As prisões da miséria

As prisões da miséria Loïc Wacquant

Resenhas - As prisões da miséria

pedro.cezar.142 09/01/2024

Excelente abordagem do neoliberalismo e expansão penal
Apesar de ter um foco mais Europeu e Estadunidense sobre a questão da expansão das ideias de tolerância zero, desmonte do Estado Social e desregulamentação trabalhista. É claro que a análise dialética/materialista da pena já não se aplica mais, pois a atuação penal não se restringe a simples reprodução de um modelo fabril, mas obece a outras lógicas de mercantilização da vida e punição dos "indesejáveis". Leitura excelente, recomendo começar por esta obra para então abordar as demais obras.

Gustavo447 04/09/2023

"As Prisões da Miséria" de Loïc Wacquant é uma obra essencial que mergulha nas complexas interações entre pobreza, sistema penal e Estado nos Estados Unidos. O autor introduz o conceito de "estado penal" para analisar as políticas de encarceramento em comunidades marginalizadas. Wacquant destaca como a desindustrialização e o enfraquecimento do Estado de Bem-Estar social contribuíram para a criação de uma "economia do castigo". O livro também explora as implicações raciais desse sistema, evidenciando como as comunidades afro-americanas são desproporcionalmente afetadas. Em resumo, é uma obra provocativa que revela as dinâmicas que perpetuam a marginalização social nos EUA.

Lara.Dias 14/02/2018

O livro narra as origens da transformação de um estado social para um estado penal a partir de 1970 nos EUA e sua irradiação para a Europa, e paises perifericos. Relaciona as politicas neoliberais com a teoria da tolerancia zero fomentada maciçamente pelos discursos midiaticos do aumento da deliquencia juvenil e violencia urbana. Discorre sobre a base da teoria da tolerancia zero, uma ideologia que suprime a classe social realizando uma explicação psicologica, individualista, cognitiva sobre as desigualdades e sobre o crime, a qual promove a perseguição dos pobres nos espaços publicos, a perseguição da pequena deliquencia, o recrudescimento das penas, e o abandono do ideal da reabilitação. Tal politica penal geral conseuqencias sociais devastadoras com detenções abusivas, sobrecarga dos tribunais, o surgimento de um verdadeiro complexo comercial carcerário-assistencial, e uma hiperinflação carceraria que acaba levando a questão da privatização das prisões. Esclarecedor compreender que tal politica penal funciona também como politica territorial uma vez que substitui o gueto como instrumento de segregação de grupos considerados perigosos, de forma que não se pode compreender a hiperinflação carceraria nos EUA sem considerar a questão racial, da mesma forma na europa, há que se considerar a questão dos imigrantes. Por fim, a criminalização da miséria redifine os problemas sociais em termos de segurança, e cria novos problemas mascarando os niveis de desemprego e acelerando o desenvolvimento dos subempregos degradantes a partir da lógica de mais Estado penitenciario e menos Estado social. Leitura essencial para compreensão de questões contemporaneas referentes também ao Brasil.

Coolerman 29/12/2010

O título, por si só,já narra bem o que o autor traz. É excelente, se for o primeiro livro dele a ser lido, por trazer uma realidade bem distinta daquela que se costuma ouvir falar sobre o cárcere (principalmente a idéia alienada de que as prisões estado-unidenses têm algum objetivo "ressocializador" [mas sim, privatizador]por trás de toda a sua estrutura "dinâmica" e tecnológica). Traz muitos dados (tabelas estatísticas) interessantes sobre o mercado das prisões, especialmente para quem está estudando o tema "a privatização dos presídios".
Tainá 17/05/2015minha estante
Eu até ia escrever uma resenha, mas a sua está extremamente esclarecedora. Faço das tuas as minhas palavras.