Pequenas Felicidades

Pequenas Felicidades Moacyr Scliar...

Resenhas - Pequenas Felicidades

Cathy 20/07/2021

Livro + Xícara de chá + tarde = felicidade serena
Leitura deliciosa, serena e daquelas que nos preenche e, ao mesmo tempo, nos esvazia dos pesos que acumulamos no andar da vida. Um final de tarde é o suficiente para desfruta-la completamente. E abre o leque para autores(as) que, até então, não havíamos trombado nas estantes da vida. Mais que recomendado, sendo daqueles que queremos comprar às dúzias e presentear os queridos amigos.

CITAÇÕES DE RELEVO:

- ...eles mostram que a felicidade não necessariamente é motivo de prazer, mas, sempre, é caminho para o crescimento.

- Há muito não permanecem assim, juntos e quietos, um a medir o silêncio do outro, jantando sem a interferência das notícias, voltados para suas vidas, não para o vídeo.

- Amor que eles não fizeram nada por conquistar, mas que nós lhes oferecemos às mãos cheias e, principalmente, vindo do fundo do coração. Engraçado é que as cóleras e os ressentimentos também se aliviam. Será que, ao envelhecermos, ficamos mais frágeis, nossos ombros já não aguentam o peso dos ressentimentos? E muitas vezes nos surpreendemos a descobrir numa pessoa de quem não gostávamos qualidades ou virtudes que, anos atrás, jamais lhe admitiríamos... A gente se pergunta se este alívio dos ressentimentos é efeito eleito da memória desgastada ou de um abrandamento do coração. Talvez sejam as duas coisas: como o ressentimento se esvaiu com o passar do tempo, o coração estímulo para reagir.

- Aceitamos com naturalidade o fato de inexistir antes desse evento inicial [nascimento], em contradição com a dificuldade em admitir a volta à mesma condição no final do caminho.

- Ao contrário da dificuldade em que nos livrar desses estados emocionais negativos que nos consomem parte substancial da existência, as sensações de felicidade geralmente são fugazes, varridas de nosso espírito à primeira lembrança desagradável.

- Descobri que é possível ser feliz até quando estou triste.

- Pensar sobre a morte pode nos levar a amar a vida. Quando nos familiarizamos com a ideia da morte, recebemos cada dia, cada momento, como uma dádiva. Somente quando aceitamos a vida assim, pedacinho por pedacinho, é que ela se torna preciosa.

Karina252 20/04/2021

Grandes felicidades!
Ótimo livro com histórias sensíveis que desperta várias reflexões.
Cada história é carregada de pequenos fatos, definidos aos olhos humanos, que se tornam grandes inspirações para melhor vivermos.
Recomendo muito a leitura!