A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken Jostein Gaarder

Resenhas - A Biblioteca Mágica De Bibbi Bokken

Ana Medina 28/08/2009

Um livro intrigante, deixando a vontade de saber mais sobre os mistérios envolvidos obrigar-nos a lê-lo o mais rápido possível.

FEbbem 25/11/2009

A BIBLIOTCA MÁGICA DE BIBBI BOKEN.
BEM COMO ANTERIORMENTE CITADO, DOS MEUS LIVROS FAVORITOS, SE ENCAIXAM OS DE JOSTEIN GAARDER (PRONUNCIA – SE: IUSTEM GORDER), E PARA MINHA IMENSA FELICIDADE, NESTA MESMA SEMANA, ADQUIRI PELA BAGATELA DE R$126,00 REAIS NADA MENOS QUE 10 LIVROS DO AUTOR; ISSO JÁ INCLUSOS FRETE E AS TAXAS DE TRANSPORTE; NÃO OBSTANTE AINDA POR CIMA FIZ MAIS UM FORTE ELO DE AMIZADE COM A VENDEDORA QUE SE CHAMA DOD´S, E SE NA VIDA EXISTE ALGO MAIS VALIOSO QUE OS LIVROS, ESTE ALGO SÓ PODE SER A AMIZADE.
NA VERDADE O NOME É LILIANE, DOD´S É APENAS UM APELIDO, ELA É FÃ DE PUNK ROCK E PÃO DE QUEIJO, E MORA EM UMA CIDADEZINHA DE MINAS, ALGUMA COISA HAVER COM PATOS, E O MELHOR DE TUDO, ELA TEM UMA GIGANTESCA BIBLIOTECA, DESSAS DE DAR INVEJA E FAZER COM QUE ESTE QUE LHE ESCREVE ALMEJE MORDER OS PROPRIOS COTOVELOS, MAS EU VOU FALAR DE DOD´S EM UMA OUTRA OCASIÃO...
FELIZMENTE A OBRA DE “GORDER” NÃO SE RESUME A APENAS 10 LIVROS, SENDO ASSIM, FALTAM AINDA SEIS PARA QUE EU COMPLETE A LEITURA DE TODA A SUA VASTA COLEÇÃO, OU MELHOR, TRÊS, POIS O MUNDO DE SOFIA E O DIA DO CURINGA JÁ TIVE A FELICIDADE DE LÊ-LOS, O PRIMEIRO NA EPOCA DA FACULDADE, QUE MODESTIA A PARTE LI NA SEMANA DE PROVAS, E O SEGUNDO FOI UM DOS MELHORES PRESENTES DE ANIVERSARIO DA MINHA VIDA, DIGA SE DE PASSAGEM QUE LIVROS SEMPRE SÃO OS MELHORES PRESENTES DA VIDA.
DOS QUATRO QUE RESTAVAM, UM, EU SABIA ONDE ENCONTRAR E ASSIM ELIMINAR RAPIDAMENTE DA MINHA LISTA DE DESEJOS, E FOI JUSTAMENTE O QUE FIZ. CORRI ATE O SESC (DEUS SALVE A BIBLIOTECA DO SESC), EMPRESTEI O LIVRO “A BIBLIOTECA MAGICA DE BIBBI BOKEN”, ESCRITO POR “GORDER” JUNTAMENTE COM KLAUS HAGERUP.
FOI UMA LEITURA RAPIDA E DINAMICA, O LIVRO É PEQUENO (APENAS 179 PAGINAS) E PODE SER LIDO EM UMA TARDE. ELE CONTA A HISTORIA DE BERIT E NILLS, PRIMOS QUE MORAM EM CIDADES DISTANTES UM DO OUTRO, E QUE DEVIDO A ISTO DECIDEM SE CORRESPONDER POR UM CADERNO DE CARTAS CADEADO E ENVIADO SIMULTANEAMENTE UM PARA O OUTRO.
OS DOIS SE VÊM NUM EMARANHADO DE CONFUSÕES E VITIMAS DE UMA CONSPIRAÇÃO EM QUE ESTÃO ENVOLVIDOS, UM DOS PRINCIPAIS PROFESSORES DE NILL E UMA MULHER EXCÊNTRICA QUE MORA NAS IMENDIAÇÕES DA MESMA CIDADE DE BERIT – BIBBI BOKEN.
O CADERNO DE CARTAS DE AMBOS;, PASSA A SER O PRINCIPAL PERSONAGEM DO LIVRO, DEIXANDO COMO SEGUNDO PLANO TANTO A SAGACIDADE DE BERIT COMO A IMAGINAÇÃO FERTIL E DESCOMPROMISSADA DE NILLS.
O LIVRO E VOLTADO PAR AO PUBLICO JOVEM, E O ENREDO PERCORRE OS PRINCIPAIS TRAMITES DA PUBLICAÇÃO DE UM LIVRO.
APESAR DO CACIFE DE AMBOS OS ESCRITORES, QUE SABEMOS SER INCONTESTAVEL, O LIVRO É DE POUCO ESCLARECIMENTO E AO FINAL NOS DEIXA COM A TRISTE IMPRESSÃO DE: “NÃO FOI DESSA VEZ”, DEVIDO ALGUNS PONTOS IMPORTANTES QUE PODERIAM TER SIDO MAIS APROFUNDADOS AO INVES DE SE PERDER EM DIALOGOS FRACOS E SEM OBJETIVIDADE.
O QUE NOS LEVA A CRER QUE TANTO “GORDER” QUANTO KLAUS SUBESTIMARAM NÃO SÓ O PUBLICO JOVEM, MAS TAMBEM OS SEUS HABITUAIS LEITORES.
APESAR DE TUDO ISSO, “GORDER” AINDA TEM MUITOS CRÊDITOS COM SEUS LEITORES E PODE PUBLICAR ATÉ 100 LIVROS MESMO QUE DESTES SÓ UM SEJA UMA OBRA PRIMA; E QUE ESSAS OBRAS PRIMAS SEJAM OS 10 LIVROS QUE EU COMPREI, E QUE VENHAM MAIS.

BOA LEITURA

@Agulha3al 13/04/2010minha estante
oiew meu amigo!! espero que vc não me entenda mal, isso é só uma dica e você pode seguir ou não... mas texto em caixa alta doe a vista e soa como gritos na internet! eu postaria de novo sem ser em caps lock!. um forte abraço e boas leituras!

barbarafreire 30/12/2009

Apesar de ser um livro adolescente eu adorei a idéia dos primos terem um livro de cartas, afinal hoje em dia o negócio é orkut / twitter / facebook.. tecnologia!
Porém o final foi bem tosco.. deixou a desejar em relação ao enigma da Biblioteca Mágica.. fraquinho!

Paula 26/09/2010

Esperava mais de um livro que se propõe a falar sobre o amor aos livros. Acho que em tempos de Harry Potter e vampiros esse livro não vai despertar muito o interesse dos jovens. A história é inocente e o que eu achei interessante é que ela é contada através de cartas entre dois primos e tudo começa quando eles encontram uma mulher misteriosa que recebe vários pacotes de livros dos correios. As duas crianças vão tentar descobrir qual o mistério que envolve a vida dessa mulher. Talvez todos os skoobers que trocam livros vão achar graça dessa parte por imaginar que suas próprias idas aos correios com pacotes de livros possam despertar a imaginação das crianças em uma história assim. Mas é um livro feito para crianças, e não deve ser lido com grandes expectativas. E mesmo que não seja maravilhoso, se ajudar a estimular o amor aos livros desde cedo já vale a pena.

Léia Viana 13/04/2011

O protagonista é o livro e a sua história, seu processo de produção e catalogação nas bibliotecas.
Jostein Gaarder e Klaus Hagerup escreveram uma história direcionada aos leitores juvenis e tem a pretensão de conduzir os adolescentes ao fascinante mundo da editoração de livros, através de uma trama de suspense, bem no estilo de Gaarder.

Os primos Nils e Berit, que vivem em cidades diferentes da Noruega, resolvem, após passarem as férias juntos, escrever um livro de correspondências. Só nisso o livro já me conquistou, pois sou fascinada por cartas e, fiquei muito seduzida à medida que fui lendo as correspondências trocadas entre os primos, que apresentavam descobertas incríveis, como, por exemplo: a diferença entre bibliógrafa e bibliófila, Dewey - inventor da classificação decimal que serve para identificar os livros de uma biblioteca - e, incunábulos que são os livros impressos antes de 1500.

O livro é rico em conhecimento no surgimento da escrita: “Embora existam apenas vinte e seis letras diferentes, elas podem encher bibliotecas inteiras...”

Mas, nem tudo são descobertas, aprendizado, como não podia deixar de ser, Gaarder traz a narrativa uma personagem misteriosa que sempre está recebendo livros pelos correios, embora não tenha sequer uma estante em sua casa, além dela, um estranho personagem deixa a narrativa mas enigmática.

Mas, o encanto dessa obra, em minha opinião, está na declaração de amor a este objeto fascinante que é o livro. “Um bom livro é o melhor amigo”

É uma homenagem e tanto aos livros, as pessoas que trabalham direta e indiretamente com eles (gráficas, escritores, vendedores, etc.) e a nós, simples leitores que nos permitimos “viajar” por este mundo mágico.

“Quem escolhe bem os seus livros estará sempre na melhor das companhias. Neles nos encontramos com os caracteres mais ricos de espírito, mais sábios e mais nobres, que constituem o orgulho e a glória da humanidade.”

Indispensável escrever a necessidade de ser ler uma obra como está.

Tiripe 16/02/2011

Misterioso, absurdamente misterioso!

sonia 02/04/2013

para amantes de livros
uma interessante história sobre arquivamento e conservação de livros, adaptada para o público adolescente, com riqueza de detalhes sobre o tema, por isso eu o indico a bibliófilos como eu!

Pâmela 24/06/2011

Resenha / A biblioteca mágica de Bibbi Bokken

Renata Céli 18/07/2011

Adoro livros com temas voltados para bibliotecas e para os próprios livros.

Os protagonistas são duas crianças (Nils e Berit) que ficam trocando cartas tentando desvendar um mistério sobre uma biblioteca mágica. As cartas deles são fofas e engraçadas e mostram que eles têm muita imaginação e são muito espertos. Gostei muito de Nils e Berit! Além disso, o livro faz referências a obras clássicas, o que eu também adoro!

Também é possível encontrar diversas frases que chamam a atenção, uma delas é: “É incrível, fantástico e “mágico” que as vinte e seis letras do alfabeto possam ser combinadas de tantas maneiras, que elas possam encher com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim e nunca cessará de crescer e se expandir, enquanto na Terra existirem humanos”. Depois que li essa frase fiquei pensando: Uau! Essa frase é fantástica! Nunca tinha pensado por esse lado!

É um tema apaixonante. Fiquei com vontade de ir para uma livraria ou uma biblioteca ficar olhando aquelas estantes de livros sobre diversos assuntos e ficar pensando em quais eu ainda tenho que ler.

Enfim, recomendo a leitura para todos aqueles que gostam de livros, bibliotecas ou ficar simplesmente admirando as estantes repletas de obras esperando para serem desbravadas...

Dioniso 17/01/2012

Realidade
"Berit e Nils são dois primos de cidades distintas na Noruega. Eles tem uma diferença de idade muito curta, que facilita muito sua 'comunicação'. Os acontecimentos do livro começam quando uma senhora se oferece para ajudar a comprar 'o diário'. Que servirá como ponto principal da história, o lugar onde eles trocam suas correspondências. Porém, achando muito estranho que a estranha senhora tenha se oferecido para comprar o diário, eles começam a fazer investigações sobre ela e um homem baixinho que parece ser seu 'comparsa'. Ainda mais quando um deles a ve em uma livraria murmurando "Diuí". Só bastante tempo eles verão que tem alguma coisa a ver com o Sistema de Classificação de Dewey e Biblioteconomia."

O livro é simplesmente incrível, lidando com temas que concernem à imaginação dos mais jovens, que pode ser bastante frutífera. Assim, a imaginação combinada com a inocência de Nils e Berit, leva a "investigação" à um nível inimaginável pelos dois. Sendo que no fim dela, eles terão uma surpresa maior do que ambos imaginavam, com conspirações maiores do que eles próprios.
Este foi o primeiro livro que li de Jostein Gaarder. Em sua literatura, há uma singularidade que eu percebi. A maneira com a qual as coisas são tratadas. Em minha opinião singela, os livros de Jostein são narrados de uma forma meio infantil, que o faz ser mais desejável a cada capítulo. Ainda mais, quando Nils (que é mais novo) narra. Fazendo-o mais paranoico do que Berit. Isso, entre outras coisas, torna o livro mais apaixonante e 'devorante' a cada momento.
Eu nem sei de onde retirar tanta criatividade... Jostein é um mestre desses suspenses ultra-criativos. Como ele faz em todos os seus livros, desde "O Mundo de Sofia" até "O dia do Curinga", que são duas de suas obras mais vendidas e conhecidas.

Melissa 14/03/2012

Um bom livro, de um fantástico autor!
A primeira coisa que me deixou com olho gordo na livraria aquele dia foi o livro 'O Mundo de Sofia'. Extremamente conhecido e tudo, um livro que eu estava querendo ler faz tempo... Mas. .. (sempre tem um 'mas')eu já estava levando os Pilares da Terra e não tinha dinheiro para levar tal livro tão consagrado.
Foi aí que eu vi.
Tchan-tchan! Do mesmo autor de O Mundo de Sofia, A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken!
Pensei: por que não? Era um livro em homenagem aos livros, eu poderia pagar, e, embora fosse bem fininho, me fazia promessas lindas.
Comprei e levei para casa.
No começo eu estranhei, porque narrava a história através do livro de cartas dos personagens, mas me acostumei rapidamente, e a ideia do tal livro de cartas me inspirou (estou pensando em fazer alguma coisa parecida).
Nils e Berit são primos, e após maravilhosos dias de férias juntos, se separam, prometendo comunicar-se com um 'livro de cartas'. Logo na primeira 'correspondência', se deparam com um delicioso mistério: quem será a esquisita mulher que olha para os livros como se fossem feitos de chocolates ou marzipã? Por que ela ficou interessada no livro de cartas? Qual é o segredo que ela esconde, e o que raios é a Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken?
Durante todo o livro, os autores fazem uso da magia e do fascínio para prender o leitor. Prometem coisas maravilhosas, mas infelizmente não é o que acontece, exatamente.
Como eu disse: é um bom livro. Mas não é fantástico. Fantástico para mim é um dos autores, mas o final me desapontou um pouco. A partir da Parte II, onde a narração não acontece mais através do livro de cartas, tudo fica muito... normal. Só lendo para saber.
Mas, talvez, eu estivesse esperando demais de um livro com temática e personagens infantis. É bom para uma tarde de distração, mas não é um livro para se 'apegar'.
Embora tenha um fim fraco, quase com um anticlímax, ensina coisas sobre a história dos livros (não tanto quanto eu li nas resenhas alheias, mas enfim) de forma que tanto adultos quanto crianças entendam.
E fala sobre a importância dos livros 'do futuro'. Achei que essa foi uma das partes mais emocionantes. Os autores não falam apenas sobre o passado dos que já foram, mas também sobre o futuro dos que virão a ser.
Não entendeu patavinas da última estrofe? Ótimo! Então vá ler o livro para entender.
Eu garanto que você irá ao menos 'gostar'.

Erika 26/06/2012

Entre as aventuras de Berit e Nils, descobrimos como uma biblioteca é organizada e o encantamento dos livros.

Lucas Felicio 30/05/2012

Gostei muito deste livro, devo adimitir de que não sei fazer resenha, por tanto o que eu tenho a dizer é que se alguem que não tenha lido este livro, recomendo SIM lê-lo.

Li 06/07/2012

Decepção
sabe aquele período em que a arte literária esteve a serviço do ensino e qualquer um escrevia qualquer coisa para ser lido em salas de aula? Sabe aquela revolução que o Marinho, a Ruth Rocha, a Ana Maria Machado fizeram nos anos 70, o de resgatar o lúdico, a voz da criança e o esmero com o texto e desde então as editoras passaram a buscar nos autores de literatura infantil aquilo que os do ramo da literatura chamam de estética, literalidade ( o que faz de um texto um texto literário)? Jostein não deve ter sabido nada disso... o que me dói é que já li outros livros dele e são bons, mas esse... só terminei porque nem sei. Ele explica o método de organização das bibliotecas, utilizado em todo o mundo, o Dewey. Não recomendo, o meu, doei.

ALINE 20/01/2013

"De repente senti muita fome. Não de comidas, mas de todas as palavras escondidas naquelas estantes."

(A biblioteca mágica de Bibbi Bokken - Jostein Gaarder, p.148)

É assim que me sinto toda vez que paro em frente as estantes para escolher o livro que vou ler, é uma fome, uma vontade de poder já ter devorado todos os exemplares, uma angústia por saber que nunca conseguirei ler todos, por mais que um livro possa ser sem graça, sem sal, ou fraco demais. Mesmo assim eu queria poder lê-lo, pois só saberei ter essa opinião sobre o livro se prová-lo, não é isso que nossas mães sempre falam desde cedo quando fazíamos "cara torta" para a comida? "- Prova, é gostoso! Você nem experimentou pra saber que não é bom!!!!"
Fiquei muito feliz por ter provado mais um livro do Jostein Gaarder. Seus livros são assim, nos deixam feliz. Não sei se é por causa de todos os questionamentos que eles fazem, se é pela maravilha da imaginação dele, que nunca tem limite, se é a paixão pelos livros que está estampada nas palavras dele... Enfim, são fascinantes, são gostosos, tem sal (ou açúcar, se preferir)!