Goethe Wether

Goethe Wether Ângelo A. Estefanoves

Resenhas - Goethe Wether

Miguel.Moreira 17/05/2022

Os sofrimentos do jovem Werther
Antes de mais nada, essa edição não contém o texto integral, é uma adaptação bem corrida (útil para quem gostaria de conhecer a história como um todo), para mim foi de pouco proveito, pois muitas cartas não estão contidas nessa edição, então há muito o que aprender com o jovem Wether ainda.

Werther é um jovem que se apaixona por uma moça comprometida chamada Charlotte, e acaba se tornando o melhor amigo do casal. Logo na primeira metade do livro, há um diálogo entre Werther e Albert (marido de Charlotte) em que o tema da discussão e suicídio ser um meio para fugir da vida como um covarde ou um meio de atingir a plenitude diante dos extremos da vida.

Goethe nos deixa muitos traços de um início do romantismo alemão, e seu personagem é um garoto tão incrível que ele nos convence em quase tudo, apesar do final trágico, pode-se considerar Wether como um personagem virtuoso e muito bem decidido.

Algumas perguntas retóricas surgiram durante a leitura, como por exemplo:

- O jovem Werther é o retrato do jovem Goethe?

- Goethe satiriza Werther ou satiriza as pessoas ao seu redor, fazendo com que passêmos a odiar as pessoas dentro do padrão?

O livro é sensacional, a tradução está muito bem feita, apesar dos muitos cortes, ficou um livro digno de um jovem de 15 anos ler psra criticá-lo com bastante dificuldade, pois não é uma leitura simples.

Preciso ler com urgência a versão completa, para julgar com mais propriedade. A crítica está feita, é um bom livro por sua riqueza na construção de um único herói no meio de tanta gente medíocre, que vive angustiado por seu amor não correspondido. É uma ótima edição para conhecer de forma reduzida um pouco da obra de Goethe.

O final poderia ter tido um pouco mais de detalhes para uma conclusão mais clara (embora eu entenda o foco que Goethe dá no ato final, comprrendo a escolha do autor de terminar como terminou).

Sidney.Prando 28/02/2022

Um manual de como ser gado com Werther
Nesse clássico romance alemão do século 18, temos o jovem burguês, Werther, como o protagonista. Werther parte da cidade onde mora com a sua mãe para tratar de questões referentes à herança da família. E, é pelas cartas que ele troca com o seu amigo, Wilhelm, que nós temos conhecimento do bafafá.
Em suas cartas, Werther se mostra um pensador das artes, da literatura e das virtudes. Ele é de fato um jovem atraente, pomposo e que nutri de certa posição social, por mais que não faça parte da nobreza. O Estopim se dá quando ele é convidado para um baile no campo. É neste momento que ele é alertado de que irá conhecer uma moça linda e que deve tomar cuidado para não se apaixonar, afinal, Charlotte é comprometida. Vocês acham que esse aviso o parou?
Para muitos, este livro marcou o início do romantismo na Alemanha, enquanto para outros, essa influência marcou ainda mais a moda da época e os costumes. Mas uma coisa é certa, esse livro é um pedaço da história.

Para mim, esse livro foi uma faca de dois gumes.
Por um lado, podemos ver um Werther, como muitos diriam: GADO. Ele está perdidamente apaixonado por uma moça comprometida, e mesmo sobre avisos, não desiste dessa luta perdida, o que culmina em uma tragédia. Qual o sentido de insistir em um amor impossível? O que motiva essa ação desesperada e pouco racional? Ao ler as cartas de Werther podemos entender suas motivações, mas compreende-las são outros quinhentos.
Por outro lado, podemos ver o impacto de uma paixão em um jovem e como ela pode ser cruel. Como consequência de seu estado literalmente doente, ele se encontra necessitado da presença da amada e não leva em conta a opinião popular ou de seu amigo. Principalmente, quando a primeira começa a especular sobre as suas visitas frequentes à casa do jovem casal.
O livro é bastante dramático, um novelão, chamativo pela condição psicológica de Werther e pela falta de barreiras para as suas ações que tem como combustível, o amor?

site: https://www.instagram.com/p/CYjl27NL7ZJ/?utm_source=ig_web_copy_link

Denise Akemi 23/10/2012