A Pequena Sereia

A Pequena Sereia Hans Christian Andersen

Resenhas - A Pequena Sereia

lujin 02/06/2024

O enredo desenrola-se quando a sereia se apaixona por um príncipe humano. O amor leva-a a enfrentar desafios e sacrifícios, mas a sua busca de uma verdadeira alma e de um verdadeiro amor torna-a imortal. A história lembra-nos que, por vezes, o preço do desejo e da transformação é elevado, mas a busca da autenticidade e da felicidade é inerente à condição humana.

Este livro é um comovente tributo ao auto-sacrifício e ao amor incondicional de Hans Andersen

Nicollynha1 07/05/2024

O conto é bom. É bem diferente dos filmes da Disney mas é muito bom e o final é o que mais difere, e acredito que achei um final talvez melhor (?) e mais profundo pelas circunstâncias e pelo final da pequena sereia. Enfim, uma leitura beem levinha e rápida, bom ora ler num finzinho de tarde tomando um chá.

Alexandra 27/04/2024

Clássico que inspira clássicos
História de Andersen sobre uma sereia que paga um preço alto pelo amor do príncipe. Conto de 1837 que narra sofrimento e abnegação, inspirado em Undine, de 1811, de Fouqué. Especial!

Wendy.Rodrigues 22/04/2024

O que foi isso?
A história não me agradou, bem diferente do filme da Disney é claro, mas esse negócio de fazer coisas boas por 300 anos depois que sofreu igual uma v4g4bund4 por causa de um macho que só usava ela enquanto não acha a menina que ele queria, ai me poupe né! Entendo que seja pela época que foi escrito, nunca gostei muito da história da pequena sereia, mas o livro é bem pior que o filme. Além do teor religioso sobre o casamento, sobre a renúncia e a m0rt3.
Eu realmente não gostei.

Flavia.Rios 31/03/2024

Das adaptações de Contos de Fadas feitas pela Disney, no meu ponto de vista, A Pequena Sereia é a mais fraca.

Tive curiosidade de ler o conto para saber o quanto de originalidade foi preservado. Me deparei com muitas semelhanças, no entanto a obra literária consegue ser mais pesada, cruel e de mal gosto.

Não consegui tirar nada de construtivo nesse conto.

Cami 27/09/2023

Bacana mas né
Sei que não ia ser igual ao conto da Disney, e era bem provável que o final fosse diferente. Gostei da leitura, e leria mais se tivesse.

Artemis 15/08/2023

"Sereias não tem lágrimas e sofrem ainda mais que nós"
Esse conto partiu o meu coração,fiquei imersa na narrativa lírica e a vivacidade fantástica como o mar é descrito,as palavras do autor transportam você para o fundo do oceano e o deslumbramento é inevitável. A melancolia que transpassa a jornada da Pequena Sereia é tão trágica quanto é delicada e bonita. Leitura maravilhosa.

Annali.Rocha 18/07/2023

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

wesinhs 01/07/2023

A pequena sereia
?Uma sereia não tem lágrimas e, portanto, ela sofre muito mais."

Eu sabia que o conto era triste e pesado, ao contrário do filme, mas eu realmente fiquei angustiado com o sofrimento da protagonista.

Pedro 07/06/2023

Li por conta do filme, onde uma citação desse conto aparece logo no início do filme. E achei tão legal que o live action conseguiu pegar a essência do conto, sem deixar a animação de 1989 de lado.

moonchildsz 28/05/2023

?Me arrisquei, mas eu voltei para o começo
Onde eu te achei e te salvei
E te perdi
Mas vim aqui pra descobrir que não valia a pena o preço

Eu quis viver onde você está
E mesmo assim estou aqui perdida?

Bianca.Bugari 25/05/2023

Leitura da obra original
A obra original foi escrita, na verdade, em 1870 e mostra uma pequena sereia ainda mais iludida do que a da Disney kk

Brincadeiras a parte, ela é extremamente ingênua em relação a vida, o que é de se esperar nessa idade. Mas o conto é bem legal no geral, uma leitura rápida e simples que mostra o lado mais obscuro que os filmes escondem, apesar de não ter achado tão pesado assim perto dos demais contos antigos.

Jorge 23/05/2023

Bem tristinho.
Eu já esperava que o conto original fosse bem diferente da versão da Disney, mas não imaginava que fosse tanto. Assim como a maioria dos contos do autor, tenta transmitir um ideal religioso, a jornada e os sacrifícios que cada um tem de atravessar para alcançar os céus. Uma história cruel, triste, com um final devastador.
Gab36k 01/01/2024minha estante
A obra é uma história curta, mas significativa para qualquer idade, seja menor ou maior, pois é de simples simpatia, por mais que não seja recomendada para crianças mesmo sendo um conto de fadas. A história é linda, mas ao mesmo tempo totalmente triste, e o que torna mais imersivo para a simpatia da personagem principal, que por sinal não tem um nome e sim é denominada como "sereiazinha", "mudinha" e "pequena sereia".

Em relação às adaptações para o cinema, é interessante notar que elas não conseguem adaptar nem metade da tristeza e imersividade do livro. A adaptação da Disney, por exemplo, é um conto de fadas, e se os futuros leitores procurarem essa fantasia na obra original, sairão totalmente decepcionados, não por ser ruim, mas por ser uma obra melancólica de falso amor e objetivos mal sucedidos.

Em relação à análise e opinião sobre os pontos fortes e fragmentos do livro, é importante mencionar que a obra é uma crítica social, principalmente em relação à posição do casamento homossexual na vida pessoal do escritor. Além disso, a obra também aborda temas como amor, sacrifício e morte. O príncipe original é retratado apenas como um homem com fetiches estranhos, raso e incrivelmente tóxico com a protagonista principal, em todo momento a comparando com sua futura noiva, que por sinal é irrelevante e só é usada para demonstrar o quão nojento e triste é a situação da sereia. É incrível como o autor escreveu esse príncipe para demonstrar que, por mais de classe que tenha, é um homem de índole questionável.

Por fim, confesso ter encontrado diversos pontos de identificação com a 'sereiazinha'. Em muitos momentos, expressar tanto por tão pouco é desconsiderado nos dias atuais. No desfecho, ela apenas abraçou essa realidade de forma resignada, sacrificando sua felicidade e até mesmo sua vida por um homem de caráter questionável. Afinal, por mais problemático que ele fosse, ele não estava obrigado a corresponder seu amor daquela maneira. É uma verdade crua e nua: nenhum ser humano tem a obrigação de retribuir sentimentos ou auxiliar na superação de uma situação difícil.

Geovana188 22/05/2023

Não gosto do filme e agora não gosto do conto!
A única coisa que passei com esse conto foi raiva. Já sabia que o final era triste, mas a verdade é que achei bem idiota todo o conto. A pequena sereia é chata e, mesmo sendo bem antigo, sua motivação sendo apenas o amor pelo príncipe que nasceu do nada é terrível.
Triste não é o final, triste é ver que a história é resumida apenas num amor incoerente que só trás dor e sofrimento mais e elogiado no final.