Socialismo e Espiritismo

Socialismo e Espiritismo Léon Denis

Resenhas - Socialismo e Espiritismo

Volnei 19/12/2018

Socialismo e Espiritismo
Longe de nós o pensamento de criticar os comunistas de convicção sincera que desejariam estabelecer na Terra o regime social que reina, provavelmente nos mundos superiores, lá, onde todos trabalham para cada um e cada um por todos, no espírito de devotamento absoluto a uma causa comum. Este regime exige qualidades morais e sentimento de altruísmo que não existe senão em condições excepcionais em nosso mundo egoísta e atrasado. Antes de Karl Marx, o socialismo era profundamente simpático; graças a ele, é hoje execrado. A luta de classes é uma tática perniciosa que desviava do Socialismo aqueles que seriam seus melhores elementos, sem lhe conceder a mínima força. A classe operária sozinha é incapaz de transformar a sociedade e dirigir o novo mundo. A ideia de classes é um tóxico para o espírito social. O trabalho é um dever social para todos os seres em vista da evolução.Quando o indivíduo não trabalha ele acaba por sobrecarregar aquele que trabalha, seja qual for as função. . O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar ¬se a mão; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista. O verdadeiro comunismo, por excelência, exige a doação de si mesmo, um sentimento de altruísmo que leve até ao sacrifício. Com o materialismo, a solidariedade não passa de um bem passageiro, efêmero, que figa os homens entre dois nada. O socialismo cuida muito pouco das leis superiores e do fim real da vida, que é um fim de evolução e de aperfeiçoamento. O autor reprova o socialismo materialista que só semeia o ódio entre os homens e por conseguinte permanece infectado

Igor Almeida 22/10/2020minha estante
Analisando suas outras leituras, sua resenha e a nota dada ao livro, me parece que você buscou esse livro muito mais pelo termo "socialismo" que pelo "espiritismo" presente no título, ficou curiosa em como seria essa relação e resolveu ler (posso estar enganado, foi apenas uma impressão geral rs).

Se isso aconteceu e esse de fato foi um dos seus primeiros contatos com o espiritismo, permita-me uma sugestão: dê outra chance. A ideia não é essa que você entendeu. Não poderia resumir tudo em um simples comentário (eu mesmo não sei grande coisa), mas só a título de exemplo: a própria doutrina, em "termos oficiais" pode-se dizer, diz que ela nunca será o único caminho para a evolução. Cada um em seu tempo, cada um onde se sente melhor sintonizado, mas todos em busca do objetivo comum que é a evolução. Quando se olha fundo, as mais diversas religiões possuem um cerne comum, e é isso que importa.

Não existe verdade absoluta, mesmo quando o livro é psicografado. Junto às palavras, há muito da opinião pessoal e das próprias limitações, que não inerentes, do autor espiritual e do intérprete... Leia de várias fontes e perceberá que a fonte comum é muito maior que qualquer pequena divergência que possa haver individualmente em ramos distantes da comunicação.

Luís 25/01/2014

O livro apresenta a opinião pessoal do autor e não uma linha original da ótica espírita. Leon Denis exibe sua versão utópica de socialismo bem como de junção entre a ideologia e a doutrina espírita, além de denunciar os meios ditatoriais e desumanos do marxismo. Hoje em dia, é absolutamente impossível conciliar o Espiritismo e o Socialismo devido à total oposição de suas bases.
Alisson Duarte 09/12/2017minha estante
Em verdade a visão do Léon Denis é muito mais favorável à uma aderência entre os princípios socialistas e espíritas, no momento em que o autor discorda, substancialmente, em 3 pontos fundamentais da conceituação marxistas que são:

1 - Luta de classes,
2 - O aspecto revolucionário que a visão marxista possuí, que leva ao confronto e a luta armada.
3 - Materialismo.

Discordo (Léon Denis e outros pensadores espíritas também) dessa visão de que o Socialismo e o espiritismo são opostos. Muito antes pelo contrário. O que é a sociedade do NOSSO LAR? Ela não é um exemplo muito próximo daquilo que o Socialismo coloca? Em minha opinião sim. Obviamente guardada suas proporções e diferenças naturais, resultante de uma sociedade onde a humanidade nela colocada está moralmente mais evoluída do que nós.

Talvez o Espiritismo seja oposto do senso comum do que 99% das pessoas entendem como o que é o Socialismo. Visão distorcida (propositadamente ou não) que sobretudo no Brasil bipolar dos últimos anos tem ganhado cada vez mais força, por conta de um misto de redes sociais e um povo pouco adepto a leitura e a reflexão. Que liga uma corrente de pensamento extremamente significativa e humana a um partido ou a governos ditatoriais que passaram LONGE do que é de fato o pensamento socialista.

Ademais, o Socialismo apresenta em sua construção múltiplos vieses, mas que em suma visa a não subjugação do homem pelo próprio homem. Prega, por meio da LIBERDADE, uma sociedade igualitária e justa, a fraternidade entre TODOS os homens, sem distinção de castas, credos, sexo, nacionalidade. Uma sociedade onde MINHA liberdade é plena somente se a liberdade DOS OUTROS for igualmente plena. Que coloca que se um único homem ou mulher não é livre, ou se este é injustiçado/a TODA sociedade é responsável por isso.

Concordo amplamente com o Leon Denis quando ele coloca que o Socialismo, munido do aspecto superior do Espiritismo é uma grande ferramenta do progresso humano.

O socialismo, construído EXATAMENTE como o Espiritismo, por meio da dialética, não se encontra encerrado, e não se encerra, sua concepção , com Marx e demais pensadores posteriores a ele. Contudo para que de fato o Socialismo seja implementado, o ser humano tem que melhorar muito, MAS MUITO mesmo. Talvez na Terra já regenerada seja possível.

Espero que o comentário possa ampliar um pouco o entendimento. Espero que ele não seja entendido pelo viés político e ideológico que infelizmente tem se tornado a linha de partida e chegada desse tipo de reflexão, o que leva a troca de ideias para um nível muito raso de análise.

Abraço fraterno!