Five Families

Five Families Selwyn Raab

Resenhas - Five Families

Isabela.Pery 11/03/2023

Eu gostei, mas queria que focasse menos na parte investigativa e falasse mais da parte de história da máfia como crime organizado em si.

Drigo.Cardoso 09/01/2023

Um bom compilado de fatos, mas longe de ser um excelente relato
Aqui temos um apanhado histórico começando no momento exatamente antecedente a criação da Comissão até a prisão do último grande "boss" das Cinco Famílias, Joseph Massino. O livro é interessante para quem quer conhecer o básico sobre o assunto: Máfia ítalo-americana em NY, no entanto, tudo aqui é descrito essencialmente pelo ponto de vista de relatórios das instituições que investigaram, caçaram e processaram os criminosos da máfia nova-iorquina, sobretudo o FBI. Parte do livro, inclusive, é dedicada para registrar as transformações judiciais que aconteceram nos EUA, proeminentemente a criação da lei RICO, desenvolvida para julgar eficazmente mafiosos.

Desaponta um pouco, embora seja compreensivo, a falta de relatos "internos" sobre muitos dos acontecimentos narrados aqui. Por fim, o livro conclui com um panorama de momento sobre a situação da máfia e as cinco famílias que, obviamente, está desatualizado, deixando no leitor aquele gostinho de "tá, mas e agora, como esses grupos estão?"