As armas da crítica

As armas da crítica Emir Sader...

Resenhas - As Armas da Crítica

Talvanes.Faustino 30/10/2021

Antologia muito boa
Antologia muito boa, traz autores básicos, mas pra quem nunca leu nenhum deles, favor evitar julgamentos, que advém de partes do objeto e não de todo objeto.

Anderson.Hoch 20/07/2021

Armas da Crítica
Uma antologia de textos muito importantes para pensar o desenvolvimento do pensamento de esquerda baseado em Marx e Engels, assim como as sociedades em que os pensadores contidos neste livro viviam.
Muito boa leitura. Desafiadora, densa, mas muito boa.

@umapaixaochamadalivrosblog 09/07/2021

Conceitos importantes.
Boa tarde, leitores.
Vi este #livro pela primeira vez na biblioteca pública que frequentava, mas só li agora, após comprar em e-book gratuito. Tenho interesse em leituras sociais, mas não é uma narrativa de fácil entendimento. Os organizadores do livro selecionaram alguns capítulos de livros escritos por Marx, Engels, Lenin, Trotski, Luxemburgo e Gramsci. Os textos são originais. Vamos entender a ideia do comunismo básico, a defesa do socialismo, a luta contra a exploração, dominação, discriminação e a alienação. Já conhecia um bocado das teorias, mas algumas passagens são complicadas pois refletem à época em que foram escritas, início do século XX, Alemanha, França, Inglaterra e Rússia em suas revoluções e guerras. O texto tenta iluminar um caminho possível para a dignidade e direito de todo ser humano. O texto mais didático pra mim foi da Rosa de Luxemburgo e quero ler mais.
"As ideias dominantes de uma época sempre foram as ideias da classe dominante" pág. 25.
"Os homens fazem a sua própria história; contudo, não a fazem de livre e espontânea vontade, pois não são eles quem escolhem as circunstâncias sob as quais ela é feita" pág. 62.
Muitos conceitos importantes são abordados, por isso #recomendo.

#asarmasdacritica #emirsader #ivanajinkings #boitempo #2012 #cienciapolitica #notaquatro #leituramarxista

Beijos e até a próxima.

Luisa 18/06/2021

É uma excelente leitura sobre os fundadores do Marxismo clássico, marxismo ocidental e contemporâneo.

Os autores fazem um "en passant" bem costurado nos principais movimentos, escritos e autores: Marx, Engels, Lênin, Trotski, Rosa Luxemburgo e Gramsci.

Apesar de introdutória, é bem densa em conteúdo de luta social, hitórica, política e econômica dessa época na Europa.

Leitura obrigatória pra entender o porquê lutamos por "liberdade, igualdade e fraternidade".

IgorX96 18/03/2021

Uma boa introdução
O livro é uma boa introdução ao pensamento marxista.
Apesar disso alguns textos ficam descontextualizados e são datados.
Esse livro não substitui ler as obras originais, é apenas uma introdução ao tema.

Hofschneider 18/02/2021

contém fragmentos dos principais pensadores do marxismo, capitulos de livros deles ou artigos escritos no seculo passado, apesar do vies trotskysta o livro funciona muito bem como uma introdução ao cerne do pensamento critico marxista, apesar de ainda ter uma carga histórica pesada é necessário compreende-la para entender o livro e pensar o mundo criticamente.

Oibaf 28/07/2020

Uma seleção muito bem elaborada
O livro reúne uma compilação introdutória dos principais textos dos fundadores e continuadores da tradição marxista. Sem deixar de ser didática, a obra utiliza dos escritos traduzidos dos próprios nomes da tradição marxista, e assim não cai nem em uma leitura pedante e nem na vulgarização de uma corrente teórica tão atacada pelos revisionismos e negacionismos históricos tão em voga hoje no mercado editorial hegemônico.
Recomendo a leitura como introdução aos clássicos através do recorte na obra dos próprios autores. E lembraria que a leitura dessa antologia não esgota em si a tarefa de aprender sobre o assunto, mas serve como porta de entrada pra perspectivas mais densas.

Diego 24/06/2020

Textos obrigatórios para uma compreensão do socialismo
Você não precisa ser socialista para ler este livro. Aliás, se você odeia o socialismo (e se considera "anti-esquerdista"), aí mesmo é que precisa ler. Pois ninguém intelectualmente honesto critica o que não conhece.

Aqui estão reunidos alguns dos principais textos de Marx, Lenin, Gramsci, e outros. Conceitos básicos do pensamento de esquerda da pena de seus próprios pensadores. A fonte.

Goste você ou não, uma fonte necessária para se consultar. Vai lá. Dá uma espiada. Por honestidade mesmo. ?

lexsouza 30/04/2020

Pra quem não tem tempo.
Quer conhecer os principais textos que fundaram o pensamento de esquerda moderno? Acha que é muita coisa pra ler? Essa coleção faz um apanhado com o sumo de cada obra. Vale a pena ter, ler e reler.

Julio 03/09/2019

Para começar
Coletânea de pensamentos dos principais autores clássicos da esquerda: Karl Marx, Engels, Lênin, Trotsky, Rosa Luxemburgo e Gramsci. Apenas em relação ao pensamento de Gramsci, achei que o livro deixou a desejar, pois reproduz passagens de sua obra muito dependentes do contexto e conhecimento da política italiana de sua época, diferente da maioria dos excertos dos outros autores que são atemporais.
Um início para quem busca compreender o pensamento marxista e suas vertentes iniciais em Política e Economia, independente da linha que se segue, tanto para pessoas de aspiração socialista ou, ao contrário, também para pessoas que valorizem a liberdade humana.

Fidel 21/12/2018

OU SAUDOSISMO PERVERTIDO
O livro As Armas da Crítica é uma síntese da trajetória dos primeiros personagens comunistas da história. É um exame retórico do pensamento de esquerda e dos seus ídolos máximos. Aqui estão Karl Marx, Rosa Luxemburgo, Trostsk, Gramisci, Hengel e Lenin; os seis cavaleiros do apocalipse cujo pensamento, com origem no “deus” Marx, foi responsável pela maior tragédia humana: o comunismo.

Organizado pelo filósofo e sociólogo comunista Emir Sader e Ivana Jinking da editora Boitempo, o livro representa um painel luminoso dos ideais da esquerda no Brasil e a tentativa de evitar que a “luz gloriosa” do socialismo se apague. É a busca desesperada para salvar um doente em estado terminal. O comunismo está na UTI. Pelo atual cenário social e político brasileiro, só sai dai para o próprio velório.

Entretanto, não podemos ignorar as estratégias de resistência da esquerda militante. Há mais de 50 anos que os seus intelectuais vêm impregnando as cabeças dos brasileiros com o pensamento comunista. O estrago que o comunismo fez na cultura e na educação brasileira foi muito grande. Segundo declaração dada pelo professor Wilson Ferreira Cunha ao Jornal Opinião em 09/2016, ainda levará muito tempo para nos livrarmos das garras do comunismo: “Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária”.

Isto é assustador, pois os jovens hoje influenciados pelo pensamento marxista serão os responsáveis pela formação das gerações futuras. Foram várias décadas de doutrinação ideológica que se alastrou em metástase por todo o corpo da sociedade brasileira. Neste sentido, o professor está sendo otimista (para o nosso bem espero que a previsão do professor esteja errada para baixo, ou seja, que este fenômeno perverso deixe de existir em bem menos tempo), pois basta um minuto de prosa com alunos e professores das universidades públicas para ver de forma cristalina o estrago que o pensamento marxista fez na cabeça deles. Sendo assim, se em cada jovem universitário enxerga-se o futuro da nação, é algo para ficarmos preocupados. Portanto é preciso colocar a população infectada por estas ideias em tratamento terapêutico anti-socialismo, anti-marxismo, anti-comunismo. É preciso agir com rapidez, pois a esquerda age rápido e muda de pele o tempo todo.

A capacidade mimética das ideias comunistas é impressionante: Mudar de aparência sempre. E é neste contexto de mudança de pele que precisamos estar atentos. Antonio Gramsci compreendeu isso muito bem e deve-se a ele a miséria cultural que vivemos. O vírus marxista chamado gramscismo, este derivado daquele, é o maior responsável pela imbecilidade coletiva que predomina a mentalidade nacional: nos adverte o professor Olavo de Carvalho em sua monumental obra o Imbecil Coletivo. Antonio Gramsci, descrito em As Armas da Crítica como o mais representativo dos pensadores marxistas dentro da cultura brasileira, é o maior responsável por esse estrago, pois foi Gramsci que criou as estratégias sorrateiras de se apoderar das instituições democrática para a implantação do comunismo, seguido à risca pela intelligentsia brasileira (ver A Nova Era e a Revolução Cultural do professor Olavo de Carvalho e A Revolução Gramscista no Ocidente de Sérgio Coutinho).

Por isso, a vitoria da direita nas urnas representa o primeiro passo para anular o esquerdismo que aprisiona o espírito do povo brasileiro. É fato que não há como acabar com a esquerda e nem deve ser este o objetivo da direita democrática, pois acredito que somente uma nação democrática, com a coexistência dos desiguais, pode estabelecer governo justo para todos. O Brasil é um povo livre, ordeiro, religioso e de forte apego familiar, pilares sobre os quais que devemos hastear a nossa bandeira.

site: www.leiologopenso.com.br
IgorX96 14/12/2020minha estante