Quarta-feira de cinzas

Quarta-feira de cinzas Ethan Hawke

Resenhas - Quarta-feira de cinzas

Rafael.Montoito 19/04/2020

Sensivelmente crível
Fiquei surpreso ao saber que o Ethan Hawke, além de um ator que admiro, cujo talento como co-roteirista também já conhecia, havia colocado suas próprias ideias em forma de romance. "Quarta-feira de cinzas", seu segundo livro, narra o romance tumultuado de um casal de vinte e poucos anos que, reflexo da sociedade atual, estão perdidos no mundo, sem saber para onde ir, mas se amando de verdade.
Jimmy entrou para o exército buscando alguma regularidade em sua vida, depois que o pai se suicidou; Christy é enfermeira, saiu de casa aos 12 anos com o sonho de ser alguém na vida, e acabou perdendo os laços com seu passado. Depois de um rompimento abrupto, Jimmy decide reconquistá-la e a pede em casamento. Ambos saem de carro pelas estradas dos EUA enquanto vão se redescobrindo e tentando superar seus traumas e suas fragilidades.
Se em algumas cenas (pouquíssimas, na verdade) a narrativa pode travar, em outras há passagens tocantes e profundas, que desvelam o lado cínico da vida, e servem de metáfora para, possivelmente, todos os leitores. Destaque: a cena do desafio do jogo de basquete - é onde Jimmy mostra seu lado mais maduro e de bom coração, a um passo de tornar-se um pai de verdade, não obstante todas as suas cicatrizes.

Lissa - @leiturasdalissa 02/04/2012

Bom!
Comecei gostando mais da narrativa da Christy. No final, eu era 100% Jimmy. Christy é uma menina chata, mimada, que precisava ter levado umas surras da vida. Ter ficado sem a criação da mãe não foi suficiente. Jimmy é mais maduro, apesar de ainda soar imaturo, e você acaba tomando as dores dele por não aguentar a mesquinhez de Christy. Ela não se doa ao relacionamento como Jimmy...

O livro não é ótimo, mas é bom, sim. Li o tempo todo imaginando um road movie. Acho que ficaria ótimo nas telas!

Sem Tédio 04/10/2011

Li esse livro pela primeira vez em 2004.
Lembro como se fosse hoje: estava numa livraria procurando alguma coisa diferente para ler e me deparei com o nome de Ethan Hawke na capa. Pensei: Ethan Hawke, o ator de Hollywood? E foi por isso que comprei Quarta-Feira de Cinzas. Pura curiosidade para ver como se saía um ator de cinema americano que se predispunha a escrever um livro. O outro motivo foi a frase que vinha logo embaixo do título do livro: Existe algo mais assustador do que estar apaixonado?

Pois fui surpreendido. Eu, que comprei o livro pra poder falar que era uma porcaria, que lugar de ator é no cinema e não escrevendo, fui pego de surpresa por uma trama ágil e envolvente, que conta a história de um relacionamento tumultuado, algo muito comum nos dias atuais.
A linguagem é próxima ao leitor e a forma narrativa muito interessante: cada capítulo é narrado por um dos dois personagens – Jimmy e Christy, um casal que vive um tumultuado relacionamento e que embarcam numa viagem que mudará suas vidas.

continua em: http://semtedio.com/quarta-feira-de-cinzas-de-ethan-hawke/

Samara 10/02/2011

Gosto bastante da atuação de Hawke (embora ele ultimamente não tenha tido a sorte de fazer bons filmes) e me surpreendeu saber que ele também escrevia (inclusive roteiros, como o do meu adorado filme Antes do Pôr-do-sol). Quarta-feira de Cinzas é o seu segundo livro, e mostra a trajetória de um romance (intenso e conturbado) no ponto de vista dos seus protagonistas (o casal Jimmy e Christy se reveza na narração dos capítulos) durante uma viagem de carro que os marcará para sempre.
Apesar de algumas passagens que só cabem na literatura, pois ficam um tanto quanto inverossímeis transportadas para a vida real, o livro tem um ritmo e uma história envolvente, e essas passagens acabam sendo algo positivo, porque conduzem o leitor nessa reflexão sobre sentimentos. A linguagem é coloquial e direta, os personagens e suas vidas, além de interessantes, são bem delineados e esmiuçados, por isso o livro acaba sendo bem mais do que apenas sobre o relacionamento dos dois, existem outras variáveis na vida do jovem casal que vão refletir na maneira como eles lidam com diversas situações (família, religião, casamento, paternidade). São várias questões e sentimentos que permeiam essa história de amor, tudo exorcizado por Jimmy e Christy pelas estradas americanas e pelas páginas do livro.

DRICA 04/06/2010

Não recomendo.
Pra falar a verdade, a principal razão de comprar o livro foi o autor dele.
Livro chato, que parece nunca acabar, além de ser meio sem nexo.
Fiquei meio perdida a leitura toda.
Eca.

vanessa030785 29/12/2009

Além de ator Ethan Hawke demonstra ter talento para as Letras.Seu segundo livro conta a história do tumultuado romance entre Jimmy e Chrissy.O relacionamento chega ao seu limite quando Crhissy se descobre grávida.È aí que eles resolvem avaliar a relação regada a alcool,drogas e muita irresponsabilidade.
A trajetoria dos dois é contada de forma informal e uma linguagem bastante simples.Por ser um tema universal,os dois personagens serem tão humanos e gerar tanta empatia,nos faz ler somente em uma sentada.