Trilogia da Fundação

Trilogia da Fundação Isaac Asimov




Resenhas - Fundação


1074 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Gabriel 27/05/2024

Uma resenha pra cada livro
Fundação ??????????
O primeiro livro é perfeito, li muito rápido, os diálogos são incríveis e me fizeram não tirar a cara do livro por dois dias. Os saltos temporais funcionam e fazem sentido pro desenvolvimento da história.

Fundação e império ????????
A primeira parte do livro não me pegou tanto, achei arrastado e esperava mais por conta do último, porém mesmo assim ainda é muito boa e de certa forma genial. A segunda parte é incrível, um plot twist muito bom e toda uma tensão que funciona bem demais.

Segunda fundação ??????????
PERFEITO, nunca imaginei que era possível ter uma luta sem os personagens se mexerem, o livro tem suspense, política (a trilogia toda na verdade) e plots twists, ele finaliza a trilogia mas deixa um ar de ?quero mais? para os demais livros da saga fundação.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



belaffig 25/05/2024

"E o que eu tenho a ver com o futuro?"
Um começo sólido para uma trilogia maravilhosa. Gosto como Asimov tem calma para contar sua história e traça um panorama completo para que a mesma continue pelos próximos livros, abordando grandes temáticas que regem a vida social como a conhecemos, passando da manipulação da ciência, religião e tecnologia de um ideal coberto por panos. Um livro sobre eras e eras mas ainda cravado nas ações e preocupações do homem com o seu hoje - o único plano no qual ele pode atuar e se sentir em controle.
E apesar de ter o Tempo como personagem principal, as figuras de cada parte são escritas por Asimov de modo a nos marcar. A destreza de Salvor Hardin foi uma das coisas mais deliciosas de acompanhar; a trajetória de Hober Mallow e Onum Barr fica pouco atrás. Muito bom! A capa também é sensacional, rs.
comentários(0)comente



MaAra.HeloAsa 23/05/2024

Minha primeira ficção científica
Gosto de pensar que todo mundo tem que ler um pouco de tudo, não tem como saber do que se gosta mais se só experimentar uma coisa a vida todo. E foi assim que decidi ler Fundação e ainda bem que li, que livro incrível, é diferente do que estou acostumada, por ser dividida em partes acontecem saltos temporais e os personagens podem mudar completamente, mas a história é maior que os eles, engrenagens que eu movem é que são interessantes, é disso que se trata a Fundação. É muito bom perceber as conexões que acontecem ao longo da narrativa, quase como se você fosse um historiador vários séculos futuros. Além disso, muito que acontece no livro, apesar da máscara futurista, está muito presente no que de fato aconteceu, tornando tudo mais incrível ainda.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



_Anny_ 21/05/2024

Um universo em crise.
Pois é, complicado. Eu adorei a parte inicial do livro, mas depois não consegui me conectar tanto com os personagens - e nem com os problemas em que eles estavam envolvidos - nas gerações futuras. Gostei das discuções sobre tecnologia, religião, comercialismo, entendi que há um propósito muito maior no que diz respeito à Enciclopédia Galáctica, apenas senti falta de haver mais descrições dos cenários. Como os capítulos a princípio foram publicados em contos, creio que o autor deve ter optado por trabalhar mais a história em si do que despendendo tempo com o ambiente, não sei... Porém, só lendo os outros livros pra ter uma visão mais clara e formar uma opnião mais sólida.
comentários(0)comente



Jessica Moraes 19/05/2024

De tanto ver o pessoal do booktube falando dessa série, acabei criando uma ideia de como a história ia ser;
maaas fiquei surpresa pelo caminho trilhado, da forma como as coisas se conectaram e vão continuar crescendo nos próximos volumes.
comentários(0)comente



Rusbis 17/05/2024

Simplesmente fenômenal. É impressionante como o Bom Doutor conseguiu criar uma obra tão incrível e atual até os dias de hoje já naquela época. Harri Seldon, Salvor Hardim e Hober Mallow com certeza roubaram o livro, cada um em sua geração e cada um resolvendo uma crise de maneira genial.
Magnânimo. Partindo para o seguinte imediatamente.
comentários(0)comente



Lilian_89 12/05/2024

Bom demais!
Uma mistura maravilhosa de ficção científica e política interplanetária de tirar o fôlego. Com diálogos fantásticos entre as diversas personagens que fazem parte do declínio do Império, que não pode ser evitado, mas que, com base numa ciência chamada psicohistória, pode ter seus efeitos devastadores reduzidos.

A leitura foi maravilhosa, não entendo como demorei tanto a ler esse livro inicial da trilogia mais famosa de Asimov!

Simplesmente fantástico, a ideia de uma ciência que pode prever com base em estatísticas de massas as possibilidades de um futuro distante em milhões de anos, e com base nessa previsão, que no livro se mostra certeira, diminuir o tempo em que os impactos negativos se prolonguem sobre as inúmeras sociedades planetárias antes pertencentes ao grande Império.

Fenomenal! Amei cada segundo da leitura!
comentários(0)comente



Victor543 08/05/2024

Um dos melhores que já li.
Livro excelente, parece que tem um plot twist te esperando a cada esquina. Uma leitura fácil, leve, mas ao mesmo tempo muito completa.
Devorei o livro em poucos dias e já parti para o próximo da trilogia.
Recomendo demais!
comentários(0)comente



alesc83 06/05/2024

"A violência é o último refúgio do incompetente"
Um misto muito gostoso de política, aventura e ficção científica, o asimov conseguiu criar um universo rico e que de várias formas entretem o leitor com crises que parecem ter finais óbvios e trágicos mas que contém uma reviravolta emocionante que dá um prazer de ler a cada página com personagens cativantes e que ficam gravados na memória com Hari Seldon, Salvor Hardin e Hober Mallow
comentários(0)comente



Ariana 05/05/2024

Quem acredita sempre alcança, mas nem acredito que finalmente terminei de ler essa trilogia (rs). Mais de 2 anos de leitura, muitos períodos de hiato. Ainda precisei reler mais ou menos um terço da saga. Mas acho que posso dizer que valeu a pena. O estilo de leitura é bem diferente do que estou acostumada, o começo foi difícil e o hiato na leitura realmente exigiu a releitura, no retorno, pra apreender os acontecimentos da história. Não foi o meu primeiro livro do autor, mas Fundação é muito diferente. Os eventos importam muito mais que personagens individuais (o que ironicamente traz certa metalinguagem na história). É uma obra muito completa e seus enormes saltos temporais dão a sensação de que um livro escolar de História está sendo lido, que tudo poderia ser real, que estamos vivendo a História com os personagens; ou que já vivemos a passado histórico dos personagens atuais. Ao pegar o ritmo, fica mais fácil entender quais são os personagens mais importantes e como eles se conectam com o passar do tempo. Até por isso, vejo como a releitura foi importante para minha adaptação ao estilo da obra. O segundo e o terceiro livro são os mais eletrizantes e envolventes. A construção de mundo na trilogia acontece aos poucos, na medida certa sem se tornar massante, mas cada vez mais detalhado e complexo.
Ao mesmo tempo em que terminei a trilogia com um super gostinho de quero mais, também acho que preciso de uma pausa com leituras mais tranquilas pra relaxar a mente.
comentários(0)comente



Miujo 04/05/2024

Um dos melhores livros que já li
Sinceramente, esse livro foi uma aventura. Ele é um aglomerado dos 3 primeiros livros da série Fundação, e uma parte das grandes obras-primas do Isaac Asimov. As partes da coletânea que eu mais gostei foram o primeiro e o terceiro livro da fundação, com diversos plot twists inesperados acontecendo a todo momento. Por conta disso, eu com certeza recomendo ler esse livro, e espero ler os outros livros do Asimov em breve também :D
comentários(0)comente



Camis 03/05/2024

Extremamente fácil de ler pra um livro de scifi tao antigo e clássico. Minha única dificuldade foi me acostumar com a rapidez em q se passava tanto tempo tão rápido.
Todos os personagens e toda trama aqui é cativante e ja me deixou como vontade de ler mais do asimov
comentários(0)comente



peregrinaverso 02/05/2024

?Chame de sublimação; ele mesmo chamava assim - mas a luta?
? dava sentido à sua vida.?

Acho que esse foi um dos livros que mais me deixou CHOCADA a cada novo desenrolar e que nunca, em nenhum momento, deixou de me surpreender.

Havia momentos que eu não entendia o que estava acontecendo ou para onde a história estava indo, mas aí vinha um desenrolar e eu percebia que a escrita não estava difícil ou confusa, estava apenas cumprindo o seu próprio de me deixar MALUCA, criando um milhão de teorias e indo para o caminho errado, me ENGANANDO, tal qual enganava aqueles personagens que se achavam muito espertos! E, voltando as páginas, relendo as passagens que achei que tinha deixado alguma coisa passar, lá estava: a resposta escancarada o tempo todo e eu me DEIXEI ser enganada.

Sério, que loucura foi essa trilogia!

Personagens diversos, cheios de particularidades e nuances e todos eles encantam, pois são únicos em seus trejeitos e falas. Cada um cumpre seu propósito com maestria e é difícil passar por algum período sem ter se apegado em alguém. Deixo destaque para Salvor Hardin, Bayta e Arcádia e, claro, Seldon, que se tornou uma entidade tão sólida que muitas vezes me pegava questionando se ele não era uma figura real, que tinha existido em nossa realidade.

Foi uma experiência maravilhosa ler esse clássico, com uma escrita que muitas vezes, me via suspirando em admiração de tão primorosa. Traz grandeza em palavras descritivas e adjetivos tão adequados em certas descrições de planetas e da infinidade da galáxia que me sentia boba ao me deparar com toda genialidade de Asimov.

Livros cheios de críticas à sociedade, com paralelos que cabem até os dias de hoje e que explora muito bem a ficção científica e mostra porque é referência no gênero e se tornou um clássico. É impossível ler e não gostar, não se ver envolvido, não torcer e se contorcer lendo. A escrita é muito gostosa de ler, fácil de assimilar, há vários diálogos explicativos, mas que não soam expositivos, todo recurso narrativo é usado com primor e no fim, o saldo é da mais pura satisfação de ter embarcado em uma história tão impecável e maravilhosa.

A tecnologia arremete a uma estética de retrofuturismo clássico, com a energia atômica como centro, uma pegada bem anos 50 e, ainda assim, os livros não soam datados em nenhum momento. Há certos padrões de comportamento presentes que refletem a sociedade da época, mas são pontos mínimos e fáceis de ignorar frente à grandeza da obra; não atrapalham em nada a imersão nessa maravilhosa odisseia espacial.

Trilogia impecável, cada livro é melhor do que o outro e merece perpetuar na história não só como clássico da ficção científica, mas como uma das melhores releituras da história da humanidade.
comentários(0)comente



1074 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR