Exodus

Exodus Leon Uris

Resenhas - Exodus

Evy 20/01/2011

Amor pela terra
"Vieram da China e da Índia, onde se tinham fixado três mil anos antes.
Vieram da Austrália, do Canadá e da Inglaterra.
Vieram da Argentina.
Caminharam através de desertos escaldantes.
Vieram em aviões desconjuntados.
Vieram em porões atulhados de cargueiros de gado.
Vieram em luxuosos transatlânticos.
Vieram de setenta e quatro nações.
Os que andavam espalhados pelo mundo, os exilados, os indesejáveis, vieram para aquele pequeno canto de terra onde a palavra “judeu” não era um insulto."

Li esse livro duas vezes. Em ambas as leituras me emocionei do começo ao fim. Aliás, todos os livros que tem por fundo o holocausto e os judeus sempre me causam um impacto muito grande. Este, é o relato de um verdadeiro milagre: a volta do povo judeu à sua terra natal depois de dois mil anos de sofrimento. Leon Uris foi sensacional na narração dos acontecimentos históricos anteriores à criação do Estado de Israel, desde o final do século XIX até sua independência em 1948.

Ao longo desta história, acompanhamos a saga de dois irmãos judeus que fogem da Rússia e começam uma longa jornada de auxílo ao seu povo para retornarem à terra que tanto almejam. A garra desse povo, a união, a determinação, o amor pela família e por todo o seu povo é emocionante e digno de admiração.

Ari, o protagonista, é um homem determinado, destemido e com um amor por sua terra e pelos seus semelhantes que contagia. Você quer estar lá para ajudá-lo, você deseja poder consolá-lo nas raras vezes em que pode perceber alguma fraqueza nos seus olhos enquanto ele tenta de todas as formas chegar a paz que seu povo tanto almeja. É um livro de tirar lágrimas, suspiros e arrepios. O autor foi fantástico em sua narrativa.

Leitura recomendada!

Lianna 07/04/2021

Resumindo: perseverança e fé
Quando estudamos a criação de Israel na escola, aprendemos muitos número e fatos. ?Esta porção de terra foi conquistada? ou ?a guerra durou muitos anos?. Mas e as histórias de quem viveu tudo aquilo? Transformar os fatos em vidas.
Essa é a proposta de Leon Uris.

O autor traz o sionismo e a construção de Israel mostrando como este fora um processo árduo, que sem a fé dos judeus seria impossível. Exodus é sobre a conquista de seu espaço em um mundo hostil, onde a perseguição religiosa existe desde muitos séculos, chegando a milênios.
O romance trazido é apenas um fio condutor para inserir o leitor e envolvê-lo ainda mais nas vidas das personagens. É uma forma de tentar fazer-nos entender os sentimentos de quem perdeu amigos e familiares só pelo direito de existir.
A construção do Estado de Israel não aconteceu do dia para a noite. O sofrimento do povo que construiu as cidades em meio ao solo infértil não acabou.

Renata CCS 05/02/2013

A heróica luta de um povo pela conquista de um lugar no mundo
Todos conhecem o êxodo como a ocorrência do evento bíblico: a saída dos judeus do Egito, liderados por Moisés. Nesta história temos o navio de mesmo nome, EXODUS, usado por judeus fugitivos do Holocausto no ano de 1947, que saem da Europa em direção à Palestina. Li este livro há tantos anos e ainda me emociono quando lembro a história. Os principais protagonistas deste romance não são renomados heróis da pátria israelense citados em livros de história. Tratam-se de heróis anônimos, os que dedicaram a vida e lutaram para a criação de um estado unicamente judeu. É a história das pessoas que tornaram possível o hoje respeitado país chamado Israel, independente e forte, nascido de onde antes somente existia um deserto. O livro narra o processo que deu início a formação do estado de Israel, corajosamente descrito nas páginas do que eu chamaria de um clássico da literatura mundial. EXODUS é a historia da bravura de um povo que a apesar de todo tipo de adversidade (intolerância, perseguições, exílios, humilhações, massacres, genocídio) conseguiu impor seu direito de viver com dignidade. Não me lembro de nenhum outro povo na face da terra passou por provações piores que o povo judeu, mas as atrocidades a que foram submetidos não os arrancou a esperança e ainda os fez mais fortes e capazes. Foram os pioneiros das comunidades agrícolas, alastram-se e favorecem a criação de inúmeras outras comunidades judaicas, esboçando o que viria a ser a sua pátria. A conquista se deu a custo de muito sangue, suor e lágrimas. Após os horrores dos campos de concentração, novos campos de concentração: os que recolhem os imigrantes ilegais. Além disso, as implacáveis perseguições e matanças gratuitas permanecem. O livro é narrado com tanta riqueza de informações, que além de proporcionar ao leitor um conhecimento mais aprofundado dos povos do Oriente Médio, é tão autêntico em diversas passagens que fica praticamente impossível distinguir a realidade da ficção.

Ananda 24/05/2023

Sobre pertencer...
Começo a resenha dizendo que não dei 5 estrelas porque achei algumas coisas desconexas, como inserir personagens paralelos mal construídos, por exemplo: o livro começa com Mark Parker, um jornalista americano,esse personagem se mistura com os outros e desaparece no enredo. Mas, em contrapartida o livro é uma verdadeira viagem, passa pelo Chipre, pela Alemanha, Dinamarca, Polônia e Palestina.

Para mim, o personagem central é a fé judaica, que fica mais visível no personagem do Ari Ben Canaan, mas até mesmo Kitty que é cristã se vê inebriada nessa fé em certos momentos.

O nome Exodus se dá pelo navio que levará as crianças judaicas refugiadas no Chipre para a Terra Prometida, a Palestina. Essa tarefa se prova difícil, até mesmo impossível e entre a concepção, execução e pós-missão temos diversas estórias que permeiam os personagens mostrando o nascimento de Israel e renascimento do povo judeu.

O livro apesar de ficção mostra diversos fatos históricos, explica a geografia de Israel e introduz a rivalidade com os árabes. Leia com consciência que o escritor é judeu, a estória é totalmente sionista, então não espere imparcialidade. Vi reclamações sobre o final, mas eu achei coerente, aliás é tudo para “Eretz Israel”.
Samara 26/05/2023minha estante
Eu li a primeira parte faz alguns anos, mas depois comprei o volume único e vou ler a história completa.

Yussif 16/05/2012

Exodus é a história de um verdadeiro milagre: a volta dos judeus à sua terra natal após mais de 2000 anos de sofrimentos e perambulações pelo mundo. Nesse gigantesco sucesso de público e crítica, Leon Uris imortalizou a luta de um povo que nunca pediu desculpas por sua origem racial. Apenas exigiu o direito de viver com dignidade. Seus personagens não são as figuras caricatas que fazem parte do folclore universal - o negociante sovina, o médico brilhante ou a mãe judia. Uris mostra um povo que, munido apenas de muita fé e coragem, conquistou o que parecia incoquistável: a soberania de Israel.

André Egg 30/03/2013

Como narrativa tem seus atrativos, mas como história
Como história é sofrível. Pode ser classificado na categoria de literatura apologética. Tem partes boas, os personagens são interessantes, é um livro longo mas a narrativa é cativante. Chega a ter uma visão crítica apenas com a postura dos britânicos em relação à sua colônia na Palestina.

Fiz uma resenha mais completa em meu blog:

Leila de Carvalho e Gonçalves 28/07/2018

Romance Épico
Publicado originalmente em 1958, "Exodus" é um romance épico, de quase setecentas páginas, escrito pelo americano Leon Uris. Sua história apresenta a formação do Estado de Israel desde o surgimento do Sionismo no século XIX até a independência do país em 1948.

Essa conquista é apresentada como um milagre sem paralelo na história da humanidade. Afinal, trata-se do ressurgimento de uma nação após dois milênios de dispersão, afligida por abusos, humilhações, torturas e assassinatos.

Seu tema rendeu muitas críticas por conta da parcialidade como é tratado. No entanto, é inegável a importância do livro, que ajudou a formar uma imagem positiva de Israel especialmente nos Estados Unidos e até mesmo na União Soviética onde, proibido, chegou a circular clandestinamente.

Sem dúvida, grande parte desse êxito deve-se a Uris ser um soberbo contador de histórias, capaz de tornar a leitura inesquecível. Por sinal, a narrativa foi adaptada para o cinema em 1960 com direção de Otto Preminger. Paul Newman rouba a cena no papel do líder da resistência, Ari Ben Canaan, entretanto, foi Sal Mineo como Dov Landau, um emigrante judeu, quem abocanhou o Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante.

O escritor possui mais dois grandes sucessos: "Mila 18", que aborda a ocupação nazista na Polônia, e "Topázio", sobre as crise dos mísseis em Cuba. Infelizmente, até o momento, ambos estão restritos a sebos.

"Nossa única arma é nossa vontade de morrer." (Ari Ben Canaan)

Eliana 06/02/2010

Paixão aos 14 anos
Li este livro aos 14 anos de idade indicado por meu pai. Fiquei encantada! Foi uma leitura quase initerrupta. Não conseguia parar... não apenas pela forma cativante de escrever de Leon Uris mas pela história comovente, verdadeira que me fez chorar, rir, torcer, amar como se uma judia fosse e lá estivesse.Foi terrível descobrir a que ponto o ser humano pode ser capaz de chegar na crueldade... mas também foi um bálsamo descobrir o que o AMOR é capaz de mover. A história foi tão forte que até hoje lembro de partes do livro, fiquei por muito tempo com saudades...o livro terminou -A história não - continua, e hoje,lamentavelmente ainda não foi encontrado o elo que possa acabar com aquela guerra contínua entre dois povos: cada um com seus lamentos, direitos e razões.Espero que o "Caminho de Abraão", um lider reverenciado por ambos, seja este elo e traga a PAZ e AMOR para povos tão sofridos!

Dionis 08/07/2023

A dramática conquista da terra prometida.
Para quem já leu ou não sobre o sionismo e a criação do estado de Israel, um excelente romance histórico. Que através de seus personagens e a verdadeira história, nos coloca frente a dramática conquista de um povo pela sua terra.

Mily_alpes 28/03/2023

Uma obra prima!Adorei essa jornada e em muitas passagens me emocionei e em algumas até mesmo chorei!

Cintia 01/05/2021

Envolvente e enriquecedor
Muuuuito envolvente! Vc torce por cada personagem, chora com eles. E também é muito enriquecedor quando vc entende que foi a realidade de muitas famílias durante as guerras.

Verônica 12/06/2011

Forte
Li Exodus há muito tempo, e até hoje ele é um dos meus principais referenciais quando se trata da miséria humana provocada pela guerra, seja pelo holocausto, seja nas regiões deserticas do mediterraneo, seja na terra santa. É um livro muito forte, bem detalhado e com uma história visceral e emocionante. Além de ser histórico: as raizes, as pegadas e o sangue que corre nas veia da guerra santa estão nestas paginas narradas por Leon Uris, e muito do que nem imaginamos existir, que jamais vimos noticiado com tanta clareza de detalhes e sentimento, também esta lá. Ele emerge profundamente questões como ódio e generosidade, honra e dificuldade, medo e superação, sem que haja protagonistas, pois na vida real, todos nós somos protagonistas do nosso proprio fragmento de historia...assim como, constante e inevitavelmente, tudo isso tenha que se deparar com a cruel face da morte.Já me emocionei lendo muitos livros, mas ao fim deste, era como se tivesse sentido em mim o impacto profundo da perda, da dor e de como a vida não é justa, e possui finais possiveis, mas não felizes.

Poderia dizer que é um livro de superação, mas estaria mentindo. A mim, me pareceu um livro de dor, e é por isso que ele é excelente, a dor é algo que podemos sentir a flor da pele, intensamente, com a qual podemos nos identificar. Uma leitura recomendada, impactante, que deixa marcas.

Aninha 24/12/2011

A força de um povo
"Toda a minha experiência me diz que os judeus não podem ganhar [a guerra]. Mas, quando se vê o que eles fizeram com essa terra, a gente é obrigada a crer em milagres." Bruce Sutherland (página 456)

Uma amiga querida, a Alê, me emprestou esse livro e, logo de cara, vi que não era um livro qualquer.

Apesar de ser um romance, os fatos históricos narrados aconteceram de fato: as duas grandes guerras, o genocídio de milhões de judeus, a dispersão dos judeus pelo mundo, a declaração do Estado de Israel.

Os personagens, porém, foram criados para dar vida e voz a um povo que sempre lutou para existir na terra de seus ancestrais e ver seus filhos crescerem segundo os mandamentos de Deus.

Nesse sentido, quando lemos sobre Ari Ben Canaan, Kitty Fremont, Karen Clement, Dov Landau, David, Akiva, Barak e tantos outros personagens da trama, aprendemos a enxergar o dilema palestino com outros olhos. Aprendemos a enxergá-lo sob a ótica de quem teve sua casa tomada, sua família massacrada, seus direitos usurpados, mas que ainda confia num Deus que tudo pode, que ainda luta por sua terra e por sua história.

É impossível não se emocionar com a saída do navio Exodus para Palestina (lotado de crianças a bordo), com as histórias dos campos de concentração, com as perdas diárias...

Na verdade, cada página traz emoções fortes, sofridas e intensas. Haja coração.

Boa leitura!