Exodus

Exodus Leon Uris

Resenhas - Exodus

Vitu.. 17/04/2024

Nós humanos somos cruéis
Li a 1 ed., muito pomposa. Uma narrativa com várias reviravoltas, conflitos que permancem até o fim, e um povo que sofreu, porém nunca desistiu de ter o seu lugar estabelecido.
Coincidências a parte, comecei a leitura sem saber do que se tratava, e acaba sendo uma leitura baseado em fatos verídicos, e que está em evidência nos dias atuais.
O livro promove uma serie de feitos, e uma fé inabalável do povo judeu, diante do seu desejo. Contudo, em nenhum momento do livro, tem um ambiente pacífico ou sendo um mar de rosas. Tanto os judeus em prol de seu objetivo de ter a sua terra reconhecida, e parar de ser perseguido, como os civis árabes que infelizmente são controlados por poderosos horripilantes, sofrem demasiado durante toda a narrativa.
Uma leitura interessante, que indico e te trás um pouco de reflexões sobre as disputas entre os povos, entre as culturas, entre as religiões. Que não são exclusivas de Judeus e Árabes. Contendo diferentes conflitos em vários outros cantos do globo, uns mais evidenciados que outros.
Enfim, um livro eficiente e necessário..

Dionis 08/07/2023

A dramática conquista da terra prometida.
Para quem já leu ou não sobre o sionismo e a criação do estado de Israel, um excelente romance histórico. Que através de seus personagens e a verdadeira história, nos coloca frente a dramática conquista de um povo pela sua terra.

Ananda 24/05/2023

Sobre pertencer...
Começo a resenha dizendo que não dei 5 estrelas porque achei algumas coisas desconexas, como inserir personagens paralelos mal construídos, por exemplo: o livro começa com Mark Parker, um jornalista americano,esse personagem se mistura com os outros e desaparece no enredo. Mas, em contrapartida o livro é uma verdadeira viagem, passa pelo Chipre, pela Alemanha, Dinamarca, Polônia e Palestina.

Para mim, o personagem central é a fé judaica, que fica mais visível no personagem do Ari Ben Canaan, mas até mesmo Kitty que é cristã se vê inebriada nessa fé em certos momentos.

O nome Exodus se dá pelo navio que levará as crianças judaicas refugiadas no Chipre para a Terra Prometida, a Palestina. Essa tarefa se prova difícil, até mesmo impossível e entre a concepção, execução e pós-missão temos diversas estórias que permeiam os personagens mostrando o nascimento de Israel e renascimento do povo judeu.

O livro apesar de ficção mostra diversos fatos históricos, explica a geografia de Israel e introduz a rivalidade com os árabes. Leia com consciência que o escritor é judeu, a estória é totalmente sionista, então não espere imparcialidade. Vi reclamações sobre o final, mas eu achei coerente, aliás é tudo para “Eretz Israel”.
Samara 26/05/2023minha estante
Eu li a primeira parte faz alguns anos, mas depois comprei o volume único e vou ler a história completa.

Mily_alpes 28/03/2023

Uma obra prima!Adorei essa jornada e em muitas passagens me emocionei e em algumas até mesmo chorei!

Cintia 01/05/2021

Envolvente e enriquecedor
Muuuuito envolvente! Vc torce por cada personagem, chora com eles. E também é muito enriquecedor quando vc entende que foi a realidade de muitas famílias durante as guerras.

Lianna 07/04/2021

Resumindo: perseverança e fé
Quando estudamos a criação de Israel na escola, aprendemos muitos número e fatos. ?Esta porção de terra foi conquistada? ou ?a guerra durou muitos anos?. Mas e as histórias de quem viveu tudo aquilo? Transformar os fatos em vidas.
Essa é a proposta de Leon Uris.

O autor traz o sionismo e a construção de Israel mostrando como este fora um processo árduo, que sem a fé dos judeus seria impossível. Exodus é sobre a conquista de seu espaço em um mundo hostil, onde a perseguição religiosa existe desde muitos séculos, chegando a milênios.
O romance trazido é apenas um fio condutor para inserir o leitor e envolvê-lo ainda mais nas vidas das personagens. É uma forma de tentar fazer-nos entender os sentimentos de quem perdeu amigos e familiares só pelo direito de existir.
A construção do Estado de Israel não aconteceu do dia para a noite. O sofrimento do povo que construiu as cidades em meio ao solo infértil não acabou.

Romi Schwarze 05/01/2019

Exodus - Leon Uris
Relata o êxodo dos judeus desde os guetos da Varsóvia, passando pela segunda guerra mundial até sua instalação e posterior constituição do Estado de Israel. É uma obra linda e riquíssima.

Leila de Carvalho e Gonçalves 28/07/2018

Romance Épico
Publicado originalmente em 1958, "Exodus" é um romance épico, de quase setecentas páginas, escrito pelo americano Leon Uris. Sua história apresenta a formação do Estado de Israel desde o surgimento do Sionismo no século XIX até a independência do país em 1948.

Essa conquista é apresentada como um milagre sem paralelo na história da humanidade. Afinal, trata-se do ressurgimento de uma nação após dois milênios de dispersão, afligida por abusos, humilhações, torturas e assassinatos.

Seu tema rendeu muitas críticas por conta da parcialidade como é tratado. No entanto, é inegável a importância do livro, que ajudou a formar uma imagem positiva de Israel especialmente nos Estados Unidos e até mesmo na União Soviética onde, proibido, chegou a circular clandestinamente.

Sem dúvida, grande parte desse êxito deve-se a Uris ser um soberbo contador de histórias, capaz de tornar a leitura inesquecível. Por sinal, a narrativa foi adaptada para o cinema em 1960 com direção de Otto Preminger. Paul Newman rouba a cena no papel do líder da resistência, Ari Ben Canaan, entretanto, foi Sal Mineo como Dov Landau, um emigrante judeu, quem abocanhou o Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante.

O escritor possui mais dois grandes sucessos: "Mila 18", que aborda a ocupação nazista na Polônia, e "Topázio", sobre as crise dos mísseis em Cuba. Infelizmente, até o momento, ambos estão restritos a sebos.

"Nossa única arma é nossa vontade de morrer." (Ari Ben Canaan)

Leila de Carvalho e Gonçalves 18/07/2018

Romance Épico

"Nossa única arma é nossa vontade de morrer." (Ari Ben Canaan)

Edu 03/12/2017

Uma grata surpresa.
Este livro caiu em minhas mãos por acaso. Antes de usar o Kindle para minhas leituras, costumava visitar sebos uma ou duas vezes por mês, para adquirir alguns livros, sempre usados. Lembro que paguei R$ 5,00 pelo exemplar, ainda em ótimo estado.

Confesso que não conhecia nem o livro, nem o filme inspirado nele. E, logo nas primeiras páginas, o livro já me cativou. É uma leitura relativamente simples, mas, para conseguir compreender melhor a localização temporal e espacial em que a narrativa transcorre, é interessante, quando necessário, recorrer a recursos extras, como mapas e bancos de dados.

É um livro que recomendo a todos, principalmente aos apaixonados por narrativas com pano de fundo histórico.
Samara 10/12/2017minha estante
Comprei esse livro na bienal de livro aqui em Fortaleza onde moro, já o conhecia, pois tinha lido a primeira parte, depois comprei a história completa e ainda pretendo lê-la toda.

Wagner.Gumz 05/09/2016

Sensacional!
Eu considero o melhor livro que eu já li. Nessa história Leon Uris usa eventos verídicos para contar em um romance com personagens fictícios porém baseados em pessoas reais que participaram da formação do Estado de Israel. É um livro envolvente, empolgante, embora traga relatos de muito sofrimento e luta tanto individual quanto de um povo na busca por seus direitos históricos e por dignidade humana.
Vale cada segundo da leitura!

André Egg 30/03/2013

Como narrativa tem seus atrativos, mas como história
Como história é sofrível. Pode ser classificado na categoria de literatura apologética. Tem partes boas, os personagens são interessantes, é um livro longo mas a narrativa é cativante. Chega a ter uma visão crítica apenas com a postura dos britânicos em relação à sua colônia na Palestina.

Fiz uma resenha mais completa em meu blog: