzir Efeito sem Causa" e "Miguel e os Demônios".

Alberto 10/01/2022

Uma farsa rocambolesca cheia de ação e risadas para quem busca humor imaginativo e leve.
Uma farsa maluca e muito divertida, bem diferente dos livros sombrios e carregados de angústia que Mutarelli escreveu depois. Aparecem, claro, os personagens esquisitos e improváveis, e o protagonista às voltas com problemas psicológicos, hipocondria, delírios, cisão da personalidade, abuso de fármacos. Mas o tom é satírico e o roteiro é rocambolesco. Basta ver a lista dos personagens: um cowboy durão, um escritor em crise, uma enfermeira ninfomaníaca, um velho paraplégico, pin-ups, trekkers, a máfia chinesa, um cozinheiro sequestrado, uma dançarina da TV, um halterofilista comedor de batatas chips, uma vampira, cineastas picaretas, um pajé, todos envolvidos em cenas de muita ação, e trancados o tempo todo no mesmo hotel. Livro que se lê em hora e meia sem ver o tempo passar e rindo muito. Não é para quem busca profundidade, é diversão imaginativa e de bom nível.

Marcos.Paulo 23/11/2021

Caraca que incrível!
Espetacular gostei demais, cômico, insano, crítico, esquizofrênico, tudo isso bem dosado, o livro simplesmente não esfria e lá se vão horas e mais horas de páginas viradas, me lembrou muito o filme grande hotel do Tarantino, até pelo enredo se passar todo em um hotel, mas a narrativa é espetacular e única do Mutarelli, agora tenho dois livros do Mutarelli prediletos, o cheiro do ralo e Jesus kid, mas recomendo todos os livros do Lorenço, não tive decepção com nenhum ainda, agora é assistir o filme que se for fiel como o cheiro do ralo foi, vai ser um grande filme do cinema brasileiro.

bellabuffon 09/09/2021

O melhor do Mutarelli até agora
Eu não gosto dos livros do mutarelli mas não consigo NÃO ler as obras dele. São sempre uma caixinha de surpresas (boas e ruins), e você sempre acaba a leitura meio perturbado. Eu amo isso. Esse livro teve uma pegada bem diferente dos outros, e eu amei! Pra mim, foi o melhor que li dele nos últimos tempos. Recomendo!
Gu 25/09/2021minha estante
Nosssaaaaa!!! Eu gostei dele tbm, mas pelo conjunto da obra. O que eu mais gosto no Mutarelli é como ele tem o poder de te deslocar da realidade te jogando em situações e apresentando personagens tão reais, que no fim se tornam distantes da nossa realidade.

Eu amo como ele fala das próprias obsessões sempre e nunca me entendia. Esse universo que ele criou é bizarro. Mutarelli seria gigantes se estivesse num país que valoriza a cultura.

bellabuffon 25/09/2021minha estante
Concordo com tudo, Gu!

Wynícius 31/05/2021

Uma jornada pelo inferno ou uma jornada em direção ao inferno? Fica o questionamento.

Piacente 13/08/2011

Mutarelli, um escritor que vai alem.
"Jesus Kid" é mais uma prova do imenso talento do escritor e cartunista Lourenço Mutarelli. Ele tem uma linguagem muito rápida e sagaz. Talvez por isso seus livros sejam tão fáceis de ler e tão divertidos. E tambem talvez por isso, as pessoas o colocam como escritor menor, como se fosse somente literatura de puro entreterimento. O que desmerece um trabalho tão rico em metáforas e críticas.

Se o "Cheiro do Ralo" ele vai falar da solidão de forma bem original, aqui ele vai criticar a indústria do cinema e das artes em geral. Aquela que quer transformar qualquer tipo de expressão artística em lucros e Ação! Cinema é ação. Matam e renascem personagens para aumentar as vendas e os lucros. Abusam de violência e sexo, favores para empresários, para atrizes e afins. Para Lourenço, a indústria não é somente suja, mas altamente imbecil.

Mutarelli ainda será lembrado como um dos maiores escritores brasileiros. Talvez daqui 10, 20 ou 30 anos, mas seu merecido reconhecimento virá. O reconhecimento de um ácido crítico do nosso tempo e que sabe fazer isso com maestria e linguagem ágil.

Tito 22/06/2010

Criador e criatura(s) hospedados no inferno, presos à elaboração de um roteiro bizarro.