Sob o sol da Índia

Sob o sol da Índia Julia Gregson

Resenhas - Sob o sol da Índia

Su 18/07/2019

Se for ler, tenha paciência.
Esse livro foi escrito em 2008, mas se passa em 1928.
É um livro de romance que aborda a vida e o amadurecimento de três mulheres. Rose, uma inocente jovem que molda o amor através de revistas e contos, se apaixona por Jack, um soldado inglês (que ainda não sei se amo, odeio ou sinto pena) que mora na Índia. Viva, uma linda moça que é independente, inteligente, fechada para os sentimentos, misteriosa, mas muito machucada. E a minha personagem favorita, Thor, uma encantadora inglesa extrovertida, engraçadíssima, meiga, mas que sofre com uma mãe que controla o seu peso constantemente e isso traz baixa autoestima e a desesperança de nunca conseguir um amor verdadeiro, mas que graças a Deus e a autora, seu destino é lindo. Trago algumas reflexões, como sempre: no início da década de XX, mulher interessante é a introvertida, fala pouco e que obedece; se for morena, tudo bem, afinal, eram consideradas sexys e exóticas, mas o que traz status é a mulher branca e magra. A sociedade que vê a criança pobre ou de rua como apenas vermes, sem muita significância e o sofrimento delas em sobreviver. A mulher que se foca mais em si e é mais centrada é vista como, segundo está no livro, "sabichonas e autocentradas que não são atraentes aos homens para um relacionamento sólido". E uma última observação: a tentativa da autora mostrar que apesar de todo o sofrimento do povo indiano devido a ausência de assistência social e a miséria, ele consegue encontrar a alegria e o calor do ser humano, porém, nas entrelinhas interpretei concomitante a isso uma romantização da pobreza.

Fernanda 24/02/2019

Final novela das 8
Livro muito lento, mas não chegou a ser péssimo. Só o final que foi muito ruim! Ia dar 2, mas o final não foi digno nem de 2.
O livro veio contando a história de Viva, Rose e Tor, no final parecia que existia só a Viva e a Tor. Odiei o final da Rose, era a melhor das 3 e teve um final que não merecia.

Simone de Cássia 18/09/2017

Bonzinho, mas nada de muito empolgante. É a grande verdade que diz: " o melhor da festa é esperar por ela"... rs rs . Eu gosto muito de livro que se passa na India. Gosto também de histórias de época. E ele tem essas duas características, logo, me interessei. Mas ficou faltando alguma coisa, talvez aprofundar mais em cada personagem, talvez abrir menos o leque de acontecimentos e relações e explorar (e terminar!) mais alguns pontos. Houve três fatos/personagens, por exemplo, que para mim ficaram inacabados. Enfim, é um livro "inho"...bonzinho, levinho, misturadinho...
Tereza 18/09/2017minha estante
Já leu Paixão Índia, Simone? Acho que sim, estou com essa vaga lembrança, rs. É excelente!

Simone de Cássia 18/09/2017minha estante
Já, Tereza! E foi o "Paixão India" que me "estragou"... qualquer livro agora que tem esse tema, lá vou eu toda serelepe...Adorei! Favoritei! Mas, atrás disso tenho me decepcionado com outros tantos.. rs rs

Tereza 18/09/2017minha estante
Eu também! Não posso ver um livro sobre a Índia que fico doida, hehehe. E é justamente por causa dele! Infelizmente a maioria é ruim, só alguns são excelentes como Paixão Índia. :(

Rosana 10/04/2014

Belo romance de costumes que confronta duas culturas: a inglesa e a indiana. A história é narrada sob a ótica feminina no início do século XIX. Talvez por esse motivo não explore muito o interessante contexto político e histórico da Índia sob o domínio inglês e do papel de Gandhi na ruptura do processo. Ainda assim, é rico em descrições de cenários e vale a leitura.

Leo 14/11/2013

Leitura bem leve
Bem escrito mas o enredo é bem levinho. Depois que li não ficou vestígio da estória na minha cabeça. Não me impressionou.

MARCIA 11/11/2013

GOSTOSO DE LER
Um livro bonito, que fala de amizade, de amor, de culturas, e mostra que independentemente de lugares, distâncias, costumes, as pessoas são muito semelhantes, e precisam umas das outras para viver.

neia 10/04/2013

Achei um pouco parado, mas a leitura até que foi boa, acho que poderia ter sido explorado melhor cara personagem, fico com a impressão que não conheci direito as três personagens, bom é um bom livro.

Mari 18/11/2012

Decepcionante!
Comecei a ler este livro esperando uma coisa totalmente diferente!Algo mais profundo, mais complexo, talvez algo no estilo de Javier Moro, como disse uma skoober em outra resenha.Mas encontrei uma história bem fraquinha, me senti lendo um livro da Barbara Cartland!Não que tenha sido ruim, só não era o que eu esperava!A sinopse engana muito!Realmente, pra mim, foi decepcionante!

DIRCE 19/11/2010

Obediência a um mandamento.
Fui com muita sede ao pote e acabei com mais sede ainda. Iniciei a leitura desse livro acreditando ser um livro À La Javier Mora e encontrei um livro À La Rosamunde Pilcher. O resultado foi que acabei fazer algo que ODEIOOOOOOO - abandonar um livro, porém, desta vez, com a consciência tranquila, já que segui a um dos mandamentos do leitor: "o direito de não terminar um livro" ( Como um Romance - Daniel Pennac).

Nice 25/10/2010

É um bom livro, agradável de se ler, mesclando romance e aventura. Li na minha fase de conhecer um pouco a Índia, que é um país fantástico.

Nana 06/11/2009

Uma deliciosa viagem!!!
Achei o livro maravilhoso!!!
Por eu não ser muito fã de histórias de época, tive dúvidas no momento de comprar este livro, mas para minha surpresa ele me encantou desde o início.
A história é contada no ano de 1928. Inicia em Londres quando Viva Holloway precisa voltar a Índia para buscar um baú com pertences de
seus pais que morreram. Como ela não tem dinheiro para as despesas faz um anúncio oferecendo-se para ser dama de companhia
durante a viagem, em troca de ganhar o pagto da passagem.
As mães de Rose e Victória (Tor)a contratam para acompanhar as filhas no navio. Rose está indo para a Índia para casar-se com um rapaz que mal conhece e Tor é sua melhor amiga e será dama de honra.
Além das 03 moças tem também Guy, um garoto problemático de 16 anos que morava a 10 anos em um internato e viaja sob a responsabilidade de Viva, causando-lhe muitos problemas.
A narrativa é muito agradável, em nenhum momento ficou cansativa mesmo tendo quase 600 páginas.
No final os personagens deixam saudades!
Leia que vc não vai se arrender!

PublishNews 19/05/2009

Redescobrindo a Índia
Ganhador, em janeiro último, do título de “Novela Romântica de 2008”, outorgado pela “Romantics Novelists Association”, do Reino Unido, o romance "Sob o sol da Índia" (Agir, 576 pp., R$ 54,90 - Trad.: Andréa Rocha e Iva Sofia Gonçalves Lima), da escritora inglesa Julia Gregson, chega às livrarias brasileiras. O livro aborda a trajetória de três jovens inglesas que, em 1928, viajam para a Índia. Rose vai ao encontro do noivo, um soldado britânico que mal conhece. Victória, sua melhor amiga, a acompanha na viagem, pois será sua dama de honra. Seu plano é também arranjar um casamento por lá. A terceira personagem, Viva - que morou naquele país até os 10 anos de idade – volta com a intenção de desvendar fatos que marcaram sua infância, especialmente a morte dos pais. Foi contratada pelos pais de Rose e Victória para acompanhá-las. Sua intenção é redescobrir a Índia de sua infância. Cada um delas tem sua própria razão para abandonar a Inglaterra, mas não estão preparadas para o que vão encontrar naquele outro país.

José Wilson 09/09/2009minha estante
Me surpeendeu.

Assim que eu o vi na livraria fiquei com receio, aí fui à biblioteca do recife e o peguei. E fiquei encantado com o livro. Ele te prende do inicio ao fim e depois você fica morrendo de saudades dos personagens. Para mim fui um dos melhores livros do ano. Realmente indico.