Os noivos

Alessandro Manzoni

Resenhas - Os Noivos

Belmunitor 06/06/2024

Incrível
É uma leitura emocionante, cheia de histórias religiosas incríveis, com muitos fatos reais mesclados com a ficção, muito romance e muito drama. Simplesmente sensacional, conseguiu arrancar muitas lágrimas minhas.

Maria 21/02/2024

Um grande clássico esquecido
Em Os Noivos, Manzoni é capaz de adicionar a uma porção de histórias verídicas do cenário italiano narrativas emocionantes e que prendem o leitor do início ao fim, inundando-o com as perspectivas diversas dos acontecimentos futuros presentes no texto.
Não é menos impressionante a forma como o autor nos transmite sua visão de mundo, seja nos relatos ordinários da vida dos personagens seja nas incomparáveis descrições elaboradas sobre a peste que assolou a região que hoje chamamos Itália.
Além disso, é divertido demais como o autor onisciente aborda seus pontos de vista sobre as personagens e o que se dá durante o livro. O simples fato dele se colocar no lugar do leitor e nos mostrar sua própria leitura da realidade descrita nos insere ainda mais na narrativa. Já o narrador observador, que conta a história de modo apenas descritivo, é bastante claro em suas palavras, o que faz dela uma história de linguagem fluida e clara.
Enfim, esse é um livro que muda para sempre o leitor.

Lucas1429 13/11/2023

Maravilhoso
Livro extraordinário por vários motivos. É um romance histórico aparentemente simples de duas pessoas que se pretendem casar, mas uma série de implicações tristes afastam o casal por conta de uma série de problemas que vão aparecendo e dando uma complicação muito impressionante para a história.

Há em toda essa história muitos dramas, tragédias e comédias colocadas com uma leveza muito impressionante. A leitura é uma delícia.

Luzineide 13/04/2023

Amor, FÉ e confiança em Deus
Renzo e Lúcia um casal de noivos da Lombardia planejam seu casamento.
Mas o pseudo destino não contribuiu muito com esses dois jovens. Uma história cheia de lutas, dores, tristezas e separações por um " infelice" Dom Rodrigo, muito mau. Seguido de fugas atrapalhadas e muita devoção a Deus da parte de Lúcia e sua mãe Agnese.
Uma separação dolorida e a iminência da peste que assolou a Itália no século 17, contaminando inclusive Lúcia e Renzo e sobreviveram para ver consagrada sua união.
Neste ínterim, um padre amoroso e caridoso Cristóforo tratou de no monento certo dar e receber perdão áqueles que fizeram mal aos dois jovens.
Uma história triste, mas lindíssima de amor e conversão.

Danton 22/03/2023

O maior romance de todos os tempos?
Apesar da relativa negligência com que tem sido tratado, ele rivaliza com grandes clássicos como Dom Quixote, Orgulho e Preconceito, Um Conto de Duas Cidades, Guerra e Paz, Os Irmãos Karamázov, Os Miseráveis e quaisquer outros pretendentes à distinção literária.

É a obra mais lida de toda a literatura italiana e, com exceção da Divina Comédia, a mais criticada e analisada por especialistas.

Publicado pela primeira vez em 1827 em três volumes e, posteriormente, em 1842, numa versão revisada e definitiva, Os Noivos é um romance histórico que narra eventos ocorridos dois séculos antes. No coração da história está o trágico relacionamento de Renzo e Lúcia, os noivos, que são separados por causa de intrigas e circunstâncias políticas. A história acompanha o infeliz casal em sua missão aparentemente irremediável de se reunir.

A obra inteira está permeada de bom humor, uma expressão mesma da bondade do autor, que alivia a severidade do romance com a leveza da esperança cristã. A voz narrativa do autor, quando interposta na história, alivia e atenua com humor a história inteira. É a presença da abrangente e dominante perspectiva cristã do autor que dá uma nota de triunfo e mesmo de triunfalismo às partes mais obscuras da narrativa.

A conclusão do livro é sensacional e cheia de sabedoria!

Para mais informações sobre o livro e o autor, sugiro o artigo disponibilizado no site do Padre Paulo Ricardo

site: https://padrepauloricardo.org/blog/um-classico-esquecido-os-noivos-de-alessandro-manzoni

Marcos606 22/03/2023

Situado na Lombardia do início do século XVII durante o período da Guerra dos Trinta Anos e da peste, o romance é um retrato simpático da luta de dois amantes camponeses cujo desejo de se casar é frustrado por um cruel tirano local e pela covardia de sua paróquia. Um frade corajoso assume a causa dos amantes e os ajuda em muitas aventuras.

livroscit 15/06/2022

Os Noivos foi publicado pela editora Nova Alexandria de Alessandro Manzoni. Eu ganhei esse livro no ano passado e estava ansiosa para ler esse calhamaço de 648 páginas.

Trata-se se um romance ambientado nas cercanias do ducado de Milão por volta de 1840. É considerada uma das mais importantes obras da literatura italiana.

Os dois narradores se misturam no desenvolvimento da história, são tantos acontecimentos que movimentam a trajetória do casal de noivos... que não temos muito tempo para respirar.

Em alguns momentos da leitura, aprendi que uma pequena mudança em nossa trajetória, pode mudar completamente o nosso destino.

Os noivos são impedidos de casar devido a uma ameaça que o pároco sofre. Depois de uma sequência de boas risadas (vocês não imaginam como ri nessa parte), o rumo dos personagens são traçados de uma maneira muito surpreendente.

Será que conseguirão ficar juntos e serem mais do que noivos ? Será preciso um milagre de Deus? E se houver um plano diferente de Deus para eles, estarão dispostos a aceitar ?

Esse casal é puro e humilde, possuem muitos valores morais e mesmo assim são vítimas de conspirações, sequestros, perseguições, guerras e a terrível peste negra (me lembrei muito do Covid).

A narrativa tem no contexto a religiosidade católica e suas tradições, encontramos um padre dedicado a servir a Deus, aos pobres e necessitados, que eu diria que "roubou a cena" no livro. Mas, temos também aquele que poderia ter feito a diferença e se deixou sucumbir...

Eu recomendo essa leitura para todos que conseguem sair de sua zona de conforto, que se deixam arriscar por leituras profundas e que sentirão a diferença para a vida toda.

Até onde conseguiremos ser indiferentes ao próximo?
Até quando a humanidade vai aceitar as tragédias "como se todo ano isso acontece..."
Se todo ano acontece, não seria possível agirmos proativamente?
MARYNHA 09/07/2023minha estante
Amei ter lido este clássico da literatura italiana. Escrito por conhecimento de causa. Temos pessoas extraordinárias e outras terríveis e muitas surpresas e o inesperado ao virar das páginas. Temos contextos que pareceu muito com o da Pandemia do Covid, que impressionante !! um livro escrito em 1823 !! O medo, o dominio, o horror, a esperança, a imparcialidade da morte, a crença e a esperança que a justiça e amor prevaleceriam. A religião. A politica. A socieadade. Livro inesquecível.

Adjuto 11/06/2021

Livro atualíssimo
Um romance pode sobreviver em meio a uma pandemia? Sobreviver contra fortes e poderosos opressores? Pode nos mostrar a suma importância da transcendência espiritual?
Pode ter um roteiro extremamente cativante que vai te prender, te emocionar?
Uma história que vai tirar de você tudo tudo tudo o que você tem de bom e de ruim, tudo relativo a sua empatia, ódio, amor, fé, descrença, esperança.
Vai te contar uma história que aconteceu séculos atrás e nos parece atualizadíssima.
Incrível, parece que estou lendo uma CPI da COVID19, versão idade média.
Livro que é um dos favoritos do Papa Francisco, não à toa, pois é um testemunho do que o amor ao outro, quando aplicado até pelos seus inimigos, poderá converter pedra em água.
Primeiro livro que li na minha vida, que agradeci ao Destino, a Deus, ao Caminho, por tê-lo lido.

Cristiano Mützenberg 02/05/2021

“Muitas vezes os problemas vêm (...), e quando vêm, com ou sem culpa, a confiança em Deus os suaviza e os torna úteis para uma vida melhor.”
Este é um daqueles livros que você termina já pensando em algum dia o reler; se o volume lido foi emprestado, a vontade é de comprá-lo o mais rápido possível para estar sempre na sua biblioteca.

Alessandro Manzoni cativa o leitor com uma escrita leve, agradável e bem-humorada, conseguindo conciliar este estilo com temas profundos, momentos de tensão e desfechos impressionantes. De modo oportuno para os tempos atuais, a história se passa em uma época em que a Itália foi assolada por uma epidemia, sendo possível perceber como o agir humano ante o mal e desconhecido é semelhante nas diferentes gerações. Os personagens são muito bem construídos e fazem logo o leitor criar empatia ou antipatia por eles. Apesar disso, ao final da leitura, percebe-se que o autor soube tratar principalmente de um tema central, embora de modo bastante sútil: o agir da Providência na vida dos personagens. “Il promessi sposi” é um livro que vale a pena ser lido.

Nesta edição, além da história principal, existe a “História da coluna infame”, onde o autor, neto do conhecido jurista Cesare Beccaria, analisa fatos históricos reais que aconteceram na época da grande praga de Milão, contexto histórico em que se passa a narrativa de “Os noivos”. Analisando inquéritos de investigações que culminaram inclusive com penas de morte na época, Manzoni demonstra, nesta história, como a sanha por encontrar culpados diante de um mal inevitável pode fazer com que os homens cometam grandes injustiças.

Juh Lira 01/11/2020

Emocionante!
Eu sabia que eu ia gostar de Os Noivos, mas realmente eu adorei. Realmente é um romance muito católico do começo ao fim, não somente pela presença de personagens católicos, mas pela atuação da Igreja Católica no romance que é crucial para a história do Renzo e da Lucia.

Além disso a narração do Manzoni é uma delícia, fluída como se estivesse conversando com você. O papel da Providência Divina também foi extremamente importante para os nossos noivos, que mesmo em meio às perseguições, a guerra, fome e a terrível Peste de Milão contam com a proteção dos céus através de pessoas que aparecem em seus caminhos apra ajudá-los.

Recomendo demais!

lucas.pinheiro.5815 03/09/2018

Il Promessi Sposi
A obra prima de Alessando Manzoni, leitura obrigatória da literatura italiana. Esse romance histórico passa em meados dos anos 1600 e conta a história de Renzo e Lucia, noivos que pretendem se casar, mas que por uma série de infortúnios, têm que adiar seus planos.

No livro, é possível perceber a cruel realidade de quem viveu as mazelas da peste. Também merece destaque o papel que a Providência exerce nas vidas de muitas personagens, inclusive dos protagonistas e "humanidade" com as quais as personagens são apresentadas, a virtude ou o vício não são exclusivos de uma determinada classe social: há padres, nobres e pobres virtuosos assim como há padres, nobres e pobres cheios de defeitos!

Manzoni foi genial neste livro, muitas vezes parece que se está no meio de uma conversa, a perspicácia do autor é notável!

Sobrinho 02/09/2018

Reler clássicos é um prazer incomparável. Há tempos que eu queria fazer esse exercício com esse livro, foi gratificante.