Gata Branca Holly Black

Resenhas - Gata Branca

Kellvia 20/02/2019

Toda a série
Perfeita! Envolvente! Demais para o meu coração ?..

Kawan 15/01/2016

Trilogia os Mestres da Maldição. - Holly Black
Gata Branca, Luva Vermelha e Alma Negra.

Cassel Sharpe é um adolescente que vive em um mundo aparentemente normal, com famílias mafiosas, políticos corruptos, e vigaristas. Entretanto nesse mundo algumas pessoas tem o dom de praticar maldições através das mãos. Cassel nasceu numa família que utiliza desses poderes para praticar crimes. Ele se julgava diferente por achar ser o único da família a não ter poderes, mas tudo muda quando ele percebe que tem um dos poderes mais raros: o de transformação. O que torna ele um alvo, tanto do crime organizado quanto do governo, o obrigando a se esquivar de armadilhas, ajudar sua família que nem sempre merece ser ajudada e dificultando a viver um grande amor que sente por Lila, filha de um poderoso mafioso.
Diferente da grande maioria dos mocinhos, Cassel é um vigarista calculista com atitudes nem sempre corretas. Esta sempre dividido entre fazer o que é certo e o que é errado.
A trilogia não tem um mundo fantástico, cheio de batalhas, totalmente diferente do nosso. É um diferencial que não torna a história menos atraente. A narrativa é interessante, envolvente e com jogadas e reviravoltas inteligentes.

Kawan Oliveira

site: https://www.facebook.com/kawanolivera/photos/a.806029882765697.1073741828.806025372766148/937046689664015/?type=3&fref=nf

Livros e Citações 28/12/2015

Você acha que estou morrendo, mas estou rindo de você.
Autora: Holly Black
Editora: Rocco
Páginas: 272
Classificação: 4/5 estrelas

Ainda que eu tenha começado Gata Branca sem saber muito bem onde estava me metendo — mais uma vez decidi não ler sinopse e abrir espaço para ser surpreendida –, Holly Black já é uma velha conhecida, a autora se tornou meu amorzinho justamente por adorar pender para o bizarro e jamais seguir a linha do óbvio e com essa receita não dá para se decepcionar.

"Acho que o que dizem é verdade: amei demais para não odiar."

A história segue Cassel, o filho caçula de uma poderosa família de mestres da maldição, onde ele é o único normal, sem grandes poderes. Entretanto, mesmo como um reles humano ele tem seu passado sujo de sangue e, apesar do que dizem, sua vida não é tão descomplicada quanto o fazem acreditar ser.

E quando Cassel começa a sonhar repetidas vezes com uma estranha gata branca, um ataque de sonambulismo o põe em perigo e ele percebe que seus irmãos estão escondendo mais do que alguns segredos. Desconfiado, ele começa então a fazer uma busca em seu passado e em suas memórias, mas em um jogo de mestres, para escapar, ele deve ser mais do que um simples peão.

"Mesmo depois que eles me espancaram, meu instinto foi de tentar salvá-los.
Agora, eu só quero vingança."

Basicamente tudo envolve família nessa trilogia. Os mestres da maldição são pessoas que possuem poderes que podem mudar a vida de uma pessoa, e juntos eles formam diversas famílias, uma máfia, onde cada um procura ser mais poderoso e corrupto do que o outro.

Nesse rebuliço todo está a família de Cassel, com sua mãe presa por manipular emoções, seu avô conhecido por ser um mestre da morte e irmãos que são importantes peças da poderosa família Zacharov. E esse pequeno grupo é tudo o que ele conhece, foram eles que o protegeram quando ele assassinou a preciosa filha dos Zacharov, seus irmãos são o que Cassel aprendeu a amar acima de tudo, e então ele descobre que cada um entende amor de uma forma diferente e a lealdade não tem lugar.

“Você fez isso. Você fez isso acontecer.”
“Não fui eu quem fez de você um imbecil.”

O livro é narrado por Cassel e assim, como ele, em grande parte da trama nosso estado é de confusão. Algo está acontecendo, todos parecem ter segredos, inclusive nosso protagonista, ainda que ele não saiba disso, e tensão é crescente e por vezes eu queria entrar na história e socar algo, mudar algo, mas o máximo que pude fazer foi aguardar para ver o chicote estralar e o sangue rolar — e valeu a pena esperar! O rebote pode ser uma puta certas vezes, meus queridos, e gostei de ver quando chegou a hora de pagar.

Para um primeiro livro, Holly Black já começou bombando e sem medo de acabar com nossos corações. Gata Branca é um jogo de mentirosos, onde ganha quem acredita mais em sua mentira, e eu curti cada parte da história. Sem grandes complicações, a autora provou mais uma vez que ela sabe fazer acontecer sem precisar apelar para clichês.

"Você acha que estou morrendo, mas estou rindo de você."

Resenha por: Gabrielle

site: http://www.livrosecitacoes.com/

Sandy 19/01/2016

Gata Branca (#1 - Mestres da maldição)
Este foi o primeiro livro que li da Holly Black e estou completamente apaixonada por esta trilogia e pelo estilo de narrativa da autora!!!
A história é super bem escrita, envolvente e contém personagens bem desenvolvidos.
É um dos pouco livros que eu já li que eu concordo com o titulo utilizado. pelo fato de que na minha opinião tem todo sentido com o contexto do livro.
Ansiosa para começar a ler o próximo livro.

Patricia 17/10/2015

No mundo de Gata Branca as maldições são reais, a magia é algo comum. Mas essa magia é bem específica e somente pode ser praticada pelos Mestres da Maldição, podendo assumir diversas formas, magia de sorte, memória, emoções, morte, etc. Porém os Mestres só podem executar a magia através do toque de suas mãos nuas e sempre sofrem um rebote após usar a magia. Esse rebote varia de acordo com a magia executada e de mestre para mestre. Mas algo que é igual para todos, incluindo os não mestres, é o uso de luvas, sendo assim, não vestir luvas não é somente uma grosseria, pode ser também uma ameaça de morte, pois ninguém tem como saber quem pode lançar maldições com um simples toque.
E é nesse mundo que vive Cassel Sharpe, nosso protagonista. Todos da família de Cassel são Mestre, quer dizer… todos menos o Cassel. Isso mesmo, ele é o ovelha negra da família. O que pode ser irônico considerando-se que todos são golpistas, incluindo o Cassel.
Cassel sempre se sentiu excluído por ser o único não mestre, por isso ele resolveu que era melhor se manter longe da sua família complicada e viver como um estudante normal em um colégio interno. Mas não é tão fácil se afastar do seu mundo quando sua mãe está na cadeia, seu avô é um Mestre da Morte aposentado da máfia, seu irmão mais velho trabalha para a mesma máfia e você continua tendo flashs de quando matou sua melhor amiga, que era a filha do chefe da máfia. Nossa, quantos gângsteres!

Seu plano parecia estar indo muito bem até que ele tem um suspeito ataque de sonambulismo enquanto sonhava que perseguia uma gata branca e quase cai do telhado do prédio onde fica o seu dormitório. Esse episódio é apenas o princípio do mistério e Cassel começa a perceber que a sua famíília está escondendo alguma coisa dele. Agora ele precisa descobrir o mistério sobre a gata branca antes que seja tarde demais.

A minha expectativa para ler esse livro era enorme e ele não me decepcionou. A leitura foi tão instigante que eu não consegui ir dormir enquanto não acabei de lê-lo, você simplesmente precisa saber o que acontece no próximo capítulo.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo Cassel, o que eu particularmente amei. Afinal, livros narrados por garotos são sempre mais engraçados. Você será rapidamente capturado por esse mundo de maldições, gângsteres e golpes. Então já fica a dica, comprem logo o segundo porque você vai precisar dele quando terminar. Decididamente um 5 estrelas.

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br

Julinha 03/04/2020

White Cat
O começo é um pouco confuso, mas ao decorrer da história você consegue entender e fica super empolgado para desvendar os mistérios, apesar de serem um pouco óbvios ? me refiro à gata.
Amei como Cassel é aquele mocinho/vilão e como os acontecimentos são narrados! Me apaixonei pelo enredo e espero muito que esse mal-entendido no final seja resolvido!!

Riva 10/09/2015

Holly Black, Gata Branca
Foi se o tempo que as pessoas insistiam em dizer que não se pode julgar um livro pela capa. 90% das pessoas de fato compram o livro pela capa, apesar de algumas controvérsias sobre essa capa, foi o suficiente para me convencer comprar. Esse livro eu comprei na Bienal, foi um dos poucos que eu comprei la, e me surpreendeu muito, porque no fundo eu não imaginava que iria gostar tanto.

Pra quem não sabe a Holy Black é a escritora das Cronicas de Spiderwick, serie que sou louco para ler, e que atualmente acaba de lançar o livro “The Iron Trial” junto com a Cassandra Claire, eu sinceramente não gosto muito de Instrumentos Mortais, mas admito que estou bem ansioso pra ler esse livro.

Reviews de livros são complicadas de fazer, pois é chato colocar muito spoilers, e se você não colocar nenhum, acaba não sendo bem uma Review, -_- , enfim, o livro é ótimo, mas ainda assim é uma tentativa em vão de tentar preencher a lacuna que Harry Potter deixou. Nesse livro vamos para um mundo onde os “bruxos” são chamados de Mestres da Maldição, e ao invés de usarem varinhas, a Magia é usada através das mãos nuas, ou seja os mestres da Maldição são obrigados a usar luvas, existem diferente tipos de mestres, e cada tem um “poder” diferente, Mestre da morte, da transformação, da sorte e etc, tipo, se mestre da memoria tocar em você com as mãos nuas pode te fazer lembrar de coisas que não existem ou pode apagar alguma memoria, mas para isso á um preço alto a se pagar, o termo que eles usam é o rebote, ou seja, se eu apagar a memoria de alguém, eu perco uma memoria minha, isso acontece em diferentes níveis dependendo do quanto você usa, quando maior o dano, maior o rebote. Dentro desse universo conhecemos o Cassel, o personagem principal, que é tipo um anti-herói, é um assassino e vigarista, ele adora praticar golpes, usando todos os truques que aprendeu com a mãe, ele vem de uma família de Mestres da Maldição, porem apesar de todo mundo achar que ele também é um mestre, ele não é, ou pelo menos acha que não é, e assim a historia flui, tem todo um lance de mistérios e conspirações que fazem você não parar de virar paginas.

É um livro mais do que recomendado, e que provavelmente não vai demorar muito para virar filme ou serie.

Jaqueline.Ferraz 13/07/2015

UM LIVRO DIFERENTE
Comecei a ler esse livro para a Maratona do GEEK FREAK. Um livro super gostoso de ler, com um enredo diferente, em que no mundo do personagem, um toque pode mudar tudo.
O poder do toque pode dar sorte, apagar memórias e outras tantas coisas que essa elite é temida e descriminada. Além de ser usada por grandes pessoas, seja o governo ou pela máfia. Cassel Sharpe, é um protagonista amendrontado pela culpa, por não ser um mestre, pela família louca.
O que eu amei neste livro foi o fato de que os personagens não são divididos em bons e maus, mas suas ações vão de acordo com lealdade, dinheiro, poder.
Diferente e recomendo.

Trabach 22/06/2015

A história começa bem, muito bem...
Considerando que você já sabe a sinopse (que é demais!), lá se vão minhas considerações:

Holy Black começou do jeito certo, logo nas primeiras páginas, quer nos matar do coração com todos os fragmentos do enredo que são apenas “soltados”, mas não desenvolvidos o bastante para que sejam explicados. São fragmentos da trama principal, dos detalhes do mundo fantástico criado, das personalidades dos personagens secundários, de tudo. O que faz você não largar o livro até que a história se desenvolva mais.

Só que aí vem a falha, ela não volta para aprofundar as pontas que ela deixou meio soltas. Você lê, lê e lê mais um pouco e fica um tanto quanto confuso lá no meio, porque faltou o parâmetro geral do que aconteceu no passado dos mestres de maldição: como é a realidade que eles vivem hoje em decorrência aos acontecimentos do passado e o desenrolar das reviravoltas que vai ter mais pro futuro da narrativa. Nada é explorado realmente a fundo, embora você acaba deduzindo tudo no decorrer das páginas.
Mas coisa boa para explorar é o que não falta! A autora arrasou na criação de um mundo fantástico tão diferente do que, atualmente, estamos vendo por aí. Tem máfia, tem maldições, tem mistério, tem história pra caramba! Ela criou um universo totalmente novo que se passa na nossa atualidade, mas utilizando outras faces da magia.

Ou seja, o que mais despertou a curiosidade no começo do livro é o que eu achei que “quebra as pernas” da narrativa mais pra frente. Por esse mesmo motivo (falta de informações) você não se conecta muito com os personagens, como você não tem muitas descrições precisas, só fragmentos soltos, você acaba não torcendo o tanto que você gostaria por eles. Lá na ação/reviravolta final, eu fiquei meio “Mas peraí...porque eles querem fazer isso mesmo? Tanto do lado “vilão”, quanto do lado “não tão vilão assim”. Parecia que os personagens secundários estavam lá, porque tinham que estar lá, então foram jogados lá sem um motivo real. Fica difícil se engajar com tantos buracos na história, embora você queira muito. E os personagens tem material para isso, a história tem material pra isso, só precisava de mais.

Um dos pontos fortes do livro é o modo como a autora conduz a escrita e deixa o leitor totalmente a vontade ao ponto de não se importar mais com as atitudes imorais, erradas e/ou criminosas. Por ser uma narrativa em primeira pessoa, na qual, quem narra é um anti-herói com o caráter, (bem) meio duvidoso, há acontecimentos também duvidosos que são introduzidos de uma forma tão natural que você nem se importa com o caráter real daquilo. Ah, assassinato? Ok! Ah, extorsão e tortura? Ok! Isso é fantástico, porque prova que você realmente tá vivendo aquilo junto com ele e se inseriu totalmente nesse universo, onde golpes e trapaças fazem parte do dia a dia.

Então embora, falta “mais”, eu super recomendo a leitura. Ela é rápida, flui de uma maneira bacana e sim, deixa uma curiosidade enorme sobre o que está por vir. Então, estou ansiosa pelo próximo volume da trilogia.

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO > 10!
PERSONAGENS > 7
CONDUÇÃO DA NARRATIVA > 6,5 (com muita dó no coração)

Marla 09/05/2015

Gata Branca - Holly Black // Mestres da Maldição # 01
Sobre o livro: Apesar de pertencer a uma família de executores, Cassel Sharpe um jovem de dezessete anos não é, por esse motivo ele tenta levar uma vida normal, freqüentado um prestigioso internado para ricos. Em Walligford ele sobrevive ao lado dos amigos, o casal Sam Yu e Danica Wasserman e da ex – namorada Audrey tirando boas notas e fazendo pequenas apostas a dinheiro. Porém tudo muda na vida de Cassel, quando durante um ataque de sonambulismo ele acaba indo parar no telhado e por causa disso ele termina suspenso até que prove não ser um perigo para ele mesmo e para a escola. Por esse motivo Cassel acaba sendo obrigado a conviver com seu avô Desi e seus irmãos Philip e Barron que são executores. Os executores possuem um dom ou seria melhor dizer a maldição, já que existe a lei do retorno de controlar, a sorte, as emoções, os sonhos, as memórias, a dor e pode também matar e até mesmo transformar uma pessoa em um objeto ou animal com apenas o toque de um dedo. A pratica dos executores e proibida por lei, por isso apenas seis famílias de criminosos utilizam esse dom, para atingir seus fins. A família de Cassel trabalha para os Zacharov. Enquanto tenta encontrar uma maneira de voltar para a escola, Cassel passa a ter sonhos com uma gata branca, que afirma ser Lila Zacharov, sua amiga de infância que ele acredita ter matado quando tinha quartoze anos. Mas desvendar o mistério da gata branca e o menor dos problemas de Cassel, já que seus irmãos parecem estar planejado algo, muito perigoso e que pode acabar muito mal.

"— Uma maldição foi posta em mim, — a gata Lila disse. — Uma maldição que só você pode quebrar.
Os outros gatos nos assistiam rabos chicoteando, bigodes tremendo. Ainda silenciosos.
— Quem amaldiçoou você? — eu perguntei, tentando sufocar minha risada.
— Você, — disse a gata branca. Meu sorriso se tornou uma careta. A Lila morta, e a gata, não deveriam juntar suas mãos numa súplica, não deveriam falar.
— Só você pode desfazer a maldição, — ela disse, e eu tentei acompanhar o movimento de sua boca, a visão de suas presas, para ver como ela podia falar sem lábios. — As pistas estão em todo lugar, nós não temos muito tempo."

Se não me engano li há muito tempo uma resenha sobre esse livro, porém eu não me lembrava nada de seu enredo, a trama é bem diferente e até mesmo interessante, porém para ser sincera ela é um pouco complicada e até mesmo lenta em muitos momentos e por esse motivo, acredito que a leitura fluiu tão devagar. Cassel é um protagonista muitas vezes confuso, que algumas vezes age com esperteza, ele acha bem difícil confiar nas pessoas, mas também com a família que ele faz parte e até aceitável. Sinceramente achei que o final seria mais surpreendente, mas para mim ele deixou a desejar, por isso quero ler a continuação para saber para onde á autora vai levar a trama. Gata Branca não conseguiu suprir totalmente minhas expectativas, porém como não sabia o que esperar valeu a pena à leitura, então se querem ler algo diferente, leiam o livro e tirem suas próprias conclusões.

Resenha Postada no blog Louca por Romances no dia 04/03/2014

site: http://loucaporromances.blogspot.com.br/2014/03/resenha-gata-branca-holly-black.html

Ellen 12/04/2015

Análise aleatória
Terminei de ler Gata Branca mas não senti a necessidade de falar sobre o livro. Não que seja ruim mas é que a história não me proporcionou nada. Pra um livro ganhar 5 estrelas ele tem que proporcionar uma emoção boa, seja de surpresa, alegria, etc.

Razões pelas quais eu quis ler: O personagem principal ser um menino (que é algo raro) e ter visto em algum lugar que ele era o personagem masculino favorito de alguém... Porém eu achei ele bonzinho demais. E demorou demais pra perceber coisas óbvias. A história dá um novo nome a feitiço, feiticeiro ou sei lá o que trocando por "executor de maldição". Os meus personagens favoritos foram Barron, Phillip e também Maura.
Personagens: 4/5
Originalidade: 5/5
Recomendação: 3/5
Plot: 2/5
Escrita: 5/5
Geral: 3/5
Alana.Freitas 12/04/2015minha estante
ui ui como tá ousada essa guria!!

Livy 26/03/2015

Criatividade Nota 10
Aspectos positivos: A história é muito bem escrita, a leitura é leve e fácil e em alguns momentos bem espirituosa. A autora conseguiu ser original ao introduzir uma magia um quanto tanto diferente, ainda mais pelo fato de deixar bem claro que toda mágica tem um preço, e ela coloca isso bem em evidência pelos "rebotes". Nota 10 pela criatividade! A capa é linda, dois gatos bem na frente, quem pode reclamar? haha

Aspectos Negativos: Excesso de descrições. Meu Deus, o excesso de descrições me incomodou MUITO. Às vezes eu lia e tinha que voltar pra conseguir visualizar todos os detalhes do cenário que a autora tinha descrito, e infelizmente isso tornou a leitura um pouco tediosa, principalmente no início. Aliás, a história demorou muito pra começar de verdade, foi um pouquinho maçante nas primeiras 100 páginas. E sem contar que eu fiquei com vontade de esganar o Cassel umas mil vezes por ser tão burro. Eu liguei os pontos na hora, sobre quem era o mestre da memória, sobre ele ser um mestre de quê, e sobre o que aconteceu com a Lila. A lerdeza do rapaz me irritou profundamente, hahaha. Pensando bem, acho que o livro foi bem previsível.

O melhor da história: Eu gostei bastante do livro em geral, apesar de ter me irritado e me entediado nas partes citadas acima. E foi interessante ler pelo ponto de vista de um garoto, pra variar, o Cassel consegue ser um personagem bem divertido quando quer. Li o livro em 3 dias, e quando acabei fiquei querendo mais. Apesar de ter sim coisas que não me agradaram, eu fiquei bastante feliz em ganhar esse livro de presente de Natal e poder conhecer a história de Cassel.

Quote marcante: "Sabe o que costumavam dizer sobre garotos como você? São inteligentes como o diabo e duas vezes mais bonito do que ele.''

Carolina Oliveira 18/01/2015

Gata Branca
A mitologia criada por Holly Black é incrível. Gata Branca conta a história de Cassel Sharpe o filho mais novo de uma família de Mestres das Maldições, que com apenas um toque podem matar, transformar, dar sorte, esperança, porém Cassel não desfruta desse poder. As pessoas vivem com luvas de couros e não podem tocar umas nas outras sem elas.
Cassel tem um passado obscuro que tenta esconder, aos 14 anos matou sua melhor amiga. Ele é adolescente diferente dos outros, golpista, apostador e confesso que gostei disso. Ganha dinheiro através das apostas estranhas, que faz no colégio interno em que estuda. Tem dois irmãos, Philip e Barron, uma mãe na cadeia, e um avô.
Em uma das noites, Cassel acorda no telhado do colégio e acredita ter tido um ataque de sonambulismo, entanto o colégio decide afastá-lo, é ai que sua vida muda e nos faz torcer por Cassel até o final.
Apesar de achar o livro parado no inicio, eu gostei bastante, e acabou me surpreendo, dei 4 estrelas e estou ansiosa para ler o segundo.

site: http://wordstravelers.blogspot.com.br/

Isabela 04/11/2014

Gata Branca
Um livro que envolve maldições, suspense, e é claro, a máfia!

Gata Branca é o primeiro livro da série Mestres da Maldição da autora Holly Black. É um livro muito bem desenvolvido, um suspense em que as peças se encaixam perfeitamente no final.

A história conta sobre mestres. Pessoas que possuem poderes de alterar emoções, sorte, memórias, em apenas um toque das mãos. Quando se usa o poder, o mestre sofre o rebote, que seria a consequência de ter praticado magia. Nesse mundo, isso é ilegal, por isso todos usam luvas.

Cassel vem de uma família de mestres, onde ele é o único sem poderes. Totalmente diferente dos protagonistas bad-boys que possuem um lado meio fofo, Cassel é um vigarista, mentiroso e dirigente das apostas em seu colégio.

A mudança no fato da sua normalidade, é que no passado ele matou uma garota. Ela era a melhor amiga dele. Ela a amava.

Cassel foge de seu passado e sua família o encobre em uma escola interna, até que ele se vê atacado por sonhos e crises de sonambulismo envolvendo uma gata branca, que põe sua vida em perigo e planta dúvidas sobre seu passado e seus irmãos.

Desconfiando de que ele está envolvido em algo grande, Cassel vai em busca de suas memórias e começa a desenterrar o passado que ele tanto quis esquecer; e descobre que a gata branca está mais envolvida do que imaginava.

O livro é envolto de suspense do começo ao fim, e te faz querer saber se Cassel vai poder ter paz em algum momento. A capa é muito bonita, e foi isso que me atraiu para o livro. Holly Black é mestra no gênero, envolve mistério e romance, com um toque sombrio das maldições e algo mais bruto com a máfia. Os personagens são bem ricos e desenvolvidos, a maioria, diferente do que estamos acostumados.

site: http://colecionadora-de-contos.blogspot.com.br/2014/11/resenha-gata-branca.html

Adriana 27/08/2014

Maratona literária
O 1º livro da trilogia "Mestres da Maldição", apresenta o personagem principal Cassel Sharpe proveniente de uma família de golpistas. Mas estes tem qualidades especiais, são "mestres nas artes mágicas". O tema é interessante, vi muitas blogueiras falando muito bem do livro, então minha expectativa era alta, então foi que meio decepcionante, fiquei perdida em algumas passagens, acho que a autora literalmente " joga" determinados assuntos relacionados a trama, sem muita explicação. Fiquei na dúvida em muitos pontos. Mas de todo o livro não é ruim, tem algumas partes com bastante suspense, com certeza vou ler o 2º.