O casamento suspeitoso

O casamento suspeitoso Ariano Suassuna




Resenhas - O Casamento Suspeitoso


32 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Leiliane R. Falcão 29/12/2022

Ainda mais encantada por Ariano Suassuna
Se eu já adorava as aulas-espetáculos do Suassuna, e me deslumbrava com as suas iluminogravuras e demais obras do Movimento Armorial, a leitura desta curta peça só me fez admirar mais o talento fora da curva deste brasileiro.
Eu não sou grande fã de ler peças de teatro, mas eu me diverti tanto com essa história, que a leitura fluiu como se estivesse lendo uma prosa. A história exala os causos do sertão por todos os poros. É uma aventura que eu posso imaginar facilmente se passando no vilarejo da minha avó no interior da Bahia.
Ler Ariano Suassuna resgata e inflama ainda mais o orgulho da minha brasilidade e das minhas origens nordestinas. Recomendo com força!
comentários(0)comente



Thalia58 15/12/2022

Para se divertir e refletir
Essa é uma comédia típica do grande Ariano Suassuna que conta a história de um casal de noivos, Geraldo e Lúcia e suas reviravoltas. Entre os personagens, uma dupla que segue um pouco o arquétipo de de João Grilo e Chicó, Cancao e Gaspar que estão envolvidos nas confusões que acontecem ao longo da história. E acho que isso basta sobre a história porque a surpresa dos acontecimentos é um dos elementos mais divertidos na história.

Uma personagem que me lembra muito a personalidade de uma pessoa que conheço e já faleceu, é Dona Guida, a avó de Geraldo. Me diverti muito com ela.

O livro me surpreendeu muito, não esperava a maioria das coisas que aconteceram. Uma das coisas que gosto muito nos livros de Ariano são as críticas feitas através da comédia, principalmente em relação à autoridades, sejam elas da Igreja ou outras instituições da sociedade como a polícia.

Vale muito a pena, é uma leitura rápida, divertida, também reflexiva e é uma opção para ajudar a sair da ressaca literária.
comentários(0)comente



Daniella.Santos 20/08/2022

Entrou para meus autores favoritos
Ariano tem um jeito tão gostoso, leve e inteligente de escrever que sempre me surpreende. Teatro leve, da pra ler em um dia
comentários(0)comente



Zanj 17/04/2022

Livro descontraído
O que mais me encantou nesse livro, além da astúcia de Cancão foi o uso de uma escrita simples, porém rebuscada.
Recomendo para quem quer uma leitura divertida e rápida, ou para quem quer testar um tipo diferente de literatura mas não quer se prender à algo que possa não gostar.
comentários(0)comente



Adriana1090 23/12/2021

Extremamente engraçado
Mesclando cenas de pancadaria e sátira social aos membros da Igreja e da Justiça, a peça O Casamento suspeitoso (1957), revela-se como uma comédia de costumes e não embasada no romanceiro nordestino. Sendo a menos rural das peças de Suassuna, não só pelo tema como pela estrutura. A ação se desenrola na casa da matriarca, Dona Guida e a sua problemática é doméstica, tal como em O santo e a porca. Em ambas as peças, os personagens pertencem a famílias constituídas, e a temática é centrada no interesse pelo dinheiro associado ao matrimônio. Os personagens Canção e Gaspar retomam uma tradição do teatro popular, "a dupla circense que o povo, com seu instinto certeiro, batizou admiravelmente de o Palhaço e o Besta", segundo o autor. Ela também é encontrada na propaganda popular nordestina e no bumba-meu-boi, ao mesmo tempo que evoca os empregados espertos e independentes de Molière e da commedia dell`arte. Um traço de ironia na inversão de padrões aliado a uma integração do personagem à sociedade, com happy end e revelação cômica, confere um tom singular à obra. O Casamento suspeitoso mostra uma sociedade voltada para o esnobismo e a difamação. Quem se opõe a ela ou dela é excluída obtém a simpatia da audiência.
comentários(0)comente



Thiago662 13/12/2021

Para conhecer mais as estórias e contos populares nordestinos, adaptados com maestria por Suassuna. Distração e risadas garantidas. Cada personagem é um microcosmo do brasileiro.
comentários(0)comente



Mari Fourquet 11/12/2021

Bom, mas de longe não é o melhor do Suassuna
A história é muito boa e os personagens são bastante interessantes, bem aqueles tipos que o Ariano Suassuna retrata tão bem, mas infelizmente não chega aos pés de A Pena e A Lei e nem d'O Auto da Compadecida, talvez eu tivesse curtido mais se tivesse lido ele primeiro.

Essa coleção das obras desse dramaturgo está maravilhosa, espero que tragam os romances e poemas dele nesse mesmo formato.
comentários(0)comente



Renata.Oliveira 09/11/2021

Ariano é fantástico. As obras dele são irreverentes de um jeito único.

Se você for nordestino ou tiver contato direto com a cultura nordestina, consegue visualizar perfeitamente os cenários e até imaginar o sotaque que os personagens têm ao ler os diálogos com dialetos típicos.

Essa peça é rápida e gostosinha de ler e os personagens, sempre muito alegóricos, tornam o livro ainda mais divertido
comentários(0)comente



Sandra 14/10/2021

Risadas Garantidas

💒 Ariano Suassuna tem uma forma lírica, esperta e engraçada de descrever um homem rural, aquele matuto ingênua mas que se engana quem eu acho bobo desprovido de inteligência.

💒 Suas uma cria personagens de nosso cotidiano em sua realidade doméstica com seus defeitos e qualidades e sempre de uma forma cômica, onde podemos tirar nossas conclusões e reflexões.

💒 O casamento suspeitoso é uma delícia de ser lido, uma comédia nordestina e o tema nos remete a um casamento por conveniência e ganância pelo dinheiro. Geraldo nem desconfia da armação de Lúcia a futura sogra e o amante de Lúcia... Sim, Geraldo já era traído antes de casar. Mas canção seu amigo faz tudo para melar o casório.

💒 É uma tragicomédia cheia de cobiça, mentira e ambição.
Será que vai ter casamento?
comentários(0)comente



@Estantedelivrosdamylla 02/06/2021

Ariano sempre!
Com um cenário nordestino, e personagens puramente teatros, Ariano traz a mesma fórmula que usou em "O auto da compadecida" : o palhaço e o besta, a esperteza de um e froxura do outro, sociedade corrupta e pecadora, e assim ele conseguiu encantar o público mais uma vez.

De leitura rápida, simples e engraçada, o casamento suspeitoso é uma peça que vale a pena ser lida.
comentários(0)comente



Mateus.Lopes 15/04/2020

Relata o Humor que exite por trás das tramas do mundo Nordestino.
Gostei muito de ver a antiga astúcia da minha região.
comentários(0)comente



Lipe 18/10/2019

Mestre do Teatro Popular Brasileiro
Do fundador do Movimento Armorial (que buscava por uma arte erudita genuinamente brasileira e centrada no Nordeste brasileiro) e um dos maiores dramaturgos do Brasil - Ariano Suassuna - "O casamento suspeitoso" é uma clássica peça cômica de costumes domésticos. Como assumido pelo saudoso Ariano, ele recria certos tipos já existentes numa comédia popular. Recriação de personagens que têm origem não apenas na tradição oral, mas na realidade cotidiana. Assim é possível encontrar muitos pontos de contato entre "O Auto da Compadecida", a começarmos pela dupla Cancão e Gaspar que relembrar em muito João Grilo e Chicó, como o próprio Ariano Suassuna assumiu. Além de rirmos muito com as trapalhadas e espertezas da dupla, encontramos o cunho moralista que o autor desejava apresentar. Moralismo nas atitudes de personagens que buscavam a luxúria, a cobiça, a impureza familiar e desonestidade.
comentários(0)comente



MauricioTiso 19/01/2019

Um tapa com luva de pelica
Uma leitura rápida e fluída, muito agradável e engraçada, e que proporciona um importante reflexão ao final.
Todo o enredo nos leva à uma íntima identificação e cumplicidade com as personagens pela ausência de repreensão moral, que atinge o cerne do que nos faz fazer vista grossa às pequenas corruptelas da vida cotidiana.
Já o final, nos pegando desarmados, desperta uma tênue centelha que espero que cresça numa grande chama transformadora.
Como morei um tempo em Recife, me trouxe boas recordações da beleza que há na inocência e inteligência do matuto.
Recomendo à todos essa leitura, que fica mais acentuada nesse fase de transição que vive o Brasil de 2019.
comentários(0)comente



Luís Costa 14/03/2016

Imperdível
diálogos hilários. Ariano é um gênio do Brasil.
comentários(0)comente



isa.dantas 09/01/2016

Divertido!
O Casamento Suspeitoso é uma comédia nordestina divertidíssima, escrita seguindo a linha de O Auto da Compadecida. Apesar das semelhanças, causadas pelas histórias nordestinas, como o próprio autor explica em nota, é divertidíssimo e muito gostoso de ler!
comentários(0)comente



32 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR