O Pássaro Raro

Resenhas - O Pássaro Raro

1 | 2 | 3 | 4

Crislane 08/04/2024

Autor e Obra
Já tinha lido esse livro na minha adolescência e tinha gostado, mas nessa segunda leitura achei que algumas escritas do autor são repetitivas. Algo parecido com o Mundo de Sofia, alguns contos que ele usa uma historia de fundo, pra falar sobre algum filósofo ou religião. O primeiro conto foi o que mais gostei.

Kakal' 04/04/2024

Reflexivo
O livro é uma coletânea de 10 contos reflexivos sobre nosso existência e a vida. Eu pessoalmente, achei interessante, principalmente se formos analisar a data em que ele foi escrito, porém, tem alguns contos em que eu não entendi nada ou que a narrativa e o decorrer foi chato (o segundo conto é uma exemplo), já outros que eu realmente gostei de como a história se prosseguiu (o primeiro conto é um exemplo).
Eu recomendaria esse livro para as pessoas, mas imagino que a opinião dele poderia muito bem ser dividida entre pessoas que não gostariam/odiariam esse livro e pessoas que amariam/gostariam desse livro, por conta de ele puxar mais para o lado reflexivo (um tema que nem todas as pessoas gostam de ler)
Quando eu li a sinopse coloquei expectativas bem intensas nesse livro ao perceber o tema, porém quando foi chegando os contos mais demorados e sem lógica (para mim), eu fui perdendo essas expectativas, se tornando ao final uma leitura que eu enfrentava a falta de força de vontade para terminar logo. Portanto, a quantidade de estrelas que eu coloquei foi pensando no todo, na data, na escrita, nos contos e nas reflexões.

Carolina.Perdigão 03/12/2023

Mais um ótimo livro do Gaarder, sempre trazendo muitas reflexões. Fiquei impressionada com a visão de futuro que ele teve na década de 80, quando escreveu este livro de contos.

Kichee_julia 04/07/2023

É um bom livro introdutório para a filosofia, ele é dividido em vários contos que trazem reflexões gostosinhas de se ter. Porém, eu esperava reflexões mais profundas.

Gabi Rosemberg 31/05/2023

Filosofia da vida
Considerando que o livro foi lançado em 1986, achei que a visão de futuro do autor foi impressionante. O primeiro conto ?scanner do tempo? foi o meu favorito, pois mostra a evolução dos meios de comunicação e a solidão humana como consequência. É um livro sobre filosofia, sobre questionamento da vida e o motivo por qual estamos vivos. O último conto do ?catálogo? me lembrou o que temos recentemente com o Wikipédia e até as redes sociais

André Ronaldo 16/03/2023

O Passaro raro trata-se de um livro do mesmo autor de O Mundo de Sofia.... são 10 contos....mas o primeiro é o melhor na minha opinião....ainda me pego pensando muito pensando nesse conto.... recomendo a leitura...
Gabi Rosemberg 31/05/2023minha estante
Tbm foi o conto que eu mais gostei

jessyfioravante 05/01/2023

Fiquei surpresa de saber que esse foi o primeiro livro escrito por Gaarder. Realmente dá pra notar as referências de seus livros posteriores. Acredito que por ter sido o primeiro, a escrita do autor se desenvolveu ao longo do tempo. O livro é bom, traz ótimas reflexões.

Osmael 07/11/2022

É um bom livro, mas como eu já li muitos livros do Jostein Gaarder (O mundo de Sofia, O dia do Curinga, A garota das laranjas, Através do espelho, O vendedor de Histórias, O castelo nos pirineus, A Vida é Breve, Maya, O castelo nos pirineus, Ei tem alguém aí... ) acabou que soou repetitivo. Não sei como teria sido a experiência se este tivesse sido um dos primeiros livros que eu conhecesse do autor.

Alessandra.Lemes 17/03/2022

Rara leitura
É um livro denso, alguns contos apresentam temas que são como um exercício mental. Há tempos uma leitura não me fazia refletir tanto. Mas ao mesmo tempo foi tudo muito bem escrito, e ler é algo fácil e gostoso. O livro me lembrou de perguntas que não fazia a mim mesmo a muito tempo, e me lembrou de fazer até as que nunca pensei antes.
Terminei de ler com muito carinho, me sentindo satisfeita com o fato desse livro ter me encontrado.

Martony.Demes 24/02/2022

Eis mais uma leitura recente, outra obra do Joostein Gaarder, O pássaro raro. Isso ai: o mesmo que escreveu o mundo de sofia.

Bom, a obra apresenta vários contos reunidos de Joostein Gaarder sobre diversos temas tais como: futuro, doença, vida, amor entre outros! São bem diferentes, o que torna o livro mais interessante e diversificado. Você não fica preso a um só personagem, a um mesmo tipo de historia!

São apresentados diversas percepções, experiencias, olhares e observaçoes sobre a vida por meio de diversas histórias e por seus diversos personagens! Ficaria longa a descrição de cada conto!

Então, sob a qualidade indiscutível de Gaarder, recomendo também esse livro! O mundo de sofia, sem dúvida, é melhor. Mas Pássaro raro é aquele livro que você pode ler um conto por dia (se aguentar e não se interessar em ler muitos outros).

Ah, você que já leu, lembra porque o título do livro? Responde ai nos comenários!

Mia lina 27/01/2022

Que livro incrível. jostein gaarder sempre me surpreendendo. amei como ele mudou a forma de escrita dele durante o livro

Andreza 04/08/2021

Muitas dúvidas sem respostas
É o que eu mais gosto do Gaarder, a capacidade de demonstrar nossa inabilidade de compreender a fundo qualquer coisa que seja sobre nossa vida e questões filosóficas que nos permeiam.

Aline 12/07/2021

Esperava mais
Não gostei. Alguns contos são bens chatos. Depois de já ter lido ?O Mundo de Sofia? esperava bem mais desse livro.

Ronald' 30/05/2021

É o Jostein Gaarder né
Acabei de finalizar essa obra maravilhosa,
Cada conto tem uma especificidade muito única que rende assuntos em demasia com pessoas variadas que se sentem atraídas por essa vertente filosófica de saber que a vida não é só isso que a gente vê, o conjunto de todas as histórias deixa subentendido que a vida sempre tá acontecendo a todo momento, o conto que mais me chamou a atenção foi um que não lembro o nome mas, ele da a intenção de q o personagem não precisa de nada muito surreal acontecer como um alienígena aparecer na terra ou algo do tipo, de q a vida só por ser vivível e sentida já se faz por si só incrível, não percam a oportunidade de vivênciar essa leitura maravilhosa!

Itachi1001 [Washington] 01/11/2020

Filosofia da vida
O livro traz vários contos, um mais sensacional que o outro e que nos leva à reflexão filosófica sobre os vários temas da vida, do valor que damos a ela, do apego que temos a ela por vezes, de não percebermos por vezes a beleza e simplicidade do aqui e agora. Joostein Gaarder é um escritor fantástico de fato, consegue mostrar isso dentro de cada conto seu, já li outros dois livros dele é esse também gostei demais.

1 | 2 | 3 | 4