V de Vingança

V de Vingança Alan Moore

Resenhas - V de Vingança

artemisia0 06/01/2023

Uma leitura de tirar o fôlego!
"Nossos governantes não ouvem a voz do povo há gerações... E ela é muito mais alta do que se recordam."

V de vingança trás uma visão muito interessante sobre governos totalitários e a anarquia, e ainda discute diversos assuntos em uma história viciante e imersiva.

Muito difícil parar de ler já que tudo ali é feito com grande maestria e o V é um ótimo personagem, tão intrigante que desperta nossa curiosidade não apenas na sua história mas também em seus ideais.

Acho que é uma ótima leitura para todos, independente de quais sejam suas opiniões.

APENAS LEIAM!!!

Thai.Campos 02/01/2023

Primeira leitura do ano
A beleza dos quadrinhos já merece muitos elogios, mas a narrativa que se desenrola é ainda mais empolgante. Essa aproximação anárquica contribui ao questionamento e a um olhar atento sobre nossas realidades.
Mahalia 03/01/2023minha estante
Já adicionei na minha lista de leituras do ano

Adrielle15 31/12/2022

A melhor HQ já feita no mundo!
Se você gostou do filme, quando ler essa HQ vai ficar simplesmente deslumbrado. A explicação de como o governo se tornou daquela forma e a origem do V é surpreendente. Nada que nem todo mundo é bonzinho e muito menos realmente malvado, é uma linha muito tênue que divide o bem e o mal e o que é certo e errado para a maioria. Uma leitura que na hora que você terminar provavelmente você irá ficar pensando um bom tempo sobre ela e quando decidir reler encontrará mais coisas ainda para se pensar.
Cada releitura irá reabrir seus olhos para uma nova perspectiva.

Santizuh 26/12/2022

A de Anarquismo
É obvia a alusão as teorias anarquistas e sendo adepto ou não delas dá pra curtir bastante esse livro a história desenrola bem e consegue trazer os questionamentos que podem e no meu ponto de vista enriquecem essa leitura trazendo discussões que vão além da própria obra

Fernanda2416 25/12/2022

Idéias sempre serão a prova de balas
V de Vingança discute a luta do anarquismo contra o totalitarismo com uma construção cheia de alegorias e referências, práticas nazistas como campos de concentração, segregação de gênero, orientação sexual, etnia e religião. E também, como o povo unido pode fazer diferença na sociedade.

A graphic novel é um reflexo do seu tempo, e do que Alan Moore enxergava na década de 80.

V de Vingança é uma obra atemporal e muito importante atualmente, pois sempre é possível se colocar no lugar dos personagens, pelo medo da sombra do totalitarismo que sempre paira entre nós.

?Remember, Remember the Fifth of November".

Thata 12/12/2022

O filme é melhor
Eu queria esse livro a muito tempo porque V de vingança é meu filme preferido, eu consegui comprar ele finalmente só que não foi bem o que eu esperava. O livro é muito confuso tem muitos personagens que aparecem do nada em cenários aleatórios e aparece mais deles do que o próprio V no livro. Pra quem quer saber o filme não é nem um pouquinho fiel ao livro (talvez até por isso o Alan n tenha gostado do filme) , mas pra ser sincera eu preferi assim muito mais. Mas eu achei bem fofo a parte final da Evey.

bardo 03/12/2022

Talvez uma das Graphic Novels mais conhecidas e badaladas com uma história e protagonista até certo ponto largamente conhecidos, seja pela própria obra, seja por sua adaptação cinematográfica. A primeira coisa que salta aos olhos aqui é a complexidade, não é uma obra fácil de ser lida, seja pela imensa quantidade de referências seja pelo próprio caráter opressivo da narrativa. A Graphic Novel é bem mais sombria do que sua adaptação, algumas escolhas narrativas utilizadas nessa última comparadas ao material fonte causam estranheza. Lendo a obra dá para entender o aborrecimento de Moore com a deformação de seu personagem, V até pode ser lido como um anti-herói mas certamente não como o herói libertador que se atribuiu ao personagem. Esse personagem fascinante e enigmático definitivamente não é bondoso ainda que não possa ser enquadrado como maldoso, cruel e implacável com certeza são atributos justos. A obra deixa algumas questões em aberto, de forma que não sabemos bem o que V se tornou assim como não sabemos quem ele foi. Existe um caráter simbólico nesse personagem sem rosto, sem nome e a rigor sem nunca mostrar seu verdadeiro eu, a escolha pela fala enigmática e parafraseada, reforça a ideia de alguém quase imaterial. A obra apresenta um teor político escancarado, sendo quase que um manifesto anarquista, talvez um tanto utópico. Utópico na sua concepção do conceito de anarquia, quanto a sua real concretização, os autores parecem um tanto duvidosos da força do caráter humano em pagar o alto preço da verdadeira liberdade. Vale ainda comentar o lindíssimo e triste interlúdio em que somos apresentados a personagem Valerie, vale dizer que aqui o peso da narrativa se intensifica ao descobrirmos quem ela era. Sua carta testamento é de uma força e beleza que sobrevivem até mesmo separadas da obra principal.

“Nossa integridade é vendida por tão pouco, porém ela é tudo o que temos. Ela é nosso último pedacinho, mas nele, nós somos livres.
(…)
Eu vou morrer aqui. Cada pedacinho de mim vai morrer. Exceto um. O da integridade. Ela é pequena e frágil. É a única coisa no mundo que ainda vale a pena se ter. Jamais devemos perdê-la, vende-la ou entregá-la. Nunca devemos deixar que a tirem de nós.”

Uma obra para ser lida e relida e que faz jus a imensa fama que possuí, a adaptação também possui seus méritos, mas como costuma acontecer, empalidece perante o original, principalmente por uma escolha narrativa final, onde os produtores não tiveram a coragem de ser fiéis a Graphic Novel. O final originalmente proposto é muito mais ambicioso e consistente.

GDBR 26/11/2022

Minha experiência de leitura.
Sobre a edição: é uma boa edição, a Panini fez algo de qualidade. Tem bastante conteúdo extra pra quem se interessar por saber mais sobre os autores e a obra. As páginas também são agradáveis, não tem transparência. A capa dura dá um charme e um toque a mais para a edição e para a própria leitura, você sente que possui um título importante nas mãos.

Sobre a leitura: gostei muito da história, da narrativa, da arte, entre outros. Definitivamente vale a pena ler, mesmo que, se feita sem pausas ou sem um bom vocabulário, a leitura possa ser cansativa.
Apesar do fime ser extremamente bom, fiquei bem dividido em se há algum melhor que o outro. A HQ se sobressai em alguns aspectos, já o filme em outros(como o final, na minha opinião).
É um tipo de livro que tenho muito apreço, aquele que te faz questionar o que já considera natural que aconteça, ao motivo de a realidade ser o que é e o que poderia ser. Ler "V de Vingança" é uma experiência que te proporciona tudo isso aos poucos e de uma vez só.

Miguel 18/11/2022

"Idéias são à prova de balas."
Isso aqui devia ser considerado uma leitura obrigatória e eu tinha noção de que precisava "suprir" essa lacuna que tinha na minha vida. Ler "V de Vingança" é uma experiência, quer você concorde ou não com algumas idéias que o Alan Moore coloca aqui, quer você goste ou não do final...finalizar esse quadrinho te faz sair totalmente diferente de quando você começou. Nota 10/10 ??

Letícia 14/11/2022

Vendeta
Esperava mais dessa Hq, já havia lido outro trabalho do Moore e gostado muito. Acho que fui com muita expectativa, uma vez que já tinha assistido ao filme "V de Vingança" e gostei muito. Acho que é a primeira vez que gosto mais do filme do que da obra origem.
É uma boa hq, muito poética, mas senti que alguns momentos as cenas ficam perdidas e isso me incomodou.
Um ponto que devo ressaltar é que a temática não é muito de meu agrado, logo o gosto pessoal influenciou na minha nota baixa. Portanto, recomendo para quem gosta de hq e desse tema pois é poesia pura.

qelvin 02/11/2022

V de Vingança
Tendo uma visão de quem inicialmente conheceu a obra pelo filme...

A HQ obviamente se aprofunda mais no desenvolvimento de questões essenciais para história(que dificilmente seriam abordadas em um único filme). A imersão que Moore nos proporciona é incrível, seja em aspectos políticos ou nos questionamentos morais ao longo da leitura.

Myke 27/10/2022

Idéias são a prova de balas...
Alan Moore consegue fazer algo incrível nesta HQ, que é tão grandiosa que ser torna impossível falar dela em poucas palavras.
Infelizmente ela está extremamente atual, mas espero que a mensagem chegue a todos...
"O povo não deve temer o seu governo, o seu governo que deve temer ao seu Povo!"

Mila 25/10/2022

Espetacular
A genialidade do autor na criação do enredo é surpreendente. Há diversas camadas de profundidade na história e cada uma com sua importância no desenrolar.
Dividida em três tomos, a HQ nos faz mergulhar nos significados de justiça, anarquia, caos e esperança nos fazendo refletir sobre a intercessão destes fatores e como estamos a mercê do Estado, apesar deste se mostrar tão frágil e podre causando e mesmo sua própria ruína.
Aprendemos, ao final, que enquanto alguém com algum ideal viver, este nunca será esquecido e sempre haverá alguém para lutar por ele.