O Pássaro Raro

O Pássaro Raro Jostein Gaarder

Resenhas - O Pássaro Raro

1 | 2 | 3 | 4

LaraF 12/10/2009

O Pássaro raro é o conjunto de 10 contos que se interligam, pois questionam a forma como a existência se apresenta, seja isso daqui a 100 anos (como num sonho, um devaneio, um passeio ao que a história e as escolhas estão nos conduzindo), ou seja, naquelas pequenas emoções - nem sempre agradáveis - do dia-a-dia. O autor consegue nos fazer questionar tudo o que acontece, casando com a filosofia, todos os aspectos inerentes a nossa natureza humana - limitada, ignorante e fadada a determinações de forças maiores (destino? acaso?). A história que mais me comoveu sem dúvida, foi O dignóstico, que leva uma mulher a se encontrar com os ensinamentos de Buda, quando se descobre mortal. A narração é linda, sofrida e iluminada, poucas pessoas teriam tanta sensibilidade em descrever tal situação.O 'Ponto de Encontro' tb é um dos contos que mais me impressionaram, por ser daqueles contos que falam de coisas que não tem explicação: desencontros. Tudo seria mais fácil se fossêmos mais simples, mas não, fingimos, queremos numa hora e não queremos na outra, desejamos coisas novas e abandonamos coisas essenciais pq deixamos a rotina entendiar..enfim, sempre acabamos descobrindo tarde demais que o q tem valor está proximo e não longe...Belo livro.
Amanda 08/09/2011minha estante
Também me emocionei muito com O diagnóstico.

M 14/06/2014minha estante
Esses dois contos também foram os que mais me marcou. Muito bom livro!

Elaine cris 05/09/2020

Que autor
O livro é de 1986, porem super atual e contém 10 contos que se interligam, abordam assuntos parecidos, a criação do mundo, a existência, a vida e o futuro. Deixa uma questão no ar de " o que você está fazendo da sua vida" .

Coruja 16/11/2011

Sou apaixonada pela prosa de Gaarder desde que li pela primeira vez O Mundo de Sofia. Essa paixão só fez aumentar exponencialmente depois de O Dia do Curinga (aliás, li esse para o DL do ano passado), que se tornou, sem sombra de dúvidas, um dos meus livros favoritos de todos os tempos.

Assim é que o escolhi como representante da categoria ‘contos’ no mês de novembro do Desafio Literário 2011. Mais que isso: escolhi seu livro de estréia, O Pássaro raro, de 1986 (ano do meu nascimento!).

Não demorei muito na leitura para perceber que estavam já presentes nesses primeiros contos as principais características da obra de Gaarder: a idéia de transcendência, o forte conteúdo filosófico e mesmo metafísico, o humano como centro e fim de todas as coisas, a capacidade de se surpreender continuamente com o mundo – tudo isso numa prosa simples e ainda assim cheia de simbolismos.

É curioso que o livro comece com um conto de caráter claramente distópico – num futuro em que não existe mais História, em que a humanidade vive dentro de casa, passando a existência diante de telas que contém todo o conhecimento acumulado – e segue para experiências mais místicas como os encontros e desencontros causados por um diagnóstico, personagens que tomam o lugar do autor, romance, drama e criação confundido-se em cada página.

Acredito que parte da apreciação que tive para com O Pássaro raro foi justamente reconhecer nesses contos esboços do que viria a seguir, identificando em seus personagens aqueles que já tinham me arrebatado antes.

É uma experiência curiosa, interessante, ser capaz de colocar lado a lado livros escritos pelo mesmo autor num intervalo de pouco mais de dez, quinze anos e se dar conta que, embora o estilo de narrativa tenha evoluído, se tornado mais fluido, o conteúdo sempre esteve lá.

Mya Pacioni 11/01/2009

Conjunto de contos maravilhoso. Uns tristes, outros bonitos, mas todos fazem pensar.

Dan 23/10/2012

Um livro sobre a vida e a morte.
Quando comprei este livro, não fazia ideia de que seria o primeiro livro que o norueguês Jostein Gaarder havia escrito. Na verdade, não sabia nem ao menos do que se trataria a obra, o livro foi adquirido por coleciono as obras do autor e confio neste ao ponto de ler seus livros sem ao menos saber qual a temática.
"O Pássaro Raro" foi escrito em 1986, e é possível encontrar em seus contos argumentos-chave do que seriam os próximos livros de Gaarder. Está tudo ali.
Os contos fazem refletir sobre a maneira de se ver a vida e a morte, destacando aquilo que encontramos em obras como "Clube da Luta" e na máxima latina "Memento mori": o homem só se torna pleno quando percebe que vai morrer. Também há na obra notas interessantes sobre a existência humana e a criação do homem. Não é um livro evolucionista ou criacionista, é um livro para reflexão, não de onde viemos, mas para onde vamos, para onde deveríamos ir e o porquê de seguirmos rumos.
Este livro entrou para meu rol de favoritos e recomendo a todos aqueles que querem conhecer um pouco mais de si mesmos dentro de personagens do cotidiano de qualquer local do mundo.

Renata Céli 19/01/2012

Fiquei pensando numa palavra para descrever o livro e acho que poderia ser: reflexão.

Este é um livro de contos e cada conto nos faz refletir muito sobre a vida. Gostei muito de como alguns contos foram abordados e da profundidade como certas questões foram tratadas. Realmente fiquei muito pensativa enquanto lia o livro, principalmente nos contos "O Scanner do Tempo", "O Diagnóstico", "O Crítico".

Este é um livro recomendado para todos aqueles que possuem curiosidade sobre os mistérios da vida, do universo, das questões difíceis de serem respondidas...

Shirlei 10/08/2020

um livro de contos onde todos nos fazem refletir. jostein gaarder e um dos meus autores favoritos e como nao podia deixar de ser este livro nos leva a pensar em porque as pessoas valorizam maiso que nao tem, o que nao podem ter ou o que perderam?

André Ronaldo 16/03/2023

O Passaro raro trata-se de um livro do mesmo autor de O Mundo de Sofia.... são 10 contos....mas o primeiro é o melhor na minha opinião....ainda me pego pensando muito pensando nesse conto.... recomendo a leitura...
Gabi Rosemberg 31/05/2023minha estante
Tbm foi o conto que eu mais gostei

Itachi1001 [Washington] 01/11/2020

Filosofia da vida
O livro traz vários contos, um mais sensacional que o outro e que nos leva à reflexão filosófica sobre os vários temas da vida, do valor que damos a ela, do apego que temos a ela por vezes, de não percebermos por vezes a beleza e simplicidade do aqui e agora. Joostein Gaarder é um escritor fantástico de fato, consegue mostrar isso dentro de cada conto seu, já li outros dois livros dele é esse também gostei demais.

Paulynhah 08/05/2012

Não deu!
Jostein Gaarder que me desculpe, mas definitivamente "O Pássaro Raro" não é o seu melhor livro. Não consegui terminar de ler (parei no início do terceiro conto). Achei um texto lento, cansativo e pouco atrativo. Talvez um dia eu retome a leitura, mas, nesse momento, melhor deixar assim.

Ronald' 30/05/2021

É o Jostein Gaarder né
Acabei de finalizar essa obra maravilhosa,
Cada conto tem uma especificidade muito única que rende assuntos em demasia com pessoas variadas que se sentem atraídas por essa vertente filosófica de saber que a vida não é só isso que a gente vê, o conjunto de todas as histórias deixa subentendido que a vida sempre tá acontecendo a todo momento, o conto que mais me chamou a atenção foi um que não lembro o nome mas, ele da a intenção de q o personagem não precisa de nada muito surreal acontecer como um alienígena aparecer na terra ou algo do tipo, de q a vida só por ser vivível e sentida já se faz por si só incrível, não percam a oportunidade de vivênciar essa leitura maravilhosa!

Laislla 11/08/2020

Na verdade, não sou uma pessoa que gosta muito de contos, então gostei bastante de uns e não muito de outros. A temática do descobrimento da verdade interior é uma constante em todo o livro. A vida é muito mais simples do que as pessoas pensam e elas, na maioria das vezes, complicam o que não deveria ser complicado.

HoneyBookss 08/01/2019

Reflexivo ao Extremo
Eu nem sei o que falar direito.
É um livro bem denso, diferente de tudo que eu já li. São contos bem interessantes, estressantes e que trazem consigo uma carga emocional e racional muito grande.
Não é um livro indicado para qualquer pessoa. Se você é alguém que procura algo simples, algo pra distrair, esse livro não é pra você.

Gabriela Lemos 23/04/2012

Um amor eterno.
Eu simplesmente sou apaixonada pelo os textos do Jostein Gaarder. E com O Pássaro Raro não foi diferente. Fiquei encantada com a forma na qual ele desenvolveu os contos.. Ele os terminava de tal forma que muitas vezes eu ficava sem palavras e com os pensamentos analisando cada palavra lida e associando o que foi lido com o que ficava subentendido... O oitavo conto 'Ponto de Encontro: Castel Sant'Angelo' foi um dos que eu achei mais lindos sem contar que o sétimo 'A Visita do Escritor' não pode deixar de ser lido.
Recomendo a todos. Valerá a pena.

Everton 12/12/2017

Rotinas do cotidiano, a vida é mais que isso!
O Pássaro raro nos ensina a enxergar a vida além do cotidiano. Os contos apresentados pelo autor nos mostram que enquanto estivermos submersos em nossas rotinas diárias não teremos a consciência do quão maravilhoso é a oportunidade de habitar nesse planeta deslumbrante chamado Terra. Muitas vezes as circunstâncias turvam nossa visão, e acabamos desvalorizando as pequenas coisas da vida. Ler essa obra, me fez enxergar a mim mesmo. Quando o pássaro raro (conhecimento e reflexão) pousa em nossos ombros, é quando encontramos o verdadeiro sentido da vida.

1 | 2 | 3 | 4