A Última Casa da Rua

A Última Casa da Rua Lily Blake

Resenhas - A última casa da rua

Psychobooks 15/10/2012

Fazia algum tempo que eu não lia nada de suspense e estava com saudades de uma leitura do gênero. A capa já cria uma boa espectativa do que está por vir.

A relação entre Elissa e sua mãe Sarah, não está bem desde que seu pai saiu de casa, há mais de um ano ela não tem notícia dele, está muito ressentida por isso e para ajudar sua mãe parece nunca estar por perto quando ela precisa. Mas ao se envolver com um cara da escola, Sarah resolve que é hora de mudarem da cidade grande (Chicago) para uma cidade com uma melhor vizinhança e escola.

Ao chegarem na casa nova, inacreditavelmente grande e linda, elas avistam uma casinha mal conservada no final da rua, que foi palco de duplo homicídio, o que acabou causando a desvalorização imobiliária responsável por Sarah ser capaz de pagar o alugueal da nova casa.

Elissa não se dá bem com o pessoal da nova escola, que conenhamos, são bem babacas. Ao sair de uma festa, ela acaba aceitando a carona de uma garoto, Ryan, seu vizinho, odiado por todos na cidade, mas ao conversar melhor com ela, ela o acha incrivelmente sedutor e não parece ser o monstro que todos na cidade dizem ser. Só porque o cara mora sozinho na casa que seus pais foram assassinados por sua irmã não quer dizer que ele seja perigoso, certo?

A narrativa é feita em terceira pessoa, principalmente sob o ponto de vista de Elissa, mas Ryan também tem seus momentos. Com poucas páginas, os personagens não são bem desenvolvidos,a autora poderia ter se baseado no roteiro do filme, mas criado uma bagagem emocional para os personagens envolvidos na trama. O enredo é tenso com boas reviravoltas e um final inesperado. A leitura é rápida, fluida e com uma boa dose de suspense, o terror aparece pouco, mas perto do final da trama.

Durante a leitura, fica evidente que o livro foi baseado em um filme, ou seja, apenas as informaçlões necessárias para um bom enredo estão presentes. A ambientação só é boa quando interessa, como a casa antiga, mas a escola e arredores ficam apenas por conta da imaginação do leitor, bem como os personagens secundários.

Leitura de um dia recomendada para quem gosta de suspense, sem muitos detalhes e profundidade de personagens, mas com um final digno de deixar o leitor surpreso.

" Parado no quarto, ele continuou observando as sombras no chão. Do lado de fora, trovoava. A chuva tinha começado a cair novamente, molhando as cortinas. John se levantou e deu alguns passos tentando se orientar na escuridão. Estava prestes a chamar o nome da esposa, quando a porta se abriu. Sua filha entrou rapidamente, o cabelo bagunçado na frente do rosto e o martelo sangrento em uma das mãos..."
Página 11

Murilo 30/08/2012

Resenha - A Última Casa da Rua
Assim que vi o trailer do filme, achei a história bem interessante e senti muito vontade de assistir. Um tempo depois vejo uma publicação no Facebook da editora iD sobre o lançamento do livro. Sabendo que iria na bienal, não tive dúvida, “A Última Casa da Rua” era um dos primeiros na minha lista de compra.

O livro irá contar a história de Elissa, uma menina de 17 anos que acabou de se mudar para uma cidade pequena junto com a mãe. As brigas entre elas são constantes, tudo por causa das atitudes de Elissa ou por causa de seu pai, que ao se divorciou de sua mãe e ficou ausente. Elissa vai ser vizinha do garoto mais polêmico da cidade, Ryan, o irmão da menina que assassinou os pais na mesma casa onde mora. Elissa vai começar a se encantar por Ryan e mistérios vão aparecendo.

Esse foi o livro mais caro que comprei na bienal, na minha opinião, um tanto quanto desnecessário se vermos o tamanho (pequeno) do livro. Mas posso dizer que valeu a pena, pois a leitura é gostosa e tem momentos que te prendem e você não solta o livro de jeito nenhum.

Na contracapa diz para lermos as páginas 89-90 do livro, mas aconselho a não fazer isso. O conteúdo nelas vai estragar uma parte legal e interessante do livro (umas das partes que me deixaram boquiabertos). Também nas orelhas (se não estou enganado na orelha esquerda), apresenta um trecho do livro, que novamente aconselho a não ler (para não estragar a surpresa).

Os capítulos não são longos e até o capítulo 9/10 nada de “terror” ou “suspense” acontece, tudo que o livro apresenta antes não passa de uma introdução. A narrativa em 3ª pessoa é boa, não tem nada demais, diria que você percebe que o livro foi baseado em um roteiro de filme. Mas não por isso é ruim. Como já falei, tem momentos em que a leitura te prende e não te solta mais.

Sendo um filme de terror, esperava mais medo no livro. Se você não curte sustos enquanto lê, pode ficar tranquilo, a leitura é como se fosse de um livro suspense, onde os autores só vão deixar a personagem em situações extremas, mas que não assustam.

Tem partes que considerei previsíveis. Por ser fã de filmes de terror, tem clichês que são inevitáveis, por isso já sabia em certos momentos que tinha alguma coisa atrás dela, que ela estava presa, que não sei quem iria chegar na casa e etc. Mas não previ o final, esse foi o meu ponto alto da leitura. Enquanto lia, já imaginava vários finais possíveis, mas chegou na hora e nada do que tinha pensado aconteceu. Fui surpreendido de uma boa maneira.

Recomendo a leitura, já vou adiantando que não é todo mundo que vai gostar do livro, mas por ser fã de um terror e suspense, valeu a pena. Estou super ansioso para ver o filme, estrelado pela Jennifer Lawrence, que estreia dia 07 de Dezembro no Brasil (vai demorar).

Murilo - Books All Over You
Bruna Rafaela 22/09/2012minha estante
queria saber se o livro tem espiritismo?

Ana 07/11/2012minha estante
Não tem espiritismo.

CarolineM 09/02/2013minha estante
O final também me surpreendeu muito.

Nathália 18/08/2012

Então, a história é muito boa, de verdade. É muito inesperada e até um pouco triste. Pr'uma história tão complexa, entretanto, acho que só 184 páginas não é suficiente ): A escrita, também. Não sei, parecia tão fanfiction. A impressão que deu foi Lily Blake escreveu o livro às pressas pra ajudar a promover o filme. Um pouco superficial, corrida, clichê, até.