O casamento suspeitoso

O casamento suspeitoso Ariano Suassuna

Resenhas - O Casamento Suspeitoso

@Estantedelivrosdamylla 02/06/2021

Ariano sempre!
Com um cenário nordestino, e personagens puramente teatros, Ariano traz a mesma fórmula que usou em "O auto da compadecida" : o palhaço e o besta, a esperteza de um e froxura do outro, sociedade corrupta e pecadora, e assim ele conseguiu encantar o público mais uma vez.

De leitura rápida, simples e engraçada, o casamento suspeitoso é uma peça que vale a pena ser lida.

Daniella.Santos 20/08/2022

Entrou para meus autores favoritos
Ariano tem um jeito tão gostoso, leve e inteligente de escrever que sempre me surpreende. Teatro leve, da pra ler em um dia

Zanj 17/04/2022

Livro descontraído
O que mais me encantou nesse livro, além da astúcia de Cancão foi o uso de uma escrita simples, porém rebuscada.
Recomendo para quem quer uma leitura divertida e rápida, ou para quem quer testar um tipo diferente de literatura mas não quer se prender à algo que possa não gostar.

Wesleyotio 11/03/2024

Uma comédia leve e gostosa
Nesta obra o autor nos leva mais uma vez ao interior do sertão, naquelas cidades simples com poucos habitantes e recursos, porém com personagens cheios de personalidade.

A inteligência e a astúcia são as ferramentas que os pequenos usam para se sobre sair frente aos poderosos, que por sua ganância, luxúria e preconceito se deixam ser levados facilmente.

No meio disso tudo o leitor é levado as mais cômicas situações, onde mesmo que o final possa ser considerado previsível,a forma como enredo é desenvolvido mostra como o autor é criativo deixando a história leve e gostosa de ser apreciada.

Mateus.Lopes 15/04/2020

Relata o Humor que exite por trás das tramas do mundo Nordestino.
Gostei muito de ver a antiga astúcia da minha região.

Thiago662 13/12/2021

Para conhecer mais as estórias e contos populares nordestinos, adaptados com maestria por Suassuna. Distração e risadas garantidas. Cada personagem é um microcosmo do brasileiro.

greh 17/12/2009

Uma comédia louca e irada!
De Ariano Suassuna, O casamento suspeitoso, trata-se de um teatro e uma verdadira comédia, onde podemos observar sertos interesses materiais de Lúcia com o seu "futuro noivo",mas isso, antes de tudo terminar.
O livro nos faz refletir das ganâncias e o poder do ser humano, em quando não pensa no seu próximo, quando apenas se agrega ao interesse material, e pensa em si só. O respeito não tem consideração, e o querer se torna uma obsessão,mostra também cenas críticas aos membros da igreja e da justiça.
Acolhe cenas cuturais, Cancão, um amigo da família, o qual se enreda como o bumba-meu-boi, sendo-o também muito esperto em sua figura.
Afinal, se somos nordestinos não somos apenas brabos, somos de fatos espertos!

Yoshi 09/02/2024

Mediano
Logo no início de “O Casamento Suspeitoso”, Ariano Suassuna relata algumas críticas que recebeu na época da publicação da peça. Dentre elas, estava o uso de um humor rude e ao fato de que os personagens eram muito similares aos protagonistas de “O Auto da Compadecida”. O autor rebateu dizendo que se utilizava de traços da população sertaneja, ou seja, a esperteza de Cancão e a covardia e coração genuíno de Gaspar eram características marcantes de personagens famosos, quase lendas, na região onde Suassuna nasceu.
Não tiro a razão do autor e tampouco dos críticos. Enquanto lia, podia imaginar João Grilo e Chicó, não somente as mesmas características como também as mesmas personalidades e ações. Isso me incomodou um pouco durante a leitura. Entendo que as características de Cancão e Gaspar servem para fortalecer ainda mais o humor da peça, porém, ao mesmo tempo, torna seu desenvolvimento frágil – a peça não consegue se sustentar do começo ao fim.
Os conflitos que ocorrem durante a história podem se resumir à tentativa de evitar um casamento e, ao mesmo tempo, tirar vantagem. Gaspar e Cabcão tentam adiar o casamento de seu amigo, Geraldo, com Lúcia, pois sabem que a moça está tentando aplicar um golpe. Mas, como de boas intenções o inferno está cheio, os ditos amigos tiram proveito da situação.
Não é somente em relação aos personagens que podemos traçar paralelos com o Auto da Compadecida. Assim como a peça mais famosa de Suassuna, O Casamento Suspeitoso é marcado por elementos religiosos, críticas à parte da Igreja Católica, humor torto, situações bem-humoradas e lição de moral no final. Analisada apenas por si, o livro poderia funcionar melhor, mas, como dito anteriormente, acaba se tornando mais frágil quando a comparação inevitável com o livro mais famoso do autor.

Dan 29/12/2023

Suassuna sendo Suassuna...
Três atos em um único cenário, uma bagunça, muito engraçado, mesma fórmula do Auto da Compadecida.
Divertido demais!

Taylla.Costa 11/05/2024

Leitura rápida e divertida, O Casamento suspeitoso é uma peça teatral que se passa no interior de Pernambuco. Com personagens caricatos e divertidos lembra muito O auto da compadecida.

Vale a pena a leitura.

Renata.Oliveira 09/11/2021

Ariano é fantástico. As obras dele são irreverentes de um jeito único.

Se você for nordestino ou tiver contato direto com a cultura nordestina, consegue visualizar perfeitamente os cenários e até imaginar o sotaque que os personagens têm ao ler os diálogos com dialetos típicos.

Essa peça é rápida e gostosinha de ler e os personagens, sempre muito alegóricos, tornam o livro ainda mais divertido

Mari Fourquet 11/12/2021

Bom, mas de longe não é o melhor do Suassuna
A história é muito boa e os personagens são bastante interessantes, bem aqueles tipos que o Ariano Suassuna retrata tão bem, mas infelizmente não chega aos pés de A Pena e A Lei e nem d'O Auto da Compadecida, talvez eu tivesse curtido mais se tivesse lido ele primeiro.

Essa coleção das obras desse dramaturgo está maravilhosa, espero que tragam os romances e poemas dele nesse mesmo formato.

Leiliane R. Falcão 29/12/2022

Ainda mais encantada por Ariano Suassuna
Se eu já adorava as aulas-espetáculos do Suassuna, e me deslumbrava com as suas iluminogravuras e demais obras do Movimento Armorial, a leitura desta curta peça só me fez admirar mais o talento fora da curva deste brasileiro.
Eu não sou grande fã de ler peças de teatro, mas eu me diverti tanto com essa história, que a leitura fluiu como se estivesse lendo uma prosa. A história exala os causos do sertão por todos os poros. É uma aventura que eu posso imaginar facilmente se passando no vilarejo da minha avó no interior da Bahia.
Ler Ariano Suassuna resgata e inflama ainda mais o orgulho da minha brasilidade e das minhas origens nordestinas. Recomendo com força!

Thalia58 15/12/2022

Para se divertir e refletir
Essa é uma comédia típica do grande Ariano Suassuna que conta a história de um casal de noivos, Geraldo e Lúcia e suas reviravoltas. Entre os personagens, uma dupla que segue um pouco o arquétipo de de João Grilo e Chicó, Cancao e Gaspar que estão envolvidos nas confusões que acontecem ao longo da história. E acho que isso basta sobre a história porque a surpresa dos acontecimentos é um dos elementos mais divertidos na história.

Uma personagem que me lembra muito a personalidade de uma pessoa que conheço e já faleceu, é Dona Guida, a avó de Geraldo. Me diverti muito com ela.

O livro me surpreendeu muito, não esperava a maioria das coisas que aconteceram. Uma das coisas que gosto muito nos livros de Ariano são as críticas feitas através da comédia, principalmente em relação à autoridades, sejam elas da Igreja ou outras instituições da sociedade como a polícia.

Vale muito a pena, é uma leitura rápida, divertida, também reflexiva e é uma opção para ajudar a sair da ressaca literária.

cfsardinha 25/07/2011

Como muitos dos livros de Ariano Suassuna, esse também é originariamente uma peça, encenada em 1957 e, por isso, é dividida em atos. O livro é o que chama de uma comédia de costumes, ou seja, de temática corriqueira e trata do tema casamento por dinheiro. Os personagens principais são Geraldo e Lúcia e tudo gira em volta do casamento deles e dos interesses que os rodeiam.
Tem uma linguagem nada refinada, lembrando o estilo literário típico do nordeste, o cordel e um pouco do folclore nordestino. Geraldo nem desconfia que Lucia, junto com sua mãe e o amante armam um tremendo golpe do baú. mas dois amigos de Geraldo, Cancão e Gaspar, tentam de tudo para impedir o casamento.
Uma história cômica onde discute-se a moral e o caráter humano, como por exemplo, a traição, a cobiça, a ingenuidade, a mentira, a luxúria e a ambição. Misturando histórias da cultura popular nordestina com estilo de cordel, Ariano faz dessa história uma tragi-comédia bastante divertida, mas que, com certeza, você não gostaria que tivesse acontecido com você :P