A Imaginação

A Imaginação Jean-Paul Sartre

Resenhas - A Imaginação

Nikolaz0 26/03/2024

Livro que mudou minha mente
Um livro tão pequeno e complexo que nós faz parar pra pensar em tudo com atenção e observação.

Gosto dele porque é pequeno e dá pra relembrar quantas vezes eu quiser.

Felipe 08/08/2023

"De modo nenhum minha consciência poderia ser uma coisa, porque seu modo de ser em si é precisamente um SER para SI. Existir, para ela, é ter consciência de sua existência." - Sartre (1936)

Romeu Felix 11/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Imaginação" é um livro de Jean-Paul Sartre que explora a natureza da imaginação e seu papel na experiência humana. Publicado originalmente em 1936, o livro é considerado uma das obras mais importantes da filosofia existencialista.

O livro é dividido em duas partes: a primeira, intitulada "O problema da imaginação", examina o papel da imaginação na criação de representações mentais do mundo. Sartre argumenta que a imaginação é uma atividade fundamental da consciência humana, permitindo que as pessoas criem imagens mentais do mundo e dos outros. Ele também explora a relação entre a imaginação e a percepção, argumentando que a imaginação não é apenas uma cópia da realidade, mas sim uma atividade criativa que molda nossa experiência do mundo.

Na segunda parte, intitulada "Imaginação e emoção", Sartre explora a relação entre a imaginação e a emoção, argumentando que as emoções são uma resposta direta à imaginação. Ele analisa a natureza das emoções, investigando como elas são desencadeadas pela imaginação e como influenciam a forma como as pessoas percebem o mundo.

Ao longo do livro, Sartre também discute a relação entre a imaginação e a liberdade humana, argumentando que a imaginação é uma atividade que reflete a liberdade humana e a capacidade de escolher como interpretar e perceber o mundo.

Em resumo, "A Imaginação" é uma obra fundamental da filosofia existencialista que explora a natureza da imaginação e seu papel na experiência humana. É uma leitura recomendada para estudantes e pesquisadores da filosofia, bem como para qualquer pessoa interessada em explorar a natureza da consciência humana e sua relação com o mundo ao seu redor.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

mari 12/01/2023

Trata-se da história filosófica sobre a imaginação. O livro consiste em explicitar que o ser é aquele que possui consciência da sua existência.
É uma leitura para estudo, mas não aproveitei muito.

Rafa 29/06/2020

A imagem
O livro é muito interessante porque discute a femenologia da imagem. E como a imagem surgiu.

TalesVR 12/06/2019

Sartre pré-existencialista
A partir de estudos de psicólogos franceses positivistas e filósofos clássicos, o primeiro Sartre vai em busca de respostas sobre a imaginação: imagens e representações. Logo de início ele já deixa claro que existe um simulacro, uma representação de algo que pensamos que existe mas que não necessariamente existe, que é a imaginação. No fim do livro ele chega justamente a conclusão que ele deu nas primeiras páginas, no mínimo curioso: as imagens não estão na consciência, elas são um tipo de consciência.

Parte ruim da obra é que muito dos autores citados não encontraram eco no Brasil, então é muito difícil encontrar livros dos mesmos traduzidos até pra inglês ou espanhol, uma pena.

É um Sartre pré-existencialista, brincando com a Filosofia clássica e flertando com a Psicologia, ainda tímido com a Psicanalise mas se forçar um pouquinho você já acha um germe do pensamento que o caracterizou.

Tauana Mariana 23/04/2013

Resumo
Introdução:
As coisas não cessam de emitir “simulacros”, “ídolos”, que são simplesmente envelopes p. 7-8

(...) a imagem é uma coisa, exatamente igual à coisa de que ela é imagem. Mas, pelo fato de ser imagem, recebe uma espécie de inferioridade metafísica com relação à coisa que representa. P. 8

I- Os grandes sistemas metafísicos
A imaginação ou conhecimento da imagem vem do entendimento; é o entendimento, aplicado à impressão material produzida no cérebro, que nos dá uma consciência da imagem. P. 11

A imaginação, ou o conhecimento por imagens, é profundamente diferente do entendimento; ela pode forjar ideias falsas e não apresenta a verdade a não ser sob uma forma truncada. P. 12

A imagem não se distinguirá da sensação; ou, antes, a distinção que estabelecemos entre elas, terá, principalmente, um valor prático. P. 16-17

(...) essas imagens não têm outra função exceto a de preparar o espírito para fazer a conversão. P. 17

(...) a imagem nada mais é do que a coisa na medida em que mantém com outras coisas um certo tipo de relações. P. 18

(...) a imagem nada mais é do que uma coisa e que todas elas são igualmente possíveis e igualmente defeituosas. P. 20

II- O problema da imagem e o esforço dos psicólogos para encontrar um método positivo
Desde a origem, sabemos que a imagem não é mais do que uma sensação renascente, isto é, em última análise um “grupo de movimentos moleculares”. P. 24

(...) o homem é uma coisa viva a imagem é uma coisa, coisa também o pensamento. P.33

Há três fatores de associação criadora: um fator “intelectual”, um fator “afetivo”, um fator “inconsciente”. P. 34

(...) enquanto Hume reserva esse nome de imagem à coisa enquanto percebida Bergson a estende a qualquer espécie de realidade: não é somente o objeto do conhecimento atual que é imagem, mas todo objeto possível de uma representação. P. 37

O corpo age como instrumento de seleção; graças a ele, a imagem torna-se percepção; a percepção é a imagem “relacionada à ação possível de uma certa imagem determinada”, que é, justamente o corpo. P. 39

A formação da lembrança é, portanto, contemporânea da formação da percepção, ao se tornar representação, no momento mesmo em que é percebida, é que a imagem-coisa se transforma em lembrança. P. 41

A percepção não é uma representação, mas um esquema motor e este se esforça por constituir a imagem que vem aderir à percepção. P. 46

Uma vez mais vê-se que entre a imagem-lembrança, fragmento do passado encarnado em um esquema motor presente, e a percepção, esquema motor presente em que se encarna a lembrança passada, não seríamos capazes de encontrar uma diferença real. P. 47

(...) o papel da imagem na percepção não é totalmente claro, não se sabe de onde nascem, segundo Bergson, as representações primitivas. P. 49

A imagem, com efeito, permanece uma coisa, um elemento fixo, agregando-se a outras imagens, não pode produzir mais do que um trabalho de mosaico. P. 50
Bergson: “é em conceitos que o sistema se desenvolve, é em uma imagem que se concentra quando o impelimos para a intuição de onde ele provém”. P. 52

A imagem do associacionismo existia em ato ou, simplesmente, não existia. A imagem dos bergsonianos será uma passagem da potência para o ato, como o movimento aristotélico. Ela se desenvolve, vai para a atualização e a individuação completa, para uma existência de coisa individuada. P. 53

A imagem é uma forma viva, uma vida relativamente autônoma na vida psíquica total. P. 54

Entre o mundo das imagens e o mundo dos pensamentos há um abismo, precisamente o abismo que encontrávamos em Descartes. P. 60

Binet: “o pensamento é um ato inconsciente do espírito que, para se tornar consciente, tem necessidade de imagens e de palavras”. P. 62

Em vez de ir diretamente à coisa e de formar o método sobre o objeto, define-se primeiramente o método (...) e, em seguida, aplica-se esse método ao objeto, sem perceber que, ao se dar o método, forjou-se ao mesmo tempo o objeto. P. 65

III- As contradições da concepção clássica
“É preciso fazer com que a psicologia tradicional entenda que suas imagens com arestas vivas não constituem senão uma mínima parte de uma consciência concreta e viva”. P. 67

Não se pensa na possibilidade de negar a estrutura sensorial da imagem, mas insiste-se no fato de que ela já é elaborada pelo pensamento. P. 68

O primeiro passo de nossos filósofos foi no sentido d identificar imagem e percepção: o segundo deve ser no sentido de distingui-las. P. 71

Estamos em face de um mundo de imagens. Aquelas que têm um correspondente exterior são chamadas verdadeiras ou “percepções”, as outras são chamadas “imagens mentais”. P. 72

Hume: as percepções são “impressões fortes”, as imagens “impressões fracas”. P. 72

(...) se a imagem e a percepção não se diferenciam, de início, em qualidade, é inútil procurar distingui-las pela quantidade. P. 73

(...) não há mais reconhecimento da imagem como imagem. Ao contrário, a imagem se oferece ao senso íntimo primeiramente como sensação. P. 74

(...) em vez da natureza profunda da imagem nos ser revelada por um conhecimento imediato e certo, nunca estaremos seguros de tal conteúdo psíquico aparecido em tal dia tal hora tenha sido, verdadeiramente, uma imagem. P. 80

Nenhuma imagem, nunca, vem misturar-se às coisas reais. E isto é bem auspicioso, pois, (...) se assim fosse, não teríamos nenhum meio de afastá-las e o mundo da vigília não se distinguiria claramente do mundo dos sonhos. P. 84

A imagem é uma percepção repensada, diz Meyerson. P. 86

A imagem é, pois, quase universalmente considerada como possuidora de um conteúdo sensível, isto é, ela tem uma matéria impressional idêntica à da percepção. P. 87

(...) a imagem, que assimilamos primeiramente À percepção, é também pensamento. Formamos imagens, construímos esquemas. P. 87

Podemos admitir, se quisermos, que a cada imagem, a cada pensamento corresponde uma afecção corporal, mas precisamente por isso o corpo não explica nada e é preciso encarar a relação do pensamento à imagem tal como aparece à consciência. P. 91

Toda teoria da imaginação deve satisfazer a duas exigências: deve dar conta da discriminação espontânea que o espírito opera entre suas imagens e suas percepções, e deve explicar o papel que desempenha a imagem nas operações do pensamento. P. 97

(...) há várias espécies de imaginação. Uma, voltada para fora, consiste em juízos falsos sobre objetos exteriores. A outra, voltada para dentro, “desvia-se das coisas e fecha os olhos, atenta sobretudo aos movimentos da vida e à fracas impressões que daí resultam. P. 101

IV- Husserl
(...) a fenomenologia começa quando “colocamos fora do jogo a posição geral de existência que pertence à essência da atitude natural”. P. 106

(...) a fenomenologia é uma descrição das estruturas da consciência transcendental fundada sobre a intuição das essências dessas estruturas. P. 107

A imagem, tornando-se uma estrutura intencional, passa do estado de conteúdo inerte de consciência ao de consciência uma e sintética em relação com um objeto transcendente. P. 112

Conclusão
Não há, não poderia haver imagens na consciência. Mas a imagem é um certo tipo de consciência. A imagem é um ato e não uma coisa. A imagem é consciência de alguma coisa. P. 122