Gata Branca

Gata Branca Holly Black

Resenhas - Gata Branca

meowjess 12/04/2021

Recomendo!
Leitura fluida, história interessante maaas não é algo que te prende muito, você consegue ler bem rapidamente e tals mas não é porque a história te prende é porque simplesmente flui. Não é o tipo de livro que te deixa pensando vaaarios dias sobre, recomendo para quem quer espairecer!

Allison - @oallisonperin 28/07/2013

Fui enfeitiçado!
Como a maior parte dos livros que compramos, sempre há um obstáculo que lhe impede de efetuar a comprar. Comigo não foi diferente.

Não me lembro como conheci Gata Branca ou, melhor dizendo, a trilogia dos Mestres da Maldição. Pode ser sobre uma suposta entrevista com Cassandra Clare, onde ela menciona sua melhor amiga Holly Black - escritora de Gata Branca; ou, quem sabe, eu estive lendo algum artigo e me deparei com esse livro. Mas, isso não importa.

O que me impediu de comprar o primeiro livro por tanto tempo foi algo muito comum: os altos preços. Sim, vivemos em um país onde se paga preços abusivos para edições xexelentas. E quem diria o dia que eu estivesse com quarenta reais no meu bolso e pudesse ter minha chance de adquirir uma cópia de Gata Branca? Sim, quarenta reais. Demais, não é mesmo?

Mas enfim, não estou aqui para discutirmos preços - se bem que deveríamos repensar e tomar atitudes contra isso - e, sim, contar como foi minha sensação ao ler o livro.

Êxtase. Digamos que levei uma tapa na cara ao lê-lo. Havia algum tempo que eu sabia dizer, corretamente, a direção que o livro iria me levar; eram um tanto óbvio. Com este, tive a mesma expectativa, mas a narrativa tornou um ângulo totalmente inverso a minha linha de pensamento.

Cassel Sharpe vem de uma família de Mestres da Maldição - pessoas que podem controlar emoções, sentimentos, memórias e derivados -, mas o toque de um é ilegal, o que significa que todos são criminosos - querendo ou não. E se torna evidente que a família Sharpe tem total exclusividade na hora de decidir se tornarem golpistas.

Cassel está tão acostumado a aplicar golpes que, em situações que podem ser contornadas tão facilmente, ele abusa da criatividade e aplica táticas mais elaboradas do que as anteriores. Talvez foi esse o motivo para eu me apaixonar obcecadamente pelo personagem. Um garoto de dezessete anos, golpista profissional e que esconde totalmente seu ego interior, garantindo a si mesmo que amizades requerem benefícios de ambas as partes - um dos motivos para não querer ter um amigo em nenhum momento.

Acredita também que a melhor maneira de mentir é tornar a mentira tão mais verdadeira quanto a própria verdade. Alguma lógica? Sim, pois Cassel é um excelente mentiroso.

Mas o que o torna diferente é o fato de ele não ser um mestre. Vindo de uma família que se tornou gangsteres tão poderosos quanto o próprio nome, Cassel se sente deslocado dos demais membros. Mas ele possui uma fato a parte: considera-se tão mais golpista quanto a própria família. E isso se torna verdade, quando ele engana seus irmãos tão bem a ponto de acreditarmos que a verdade esteja a nossa frente.

Seu único desafio é evitar os sonhos com uma Gata Branca, que diz sofrer uma maldição aplicada pelo próprio Cassel. Vê se pode! E agora ele esta destinado a descobrir quem é essa felina e o que ela está requirindo. Ah, um detalhe a parte: Cassel matou Lila. Ela era sua melhor amiga e ele a amava; mas matou-a mesmo assim.

Mas o que ele está prestes a descobrir está muito além daquilo que sempre pensou. Ao tentar descobrir partes de seu passado e desvendar o seu próprio eu interior, ele precisa armar um golpe de mestre. Ou melhor, armar o seu maior golpe, já que coisas horríveis podem acontecer em sua trajetória.

O mais empolgante nesse livro foi a perfeita construção do personagem. Cassel é bonito, corajoso, mentiroso, possui habilidades tão mais superiores que as pessoas a sua volta e se condena até o último instante por ter matado Lila. Seus sentimentos, suas tática, sua mente... formas tão bem estruturadas quando a própria estória.

Holly Black arma um golpe de mestre para o próprio leitor. As pistas que são nos deixada não fazem o menor sentindo; você sente a raiva lhe encrustar por não estar entendendo tantos pontos. Mas a estória chega ao fim e as pistas se encaixam tão melhor quanto um quebra cabeça, fazendo sua boca se esticar em um ângulo enorme e gritar "HOLLY BLACK, VOCÊ É UM GÊNIO".

Agora só preciso controlar minha euforia e angústia, esperando minha felicidade de ler algo tão impressionante cessar. Afinal, depois vem a nostálgia e eu irei necessitar da continuação.
Nayah 29/12/2013minha estante
Eu até pensei em fazer uma resenha, mas você conseguiu passar exatamente TUDO o que eu pretendia dizer.

Uma coisa que percebi, Cassel é até mais habilidoso do que os irmãos no golpes. Ele analisa CADA detalhe, e o que mais gostei.. a capacidade de improviso dele é a melhor!

A autora me deixou completamente perdida em alguns momentos. As pistas eram tão certas quanto confusas e então BUM! Não era nada do que a gente imaginou.

Fora o suspense que embala o livro. Simplesmente perfeito!

ma:) 25/12/2021

HOLLY MEU DEUS??!??!!????
meu deus mano, que livro é esse?.

começou muito muito muito chato e confuso, estava cogitando até em dropar. mas o plost twist ME SURPREENDEU MUITO!!!!!

ainda assim achei ele meio pouco desenvolvido, o final meio corrido demais, mas o final foi SURREAL! tirando isso adorei a experiência de ler.

Kath 04/05/2022

Razoável
A sinopse praticamente já conta o livro hahaha, a história é narrada por Cassel Sharpe, um adolescente que estuda em um internato e é parte de uma família de mestres, pessoas que tem alguma habilidade mágica. A sociedade, que tem conhecimento da magia, vive um dilema entre legalizar e criminalizar os mestres, todo mundo precisa usar luvas para evitar feitiços que são feitos através do toque. Contudo, apesar de vir de uma família de mestres, Cassel não é um. Pelo menos, ele não achava que era.

Na infância, ele passou por um grande trauma quando assassinou a sangue frio a garota de quem gostava, filha de um poderoso mestre mafioso, a pior parte de tudo é que Cassel não se lembra como isso aconteceu ou mesmo por que atacou a garota. Assim, enquanto tenta seguir em frente com a sua vida e deixar o passado para trás, ele acaba indo parar no telhado da escola vítima de um estranho aaque de sonambulismo, algo que não tinha acontecido antes. O mais interessante é que a garota que ele matou era uma mestre dos sonhos, o garoto começa então a acreditar que talvez ela não esteja tão morta assim.

Enquanto tenta descobrir a verdade do que aconteceu anos atrás e reconquistar sua vaga na escola, de onde saiu por "licença médica", Cassel vai se envolver mais a fundo nos complexos e sombrios segredos da sua família e descobrir que toda a sua vida até ali pode ter sido desenhada pelas mãos de um habilidoso mestre da memória que escondeu quem ele realmente é e tudo que foi tirado dele. Ao lado de uma gata branca e usando todos os dons de golpes que aprendeu com a mãe, ele vai correr contra o tempo se quiser salvar a própria pele e desfazer seu passado de mentiras.

Não é meu primeiro contato com Holly Black, metas atrás li A Menina mais Fria de Coldtown que tinha uma dinâmica um pouco parecida com esse, mas também não me pegou muito. Gosto da forma como ela agrega a magia à vida comum e traz problemáticas como preconceito e discriminação a partir disso, apesar de suas personagens fugirem completamente dos estereótipos que costumamos ver em livros YA, sendo geralmente problemáticos e tendo defeitos acentuados, não consigo me conectar com os livros dela, é realmente algo que não funciona comigo e, desse modo, findo por não gostar tanto.

Peguei a indicação desse livro no canal da Beatriz Palludeto, é um livro que eu recomendaria para minha irmã ou para uma amiga com pouco hábito de leitura, tem bons ganchos, um mistério bem montado, mas não consegui torcer pelas personagens ou me conectar com elas. Os elementos mais sombrios da trama aliados à fantasia formam até um bom cenário, mas não é uma série que eu continuaria lendo (como não vou continuar haha). Ainda assim, indico para quem procura uma coisa mais... como direi? Fácil de ler.

Elisa.Gabriela 30/08/2020

Bom de verdade. Eu demorei um pouco p me conectar com os personagens, mas no final deu tudo certo. Eu demorei uns 2 dias p ler 50% do livro e poucas horas p ler os outros 50%...

Karol Arantes 03/04/2021

Excêntrico!! ?
Há uma certa excentricidade peculiar nas histórias da Holly que torna os livros bem característicos dela, principalmente na dinâmica das inter-relações dos seus personagens que em geral não são nada confiáveis, e mesmo que possuam alguma ligação emocional ou familiar isso não os impede se engarem entre si, o que, aliás, torna tudo mais intrigante pois o leitor não sabe o que esperar desses personagens com moral duvidosa. Ainda mais nessa trilogia que temos uma mãe trapaceira, um irmão sociopata e mentiroso compulsivo, uma herdeira da máfia, uma ativista defensora do politicamente correto, um nerd curioso, uma gata vingativa e o Cassel, um personagem principal muito esperto para o seu próprio bem, sarcástico e com tendências gângsteres (ele até tenta ser bonzinho, mas é muito difícil haha).

É divertido ler as peripécias da mãe dele e alguns momentos de nostalgia do Cassel, que é possível ver como a criação dele e dos irmãos não foi nada convencional (desde pequenos aprendendo as artes da trapaça). Tenho que dizer que o protagonista é  muito bem-criado para elaborar golpes, sendo assim é muito bom ler o que ele vai planejar para sair das emboscadas (pq como disse não se pode confiar em ninguém nessa história haha) e ao decorrer do processo a escritora vai discorrendo, de modo sarcástico e didático kkk, explicando como funciona a psicologia por trás das manipulações e falcatruas. Além disso, o mundo fictício que ela criou, envolvendo mestres da maldição (dos sonhos, morte, físico, sorte, emoção, memória e transformação) relacionados à máfia e onde as pessoas devem usar luvas para se protegerem dessas espécies de feiticeiros, é muito interessante. Assim, esse livro consegue proporcionar uma leitura fluída e divertida com planos mirabolantes e reviravoltas!!

Caroline 07/10/2014

Muito bom!!
Gata Branca conta a história de Cassel Sharpe (o da capa). Todos da sua família são mestres, ou seja, todos domina algum poder. E Cassel é o único sem poder nenhum. Esses poderes causam maldições nas pessoas com apenas um toque de mão, por isso todos usam luvas.
Algumas coisas estranhas estão acontecendo com ele, inclusive o aparecimento de uma gata branca em seus sonhos, que o faz fazer coisas contra a sua vontade.
Primeiramente a capa me chamou muito a atenção. Dá a impressão de ser um livro misterioso e cheio ação. E o conteúdo é tudo isso e muito mais.
Eu gostei muito de Gata Branca por ser um livro imprevisível, com muitos golpes, crimes e muitas mentiras, você nunca sabe o que esperar. Mas sem deixar de lado as cenas emocionantes.
E também gostei muito de Cassel, porque ele é (gatíiiiiiissimo) muito inteligente, realmente um personagem misterioso que não fala sobre si mesmo pra ninguém.

"Minta até que você mesmo acredite, esse é o verdadeiro segredo sobre mentir. É o único meio de não ter nada que entregue você."

Na verdade esse livro foi a minha salvação. Parece exagero, mas eu estava lendo tantos livros chatos, que não aguentava mais. Eu não tinha mais vontade de ler, e pela primeira vez na vida, quando me perguntaram qual livro eu queria comprar, a resposta foi "nenhum". Aí comecei a ler Gata Branca e fiquei viciada, não queria parar de ler.
Como é um livro pequeno e com várias pausas, eu lia sem parar. Quando terminava, não acreditava que tinha lido tudo aquilo.
O final foi daqueles que quando pensa que vai acabar tudo bem, vem aquela reviravolta.

"A coisa mais importante para um golpista é nunca pensar como um alvo. (...)
Os alvos esquecem que, quando uma coisa é boa demais pra ser verdade, significa que é golpe. "

site: http://dreams-in-books.blogspot.com.br/2014/10/resenha-gata-branca-mestres-da-maldicao.html

Gabriele 24/01/2022

Sangue, magia e muitas mentiras
Gata branca foi uma excelente surpresa, comecei a ler sem expectativas apenas querendo conhecer outro lado da Holly Black. Apesar do começo arrastado e confuso (acredito ser uma característica da autora) o livro passa a fluir após algumas páginas e você realmente não quer largar mais! Adorei o Cassel apesar de ser um personagem principal um tanto diferente, é difícil não se apegar a ele. Com alguns plot twists totalmente inesperados e um final morno Gata Branca é um ótimo
livro mas não tão memorável.

Jacqueline 07/12/2012

Publicado originalmente em www.mybooklit.blogspot.com.br
Cassel Sharpe pertence a uma família de mestres, pessoas com habilidades de provocar os mais diversos tipos de maldições com apenas um toque de mãos, porém, ele é o único membro da família que não possui essa capacidade.

Quando sofre um ataque de sonambulismo durante a noite, na escola onde vive e estuda, Cassel descobre que muitas lembranças do passado parecem ter sido apagadas. Aos 14 anos ele matou uma garota, mas não se lembra do motivo. Para completar, uma estranha gata branca anda visitando seus sonhos. Ao ser afastado da escola, ele precisará conviver com seus irmãos, e acaba descobrindo segredos sobre sua família, que jamais poderia imaginar.

" Sabe o que costumavam dizer sobre garotos como você? São inteligentes como o diabo e duas vezes mais bonitos do que ele. (pág. 143)

Quando soube que Gata Branca seria lançado aqui no Brasil, senti um verdadeiro alvoroço. Só essa capa já foi o bastante para me hipnotizar e me fazer querer ler o livro na mesma hora (engraçado que a imagem que eu tinha de Cassel foi totalmente influenciada pela capa). Quando li a palavra gângsteres na sinopse, minha empolgação logo aumentou.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Cassel. Ele é o único integrante da família Sharpe que não é mestre, e convive bem com isso, até o dia em que começa a desenterrar os segredos de sua família. Não ser um mestre, não o impede de ingressar no mundo das falcatruas. Sua empreitada de sucesso é o mundo das apostas na escola. Dessa forma ele arranja seu próprio dinheiro, e ainda cultiva sua fama de "descolado" entre os alunos.
O início do livro é um emaranhado de informações, que chegou a confundir a minha mente. Somos apresentados ao universo dos mestres, de forma lenta. A premissa é inovadora e bem envolvente, com toda a questão do mundo dos mestres, e as charmosas luvas usadas para que ninguém pudesse correr o risco de ser enfeitiçado contra a vontade. O problema todo, foram os "segredos" envolvendo a família de Cassel. Tudo foi muito previsível, e antes da autora fazer as revelações eu já tinha matado a charada. Fora o segredo de sua mãe - que parecia ser uma criminosa altamente perigosa - ser um tanto bobo e nada que justificasse sua prisão.

Senti falta de ação, e de uma reviravolta que me fizesse ficar boquiaberta. Quando Cassel começa a desvendar as lembranças do seu passado, até que a história sofreu uma visível melhora, mas nada que me empolgasse.
Cassel é inteligente, bonito e muito esperto, mas não consegui cair de amores por ele. O romance - ou a falta dele - foi outro ponto que me decepcionou. A autora até tenta criar um clima entre ele e seu par, só que a falta de atitude de Cassel me cansou. Seu par também não me convenceu. Tenho sérios problemas com garotas mandonas e que se acham donas da verdade. E Cassel parecia um cachorrinho sem dono, abanando o rabinho pra ela. Se garotas sem um pingo de amor próprio já são entediantes, imagine um menino de 17 anos?
Black falhou em tentar explorar o mundo do crime que criou. É tudo muito bobo, boring demais. Faltou profundidade na caracterização dos personagens, e uma explicação plausível para o status de mafioso de Zacharov, personagem que permaneceu sendo uma incógnita pra mim, e que deveria ser o "chefão" do crime.
Resisti bravamente ao ímpeto de abandonar a leitura, e não sei se irei conferir o próximo livro, Red Glove, ainda sem data de lançamento aqui no Brasil.
Gata Branca é a prova de que capas bonitinhas, não conseguem fazer uma história valer a pena.
Fernando Souza 11/12/2012minha estante
Concordo com você, faltou ação na trama, estou quase no termino e ainda não aconteceu nada de relevante...até o universo dos mestres acabou se tornando algo enfadonho no decorrer...

Gabriela986 24/12/2022

A gata branca
Um adolescente que pertence a uma família de golpistas com poderes e ele por uma falha do universo é o único que veio apenas com a função golpista.
Esse é basicamente um resumo da vida do Cassel.
É bem legal a mistura dos poderes com o mundo "real" e toda a ligação da história em si com a mafia.
Leiam, vale a pena

Yasmin.Abreu 24/06/2021

Gata branca
O início tá bem chatinho, nunca demorei TANTO pra ler um livro...mas não posso dizer ainda que é ruim

Andressa1202 24/11/2012

Leitura absolutamente obrigatória!
Em Gata Branca, Holly Black criou um mundo onde nós temos Mestres da Maldição, em alguns lugares mais do que em outros. As famílias mafiosas os contratam para fazerem o serviço sujo, embora seja totalmente proibido que qualquer Mestre da Maldição enfeitece outras pessoas. A mãe de Cassel, uma Mestre das Emoções, foi presa ao ser descoberta dando o golpe em um milionário - fazendo-o se apaixonar por ela e deixando-o com 100 mil dólares a menos no bolso. E, embora Cassel não seja um Mestre da Maldição, ele é um ótimo golpista também.

As memórias do assassinato de Lila, sua amiga de infância, são falhas e confusas, mas estão lá assombrando-o. Ele lembra do corpo dela ensanguentado jogado no chão, da faca em suas mãos e do sorriso estranho em seu rosto. Mas nem essas lembranças confusas conseguem diminuir a culpa que ele sente. Até que um dia ele sofre de um ataque de sonambulismo na escola onde estuda, quase se jogando do telhado, após ter um sonho com uma gata branca. E, somando o ocorrido a todas as evidências, Cassel acaba percebendo que pode ter sido vítima de um golpe.

Eu amei a estória criada pela Holly Black. Ela foi tão criativa e soube mexer com a personalidade dos personagens que se tornou uma das minhas escritoras favoritas. Ao longo do livro nós percebemos como Cassel era um garoto que gostava de ser mandado pela Lila, que era controladora, e de fazer tudo o que podia para agradar aos seus irmãos mais velhos. Na escola, ele tenta fingir cuidadosamente uma vida social, para Cassel não existe amizade - e sim trocas. Ele sabe que, se ele recebe favores, é porque os fornece em troca. O mais interessante da personalidade de Cassel é a forma como ele realmente gostava do controle e atrevimento de Lila, e que ele aprendeu direitinho tudo o que sua mãe ensinou sobre golpes.

Na metade do livro eu tinha sacado o que havia de errado ali e fiquei nervosa porque o personagem não percebia, o que me fez pensar que a autora fosse tratar aquilo como uma revelação no final - o que certamente acabaria com o livro. Mas não, Holly Black fez questão de criar um personagem extremamente esperto, que acabou percebendo coisas e tramando planos dos quais nem mesmo quem está lendo consegue adivinhar!

A autora tem uma escrita um tanto diferente e interessante, os personagens foram muito bem criados e a trama é ótima. No final nós temos um ponto final para esta trama e uma breve introdução à trama para o segundo livro, Red Glove (ainda não lançado aqui no Brasil). Enfim, o livro foi para a minha aba de favoritos e estou tornando-o uma leitura obrigatória para vocês, entendido?

Andressa

VictAria.Gasparini 24/10/2021

Me surpreendi muito, a história é bem original na minha opinião e realmente tem uns plot twists e suspenses muito bons, mas é bem sombria, o que é enfatizado por algumas descrições turvas ou atrasadas das cenas, o que torna mais real de certa forma também (tipo você só percebe que aquilo aconteceu quando já aconteceu).