Apaixonada por Palavras

Apaixonada por Palavras Paula Pimenta

Resenhas - Apaixonada por palavras

Nif 04/09/2013

Apaixonada por palavras... da Paula Pimenta
"Apaixonada por Palavras" entra para a lista dos melhores livros que eu já li. Aliás, eu sou louca pelos livros da Paula, e com esse não seria diferente.
Esse livro retrata situações vividas pela autora, mas de uma forma divertida e pessoal. A Paula pega coisas que ocorreram ou costumam ocorrer com ela e escreve sobre elas, deixando a sua opinião e sem perder o humor.
Confesso que ri do nervosismo dela por uma adolescente ter tomado a "sua poltrona" no avião, quando ela já estava angustiada o suficiente por deixar o namorado, e me emocionei com a menininha do sinal.
Se você procura por um livro leve, bem humorado, e sem aqueles dramas típicos - mas que as vezes são ótimos... - "Apaixonada por palavras" é o livro que você procura. Eu tenho certeza que, se você ler, não vai se arrepender.

Th 28/08/2013

Mais que apaixonante

Esse foi o primeiro livro de crônicas que li. Pra quem nunca leu um livro assim achará estranho no começo. É diferente cada capítulo ser sobre um tema totalmente diferente, muito pequeno e apesar de ser sobre a Paula, cada crônica é singular, toda uma história é resumida em 2, 3 páginas.

A princípio achei que não iria gostar, mas amei! É diferente do habitual, é envolvente, apaixonante e tem uma leitura incrivelmente rápida. Na primeira vez que peguei no livro li 50 páginas rapidinho e depois me peguei lendo uma crônica ou duas para o livro não acabar logo.

O livro fala da vida da Paula, dos amores, do dia-a-dia das viagens, resumindo: de tudo um pouco. Só pela capa dá vontade de ler, mas quando você abre o livro e se depara com toda a fofura possível, que vai da primeira a última página, você tem vontade de devorar logo todo o livro.

"É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor" Pág. 31

Recomendo a leitura à todos que gostam de uma boa crônica e pra quem nunca leu um livro assim recomendo que dê uma chance, porque assim como eu dei, sei que não se arrependerá.

Viajandoc/palav 13/08/2013

Viajando com Palavras/Resenha - APAIXONADA POR PALAVRAS (Paula Pimenta)
Este foi um dos livros de crônicas que mais gostei. Devorei-o rapidinho porque era emprestado da minha mãe, mas depois comprei um e fui relendo com calma. Talvez meu sentimento pelo livro tenha sido pela identificação que senti com a autora. Eu podia me ver escrevendo aquelas palavras de tão parecidas que eram com a minha forma de pensar. Era como se tivessem sido escritas por mim ou diretamente para mim.

Além disso, nesse livro, Paula Pimenta não apenas retrata o mundo a sua volta, mas sim o seu próprio mundo. Ela abre-se para os seus leitores, expõe-se com toda sua capacidade de colocar a palavra certa no lugar certo. Somos convidados a fazer parte da vida da autora, entrar na sua mente, saber suas reflexões, sentir seus sentimentos, ver o mundo através dos seus olhos, e viver sua vida. Isso aproxima o leitor, tornando a relação íntima, mesmo que seja apenas com seu livro.

Ela sempre extrai de algum acontecimento de sua própria vida o início de suas reflexões que compõem cada crônica. Sua escrita é simples, fluida e eloquente. Ela consegue nos passar suas palavras da forma clara, compreensível e envolvente. As crônicas são marcadas pelas datas em que foram escritas, o que torna visível o amadurecimento da autora tanto como pessoa quanto como escritora. Tanto que, nas primeiras crônicas, não cheguei a me identificar tanto, e pensei que era, exatamente, por ela ser uma escritora mais voltada ao público infanto-juvenil. Entretanto, à medida que os anos de seus textos vão passando, fui percebendo as mudanças na própria pessoa da autora, tornando-me mais próxima dela. ...
... resenha completa no blog

site: http://viajandocompalavras.com/2013/06/19/resenha-apaixonada-por-palavras-paula-pimenta/

Sara 11/08/2013

Neste livro, Paula Pimenta reúne crônicas que escreveu desde o término do Ensino Médio até os primeiros momentos do lançamento do livro "Minha Vida Fora de Série". Com isso, podemos acompanhar a viagem no tempo que a própria Paula faz contando sobre o que sentiu, viu, pensou, viveu... E é impossível não se identificar com pelo menos algumas das crônicas. Comigo foi amor a primeira vista. O livro é tão lindo que dá vontade de comer (notem os cocholates com letrinhas na capa), e as crônicas da Paula realmente dão um colorido especial à situações do cotidiano que com certeza qualquer pessoa irá passar um dia, se não já passou. Recomendo para qualquer um que queira, através das palavras, atribuir um significado especial ao seu dia-a-dia.

Bia 26/07/2013

“Se você está com este livro em mãos [...] existem duas únicas opções: ou já é apaixonado por Paula Pimenta ou irá se apaixonar."
Comprei este livro porque sou apaixonada pelas palavras da Paula Pimenta. Eduardo Loureiro Jr, editor do site Crônica do Dia, do qual a autora participou, fez uma grande admissão na orelha do livro.

“Se você está com este livro em mãos e é uma pessoa com um mínimo de sensibilidade, existem duas únicas opções: ou já é apaixonado por Paula Pimenta ou irá se apaixonar. Na crônica-título deste livro, a autora se confessa apaixonada por palavras. O que a Paula não pode confessar, por modéstia ou timidez, é que ela também é apaixonante por meio das palavras. Não é preciso mais que um parágrafo para que você seja arrebatado pelos encantos literários dela. Nos romances das séries Fazendo Meu Filme e Minha Vida Fora de Série, Paula encanta com o cotidiano de seus personagens. Já nas crônicas de Apaixonada Por Palavras, o encantamento se dá pelo próprio dia a dia de Paula: sua família, seus amigos, seus sonhos, seus pensamentos, suas viagens, seus amores... suas paixões. Aqui a protagonista é a Paula. Aqui é o destino dela que conta e se conta. Aqui nos identificamos com ela e torcemos por ela. Aqui nos apaixonamos não por um belo personagem inventado, mas por uma bela pessoa de carne, osso, alma e, claro, palavras.”

Achei essas palavras tão sinceras que, absolutamente, a Paula, tímida como confessa ser, ficou em estado de modéstia ou talvez não disse nada. Mas ela me conquistou desde o primeiro romance de sua autoria que li, o Fazendo Meu Filme. Hoje, sou leitora assídua e confesso que ela poderia ter o seu ritmo de escrita junto ao meu ritmo de leitura.

Como crônicas são sobre o dia a dia, a Paula Malagueta (coitada! Mas isso foi invenção dos colegas da 8ª série dela, hein.) traz para nós o seu mundo em forma de frases com contextos que lhe deixa como você precisa, independente de como você se sinta. As palavras dela confortam e dão cor a um mundo transparente. Ela é a autora que eu gosto de ler com 15 anos de idade, mas também me imagino velhinha, antiga, sentada em uma cadeira de balanço com um livro da Paula Pimenta nas mãos. Os livros dela não têm idade: quem já leu e não ama as palavras que a autora escreve?! Com cuidado e tranquilamente, ela consegue fazer o seu cotidiano se tornar algo impressionante.

As crônicas foram o primeiro gênero literário que eu realmente gostei de escrever, o que desencadeou uma série de poemas, relatos e artigos. Esse gênero se tornou especial para mim, pois até uma pedra na rua é motivo de escrita e sentimentos. Na crônica, nada é simplório: tudo é especial, porém corriqueiro.
Apaixonada Por Palavras contem 160 páginas de pura emoção e aconchego. Traz paz até para as almas mais turbulentas. Algumas frases estão em um “negrito-rosa” que desperta atenção. O livro é uma junção de crônicas que a Paula Pimenta escreveu desde aproximadamente 2000, portanto toda crônica vem com o mês e o ano em que foi escrita.

“Imaginar se foi tudo uma ilusão ou se realmente aconteceu e não soubemos aproveitar.” Pág. 109

Ana Luiza Silva 10/07/2013

apaixonante s2
A autora veio aqui em Fortaleza, no dia 29/06, para divulgar seus dois últimos lançamentos – Confissão, sua coletânea de poesias, e a 2ª temporada do Minha vida fora de série – e eu, esperançosa, corri para vê-la. Infelizmente, não consegui nem entrar no auditório, mas pelo menos não saí de mãos vazias; voltei para casa com o Apaixonada Por Palavras. Eu já tinha lido a série Fazendo Meu Filme quando comecei este. Preciso dizer que me apaixonei – mais uma vez?

Dessa vez, o livro não é um romance fictício, é a vida da Paula mesmo. O que ela gosta, o que ela não gosta, suas paixões, suas alegrias, seus dias não tão alegres. Suas lembranças da infância, da adolescência, sua família, etc. Abaixo dos títulos das crônicas, temos a data em que elas foram publicadas e o legal disso é que acompanhamos, de certa forma, um amadurecimento da autora. E ela fala a linguagem da gente! Já tinha percebido isso ao ler FMF (uma das razões que me fez gostar tanto da série) e mais ainda nesse livro; são crônicas, é o cotidiano em páginas. Quantas vezes não me peguei sorrindo ao ler alguns trechos e deixava escapar um “caramba, é assim mesmo”! Ela tem esse efeito na gente.

A cada texto lido você pensa "esse é meu favorito!", mas aí você lê o próximo e pensa "não, esse é o meu favorito!" e é assim o livro inteiro. Eu li o Apaixonada Por Palavras já conhecendo o trabalho da autora, mas se você nunca leu as séries não tem nenhum problema; o livro é só uma reunião de crônicas que ela escreveu ao longo dos anos. Não tem personagens fictícios; é o que a Paula pensa e o que ela acha.

Bom, termino aqui com a indicação do livro para vocês. Em breve vou resenhar Fazendo Meu Filme e Minha Vida Fora de Série, não se preocupem, mas que tal já irem conhecendo mais a autora? Garanto que não vão conseguir desgrudar do livro. E aqui um trecho de uma das crônicas presentes no livro:

“Os que mais me impressionam são os que adivinham meu pensamento, mesmo sem me conhecer. É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor. É como se ele tivesse roubado a ideia que eu ainda não havia tido mas que já existia em mim. Emocionante perceber, na medida em que meus olhos vão descendo por sobre o texto, que existe em alguém que pensa exatamente como eu.” (Apaixonada Por Palavras - Julho/2001)

site: http://olhandoparatudo.blogspot.com.br/2013/07/resenha-apaixonada-por-palavras-de.html

Nat 01/07/2013

Apaixonada Por Palavras Por Paula Pimenta
Logo de cara já me apaixonei por essa capa tão linda!E depois me apaixonei mais ainda pela escrita da autora.Não tem como não ler esse livro,nele você se identifica de uma forma que parece tão sobrenatural e tão normal ao mesmo tempo.A Paula faz você se sentir como se fosse uma grande amiga dela,e não é apenas isso que encanta,todas as situações que ela descreve no livro são coisas que acontecem no dia-a-dia.

Para mim foi uma das melhores leituras de 2013,recomendo para todas as idades e pessoas,por que é um livro fofo,doce,que vai fazer você dar risadas e também vai fazer você chorar,que vai deixar você suspirando,mais também com o coração apertado.Enfim e um livro maravilhoso!

Os meus contos favoritos do livro são:

Regresso da ilusão (Página 17-20)

A angústia da espera (Página 32-34)

Nossa verdade (Página 37-38)

O sinal da menininha (Página 76-48)

Minha mãe (Página 89-91)

Minha coisa preferida ( Página 97-99)

Ausência presente (Página 105-106)

Lágrimas (Página 113-115)

Mais resenhas em : http://cloudlandforme.blogspot.com.br/

Estante Mofada 28/05/2013

Apaixonada por palavras
O livro "Apaixonada por palavras", da Paula Pimenta, reúne várias crônicas da autora. Até eu, que não sou muito chegada a crônicas, simplesmente amei... Eu li em uma tarde só!
A personagem das crônicas é a própria Paula Pimenta, que conta de situações típicas e cômicas do dia-a-dia, mas algumas são meio tristes...
Ela também fala de algumas de suas manias, invenções e paixões, fala de si mesma.Eu acho que é por isso que o livro é tão gostoso de ler...
A capa também é muito charmosa... Os m&ms formam palavras relacionadas aos temas das crônicas!

Resenha extraída de: www.blogestantemofada.blogspot.com.br
Página no Facebook: www.facebook.com/EstanteMofada
Twitter: @estantemofada

Mah 26/05/2013

Apaixonada por esse livro, com certeza!
Eu pensava que era apenas um livro de crônicas... EU ESTAVA TOTALMENTE ENGANADA. As palavras da Paula Pimenta sempre me encantaram e agora ainda mais!

Mari 13/05/2013

Eu simplesmente amo a Paula Pimenta e seus livros. Eu não sou muito de reler livros, mas não resistir á série "Fazendo meu Filme" também da Paula.

Como a história se passa aqui em BH, muitos lugares onde a Fani e o Leo frequentam eu conheço e a Paula faz com que acreditássemos que seus personagens são reais e que eu posso encontrá-los por exemplo no Pátio Savassi (um shopping aqui em BH frequentado muito pela Fani)!!

Enfim nem preciso comentar o que eu achei do livro "Minha vida fora de série" néh ? Simplesmente amei !!

Bom, e apaixonada por palavras não foi diferente. Primeiro me encantei pela capa (sério mesmo, nunca pensei que ficaria tão encantada com uma capa desse jeito), vocês podem até achar simples, mas não sei o que aconteceu, eu simplesmente me apaixonei pela capa.

Eu nunca gostei muito de crônicas, mas percebi que as desse livros são diferentes, pelo simples fato de você se identificar com as dúvidas, angústias e sentimentos da protagonista, que no caso é a própria autora. O livro é narrado em primeira pessoa, e os capitulos são bem pequenos coisa de 2 ou três páginas, fazendo com que a leitura não fique cansativa.

É claro que tem algumas crônicas coma as quais eu não me identifiquei, mas foram poucas, porque a maioria das crônicas atingem vários tipos de leitores. Os mais jovens por está passando ou por conhecer alguém que já passou por situações semelhantes á da autora, e o mais velhos por já terem passado por isso e saberem exatamente como é ter vivido tudo aquilo que a autora descreveu.

Luiza 28/04/2013

Na cabeceira: “Apaixonada por palavras” – Paula Pimenta
Eu amei o livro, ele é muito gostoso de ler, e aposto que você (assim como eu) irá se identificar com algumas crônicas e momentos, pensamentos já passados por Paula. O livro foi publicado pela Editora Gutenberg . Na capa você vai encontrar verniz nela, em algumas das letras. E se olhar bem de perto vai ver que, em cinza bem claro estará uma das crônicas contida no livro. E, além disso, as folhas que são meio pink/vermelho bem claro nos detalhes e outra coisa que chamou bastante a minha atenção foi que a cada final de uma crônica ao invés de colocar o ponto final, eles colocaram um coração (muito doce). E outra coisa foi que em cada crônica tem um texto/frase destacada. Paula inicia seu livro com uma citação de Martha Medeiros (Uma das minhas preferidas).

No meu blog separei alguns parágrafos dos capítulos que mais gostei, quem quiser visitar: http://suavidamaispink.blogspot.com.br/2013/02/na-cabeceira-apaixonada-por-palavras.html

Lu 24/04/2013

"Apaixonada por Palavras" é simplesmente apaixonante
"Apaixonada por Palavras" é o primeiro livro de crônicas da autora mineira Paula Pimenta, uma compilação com 55 crônicas escolhidas - dentre as quase 150 que ela escreveu -, previamente publicadas no site Crônica do Dia, do qual Paula é membro desde 2001.

Os textos foram distribuídos no livro em ordem cronológica, sendo a primeira crônica, "Regresso da ilusão", de dezembro de 2000, e a última, "Ani-versário", datada de junho de 2009. A autora até pensou em editar parte do conteúdo, afinal, de 2000 para cá, ela viveu, cresceu, aprendeu e mudou muito. Apesar de hoje pensar diferente de algumas coisas que escreveu no passado, ela decidiu manter seus textos inalterados, já que considera cada um deles uma parte importante de quem ela foi, de quem é e de quem vai ser. Ótima decisão!

No livro, conhecemos Pimenta mais a fundo e nos apaixonamos (mais ainda) por ela e por suas nuances. Paula é tímida, romântica, apaixonada. Apaixonada por palavras, por amores, por viagens, pela escrita, pela vida. Os temas são atemporais e cativantes. Não dá para não se identificar. As fãs irão se sentir amigas íntimas da escritora.

Além disso, quem já leu seus romances anteriores vai perceber que várias características da própria Paula, bem como experiências e acontecimentos da sua própria vida, ajudaram a criar alguns traços das personalidades das protagonistas de "Fazendo Meu Filme" (FMF) e Minha Vida Fora de Série, Fani e Priscila. Há ainda uma crônica em que a autora conta como se deu o processo criativo de FMF, a busca pela editora e a realização de ter seu primeiro livro publicado.

"Apaixonada por Palavras" é, assim como Paula Pimenta, simplesmente apaixonante. As crônicas são curtas - a maioria tem de duas a três páginas - e abordam temas deliciosos de se ler sobre. A leitura é fácil, rápida e fluída. É possível devorar o livro todo em apenas algumas horas. Falando em devorar, a capa da publicação, assim como a diagramação da obra, é um show à parte: delicada, viva e colorida, totalmente a cara da autora.

Para finalizar, um trecho da crônica que deu nome ao livro:

"É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor. É como se ele tivesse roubado a ideia que eu ainda não havia tido mas que já existia dentro de mim. Emocionante perceber, na medida em que meus olhos vão descendo por sobre o texto, que existe alguém que pensa exatamente como eu."

Uma escritora que sabe exatamente como um leitor se sente só poderia mesmo acertar em cheio, não é?