Almanova

Almanova Jodi Meadows

Resenhas - Almanova

Blog MDL 17/02/2014

Ana sempre soube que era diferente. Sua mãe Li jamais a deixou esquecer a sua condição e insistia em chamá-la de sem-alma pelo simples fato dela ser nova em um mundo povoado por almas antigas e que sempre se conheceram. Para ela, Ana era um castigo, um sinal de que algo ruim estava por vir e que por isso todos deveriam evitá-la. Por causa do ódio que sua mãe nutria por ela, Ana passou toda a sua vida sendo maltratada física e psicologicamente, mas ela estava disposta a mudar isso e toma a decisão de ir embora em busca de respostas que justificassem o seu nascimento. Contudo, as coisas lá fora eram piores do que ela poderia imaginar e ela acaba sendo atacada por sílfides na floresta. Em uma tentativa desesperada de evitar uma morte dolorosa, ela toma uma decisão que também poderia matá-la se ao longe não tivesse alguém observando-a.

Sendo salva por Sam, Ana não pode acreditar que ainda está viva, nem que alguém possa ter feito algo realmente bom por ela sabendo da sua condição de almanova. Desconfiada das verdadeiras intenções do seu salvador e com medo de que alguém como Li se aproximasse dela novamente, ela tenta de todas as formas se desfazer da companhia indesejada do garoto. Entretanto, ela não tem sucesso em sua empreitada e aos poucos vai baixando à guarda e permitindo que Sam se aproxime dela. Percebendo que ele não deseja lhe fazer nenhum mal e que tão pouco a odeia, ela vai confiando cada vez mais nele e aceita a ajuda que ele oferece para guiá-la até Heart, a cidade onde todas as respostas se encontram e o lugar onde ela nasceu. Ela só não imaginava que quando chegasse até o seu destino as coisas se complicassem tanto e que ela se visse presa a Sam por tempo indeterminado ao mesmo tempo em que tem que lidar com uma cidade inteira de pessoas hostis e que querem vê-la bem longe do lugar que eles consideram o seu lar.

“Um livro que parece simples, mas que na verdade tem mais para dizer do que é possível encontrar se não o lermos com atenção”. Foi isso que senti durante as horas em que passei lendo ‘Almanova’. As razões que me levaram a pensar assim podem ser encontradas por toda parte, já que Jodi Meadows tornou o seu livro em uma obra encantadora e que por prezar pela delicadeza e fluidez impulsiona o leitor a ler uma e outra página sem sequer notar. São tantas revelações e pistas a seguir que a autora nos fornece, que o enredo avança na medida em que a nossa curiosidade aumenta. Muito disso se deve ao fato dela explorar de modo total a mitologia que ela propôs para a sua série. Nela, vemos desde aspectos religiosos e que exercem grande influência em seus personagens a inserção de criaturas mitológicas que num primeiro momento podem parecer ser os grandes vilões da história, mas que se observados com atenção, não são nada mais que os inimigos externos de Range.

Algo bastante interessante que também podemos observar no enredo, é a maneira em que as inovações da nossa tecnologia são transformadas em inventos criados pelos personagens de modo que todos aparecem na história com uma nova roupagem que deixa o leitor impressionado com a autora por ela não ter optado pelo caminho mais fácil e ter inovado na hora de apresentar-nos coisas que nos são tão rotineiras. Entretanto, o que nos faz refletir desde o primeiro momento em que é citada é a imortalidade. Pois é trazendo um quê de ensinamentos espíritas, que vemos a autora explorar ao máximo questões como: "O que fazer com a imortalidade?" "É possível amar a alma de alguém e não o seu corpo, apenas?" "Se tivéssemos todo o tempo do mundo, será que aproveitaríamos as pequenas coisas do dia a dia?" Confesso que esse aspecto da construção de sua história foi o que mais me impressionou, principalmente, porque a autora fez com o que o dilema dos seus personagens refletissem nos seus leitores de modo que vai além de um impacto superficial.

Ana, por exemplo, já nas primeiras páginas do livro embarca em uma jornada em busca de respostas para essas e outras perguntas. Ela deseja entender o seu nascimento e a sua função na sociedade de forma tão profunda, que é incrível poder ver as coisas acontecerem através dos seus olhos. Ainda mais, porque é notório o quanto ela necessita entender tudo o que a tornou em uma almanova para poder viver plenamente. Em contrapartida, seus anseios também levam Sam – uma alma milenar –, a se questionar sobre os preceitos da sua comunidade, bem como, a maneira como ele conduz a sua vida. Essa influência que ela exerce nele, complementa com perfeição o modo com que ele mostra para ela sentimentos que até então ela não conhecia, tais como: segurança, companheirismo, amizade e amor.

Vendo a mudança gradual que Ana sofre ao lado de Sam, foi impossível não sentir ódio por Li. Principalmente, porque chega a ser difícil entender como uma mãe é capaz de tratar um filho como uma criatura selvagem. A única coisa que fez com que meus sentimentos por ela não fossem ainda piores, é que ao menos Ana conseguiu encontrar pessoas que a apreciam e que não a culpam por algo que ela não teve nenhuma influência: o seu nascimento. Ademais, como essa é uma história que também trata de amor em suas mais variadas formas, a autora também traz um romance para a vida de Ana. Entretanto, ele é tratado de forma tão delicada, tão verossímil, que em nenhum momento sentimos que foi um casal criado para suprir qualquer necessidade do enredo. Pelo contrário, a sensação que é transmitida é que esse era o curso natural das coisas.

Com um livro escrito de forma tão brilhante e concisa como ‘Almanova’, não é de se surpreender que a edição da Editora Valentina seja tão impecável. Pois é com uma capa holográfica de encher os olhos, uma diagramação maravilhosa e uma revisão impecável, que o leitor não vê saída a não ser eleger este, como sendo um dos livros mais lindos de sua estante. Por fim, se por acaso a minha resenha deixou alguma dúvida sobre a necessidade de ler esse livro, eu vos afirmo aqui embaixo: LEIAM! LEIAM! LEIAM!

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/02/resenha-almanova-por-jodi-meadows.html

Igor 02/02/2014

Resenha: Trilogia Incarnate #1: Almanova, Jodi Meadows
Todos os moradores de Range acreditam que Ana é uma assassina, que ela roubou a vida de outra alma quando nasceu e por isso acham que ela é um sinal de mal presságio para toda a cidade de Heart. Até mesmo sua mãe, Li, não gosta dela e faz de tudo para não ter que passar um tempo com ela. Tudo por que Ana é uma Almanova.

“Cambaleei ao ficar de pé e saí tropeçando pelo cômodo, mas não havia lugar para ir nem para correr. Li ia me encontrar. Ela saberia o que eu dissera. E ia me bater e gritar que uma sem-alma não podia amar. Eu fora tola e descuidada com as palavras, pois pensar na música me fazia relaxar. Eu tinha de ser cuidadosa. Sem mais deslizes.”

Jodi Meadows me ganhou logo nas primeiras páginas com a forma incrível em que narra a vida de Ana. Em um mundo onde as almas reencarnam, se conhecem há milhares de anos e mantem seus conhecimentos por milênios, Ana está sozinha e não conhece ninguém além de sua mãe. Sendo assim, ela decide largar tudo e ir até Heart a procura de respostas sobre o seu nascimento e se de fato, ela é uma ameaça para todas as almas.

Durante essa jornada ele encontra Sam, no começo não foi fácil se acostumar com outra alma por perto e muito menos alguém com vontade em ajuda-la. Afinal, todos a odeiam, não é mesmo? Bom, parece não que não. Sam acredita que Ana possa ser algo bom pra uma sociedade que vem sendo a mesma por mais de cinco milhões de anos. Sendo assim, Sam decide ajudá-la a qualquer custo, quebrando barreiras e regras em toda Heart.

O amadurecimento de Ana é visível durante o livro, ela começa como uma pessoa bem insegura e introvertida e acaba se tornando uma guerreira. A evolução acontece progressivamente com a história e cada vez melhor. No final, Ana se torna uma pessoa tão diferente do começo que eu até me assustei com o quanto um personagem pode se desenvolver em um livro pequeno.

Falando no tamanho, apesar de ser pequeno, todo o conteúdo é bem posicionado, não tem nada de mais e nada de menos. Achei realmente um livro ótimo com personagens e uma mitologia incrível, uma narrativa cativante e difícil de parar a leitura.

A fantasia é definitivamente algo surpreendente, sério mesmo, foi uma das coisas que mais gostei. Não é algo que já estamos acostumados, mas também não é algo completamente novo, eu diria que é uma combinação de ambos, uma combinação perfeita que fez de Almanova um livro único e diferente de todos.

“– Você foi ótima – Sam me conduziu pelo corredor. – Agora eles se lembrarão de que gostam de você…

- Ou de que gostam de você e você não parece se incomodar comigo.

-… e dirão a todos coisas ótimas a seu respeito. Especialmente, Armande. Acho que ele faria qualquer coisa por você.”

O design gráfico do livro também não nos deixa na mão, o trabalho é impecável desde a capa até última folha do livro. Detalhes de borboletas, cada começo de capitulo há uma página diferente, e temos também essa capa, que é a coisa mais linda e cheia de brilhinhos ♥♥♥

Almanova é um começo incrível para uma trilogia, os próximos volumes “Almanegra” e “Infinita” provavelmente devem ser lançados aqui no Brasil pela editora Valentina, em 2014. Eu já estou ansioso pra ler a continuação e garanto que se vocês lerem, ficarão tão ansioso quanto eu!

site: http://www.odevoradordelivros.com/resenha-trilogia-incarnate-1-almanova-jodi-meadows/

PorEssasPáginas 27/01/2014

A primeira coisa que quero dizer de Almanova é que o trabalho gráfico está impecável! A capa é linda, com um efeito bem bacana, e o início de cada capítulo traz uma ilustração que remete à capa (e também à Ana, combinou MUITO!).

A primeira impressão que tive ao ler esse livro é que Ana sempre será julgada por ser “diferente”, até por ela própria. Já explico. Há mais de cinco mil anos, os cidadãos de Range, um mundo fictício, são imortais. Dizem que Janan determinou que suas almas renasceriam sempre. Poderiam renascer em poucos dias, dentro de um ano ou com um período de até mais de vinte anos, mas a questão é que elas renasciam e ninguém sabia porque (nem se importavam tanto, já que renasciam).

Janan é considerado uma divindade entre os moradores de Heart e inclusive há quem duvide de sua existência, já que ninguém nunca o viu. A única coisa que talvez pudesse provar a existência de Janan é o templo de Heart, um templo cuja parede “pulsa”, como um coração.

Voltando à Ana: Ela é uma Almanova, nunca havia nascido antes. O mistério em torno do nascimento de Ana se deve ao fato de ela ter nascido no mesmo dia da morte de Ciana, porém Ciana não renasceu como era esperado e, uma vez que Ana estava ali, viva, por algum motivo todos sabiam que ela não renasceria.

Sem saber por que é uma Almanova (ou uma Sem-alma, como ela se refere a si mesmo por culpa da influência da mãe) e sem saber sequer se vai renascer, Ana decide sair em busca de respostas. Ela parte para Heart, mas acaba se perdendo e enfrentando sílfides, seres alados capazes de provocar graves queimaduras. Por sorte, ela é salva por Sam, um jovem com aproximadamente a mesma idade, mas que diferente dela, já viveu outras vidas.

Os dois seguem caminho para Heart, onde Ana encontra algumas dificuldades, principalmente o preconceito. Algumas pessoas não gostam dela, a veem como um tipo de aberração, já que ela não (re)nasceu com o conhecimento de uma vida anterior e ainda privou uma alma mais antiga (de Ciana) de renascer.

” – Por que você pensa tanto sobre o passado?

Dei de ombros.

- Porque eu não estava nele.” (página 108)

Eu me surpreendi pelo tom poético e encantador da narrativa. O texto é simples, narrado em primeira pessoa. Ana nos encanta com seu aprendizado, já que é um universo novo tanto para ela quanto para nós, leitores. Em várias partes parece que estamos em um contos de fada, onde as fadas e os dragões são reais e perigosos… E onde não existe fada-madrinha, mas você tem que correr em busca do que quer e isso nunca é fácil. E é o que Ana faz, ela tenta aprender não apenas sobre si mesma, mas tenta buscar sua vocação, algo pelo qual ela gostaria de fazer a vida toda.

Então tem a música e o Sam…

Enfim, a única coisa que não gostei muito de Almanova é que Ana parecia estar em um eterno suplício por ser ela mesma. Uma vez que ela foi mal tratada durante a vida toda, a gente até entende. A mãe dela nutre uma aversão sem igual, apenas por Ana não ser uma alma reencarnada, então ela botou na cabeça que Ana era uma Sem-alma – e isso fez com que Ana tivesse uma autoestima muito, muito, muito baixa, fazendo com que a leitura se arrastasse em determinado ponto no sofrimento da protagonista. Por outro lado, não posso dizer que tenha sido exagero por parte da autora, eram simplesmente os sentimentos e medos de Ana expostos ali. E acreditem, eram muitos.

“Queria saber se renasceria após esta vida, podendo continuar tudo o que eu queria começar”. (página 232)

Aliás, o texto todo é puro sentimento. Como eu disse ali em cima, a narrativa é quase poética, sem passar pelo piegas (cof-Estilhaça-me-cof). É uma leitura que vai agradar a todos que gostam do estilo. O final foi emocionante, com aquela pitada de aventura e ficamos com uma ponta de curiosidade para saber o que acontece no próximo livro.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-almanova
Giovanna 29/08/2014minha estante
É algum tipo de vício querer fazer com o que o leitor da resenha queira comprar o livro agora?

Literatura 20/01/2014

Recomeço em meio a velhos conceitos
Olá, meus queridos, como vão?
Quem acompanha as minhas resenhas (obrigado!) sabe que desde o ano passado, fico tentando cumprir a promessa que fiz a mim mesmo (e a vocês) de que falaria por aqui só daqueles livros que eu acredito imensamente. Dos livros que fizeram a diferença, saíram do senso-comum e me pegaram pela garganta de alguma forma.

E hoje, com certeza, vou falar de um deles. Talvez seja pela história muito diferente, pela poesia do texto, pela beleza da trama... Acho que foi uma mistura de tudo isso. Só sei que Almanova (Valentina, 288 páginas) foi aquele tipo de livro que eu recomendava para todo mundo enquanto o lia.

Primeiro vou contar um pouco da história.
No mundo de Range, a humanidade alcançou a imortalidade através da reencarnação. As pessoas crescem, envelhecem, morrem e voltam sem perder as suas memórias através dos anos. Nascem se lembrando de seus nomes, antigos amores e funções dentro desta sociedade utópica. Ou seja, mesmo que o mundo seja enorme, Range funciona em um sistema de cidade pequena, onde todos se conhecem e juntos fazem o sistema funcionar. O tempo fez questão de anuviar os pensamentos, atenuando a vontade de buscar mais, o espírito de aventura de cada um. Ou seja, quase uma cidade de velhas almas sem expectativa, cheias de normas e rotinas.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2014/01/resenha-almanova-recomeco-em-meio.html

Rafa 15/01/2014

Resenha - Almanova - Jodi Meadows
Antes de começar a falar sobre a trilogia Incarnate, quatro palavras: ESSE LIVRO É MARAVILHOSO!

Desde que eu tinha visto a capa desse livro pela primeira vez em uma loja virtual já tinha me encantado por ela, quer dizer não só por ela mas pela história também que é fantástica. E quando soube que a Valentina tinha anunciado sua publicação no Brasil meu coração quase que não aguentou. Pois é, eu terminei esse livro faz alguns dias e só tive conclusões boas sobre ele. É perfeito: capa, diagramação, personagens, romance, cenário, enfim...

Ana é uma sem-alma, sua beleza é singular e jovial, é do tipo de personagem que não fica fazendo "caso" com a cara do leitor, ela realmente sabe o que quer e faz. Segundo sua mãe Li, ela é uma erro desde que sua verdadeira filha Ciana não se reencarnara, e Ana tinha aparecido, ela não era realmente a sua filha. Em Range era muito incomum alguém não voltar quando era reencarnado, poderia durar anos, mas sua volta era certa. Mesmo com corpos diferentes, masculinos e femininos conseguimos perceber que Ana se encaixava perfeitamente na personagem e suas características físicas. Mistérios rondam sobre o aparecimento dessa almanova, muitos se questionam sobre sua vida, outros se perguntam se é seguro estar perto da garota. Até que Ana não aguenta mais, ela quer saber sua verdadeira origem, sua vida inumana com sua mãe está insuportável e quando surge uma oportunidade, ela parte para Heart com o propósito de desvendar esses mistérios e talvez até poder viver normalmente.

Contado em primeira pessoa pela personagem principal, conseguimos ver tudo pela visão de Ana, conseguimos também nos conectar a ela, é algo que a autora nos proporciona para ficar bem pertinho da personagem. Eu particularmente adoro quando isso acontece, sentir os personagens tão de perto.

A narrativa desse livro é tão envolvente que deixa o leitor a vontade para passar o dia todo vagando pelas páginas. Os detalhes no começo dos capítulos faz uma relação adversa as borboletas. Porque querendo ou não as borboletas tem um significado muito importante para a conclusão da história de Almanova, tanto é que na capa podemos ver o rosto de Ana com as asas da mesma.

Dragões, sílfides, batalhas infinitas, cenas de tirar o fôlego, Jodi Meadows não mede esforços quando quer prender a atenção do leitor, esse livro é demais. A autora usa uma linguagem simples para fazer nossa imaginação ir além, por isso acho impossível alguém não curtir esse mundo novo criado por ela.

O romance não poderia faltar, não é gente? Em um momento no começo do livro damos de cara com Sam, o tipo de personagem que é carinhoso e atencioso. Os personagens e o romance em si não fazem drama e nem melosidade, porque o enredo aqui é fazer com que Ana se auto-descubra.

Foi muito bom ver o desenvolvimento dos personagens, é fato que você não daria nada por certos personagens, mas quando você vê que eles estão ali e são fundamentais para te fazer sofrer uma emoção inesperada, eles fazem a diferença.

Quando terminei a leitura fiquei doidinho querendo pegar logo Almanegra, que é o segundo livro da trilogia. Sinceramente, eu poderia julgar sim esse livro pela capa, até porque eu sei que o livro é bom até o final. O livro vai te fazer pensar sobre reencarnação, não tem como você não interligar tudo isso com religião, inclusive algumas peças podem parecer confusas, por isso tentem prestar bastante atenção ao fato das almas sempre se reencarnarem em corpos diferentes.

Leitura viciante e apaixonante, Almanova vai te prender do começo ao fim!

site: http://www.leiturasvivas.com/2014/01/resenha-almanova-jodi-meadows.html

Thainá Cristina 23/12/2013

www.quatroamigaseumlivroviajante.com
Por milhares de anos em Range, as almas reencarnam. Nascem e renascem sempre em corpos diferentes, sendo eles de homens ou de mulheres e sempre carregando consigo memórias de suas vidas passadas, de pessoas, de lugares e de experiências, por diversas vezes, em um ciclo infinito. Ana porém, é uma ALMANOVA no pedaço, a ÚNICA.

Com o avanço da tecnologia o ser humano passa a saber que as almas podem ser medidas como uma série de variações, que passam a ser mapeadas por "Contadores de Almas", que são as pessoas que medem essas frequências e as guardam em um escâner de almas. Cada sequência é única e igual a que era em sua antiga encarnação, por mais diferente que o corpo possa ser.

Porém na noite em que Li deu a luz, era esperado que Ciana sua filha, reencarnasse, mas ao invés disso quando os Contadores de Almas pressionaram o escâner de almas em sua mão, não era Ciana que estava naquele corpo e sim Ana, uma almanova, uma nova sequência de vibração no escâner.

De onde Ana veio? O que aconteceu a alma de Ciana? Fora substituída? Porquê? Outras almas poderiam ser substituídas? A alma de Ana é real? Seria Ana uma SEM-ALMA?

Como tudo que é NOVO, Ana gera medo e desconfiança na população de Range e inclusive em sua família. Menehem seu pai se fora com vergonha de ter uma "sem-alma" em sua família. Li, sua mãe, fora forçada pelo Conselho a cuidar de Ana, mas arrasada demais por ter sido abandonada por seu esposo, decide ir embora da cidade de Heart ("capital" de Range) com Ana e se isolar em um Chalé afastado da civilização.

Com milhões de perguntas em mente, Ana no seu 18º aniversário decide partir do Chalé Rosa Lilás, não que isso fosse difícil já que passara lá 18 anos sendo maltratada por sua "mãe", e parte rumo a cidade de Heart, aonde poderá buscar respostas para suas perguntas. E é nessa busca por respostas que Ana enfrentará criaturas místicas terríveis e uma criatura ainda pior, o ser humano!

A autora Jodi Meadows sinceramente me surpreendeu! ALMANOVA não só mistura MUITA fantasia, mas como religião e um pouco de distopia. É muito difícil ler Almanova e não encaixar certas partes da história com algumas passagens bíblicas como a busca do povo de Range por uma área segura, assim como o povo de Israel marchou em saída do Egito em busca da mesma coisa, e os problemas enfrentados por ambos os povos eram bem parecidos. Ou não se lembrar em alguns momentos de "Cinderela, a gata borralheira", quando Ana sofre nas mãos de sua mãe Li. Mas ainda com esses pontos de semelhança, a autora consegue manter o nível de criatividade e inovação aflorados. Sinceramente essa é uma das histórias mais criativas que eu li nesse ano, e eu ADORO histórias diferentes!

Apesar disso senti falta daqueles momentos surpreendentes na leitura aonde só conseguimos gritar "O QUÊ??", "WTF??" e "O.M.G.!!". E se fosse só por isso eu teria dado nota 4, o que pra mim equivale a muito bom, mas seria algo totalmente injusto com esse mundo que a autora Jodi Meadows criou, que é algo totalmente INOVADOR na literatura! É sério! Em todos os momentos eu me perguntava COMO QUE A AUTORA PENSOU NISSO?! Já que essa não é uma história simples que consigo ver uma pessoa bolando ela em uma sentada, mas algo mais complexo e que na minha imaginação deve demorar um bom tempo pra idealizar tudo isso.

Só por isso a minha classificação deveria ser de 1.000 estrelas! Não só para a autora mas pelo trabalho da editora Valentina que está simplesmente DIVINO! Podem até achar que é puxa saquismo, porque hoje tudo que se elogia é levado pra esse lado, mas NÃO! O livro realmente está lindíssimo de se ter na estante e babar em cima, mas com moderação pelo amor Janan senão estraga essa obra de arte! LOL. Sério, não teve uma única pessoa aqui em casa que não olhou para esse livro e elogiou. Eu sinceramente adoro esse primeiro amor pelos livros que a editora Valentina mostra em cada lançamento!

ALMANOVA é o primeiro volume da trilogia Incarnate. O segundo volume, ALMANEGRA, tem lançamento previsto para 2014. Já INFINITA, terceiro e último volume da trilogia ainda não tem seu lançamento previsto aqui no Brasil.

Uma última palavra é, COMPREM! Esse é aquele livro que VALE A PENA ter na estante, seja pela história ou pelo trabalho gráfico. Esse é sem dúvida um dos melhores lançamentos do ano!

Título: Almanova
Série: Incarnate - Livro #1
Autora: Jodi Meadows
Páginas: 288
Editora: Valentina

site: http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com/2013/12/resenha-premiada-almanova-jodi-meadows.html

Moonlight Books 21/12/2013

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
O corpo perece, a alma permanece.

Almanova é o primeiro livro da trilogia Incarnate de Jodi Meadows, lançada no Brasil pela Editora Valentina. Um livro diferente, com uma história inovadora.

Em um mundo novo, ou pode até mesmo ser um universo paralelo e se você preferir um futuro distante, onde for, o que importa mesmo é que nesta época, o ciclo de vida é totalmente diferente do que conhecemos, é algo surreal. Você nasce, vive sua vida e ao morrer tem a certeza de que vai voltar em outro corpo, pode ser como homem ou mulher, mas a alma será sempre a mesma. Assim temos pessoas com mais de mil anos de vida, que guardam na memória toda sua história e escrevem cada vida em um diário, que é mantido em um biblioteca muito antiga. A cada nascimento, as almas passam por um aparelho identificador, que confirma o retorno de determinada pessoa, mas um dia as regras foram quebradas, e Ana nasceu.

Era para ser o retorno de Ciana, mas uma nova alma surgiu, a garota foi chamada de Ana, e considerada um sinal de coisas ruins, talvez até o fim daquela realidade. Ela nunca recebeu carinho da mãe e o pai abandonou as duas. Ao ficar mais velha, decidiu partir em busca de respostas e da razão de seu nascimento, mas as dificuldades para chegar ao seu destino começaram desde seu nascimento, o preconceito pelo novo é parte da vida de Ana, permeado pela maldade das pessoas, que se negam a aceitar a renovação da vida.

Mas no caminho de Ana, nem sempre tudo foi cheio de espinhos, ao encontrar Sam, um belo e bondoso rapaz, a jovem viu a primeira chance de esperança e felicidade, embora tenha demorado para aceitar que era digna disso.

O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista e podemos assim conhecer bem a situação complicada em que vive. Ela é fatalista, muito solitária, humilde, amedrontada e triste. Mas nem por isso uma pessoa que desiste de seus ideais, quer descobrir sobre si e vai lutar por isso. Ana desperta a compaixão no leitor, vemos que nunca recebeu carinho da mãe e que as pessoas não a aceitam, então imaginem viver sempre sendo rejeitada, não é nada fácil.

Temos aqui uma garota que não acredita em si e quando conhece o doce Sam, seus sentimentos acabam sendo uma grande confusão, ela não consegue aceitar a devoção do rapaz, mesmo porque ele tem cinco mil anos e muita experiência, e Ana acredita que ele jamais poderia gostar de uma sem-alma, uma pessoa que certamente não irá renascer novamente. Então qual razão para perder tempo com ela?

site: Leia o restante da resenha aqui, http://www.moonlightbooks.net/2013/12/resenha-almanova.html

Raffafust 14/12/2013

Quando vi a capa desse livro, linda, bem feita e brilhosa lembrei de outro que também tinha me animado com a capa mas a história me decepcionou muito! Com isso, posso dizer que meio traumatizada não esperei grandes coisas desse livro.
Mas como é bom nesse caso quando estamos redondamente enganadas. Jodi Meadows me ganhou nos primeiros capítulos, com a forma deliciosa como narra a vida de Ana, uma Almanova. No mundo dela o comum é as pessoas morrerem e virem no lugar de outra e se lembrarem de todas as vidas passadas, como se fosse uma continuação daquilo, não importando o seco que tinham, se você achou muita viagem, de início eu também e imaginei que nem narrativas contando a vida do falecido Chico Xavier poderiam imaginar ou acreditar em tanta coisa sobre vidas passadas.
Mas o diferencial de Ana é esse, ela é uma alma virgem, não teve outra antes e é tratada com desconfiança por sua mãe Li, que nunca teve o menor amor por ela. Vivendo em Range, ela decide largar tudo e ir atrás de sua verdade em Heart, mesmo que tenha que enfrentar o Conselho para descobrir se ela realmente é uma ameaça.
No caminho ela conhece Sam, um gatinho de mais de mil anos que logo se encanta com nossa protagonista. Fazendo de tudo para protegê-la e já que a lei diz que como alma nova ela só pode ficar em Heart com um responsável, ele logo se candidata.
Daí para frente, vamos descobrir que Sam não é bem quem ele diz que é, que Li vai encontrá-la e querer levá-la de volta de qualquer maneira enquanto ela está sendo feliz como nunca foi antes já que a suposta mãe nunca a deixou nem ouvir música, coisa que descobre amar na companhia de Sam.
Por ser a única diferente, tudo que ocorre em Heart acham que ela tem a ver, mas nem mesmo ela sabe se tem algo a ver com as coisas ruins que acontecem ao redor ou não. Cada vez mais apaixonada por Sam, que se lembra que todas as vezes que morreu foi por ataque de dragões, ela teme que sua presença possa causar a morte dele de novo quando esses animais começam a invadir o local que está vivendo com ele.
O bacana do livro é que ele causa curiosidade de querermos saber o que afinal vai acontecer com Ana e Sam? Já que são tão diferentes?
Os personagens nesse primeiro volume da trilogia mais confundem que explicam como é o caso de Menehem.
Certeza , só fiquei com uma : me envolvi demais com essa história fantasiosa mas divertida e já tenho um casal para torcer, Ana e Sam já ganharam uma leitora aqui! Doida pelo próximo volume.

Fernanda 12/12/2013

Resenha: Almanova
Resenha: Almanova de Jodi Meadows, possui uma narrativa fantasiosa tão deliciosa e inovadora que se torna difícil descrever uma cena sem citar outra e mais outra e por fim a história toda. O livro é incrível, repleto de tensão emocional, assim como a belíssima capa e a ótima diagramação da Editora Valentina.

Ana mora em um local onde muitas almas reencarnam. E a premissa sobre a reencarnação e e consequente evolução é inovadora e surpreendente. Quando ela nasceu outra alma desapareceu (a alma de Ciana) e ninguém consegue explicar o porquê dela ser nova. É muito interessante e por vezes até estranho poder acompanhar / se adaptar que todos ao redor já possuem aprendizados porque possuem a alma antiga, mas Ana não tem, e por isso precisa se adequar a sociedade em si.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/12/resenha-almanova-jodimeadows-edvalentina.html
Deborah 12/07/2020minha estante
Muito dialogo, pouca descrição. Mas, é bacaninha! Um livro de leitura rápida.

Brunna 11/12/2013

Fantasia completa em tantos aspectos
Em Range, as almas vêm reencarnando por várias e várias vezes, sempre carregando consigo as memórias de suas vidas anteriores, em um ciclo infinito, quer dizer, aparentemente infinito, pois, quando todo mundo estava esperando que Ciana reencarnasse, simplesmente Ana nasce, uma almanova. Ninguém sabe por que a alma de Ciana desapareceu, muito menos o motivo de Ana surgir.
Li, a mãe de Ana, tem certeza de que sua filha é uma sem-alma e que o significado de seu nascimento (e, consequentemente, o sumiço da alma de Ciana) é um aviso de que o pior está a caminho, por isso resolve ir embora - e levar Ana consigo - para bem longe da sociedade.
Depois de 18 anos sendo maltratada por Li de todas as formas, Ana decide ir em busca das respostas para as perguntas que tanto lhe afligem: Por que ela nasceu? De onde ela veio? Ela vai reencarnar? Por que Ciana desapareceu? Ana parte para a cidade de Heart determinada a descobrir o motivo de sua existência, mas logo perceberá que não será tão fácil obter as respostas que tanto precisa, principalmente por ter que conviver com tantos inimigos (sendo eles humanos ou não).
Em sua viagem, durante um momento de grande perigo, Ana conhece Sam e logo fica pasma do modo como ele a trata. Tão educado, prestativo e protetor, Sam cuida de Ana e a ajuda de diversas e incontáveis formas, tão diferente de Li… Qual o verdadeiro motivo de Sam se importar com Ana? Logo ela, uma sem-alma!
A princípio, é um tanto difícil para o leitor se acostumar com uma história em que as almas reencarnam e não necessariamente nascem com mesmo sexo. Outra questão que leva certo tempo para ser digerida e assimilada é o fato de não haver uma ordem específica para as reencarnações, como, por exemplo, hoje você está em um corpo de menina e é filha da alma X, que é homem, mas em sua próxima reencarnação, você é homem e pai da alma X, que agora é mulher. Sim, isso tudo também pode ser um tanto confuso.
Logo que esse processo de adaptação passa, a narrativa começa a ser mais atraente, envolvente e contagiante. O enredo contado em primeira pessoa pela própria Ana é tão sutil e de uma tremenda leveza que a leitura não é nada menos que agradável e fluida, em que o leitor é sugado para Range, passando a admirar e apreciar todo o universo criado pela autora.
O desenvolvimento dos personagens ao longo da trama é notório. Ana, por exemplo, que no início era toda desconfiada e receosa, vai percebendo que pode sim ter verdadeiros amigos e se abrir com eles, quem sabe até viver um romance com uma pessoa especial.
A edição da editora Valentina está simplesmente perfeita, para dizer o mínimo. Capa linda, com diversos brilhinhos; diagramação impecável, com várias borboletas e letras em ótimo tamanho; folhas amarelas e sem erros de digitação. Provavelmente Almanova é o livro mais bonito da minha estante.
Uma fantasia com seres sobrenaturais bem construídos, romance e ação na medida certa, além de boa elaboração de cenários e personagens, Almanova é mais do que recomendada. É incrível como uma obra pode ser completa em tantos aspectos. Jodi sabe escrever uma boa história e já não posso me conter de ansiedade para ler o segundo volume, Almanegra.

site: http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/2013/12/resenha-almanova.html

ricardo_22 10/12/2013

Resenha para o blog Over Shock
Almanova, Jodi Meadows, tradução de Ana Resende, 1ª edição, Rio de Janeiro-RJ: Valentina, 2013, 288 páginas.

No mundo criado magistralmente por Jodi Meadows, por milhares de anos as almas reencarnaram vida após vida, continuando com todos os aprendizados em um processo de evolução. Isso mudou quando Ana nasceu e causou o desaparecimento de outra alma, despertando assim um grande mistério.

Para todos ao seu redor, Ana representa uma ameaça e por isso é afastada da vida em sociedade. Mais tarde ela parte para a cidade de Heart, onde tem esperança de encontrar respostas. Nessa missão conhece Sam, aparentemente o único capaz de entender a importância de sua vida, ainda que ninguém saiba se ela reencarnará. O problema é quando a cidade passa a ser atacada por seres mitológicos e todos demonstram ser contrários à aproximação de ambos.

“Cambaleei ao ficar de pé e saí tropeçando pelo cômodo, mas não havia lugar para ir nem para correr. Li ia me encontrar. Ela saberia o que eu dissera. E ia me bater e gritar que uma sem-alma não podia amar. Eu fora tola e descuidada com as palavras, pois pensar na música me fazia relaxar. Eu tinha de ser cuidadosa. Sem mais deslizes” (pág. 49).

Antes mesmo da leitura de Almanova o trabalho gráfico do livro já impressiona devido à bela diagramação e a capa com arte e efeitos de conquistar qualquer leitor à primeira vista. Por ser uma das grandes apostas da editora Valentina para os últimos meses do ano, não é de se estranhar que esse seja o mais belo trabalho até então, mas esse é apenas o primeiro ponto positivo.

Não dá para negar também que o universo criado por Jodi Meadows é fantástico, por isso a escolha do termo “magistral”, o único capaz de descrever esse mundo totalmente inovador. Claro que existem diversas culturas que acreditam que a reencarnação serve também como forma de evolução, porém nesse caso existem situações que jamais seriam normais no mundo real.

Ao mesmo tempo em que tais situações são estranhas para Ana, que está se acostumando ao que passa a conviver com sua missão, também são estranhas para o leitor. Em qualquer livro de fantasia isso é normal, por isso a diferença está em conhecer cada detalhe juntamente com a protagonista, que aos poucos se depara com um mundo maluco que é atacado por dragões, sílfides, entre outros seres.

Um receio que provavelmente seja o de muitos leitores é o quesito romance, capaz de estragar qualquer livro com mérito para se tornar perfeito, no entanto felizmente esse não é o caso. O romance protagonizado por Ana não é do tipo quero-mas-não-posso-me-entregar-a-esse-amor e isso torna possível torcer pela entrega dos personagens. Mas como o livro trata de reencarnações, nem sempre o relacionamento principal é o mais encantador, principalmente quando conhecemos histórias de amor além da vida.

site: http://www.overshockblog.com.br/2013/12/resenha-197-almanova.html