A Última Princesa

A Última Princesa Galaxy Craze

Resenhas - A Última Princesa

bkmibri 30/08/2013

A Última Princesa
Uma história intrigante contando como a vida de Eliza se torna um transtorno durante uma ditadura em seu país. Sem muito detalhe dificultando um pouco de se vêr dentro do livro, porem, á criativa e prende o leitor na certa, arrancando fôlegos e admiração pela personagem principal. Um final já esperados, mas com o decorrer da narrativa, surpresas viram.

Lane @juntodoslivros 29/08/2013

A última princesa - Recheada de reviravoltas
Aqui somos apresentados a Eliza uma princesa da Inglaterra, o país devastados depois do Dezessete Dias. Nesses Dezessete Dias foi ocorreu uma devastação na terra: terremotos, furacões tornados, tsunamis, etc. Todo o mundo que ela conheceu foi arruinado. Mas a história não tem foco nisso.

"Os cientistas disseram que isso foi uma coincidência catastrófica. Os fanáticos, que foi ato de um Deus vingativo, nos punindo por termos poluído o universo Dele." página 12

Eliza vê sua mãe morrer na sua frente quando ainda é apenas uma menina. O mandante foi Cornelius Holliester, um homem que quer subir ao poder e desbancar a realiza ainda existente. Ele não mede esforços para isso. Ele e seus seguidores se denominam A Nova Guarda.

Mas não é só ele que Eliza deve temer. Ainda que pequena a participação nesse livro, temos os Andarilhos, que são os 'canibais'. Eles apareceram logo depois dos Dezessete Dias. Eles vivem nas florestas e como a caça é escassa, eles se alimentam do que vêm pela frente. Humanos não são poupados se cruzarem o seu caminho.

No decorrer da história Eliza vai se instalar em dos quarteis de Cornelius, com um novo nome: Polly, o nome de sua melhor amiga. Ela agora quer vingança! Ele matou sua mãe e seu pai, e não sabe o que está sendo feito de seus irmãos, Mary e Jamie. Lá ela passará por várias provações de coragem e frieza. Pois a Sargento Portia da Divisão de Garotas, Seção Nove não lhe dará moleza.

Ok! Só tristeza e sofrimento, né? Mas claro que não podia faltar o romance. Sargento Wesley faz parte da Nova Guarda, e é no quartel que Eliza o conhece de verdade (leia que vai entender o que quero dizer).

"Os olhos de Wesley cruzaram com os meus, se fixaram por um momento e depois olharam para baixo, para minhas mãos ensanguentadas.
- Venha cá - ele fez um gesto para que eu me sentasse no tapete na frente da lareira." página 130

Galaxy Caaze me impressionou nesse livro. Não esperava gostar tanto quanto gostei. Ela descreve muito bem o cenário de como a Inglaterra está depois de tanta catástrofe. O que nos faz pensar em nossos atos para preservar o mundo em que vivemos. Os personagens estão bem trabalhados.
Leitura rápida e fácil de 248 páginas. Quando dei por mim, o livro já tinha acabado.
O segundo livro parece que vai ser lançado ainda esse ano nos EUA.

site: http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br/2013/09/resenha-do-leitor-05-ultima-princesa.html

Robson 09/02/2013

lá leitores, essa resenha é um resenha que não estava nas minhas programações de postagem (Não hoje), mas terminei o livro a pouco e eu tenho que comentar sobre ele o mais rápido possível. Assim como essa resenha, a compra deste livro foi totalmente inesperada, pois fui à saraiva apenas para comprar “O Lado bom da Vida” e me deparei com ele e acabei levando junto. Logo comecei ler, por se tratar de um livro pequeno e com uma diagramação super tranquila e quando fui ver, havia terminado.

Foi quando percebi que o céu não existe em outro lugar, nem o inferno. É tudo aqui na Terra. Nós vivemos os dois, bem aqui, uns com os outros. Só que as vezes temos que passar pelo inferno para chegar ao céu." Eoghan, A última princesa.

A Terra foi desolada durante 17 dias por catástrofes como: Tsunamis, terremotos, tempestades, vulcões e etc. Após estes 17 dias o mundo não era o mesmo, praticamente tudo estava destruído. As pessoas que sobreviveram seguiram a vida da maneira que puderam, assim como a família real inglesa, que manteve todo seu luxo. Tudo ia bem, até que Hollister envenenou a rainha enquanto estava grávida. A partir daí a família real se vê sem saída, a não ser viver escondidos nas redomas de suas propriedades. Mas Hollister encontra uma brecha e consegue invadir o castelo durante o tradicional baile das rosas, iniciando um possível reinado de ditadura e terror.

O plot de A Ultima Princesa é muito bom, algo que no começo eu estava considerando como mais do mesmo, mas que após a metade do livro eu comecei a entender os propósitos da autora e assim, passei a gostar do plot. O plot foi se mostrando cada vez mais eficiente a cada página lida e eu não conseguia mais parar de ler, eu estava apaixonado pelos personagens.

Personagens estes, muito bem construídos, cada um com sua personalidade, os diferenciando de cada um dos demais. Amei principalmente a heroína do livro, Eliza, com sua personalidade forte e bem determinada. O que eu mais gostei na personagem foi sua força de vontade e o fato dela não ser aquela personagem cheia de mimimis que estou acostumado a ler na maioria dos YA’S.

Confira o restante da resenha aqui: http://perdidoempalavras.blogspot.com.br/2013/02/resenha-ultima-princesa.html

Lay 23/01/2013

Não sabia muito o que esperar desse livro, mas gostei bastante. A Terra está praticamente dizimada. Após os Dezessete Dias (quando durante esse período a Terra sofreu com terremotos, tsunamis, erupções de vulcões, enfim, vários efeitos climáticos de uma só vez!) a Terra ficou sob uma espessa camada de cinza, já não se vê o Sol completamente, água poluída vários animais e plantas foram extintos. Há racionamento de comida, de combustíveis não há comunicação com nada e com ninguém, a Inglaterra, nem sabe existem sobreviventes em outros países.

Em meio a tudo isso, Eliza leva uma vida quase normal. Princesa da Inglaterra, após a morte da sua mãe, na sua frente, por Cornelius Hollister, seu pai tentou dar à ela e aos seus irmãos Mary e Jamie uma vida o mais próxima do normal possível.

O que Eliza não sabia era que Cornelius Hollister estava criando um grupo para derrubar a monarquia inglesa e assumir o poder. Porém, ele não queria apenas derrubar a monarquia, ele queria eliminar completamente qualquer possibilidade de que ela retornasse ao poder.

Após uma série de acontecimentos (tudo muito rápido e algumas vezes sentimos que perdemos alguma coisa) deixa Eliza sozinha, lutando para sobreviver, salvar seus irmãos e reconquistar o poder.

Mas é óbvio que, mesmo com todos os acontecimentos frenéticos da vida de Eliza, ela encontra alguém que pode ser muito importante em sua vida

Mais uma vez temos um livro que não é único e sim parte integrante de uma série, mas não sei dizer para vocês quantos livros serão lançados, só esperando para saber.
O livro é curto e rápido de ler, uma leitura rápida e dinâmica.

Beijos e até a próxima!

Robson 09/02/2013minha estante
não entendi bem o porque do 3, se vc apenas conta a estória com a suas palavras e de maneira positiva

Bárbara 02/01/2013

Um livro lindo, com uma sinopse empolgante, mas que se revela decepcionante!
Geralmente o que chama a minha atençao para um livro é a capa e, convenhamos, a capa de A Última Princesa é arrebatadora! Entao, quando fico hipnotizada pela capa, vou ler a sinopse da obra e... Uau! Pela sinopse do livro em questão eu pensei "puxa! esse é o livro perfeito para mim!" já que envolve distopia, cenário futurístico sombrio, princesa, romance e muita carga de ação.

- distopia: um pouco sem nexo. Nao entendi qual foi a do supervilão que controla a Inglaterra, porque ele captura todas as pessoas que encontra na rua e as obriga a participar do seu exército do mal, assassinando as que se opõem ele. Como ele vai comandar se nao tiver súditos?

- cenário futurístico sombrio: perfeito! pela narração da autora, conseguimos caminhar plenamente pelas ruas enfumaçadas de Londres após os Dezessete Dias. nota 10!

- princesa: Eliza é a princesa durona inebriada pelo sentimento profundo e consumidor da vingança. É uma garota muito corajosa e determinada, mas apesar de toda a prontidão para alcançar seu objetivo, ela é do tipo espectadora pouco participativa: as coisas acontecem com ela e ao seu redor, mas Eliza nao faz quase nada, ou melhor, ela espera a situação ficar feia, chegar ao último grau quando ela decide nao poder aguentar mais e só então age. Isso me irritou muito durante a leitura!

- romance: tinha tudo para ser uma paixão envolvente e arrasadora, mas foi mais do tipo PUF! "ele olhe para ela, ela olha para ele e PUF! já estão se beijando."

- carga de ação: é, tem muita ação, momentos em que eu fiquei tipo "não! isso nao está acontecendo! ela vai deixar?! Naaao, nao faça isso, idiota! Ah, nao acredito!" nota dez para a ação também, muito bem descrita e ambientada.

Enfim, o livro tinha material suficiente para ser o predileto de muita gente (nao sei, às vezes pode lhe agradar de um jeito que nao fez comigo), mas acho que a autora foi muito superficial na escrita. O livro é pequeno e rápido, a narração é seca e sem graça, apesar dos ambientes serem bem descritos, nao é aquele tipo de escrita que voce se sente envolvido pela magia de um outro mundo escondido nas páginas, o que foi, na minha opinião, o maior deslize da escritora, o que comprometeu a estória.

Bem, é isso. Para mim, o livro é regular. Só uma boa estória mal-trabalhada. É o suficiente para te entreter por.... umas quatros horas no máximo, o que eu gatei para lê-lo todo.

Luh 20/11/2012

Um livro recheado de ação!
Resenha com formatação original (é bem mais colorida!) em http://blog.fomedelivros.com.br/2012/10/resenha-ultima-princesa.html

A Trama: A história se passa na Inglaterra (que tem um cenário lindo) após o país ter sido praticamente destruído pelos Dezessete Dias, um evento global em que a natureza parece ter se rebelado e tentado destruir a humanidade. Como não existem mais coisas como eletricidade e telefones, a sensação real que tive é que a história se passava na época medieval ao invés de no futuro.
Confesso que li o livro inteiro em um dia, pois o ritmo é tão frenético e envolvente que você mal percebe que o tempo passou. No início da trama fiquei um pouquinho frustrada, pensando que seria uma espécie de "O Diário da Princesa", mas acho que a autora fez questão de mostrar o quanto eu estava errada, o livro tem algumas cenas fortes (nada que vá assustar quem já leu Guerra dos Tronos, mas não recomendo o livro para crianças) e foge do estilo "princesinha", sendo recheado de ação do início ao fim.

Apesar de eu ter gostado tanto da história, A Última Princesa tem muitos defeitos. O livro é curto (cerca de 300 páginas) e é fácil perceber isso durante a trama, às vezes se passam semanas entre um capítulo e outro, a autora inicia os capítulos contando o que aconteceu durante esse tempo e o leitor precisa aceitar, mesmo que não entenda muito bem. Alguns elementos, como os canibais, não foram bem explicados e, por isso, não se tornaram convincentes. O ideal seria que a autora tivesse passado um pouco mais de tempo construindo seu 'mundo' e os personagens nele.

O Protagonista: Eu e Eliza tivemos uma relação conturbada. É fácil se relacionar com a personagem quando esta é separada de sua família e precisa esquecer toda a vida que costumava ter. O mundo "atual" é cruel e Eliza sofre bastante durante a história, poucas vezes vi uma personagem que passasse por tantas situações ruins em um curto período de tempo, mas acredito que isso a ajudou a amadurecer e tornou-a mais carismática. Entretanto, algumas ações que a garota tomou foram bastante egoístas e não condiziam com seu status de princesa. Fiquei com certa raiva de Eliza quando ela decidiu que a coisa mais importante era se vingar de Cornelius ao invés de tentar resgatar seus irmãos ou, ainda melhor, ajudar seu país que lentamente morria de fome e frio.

Os Personagens Secundários: Os personagens secundários, como poderia ser esperado de um livro tão curto, não tiveram tempo de se desenvolver muito bem, mas eu ainda conseguiram me envolver. Eu gostaria de ter visto um pouco mais de Cornelius, o 'vilão', e a verdade é que apesar de não gostar de seus métodos, eu concordava com seus motivos.
Me apaixonei por Wesley desde o princípio e gostaria de saber mais da história do garoto, mas foi um personagem divertido que tirou um pouco da tensão da trama.

Capa, Diagramação e Escrita: Eu amei essa capa! O cenário de fundo é tão bonito que eu mal consigo prestar atenção na garota da imagem, até as cores do céu são detalhadas. A história é toda contada em 1ª pessoa, do ponto de vista da protagonista, que acredito ter sido uma boa escolha. A escrita da Galaxy não é das melhores, faltaram muitos detalhes e eu senti que as frases eram todas curtas e diretas, mas eu li o livro inteiro tão rapidamente que mal deu tempo de reparar na escrita.

Concluindo: Um livro muito parecido com os distópicos, mas focado na ação e nas decisões da princesa Eliza, eu gostei bastante da trama. Se o livro tivesse sido mais longo e explorado melhor a história, provavelmente se tornaria um dos meus prediletos. Ainda assim, vou aguardar ansiosa pelo próximo volume.

Quotes:
"Seis anos atrás, tudo mudou. Por dezessete dias, o mundo foi agredido por terremotos capazes de dividir a terra, furacões torrenciais, tornados e tsunamis. Vulcões entraram em erupção, cobrindo o céu com uma fumaça ardente que bloqueou o sol e cobriu os campos com estranhas cinzas roxas que asfixiaram as plantas."

"Eu estava viva. Minha vida havia sido poupada e só poderia haver uma razão para isso. Eu precisava matar Cornelius Hollister."