De Moisés A Sabin

De Moisés A Sabin Rubem David Azulay

Resenhas - De Moisés A Sabin

Joel Premiani 29/11/2023

Leitura bem elucidativa
Concluí a leitura deste notável livro, que destaca a resiliência e a persistência dos judeus ao longo da história. Rubem David Azulay conduz de maneira didática a narrativa, evidenciando como os judeus estiveram na vanguarda de diversas áreas da medicina, apesar das perseguições e oposições enfrentadas.

Ao longo dos séculos, os judeus enfrentaram obstáculos significativos para exercer suas atividades profissionais em pé de igualdade com seus pares de outras etnias. Azulay ilustra essas dificuldades, especialmente nos últimos séculos, em que muitos judeus foram impedidos de cursar e praticar a medicina. Em muitos casos, a educação domiciliar tornou-se a única alternativa, transmitindo conhecimentos de geração em geração.

Mesmo quando conseguiam ingressar em universidades mediante o pagamento de taxas exorbitantes, não havia garantia de permanência, formação ou aceitação no mercado de trabalho. No entanto, apesar das adversidades, os judeus alcançaram excelência na área médica, produzindo tratados terapêuticos amplamente utilizados, alguns até os dias de hoje.

A obra destaca as expulsões dos judeus de diversos países ao longo da história, com a consequente perda de bens e empregos. Azulay também aborda os ataques da igreja dominante em conluio com monarcas colaboradores, para impedir o acesso dos judeus às universidades, trabalho e mesmo moradia.

Enriquecendo a narrativa, o autor oferece um panorama detalhado, apresentando tabelas com nomes e dados de judeus notáveis e suas contribuições, mas que também enfrentaram expulsões, perseguições e mortes com motivações racial e ou religiosa.

Esta obra, concebida por um autor judeu que também era médico e que nos deixou recentemente, é uma recomendação imperdível, proporcionando uma visão abrangente e aprofundada das contribuições judaicas à história da medicina, dos tempos bíblicos à idade moderna.